Certidao Portuguesa

2»

Comentários

  • @Leticialele Ah q bom!!! vou mexer então não. Muito obrigada

  • @Leticialele Boa noite!! Leticia, estava juntando os documentos para transcrever o casamento meus bisavós no consulado do RJ, no entanto não entendo quando pedem "assinatura do escrevente reconhecida". Eu pedi a certidão apostilada, mas não sabia que tinha que pedir a assinatura do escrevente reconhecida.

  • @Isabella Fontessss , se foi apostilada, a assinatura do escrevente foi reconhecida.

    Relaxe.

  • @Leticialele Boa tarde! desculpa perguntar novamente, mas é que estou receosa com meu processo. Estou dando entrada na transcrição de casamento de meus bisavós, sendo meu bisavó português e minha bisavó brasileira (meus bisavós eram primos). Na certidão de casamento deles diz que a minha bisavó era de Passa vinte -MG. No entanto, na certidão de nascimento dela diz que ela é de Paty do Alferes - RJ. O que faço nesse caso ? Terei que tentar retificar ?

  • @Isabella Fontessss , mande a transcrição sem retificação. Não creio que será um problema.

    Se, apenas se a transcrição cair em exigência, você faz a retificação, usando a certidão de nascimento dela.

    Faça a transcrição no Consulado do Rio - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • @Leticialele obrigada, de verdade! você esta me ajudando muito

  • @Leticialele Boa tarde, Letícia. Estou preenchendo o requerimento para transcrição de casamento dos meus bisavós. Mas eles pedem o nome da minha bisavó. Só que na certidão de nascimento esta Anna Maria Cordeiro e na certidão de casamento está Anna cordeira. como eu coloco?

  • editado February 2022

    mais uma pergunta: na certidão de casamento diz q ela era de passavinte, e na certidão de nasicmento diz paty do alferes. Quando perguntam, no requerimento de transcricao, da onde ela é eu coloco paty do alferes ?

    E eles pedem pra escrever a residência a data do casamento, mas na certidão não consta. como faria ? Desculpa pelas inúmeras perguntas kkk

  • @Isabella Fontessss

    Cordeira x Cordeiro, nao há problemas.

    Quanto às localidades, é caso de fusão, união ou desmembramento de municípios? Se for, pode passar.

    Ana x Ana Maria também não deve dar problemas.

    ===

    Só que na certidão de nascimento esta Anna Maria Cordeiro e na certidão de casamento está Anna cordeira. como eu coloco?

    As suas opções são possíveis.

    A versão do nascimento, pois ela foi registrada assim. Se der problemas, vc usa essa para retificar as demais;

    A do casamento, pois ela assinou assim.

    Como o nome dela está nas certidões seguintes?

    ===

    E eles pedem pra escrever a residência a data do casamento, mas na certidão não consta. como faria? 

    Vc está com a certidão em inteiro teor? Geralmente, essas informações aparecem nesse tipo de certidão.

    Mas são omitidas nas de breve relato. Qual é a sua?

    Deixe a imagem do casamento por aqui que alguém verifica para vc.

    Obs: Eu sugiro que vc faca uma petição (com firma reconhecida, por segurança) dirigida ao Cônsul, listando os documentos enviados e explicando o caso, especialmente a se a minha teoria acima estiver correta.

    Abraços

  • @Isabella Fontessss , coloque o nome que consta na certidão de casamento.

    Quanto ao local em que residiam, coloque a cidade onde ocorreu o casamento.

  • editado February 2022

    @Leticialele Boa tarde. Enviei meus documentos ao consulado, só q os documentos foram devolvidos pelo seguinte motivo: "A certidão de casamento apresentada não consta o regime de bens. O nome do nubente é Anna Maria Cordeiro, conforme na certidão de nascimento apresentada. Favor retificar a certidão de casamento".

    O que eu faço? Não sei o que fazer nesse caso. Se a certidão não consta regime de bens, como retifico isso ?

    vou anexar a certidao de casamento

    [deletada pela moderação]

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Isabella Fontessss

    Sobre o regime de bens:

    Informe que, de acordo com a lei brasileira da epoca (Codigo Civil de 1916), quando o regime de bens não era mencionado, o adotado era a COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS.

    Atualmente, com o CC/02, o regime é o da Comunhão parcial.

    Verifique essa informação no antigo codigo civil.

    ===

    Sobre o nome:

    Se a questão era o 2° nome "MARIA", explique que abreviações de nomes eram comuns na emissão de certidões brasileiras,o que faria com que nao fosse divergência, pois os outros dados batem, como a data do nascimento.

    Se a questão foi o CORDEIRO X CORDEIRA, diga que os sobrenomes eram mudados de acordo com o gênero da pessoa.

    Homens eram cordeiro e mulheres, cordeira.

    ===

    Se nao conseguir, tera que fazer a retificação, como sugerido na msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277711/#Comment_277711

    Mande em formato de petição, dirigida ao Consulado ou ao Cônsul Geral.

    Boa sorte!

  • @Isabella Fontessss

    Eu sugiro a edição da certidão, por conter dados pessoais.

    Vc pode deletar ou repostar com as informações pessoais tempadas.

    Marquei a @Leticialele para ver essa questão, caso vc n consiga.

    Abraços

  • @guimoss Vou fazer isso. Como faço essa petição? é só escrever msm ? não precisa de advogado, nada disso né

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Isabella Fontessss

    Não precisa.

    No maximo, vc reconhece a firma por autentividade a assinatura do interessado (filho, neto, cônjuge...) na transcrição.

    ===

    Interessante a informação de que o Consulado de MG devolve os docs.

    ===

    Leia a partir da mensagem abaixo, que tem dois modelos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276751/#Comment_276751

    Só mude o endereçamento para:

    1) AO CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL DE (NOME DA CIDADE)

    OU

    2) EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) CÔNSUL-GERAL DE PORTUGAL DE (NOME DA CIDADE)

    Informe o problema e explique o caso. A certidão vale por 1 ano.

    Tempo o bastante para procurar um doc que correbore a sua tese, como rg, batismos, etc.

    Boa sorte!

  • @guimoss muito obrigada!!

  • @guimoss @Leticialele oi gente! então, tentei fazer isso da petição, mas não deu certo. Entrei em contato com o cartório onde meus bisavós casaram, e me disseram que para retificar o nome da minha bisavó, seria necessário, além da certidão de nascimento, a certidão de obito e de nascimento de algum dos filhos, onde constasse o nome correto dela (ANNA MARIA CORDEIRO). No entanto, o nome correto dela só consta na certidão de nascimento da mesma, em todas as outras certidões, tanto a de casamento quanto a de nascimento dos filhos, consta o nome Anna Cordeiro. Enfim, tô tentando achar outras soluções pra esse problema.

    Estou escrevendo isso pra dar uma atualização a vocês sobre o meu problema. Obrigada gente

  • ´@Isabella Fontessss , Como está o nome adotado por ela, na certidão de casamento? Talvez ela não gostasse de "Maria" e retirou!!

  • @Isabella Fontessss @Leticialele

    Eu acho melhor vc procurar outro lugar para fazer a transcrição, um menos exigente, que aceite essa questão do 2° nome "maria".

    Recentemente, uma forista recomendou a CRC de Alcobaça, em Leira.

    Eles avaliam os docs por email e te dão uma resposta sobre a admissibilidade e os dados bancários pata fazer a transferência.

    O processo td levou 1 semana.

    O link:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279832/#Comment_279832

    O que te interessa é o link da "Obs4", mas deixei todos, por conterem boas informações.

    Marquei a Leticia, para ver se ela tem outra opção de locais.

    ===

    Outra alternativa para vc é buscar o batismo dela, onde deve estar o nome composto.

    Vc pode procurar no fs, seção imagens ou catalogo ou no CHF, se os dados estiverem bloqueados.

    ===

    Vc ainda não fez, de forma detalhada, um registro de todas os envolvidos e as divergências, separadas por certidão.

    Acho melhor vc deixar isso registrado, para que nada passe pelo seu crivo.

    Boa sorte!

  • @Isabella Fontessss

    Bom dia,

    Vc teve novidades no seu caso?

    Já vi pelo menis dois foristas com problemas semelhantes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.