Certidao Portuguesa

Boa noite!! Ano passado abri uma discussão aqui no fórum sobre esse mesmo assunto e com ajuda de vocês consegui achar mais algumas coisas sobre meu bisavô. No entanto, com todos os documentos que já achei nenhum deles fala da onde ele veio. Apenas sei que é de trás os montes. Mas achei mais algumas coisas sobre ele:

NOME: EDUARDO CORDEIRO

FILIAÇÃO: AGOSTINHO CORDEIRO E MARIA CORDEIRO

CONJUGÊ: ANNA CORDEIRO (ELE SE CASOU NOVAMENTE AQUI NO BRASIL COM OUTRA PESSOA DEPOIS QUE A ANA FALECEU)

NASCIMENTO: 04/01/1888

FALECEU NO BRASIL EM 23/12/1975

SE NATURALIZOU BRASILEIRO EM 1958

Descobri também que ele veio para o Brasil pelo vapor Vestris e desembarcou no Brasil em 06/10/1912.

Enfim, se alguém conseguir me auxiliar nessa busca, mais do que já ajudaram, eu agradeceria muito. Não sei mexer muito bem no computador. Obrigada!!

«1

Comentários

  • @Isabella Fontessss Sugiro você a criar uma conta no site https://www.familysearch.org/pt/ ; Fazer a sua árvore genealogica completa, inserindo todos os dados das pessoas. Nomes, datas de nascimento/casamento/óbito. O site pode, após voce inserir tudo, automaticamente te sugerir documentos migratório que possam ter pertencido ao portugues. Há grandes chances, caso faça corretamente.

  • @Isabella Fontessss

    Você já postou esse pedido no tópico abaixo:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233376#Comment_233376"

    Nele foram dadas várias opções. O que vc tem que fazer é buscar nos livros indicados no passaporte ou pedi-lo pelo cepese.

    Você nao conseguiu achar nadado antepassado, nem do possivel irmão dele?

  • editado May 2021

    @guimoss sim, eu disse que tinha postado já. Mas nao achei mais nada. As informações dos possíveis passaportes do pai do meu bisavô (Agostinho Cordeiro) não batem muito com a realidade. Pois nas informações dizem que Agostinho Cordeiro poderia ter chego ao Brasil na idade de 24/25 anos, sendo que, recentemente, descobri que filho dele, Eduardo Cordeiro, meu bisavô, chegou ao Brasil aos 24 anos. Então acredito que aqueles possíveis passaportes não sejam de alguém da minha família.

    Ontem entrei em contato com arquivo Nacional pra tentar achar algo. Estou aguardando resposta deles. Obrigada!

  • @A1920 Vou fazer isso. Obrigada!

  • @Isabella Fontessss

    Eu acredito que o @Kleber Silva Aguiar tenha encontrado um irmão do seu antepassado, pois a filiação é a mesma.

    E com relação aos passaportes do "agostinho", ainda acredito que possa ser o seu trisavô, pois as localidades do possivel irmao do seu bisavô e as do possivel trisavô se encontram no DISTRITO DE VISEU.

    Se vc nao está encontrando na torre do tombo, como te indiquei, eu sugiro que vc peça um ou mais passaportes pelo cepese (ao menos, o do possivel irmao do bisavô), para vc ter uma fonte de buscas.

    E com relação à repetição de topicos, só mencionei para mante-los tds em um unico topico, pois fica mais facil para vc e para os demais membros a acessar as informações e produzir a resposta que vc procura.

    Você pode referenciar a mensagem enviada anteriormente clicando na data da postagem e colando o link que aparece na mensagem. O mesmo pode ser feito com o link da discussão aberta.

    Abraços

  • editado May 2021

    @guimoss obrigada pela ajuda, vou fazer isso.

  • LucasmlLucasml Member

    Boa tarde! Solicitei e já recebi a certidão portuguesa pelo arquivo distrital, mas tive alguns contratempos e ainda não consegui dar entrada no processo. minha duvida é: Esse documento possui algum prazo de validade (6 meses como os brasileiros) ou não, por ser de lá?

  • @Lucasml , não têm validade como os brasileiros.

  • @Leticialele Boa noite. Você sabe me dizer se, para aquisição da nacionalidade portuguesa para netos de cidadãos portugueses, a nova lei já está está em vigor? em que não precisa mais comprovar ligação efetiva com Portugal, a não ser conhecimento suficiente da língua portuguesa ?

  • @Isabella Fontessss , sim! está em vigor desde novembro do ano passado!

    Não precisa mais comprovar ligação com Portugal e o conhecimento da língua, para brasileiros e outros naturais de países lusófonos, é presumido.

  • editado June 2021

    @Leticialele Boa noite. Você poderia me tirar mais uma dúvida?? Eu li aqui no fórum que alguns registros de nascimento vinham apenas com o nome da criança, sem o sobrenome e, para assegurar o sobrenome da criança, é bom anexar uma certidão de óbito/casamento juntamente com o registro de nascimento. Mas não tenho informações de onde meu bisavô português possa ter se casado com minha bisavó. Só tenho a certidão de óbito dele. Mas, na certidão de obito do meu bisavô, consta que ele era casado com outra mulher (que não era minha bisavó pois ela faleceu, e ele se casou novamente), eu possuo a certidão de casamento dele com essa outra esposa, pois acharam aqui no fórum, e consta que ele era viúvo de Ana Cordeiro (a minha bisavó). Gostaria é saber como faço nesse caso.

    Obrigada!

  • @Isabella Fontessss , mande a certidão de casamento em que consta que ele era viúvo. Servirá apenas para fixar o nome que ele usou na vida adulta.

  • @Leticialele Aaa sim!! Mas fiquei com outra dúvida agora. Na certidão da minha avó a grafia do nome de minha bisavó está Ana. Já nessa certidão de casamento está Anna. Tenho que corrigir esse erro ?


    Obrigada de novo!

  • @Isabella Fontessss , não precisa, o som é o mesmo!

  • @Leticialele Boa tarde! Meu bisavô registrou minha avó, dessa forma, eu não irei transcrever o casamento dele. Tem alguma conservatória especifica para onde tenho que enviar esses documentos ? (meu pai vai requerer a cidadania por neto)

  • @Isabella Fontessss , os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa.

  • @Leticialele Boa tarde! Olhei na certidão de minha avó e vi que, de fato, o meu bisavô (português) registrou ela. No entanto, ele a registrou quando ela já tinha 3 anos. O que devo fazer nesse caso ?

    Obrigada

  • @Isabella Fontessss , terá que transcrever o casamento dos bisavós, se este ocorreu no Brasil.

  • Obrigada @Leticialele ! Desculpa incomodar, mas possuo outra dúvida. Descobri recentemente que minha bisavó se chama Anna Maria Cordeiro, e não Ana Cordeiro como se encontra na certidao de nascimento de minha avó. Terei que retificar ?

  • E a mãe da minha bisavó se chamava Maria José. Sendo que na certidão de nascimento de minha avó aparece que o nome de sua avó materna é Maria cordeiro

  • @Isabella Fontessss , como consta na certidão de casamento dos bisavós?

  • @Isabella Fontessss

    Como é nome composto, não acredito que enfrentará problemas.

    No consulado do Rio, eles verificam os docs antes de mandarem a cobrança por email.

    Se houver algum problema, eles devolvem os docs e a única perda é o valor do sedex.

  • @Isabella Fontessss

    No outro tópico, acredito que vc mencionou outras divergências.

    Quanto mais divergências, menos provável de aceitarem.

    Com isso, vc calcula o custo-benefício e chega na melhor decisão para você.

    Abraços

  • @Isabella Fontessss

    Como o seu caso ja vem de algum tempo, coloque todas as divergências existentes, separando por certidão, se puder.

    Obrigado.

  • editado December 2021

    @guimoss foi sim. Cada vez que pego uma certidão descubro uma divergência kkk. triste

    Mas eu vou fazer isso sim. Vou esperar chegar a certidão de casamento, e juntar tudo e ver todas as divergências

    Obrigada

  • @Leticialele ainda não sei. Fiz o pedido, agora estou esperando chegar. Quando chegar eu mando notícias aqui. Obrigada vocês dois <3

  • @Leticialele eu preciso transcrever o óbito do meu bisavô ?

  • @Isabella Fontessss , para o processo de nacionalidade, não precisa.

  • Oi @Leticialele! Recebi a certidão de casamentos de meus bisavós. A minha bisavó, na certidão de casamento, está como Anna Cordeira. E não Anna Maria Cordeiro como está no registro de nascimento.

    Outra diferença foi que na certidão de casamento diz q ela era de Minas Gerais, sendo q ela nasceu no RJ. O que faço??

    obrigada

  • @Isabella Fontessss , antigamente, em Portugal, flexionavam os sobrenomes!! Tinha Maria Coelha, filha de José Coelho...

    Eu não mexeria em nada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.