Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1114611471149115111521461

Comentários

  • @Danimoura

    Sempre que for uma opção, o ACP é sempre mais ágil.

    Só perde para a CRCentrais se tiver que traduzir documentos em inglês, francês, espanhol, porque a CRCentrais dispensa tradução.

    A lei é muito recente, e a implementação ainda está em andamento. Se ela tem amigos lá, sugiro que peça a um deles para ir pessoalmente ao CNAI do Porto e solicitar mais informações e aconselhamento. O CNAI existe para isso, e é uma ótima opção porque recebe os documentos e numera na hora. Vão saber tudo sobre o processo digitalizado. Já fazem isso. Eles dirão quais as condições para que amigos possam entregar os documentos e ser numerados na hora, porque há restrições se não for a própria pessoa ou um advogado.

    Não sei se o CNAI do Porto manda para o ACP ou para CRCentrais. Terá que perguntar.

    Em seguida vá no ACP e tente obter informações sobre a numeração. Esteja com tudo pronto para dar entrada e ser numerado antes de 15/Abril, ainda que incompleto, sem o documento do CIL, mas com a genealogia. Pergunte se poderá entregar no balcão assim.

    Leia as regras, e se familiarize com elas. Evite escutar opiniões de YouTube, porque ninguém sabe de fato como será, nem quando será. Há muita desinformação. Existem prazos estipulados na lei, mas há sempre uma possibilidade de prorrogação, uma vez que os sistemas ainda não estão prontos para iniciar a operação para o grande público.

    Creio que o CNAI seria o lugar ideal para se informar. Pode tentar no CNAI do Porto e no CNAI de Lisboa. Compare as informações cm o que conseguir pessoalmente no balcão do ACP.

    Talvez você devesse enviar uma cópia dos documentos em PDF, para a pessoa mostrar o que possui enquanto estiver perguntando.

    Tem que ser um amigo muito próximo para se dispor a uma maratona dessas, sem entender direito como as coisas funcionam e o que está fazendo lá. Hehe

  • editado March 2022

    @Josemauro

    Mande imediatamente os documentos para o ACP por DHL. Você não tem tempo a perder se quiser fazer grátis na menoridade dele.

    Confira aqui a lista de documentos para menores. Entre 14-18 anos tem que mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282631/#Comment_282631

    Como está na lista, a transcrição só é requerida se não foi o português o declarante na certidão do filho. Como já fez, mande o xerox.

    No post tem o link para fazer o download do form-1C.

    Mande ainda hoje, no máximo amanhã. Leva 4 dias pra chegar lá, e mais 10 para numerar. Só então ele terá dado entrada na menoridade. O fato de completar a maioridade depois que deu entrada, não afeta mais o processo dele.

  • Pessoal,

    O site para consulta do andamento do processo está com problemas, correto ?

    Justamente agora que só estou no aguardo da emissão da certidão :(

    Quando recebemos por email, vem de onde ? Estou com receio de não reconhecer e entrar na caixa de spam.

    grata

  • Bom dia pessoal.

    Quantos dias está levando para chegar os documentos na ACP?

    Parece que estão em operação tartaruga na Alfândega. Estão sabendo algo sobre isso?

  • @Rogeriof O meu durou exatos 6 dias. Do Rio para Porto. Postei dia 22/2 e chegou 28/2, exatamente o prazo previsto pela DHL em função dessa "greve" da Alfândega.

  • Obrigado @gandalf ! Vou fazer isso...

    Na lista do consulado pedem certidão de nascimento em inteiro teor e a cópia reprográfica. Ambos apostilhados.

    Na lista do link que passou, só pede a cópia reprográfica. Não precisa da certidão digitada?

    Aproveitando outras duvidas, porque vi que tenho que correr... rsrs

    Vou mandar junto mais um processo da minha filha maior e da minha esposa também...

    Posso mandar no mesmo envelope da DHL?

    E o da minha esposa creio que é aquisição. Pode ser feito por Porto, ou no caso dela tem que ser por Lisboa?

    Ainda sobre ela, na certidão de nascimento dela tem que estar com o casamento averbado ou a transcrição na minha certidão portuguesa e certidão de casamento bastam?

    Ufa... acho que é só...

    Obrigado pela generosidade e paciência de sempre!

  • Valeu @eduardosilva4

    É aguardar então.

  • editado March 2022

    @Rogeriof Meus processos enviados pela DHL de Recife estão 2 dias esperando liberação em São Paulo. Previsão de entrega na ACP é dia 29

  • @Rogeriof o meu eu enviei dia 03/3 e só chegou na ACP no dia 09/3, também tinha aquela msg de que alguem da DHL iria me ligar porque estava na alfandega, ninguem ligou, acho que agora é o procedimento, fica tranquilo que vai chegar no dia que esta indicando no site da DHL, o meu foi para a Espanha e depois chegou no Porto.

  • Valeu @carloslaranjeira79 e @isabelfontinha

    A ansiedade que castiga hahahaha.

    Vamos que vamos, estaremos na torcida coletiva de sair o assento.

    Abraços.

  • @Rogeriof e como a gente sofreeeeeee kkkk, a nossa vida é pura ansiedade, é espera chegar na ACP, espera senha, espera mudar bolinhas e espera o assento kkkkk quem aguenta tanta ansiedade? mais a alegria logo vira para todos com certeza.

  • Verdade @isabelfontinha , haja coração hahaha.

  • Olá, pessoal!

    Meu irmão e eu recebemos hoje nossa certidão de nascimento! Muito obrigado novamente, pessoal! Atualizei a planilha, mas deixo aqui as datas do meu processo:

    • Recebido em ACP: 25/10/21
    • Recebimento da senha: 29/10/21
    • Bola 6 verde: 08/03/22
    • Bola 7 verde: 24/03/22

    Agora vamos tentar marcar para tirar o cartão cidadão e, depois, o passaporte aqui no consulado do Rio, que está bem difícil... Faz meses que tento marcar um horário para o meu pai...

  • @Camimarq teve problemas com o site? Não consigo nada por lá!

  • @jonathasbr ...

    "...Meu irmão e eu recebemos hoje nossa certidão de nascimento!..."

    Se importa de confirmar se a certidão foi enviada em PDF para o email...???

  • @Rogeriof e @isabelfontinha eu também tenho essa ansiedade. Fiz da minha mãe, o meu e estou acompanhando a dos meus filhos. A ansiedade não muda, é sempre igual para todos os processos. ..kkkkkk

  • @Josemauro

    Pode mandar junto os que forem para a mesma conservatória. Se tiver mais filhos, pode mandar todos juntos no envelope da DHL como descrevi no final do link que lhe mandei anteriormente. Todos os filhos, art-1C, vão para o ACP.

    O processo pelo casamento só pode ir para a CRCentrais de Lisboa. Por ser outro endereço não pode mandar junto. Por isso sugiro que espere o processo das filhas chegar e ser numerado, para mandar um print da consulta online dos filhos, no processo da esposa. Não é obrigatório se tem mais de 6 anos de casado, mas pode abreviar o processo dela.

    Para a esposa leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273693/#Comment_273693

    Pode mandar o xerox simples do seu assento que já possui, sem averbação, e mandar junto um xerox da transcrição do casamento. Como está descrito no link acima.

    Para maiores detalhes, veja nas instruções de preenchimento da Márcia. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/172010/#Comment_172010

  • Parabéns ao @jonathasbr, o novo Tuga.

    O seu processo concluiu exatamente dentro do previsto.

    O processo todo era estimado em 168 dias desde a entrega no ACP, e levou 150. Antecipou 2 semanas. O assento saiu exatamente em 16 dias como estava previsto. Ansiedade zero! Hehe

  • editado March 2022

    @Sandracac

    Você tem ansiedade porque quer. Acompanhando pela planilha é ansiedade zero!

    Vale também para @isabelfontinha e @Rogeriof apesar de que eles acompanham por lá, mas sofrem de ansiedade compulsiva. Hehe

    Até julho/2019 não existia a consulta online, e as pessoas acompanhavam o processo normalmente. Pela planilha que na época era muito mais rudimentar.

    Se você tivesse colocado o seu processo na planilha, poderia acompanhar ali a evolução de outros que seguem junto com o seu, e as previsões são altamente confiáveis, como pode ver acima.

    Se você informar as datas aqui, e o NºProcesso (123xx/AA), eu lhe digo com grande precisão qual a expectativa realista que você deve ter.

  • Olá, gente! Alguém pode me informar por favor se o site está fora do ar?

    Acompanhei meu processo normalmente por um mês e essa semana começou a aparecer que a senha não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo ou o site fica carregando por muito tempo e não aparece nada.

    Já ouvi dizer que o site sai bastante do ar, mas só queria a confirmação de que não deu nada errado com meu processo.

    Muito obrigada!!

  • @lusgrinhelli

    Sim, está com problemas desde o final da semana passada. Ninguém está conseguindo acessar. O fórum está cheio de informação sobre isso.

  • Boa noite @Leticialele.

    Liguei para a Linha de Registos conforme você me indicou e me informaram que meu processo não foi numerado ainda.

    Eu enviei a documentação pela DHL que foi entregue no dia 14 de Fevereiro de 2022 e recebido por uma tal de Gloria Costa.

    Já se passaram 38 dias desde então. É normal isso? Será que existe um telefone do ACP? Pois a Linha de Registo disse que não poderia fazer nada quanto a isso.

    Um abraço

  • Obrigado mais uma vez @gandalf !

  • editado March 2022

    @gustavosaldanha , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome completo, filiação, data de nascimento e diga que o processo está no Arquivo Central do Porto.

    Peça, com gentileza, o número do processo e a senha de acompanhamento.

    Eles próprios entram em contato com o ACP.

    Verifique, também, na sua caixa de spam o email é um "@noreply"

  • @gandalf você tem toda a razão, a gente gosta de sofrer kkkkkkkkkk

  • Chico LimaChico Lima Member
    editado March 2022

    Bom dia senhores moderadores!

    Se puderem inserir os dados do pedido de nacionalidade do meu filho (menor de idade-13 anos) na planilha de vocês, para acompanhamento, fico muito agradecido em poder colaborar.

    ·        06/12/2021 – Filho menor de idade - Documentos para atribuição, formulário 1C, enviados pela DHL, recebido em ACP-Porto.

    ·        02/02/2022 - Chave de acesso recebida depois de vários e-mails solicitando.

    ·        15/03/2022 – Pedido registado.

    Obs.: Me tornei português em 24/11/2021 

  • @gandalf

    Meu processo está na planilha conforme informei faz uns dias. Está na aba filhos atribuição 1c na linha 43. Como te falei achei a planilha confusa.

    :)

  • @Sandracac

    Você colocou os dados na Conservatória errada, na CRCentrais. Seu processo está no ACP, Porto. Linha 150. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Na coluna "O" faz a contagem regressiva para seu assento. Vai sair em 9 dias, provavelmente seg dia 04/Abril, porque dia 01/04 é feriado.

  • Meu envelope ainda em processo de liberação em São Paulo. Espero que os processos dos meus filhos menores sejam numerados antes do dia 14 de abril.

  • Só pra atualizar a planilha, meu assento de nascimento foi enviado no dia 24/03. Agradeço a ajuda de todos!! Uhuuul!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.