Certidão de nascimento de 1888

2

Comentários

  • @Gacm89

    Ouvi que o site do consulado de Santos está com problemas, dando erro 500.

    Tente em horários de baixo movimento.

  • @gandalf

    Pois é... estou tentando contato telefônico com eles e está complicado.

    Bom... se é pra seguir o site, tenho que solicitar uma nova certidão. Valeu @gandalf

  • @Gacm89

    Você não mandou a certidão de batismo original, com carimbo em relevo e assinada com tinta pelo Arquivo Distrital?

    É isso que tem que ser mandado. Junto com a certidão de casamento em inteiro teor, certificada e apostilada.

    A certidão do cônjuge brasileiro tem que olhar no site como é. Cada consulado pede de um jeito.

  • @gandalf

    Pelo que vi na documentação necessária pelo consulados de Santos, não pedem essa certidão de batismo original.

  • @Gacm89

    Se o português nasceu depois de 1911, o assento já deve estar informatizado. Nesse caso, basta uma cópia xerox simples, e eles mesmos acessam o original.

    Se nasceu antes de 1911, o documento é a certidão de batismo. Nesse caso é como eu disse, a certidão de batismo original, com carimbo em relevo e assinada com tinta pelo Arquivo Distrital.

    Em alguns raros casos, a certidão de batismo, mesmo sendo antes de 1911, pode ter sido informatizada pelo Arquivo Distrital. Nesses casos pode ser a cópia simples.

  • editado February 2022

    @guimoss tudo bem?

    Consegui esse documento hj. Estou pensando em.solicitar registro pós mortem. Minha advogada disse q seria possível. O que acha? Lembrando q tenho a certidão de casamento e óbito da bisavó brasileira

    [Imagem removida pela moderação]

  • @andressaferreira

    Acho que o termo correto seria um registro tardio ou uma reconstituição de registro.

    Com isso vc tem 2 alternativas:

    1) segue com o a transcrição com supressão; ou

    2) faz a transcrição pelo consulado com o registro criado.

    Há um provimento do CNJ, que regulamenta a matéria.

    Em transcrições, pode ser aceito. Faça pelo Consulado de Santos, pois se tiver problemas eles devolvem.

    Como essa certidão negativa pesquisou todos os cartórios, o caso 1, se tornou mais barato.

  • @andressaferreira

    Acho melhor vc deletar essa certidao, pois tem o dado do selo.

    Marquei a @Leticialele para editar p post.

    Mas se vc pudesse deixar uma versão com os dados privados tampados, ajudaria muito os demais foristas.

    Abraços e obrigado.

  • @guimoss boa tarde

    Vc acha melhor fazer a transcrição com a supressão? Aí eu apostilaria essa certidão negativa?

  • @andressaferreira

    O melhor é fazer a transcrição SEM supressão.

    Mas vc tem que ter a certeza da viabilidade o registro tardio na transcrição.

    Você enviaria o processo para o Consulado ou alguma Conservatória em Portugal, se o Consulado não fizer (verifique isso).

    Verifique as CRC de Lisboa (não apenas a CRCentrais), Porto, Guarda, Viseu e Ponta Delgada.

    Os contatos vc pode encontrar online.

    Eu marquei @Leticialele para opinar a respeito de uma Conservatória que faça transcrição em PT, em especial no seu caso.

  • @andressaferreira

    Mas verifique se nao há nenhum problema com os docs para a atribuição, antes de fazer o pedido do registro tardio e transcrição.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276263/#Comment_276263

  • @guimoss agora minha cabeça deu um nó. Vc escreveu assim:

    1) segue com o a transcrição com supressão; ou

    2) faz a transcrição pelo consulado com o registro criado.

    Como essa certidão negativa pesquisou todos os cartórios, o caso 1, se tornou mais barato.

    Então não seria mais rápido eu pagar os 100 euros a mais e fazer a transcricao com supressão, apostilando a negativa do cartório? Pq pra eu fazer o registro tardio de todo jeito gastarei, só que com advogado.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @andressaferreira

    Na minha ultima msg, eu me referi a termos gerais.

    A transcrição SEM supressão é melhor do que a COM supressão.

    Mas no seu caso, a melhor hipótese é COM SUPRESSÃO.

    Vc deve gastar 220 euros na transcrição e 40 euros com o envio por DHL, se feito em Portugal (creio que os Consulados não fazem, mas é bom perguntar).

    Obs1: Mande uma cópia da certidão de nascimento em inteiro teor do Requerente por Cópia Reprográfica e apostilada, para comprovar o vinculo com os nubentes.

    Obs2: Quando escolher a Conservatória, pergunte se há algum formulário especial (ponta delgada tem, mas acho que eles estão lentos).

    • FORMULARIOS CRC LISBOA (DIFERENTE DE CRCentrais, localizada em Lisboa):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278294/#Comment_278294

    Obs3: FORMAS DE PAGAMENTO EM PONTA DELGADA (DEVE SER IGUAL PARA TODAS AS CONSERVATÓRIAS):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278251/#Comment_278251

    Obs4: Relato de um local onde a transcrição foi feita com rapidez, aparentemente:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539

    Obs5: Não corra riscos e apostile TODAS as certidões e o requerimento da transcrição com supressão, que também deve ser apostilado.

    Créditos e agradecimentos a forista @SandraP .

    Boa sorte!

  • @guimoss Boa tarde


    Enviei um email para Alcobaça conforme indicado pela @SandraP

    Veja a resposta:


    CRC Alcobaça <civil.alcobaca@irn.mj.pt>

    Ter, 08/03/2022 10:27

    Exma Sra

    O registo civil é obrigatório no Brasil desde 1888.

    Se não existe registo de nascimento deverá ser efetuada inscrição tardia.


    Com os melhores cumprimentos

    A Conservadora

    Helena Rodrigues

    Conservatória de Registo Civil de Alcobaça

  • @andressaferreira

    O que vc perguntou exatamente?

    Pela resposta, aparentementw nao fazem transcrição com supressão do nascimento do nubente estrangeiro.

    Eles te recomendaram fazer o registro tardio.

    Confira se eles aceitam o registro tardio em processo de nacionalidade.

    Pelo menos, parece que aceitam em transcrições.

    Abraços

  • @guimoss Eu questionei sobre a transcrição com a supressão do nubente estrangeiro.

    Enviei email para o mesmo que a @SandraP disse ter feito a transcrição


    Obs4: Relato de um local onde a transcrição foi feita com rapidez, aparentemente:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539

  • @andressaferreira

    Então, eu sugiro que vc mande emails para todas as Conservatórias, tentando localizar uma que faça.

    Mande um unico email genérico para várias Conservatórias com Copia oculta (Cco).

    Tente as com um maior número e habitantes.

    Depois compartilhe o seu relato.

    Boa sorte!

  • Bom dia, foristas. Ajuda, por favor.

    Terei que tentar a transcrição do casamento da minha avó portuguesa com a supressão (parece que em Portugal chama-se suprimento) da certidão do registro de batismo do meu avô brasileiro. Já pedi a algumas paróquias ou cúrias do RJ as certidões de ausência do batismo dele (entre 1865 e 1880).

    Fui informado pelo Consulado que a entrada no processo de suprimento da certidão pode ser feita em qualquer Conservatória de Portugal (pelo Correio!!!) e que esse processo corre em aparalelo com o processo de trancrição.

    Alguem já foi bem sucedido em obter a trancrição de casamento, em Portugal, com a supressão da certidão de batismo ou de nascimento? Tanto o processo de supressão quanto o de transcrição podem ser feitos em qualquer Conservatória??? Diretamente em alguma Conservatória ou, obrigatoriamente, via Consulado??

    Obrigado

  • @Ronaldocorreasalek esse procedimento não é mais realizado. Você vai ter que solicitar uma certidão tardia de nascimento para seu antepassado.

  • @Thais_Rodrigues20

    @Ronaldocorreasalek

    Thais, onde vc conseguiu essa informação de que não é mais realizado?

    Por favor, divulgue a fonte.

    ===

    Ronaldo, siga as instruções que passei nessa msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281607/#Comment_281607

    Verifique com ctz antes de fazer o registro tardio.

    Vc mesmo, mandou essa mensagem:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281190/#Comment_281190

    Obs: Cuidado com a marcação. No tópico acima, vc fez de forma equivocada.

    Abraços

    ===

    Thais e Ronaldo, olhem o topico sobre esse assunto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266556#Comment_266556

    Leiam o topico inteiro.

  • @guimoss entrei em contato com as conservatórias e as que me responderam falaram que não fazem mais.

  • @Thais_Rodrigues20

    Obrigado pela informação.

    Vc poderia informar quais delas disseram que não fazem mais?

    Vamos ficar atentos a isso.

    Abraços

  • @Thais_Rodrigues20

    Grato pela informação. Mas, foi o próprio Consulado no RJ que me orientou a procurar qualquer conservatória para fazer a transcrição com a supressão. Se o Consulado não faz como deixou subentendido e se as conservatórias não mais fazem, o que será de nós???

    Vc poderia informar quais conservatórias disseram que não fazem mais??? Essa informação que lhe deram foi por escrito ou foi verbal??

    Muito obrigado

  • Falei com PD e Braga e falaram que não fazem. As conservatórias têm dificuldade de responder e-mail sobre isso, por isso, é necessário ligar. Se vc achar alguma que responda e faça, me avisa.

  • KauãKauã Member

    Olá pretendo tirar a cidadania do meu marido pra passar para minhas filhas

    Gostaria de ter uma ajuda achei a certidão de casamento

    Tenho algumas informações dos meus sogro

    Ele José Augusto Neves nasceu 12-02-1929 em Vimioso

    Filho de Antônio Alberto Neves e de Ana dos Prazeres Alves

    Ela Maria Alice da Fonseca Neves nasceu 21-02-1927 em Chavões

    Filha de Adão dos Santos Neves e de Umbelina da Fonseca

    No aguarde,

  • @Kauã

    Vai precisar transcrever o casamento em Portugal. Para isso precisa solicitar a certidão de nascimento de ambos.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-4WSG-R?i=180&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AVRQX-LXP

    A freguesia da Maria Alice é Chavães, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

  • @guimoss , bom dia. Sabe se atualmente tem alguma conservatória que aceite a transcrição com supressão?

  • @marifontolan

    A de Alcobaça aceita com registro tardio.

    É só buscar essa localidade na barra de buscas e vc pode confirmar.

    ===

    Qual seu estado de residência?

    Talvez o Consulado da sua região aceite, o que é menos provável.

    Eu vi um relato que excluía a impossibilidade, à primeira vista.

    ===

    Vc tem que mandar um email para várias CRCs perguntando a respeito.

    No site do IRN, há o email e telefone de todas.

    Comece pelas maiores cidades.

    Tente a CRC de Lisboa, que é diferente de CRCentrais, onde tramitam os processos de neto.

    Abraços.

  • @guimoss , obrigada!

    Eu tinha lido sobre Alcobaça aqui no fórum, ontem mandei email pra eles com os documentos que tenho, ainda não retornaram.

    Eu tenho a certidão de batismo, havia mandado pra Ponta Delgada mas não aceitaram.

    ===

    Eu moro em Curitiba.

    Aqui tem vice consulado, mandei email para eles consultando, mas ainda não responderam.

    ===

    Obrigada pela sugestão, vou fazer isso.

    Também estou tentando ver se acho de alguma outra maneira essa certidão, mas está bem dificil.

    ===

    Sobre o registro tardio, sabe se é somente judicial?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.