Alguém pode me ajudar por favor?

1235

Comentários

  • @rafaelspc93

    Se quiser, pode deixar o formulário por aqui, com os dados privados tampados.

    Faça no modelo disponível no guia pelo pc, primeiro, para fins de teste.

    Leia tudo o que foi dito e preencha com atenção.

    Abraços

  • editado February 2022

    @Leticialele pode me ajudar? Sabe qual conservatória que está mas rápida preciso enviar minha documentação está tudo pronto e endereço tbm estou no Brasil

    Aguardo seu retorno

    Sou filha então e Porto? Vou abrir pra ver endereco

  • editado February 2022

    @Marceladpimenta

    Como você é filha, art-1C, mande para o ACP.

    Você tem a lista de documentos correta? Devia confirmar antes. Mude suas perguntas para o tópico do ACP.

    Ja vai começar achando o endereço ali. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278314/#Comment_278314

    Não publique no fórum público seu e-mail pessoal. Você tem 1h para apagar, clicando na engrenagem do canto. Depois de 1h ela desaparece.

  • @rafaelspc93

    Eu sugiro que vc olhe o tópico do Porto, pois tem uma msg a respeito de um erro de cartório, em relação aos selos nas certidões.

    Ela se encontra entre os dias 15 e 20/02 no tópico de Atribuição de filhos no Porto.

    Boa sorte!

  • @guimoss O que devo marcar nestes campo? Vi um vídeo dizendo que o numero do assento tem mais algarismos que esse meu.

    Na certidao que recebi do Arq Distrital de Viseu, aquela com o selo de pressão, só diz o Numero que no caso é 79 e a folha, que é 7.

    Outra dúvida, qual quadrado eu marco abaixo? Do registro Civil ou dos Registros Centrais?

  • @guimoss

    Esta parte esta correta? falta algo a enviar e escrever em "outros documentos" ?


  • E a assinatura feita na frente do funcionário do cartório..

  • @rafaelspc93 , não coloque número do assento. Coloque apenas o nome completo do português.

  • @rafaelspc93

    A @Leticialele está certa. Quando o assento é de batismo, emitido pelo AD, vc não coloca nada no campo da imagem desta msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279032/#Comment_279032

    Só marca um X, como vc fez no campo 4, item 2 (certidão de nascimento do avô português).

    Se o assento do avô português fosse do civilonline, vc poderia ter colocado os dados dele no campo da primeira imagem, sem marcar o X no campo 4, item 2.

    Essa é uma opção quando o processo de neto for concluído e vc iniciar o de filho.

    ===

    A respeito do campo "outros documentos", a minha opinião é a seguinte:

    1) vc não precisa mencionar o passaporte, pois o documento de identidade é mencionado acima, no campo do nome e endereço;

    2) Eu faria exatamente assim (com letras maiúsculas):

    ASSENTO DE CASAMENTO DO AVÔ PORTUGUES - VÍRGULA - ESPAÇO - PROVA DE VIDA DO REQUERENTE - PONTO FINAL.

    UMA LETRA OU SINAL (VIRGULA E PONTO) POR QUADRADO.

    Olhe como o @Jonvasques fez:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277339/#Comment_277339

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277341/#Comment_277341

    Você não precisará abreviar como ele fez.

    Dê uma olhada nesse topico. Apesar de ser de filho, há várias informações úteis.

    ===

    Sobre o quadro 5, eu só marcaria um x no item 1.

    O resto deve ser preenchido na frente do notário.

    @Leticialele , pode confirmar essa ultima parte?

    Ele poderia preencher pelo PC a data e localidade? Se puder, eu colocaria a localidade mais à direita da linha.

    Eu penso que não, apesar de discordar.

    Desculpe-me pelo trivial.

    Eu vi essa sua msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277982/#Comment_277982

    Na dúvida, deixe em branco, preencha na hora e lembre o notário para colocar o selo do reconhecimento por autenticidade ao lado da assinatura.

    Boa sorte!

  • @guimoss , sim, pode preencher no PC data e localidade.

  • @Leticialele

    Obrigado.

    Te marquei no caso da DALVA.

    Acho que tem um "algo a mais" que eu detalhei lá.

    Abraços

  • @rafaelspc93

    Vc já fez o reconhecimento da assinatura por autenticidade do formulário da Atribuição?

    Se não fez, olhe esse tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279277#Comment_279277

    Houve um relato de uma forista em que o selo do reconhecimento foi maior que o espaço ao lado da assinatura.

    Fique atento a isso.

    Veja se é possível inclinar o selo ou "colar um papel" para o selo preencher o espaço adequado.

    ===

    Se vc ja fez, poderia deixar uma imagem de como ficou?

    Lembre-se de tampar qualquer dado privado do Requerente e sigiloso do selo.

    O importante é ver a posição em que o selo fica no formulário.

    Obrigado e desculpe se dei um trabalho.

    Abraços

  • @guimoss entendi...

    Então no caso eu não marco NADA onde consta a linha vermelha. Mas os outros (linha verde) eu posso preencher? No caso apenas o 3 já que meu pai vai manter o nome.

    Os outros campos ficam assim?


    E a assinatura lá no cartório.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @rafaelspc93

    No item 3 do quadro 2, vc tem que marcar um x no SIM.

    O resto fica em branco, com exceção do item 1, onde vc coloca o nome do português.

    ===

    No quadro 1, se nao me engano, quando fala dos países onde residiu após os 16 anos, vc deve colocar BRASIL.

    ===

    No quadro 5, acho que é so o município, sem o Estado.

  • @rafaelspc93

    Deixo aqui o guia do formulário 1D, caso vc tenha alguma dúvida:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1

    Mas, se tiver alguma dúvida é só postar.

    E fique atento às questões relativas ao selo (posição e conteúdo).

    Se puder, depois compartilhe a sua experiência e a imagem com o que for privado e sigiloso tampado.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @rafaelspc93

    Uma ultima coisa:

    A data tem que ser a do dia em que vc for no cartório.

    Vc colocou a data de hoje (22/02). Se vc for amanhã, a data correta é 23/02.

    Coloque o dia em que vc for ao cartório.

    Abraços

  • @guimoss entao, mas no formulário diz que o quadro 3 é para preencher apenas se tiver sendo preenchido por outra pessoa que nao é o requerente.

    (Quadro 3: Preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado)

  • @rafaelspc93

    Perdão, escrevi quadro 3, quando deveria ter escrito quadro 1.

    Esse item é o que me referi: PAÍSES ONDE RESIDIU ANTERIORMENTE, APÓS OS 16 ANOS.

  • @rafaelspc93

    Já até editei a msg com erro.

    Obg por apontar.

  • @guimoss @Leticialele Olá,

    quando iniciei a busca de informações sobre cidadania, algumas pessoas aqui do fórum me disseram que pelo fato de ambos avós serem portugueses, seria necessário fazer a transcrição de casamento deles, sendo assim realizado.

    Dessa forma, eu teria que escrever no campo de documentos que estou enviando a transcrição de casamento além do assento dos mesmos, certo? Interpreto que o assento foi o casamento em si, e a transcrição é a averbação do mesmo à Portugal.

    Se sim, não seria necessário também enviar o assento de batismo da minha bisavó?

  • @rafaelspc93

    No campo que tem o item "outros documentos", vc colocará assim: ASSENTO DE CASAMENTO DO AVÔ PORTUGUÊS.

    É como a 2a imagem que vc postou:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279305/#Comment_279305

    Não precisa mencionar mais nada.

    A transcrição é o procedimento de averbamento do casamento em um nascimento ou batismo português.

    O produto desse procedimento é o assento de casamento que vc irá enviar

    ===

    O batismo da bisavó não é necessário, uma vez que vc já mandou o batismo do bisavô, de quem virá a nacionalidade e o casamento, para cumprir a lei portuguesa.

    Mas se vc estiver inseguro, pode enviar, colocando assim, no campo "outros docs": ASSENTO DE NASCIMENTO* DA AVÓ PORTUGUESA.

    * Como é um caso de batismo que estava em uma Conservatória e foi emitido pelo civilonline, o termo "nascimento" me parece mais correto. Coloque o que está no documento.

    Pode tirar quantas copias quiser dos assentos não-emitidos pelo AD, ou seja, pelo Registro Civil Português.

    Boa sorte!

  • @guimoss onde eu entro pra solicitar o formulário 1-D e pagar a taxa?

  • editado February 2022

    @rafaelspc93

    Basta folhear no tópico ou procurar no fórum. Vai esse aqui que está com a lista completa pra vocé conferir. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279466/#Comment_279466

    Mande uma cópia impressa simples do e-mail que traz o form, como recibo.

    Mas encontraria dentro do tópico de netos, se não estivesse usando um tópico genérico. Mude suas perguntas para lá, mas busque antes.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278958/#Comment_278958

    ou aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273707/#Comment_273707

  • @guimoss duvida rapida, onde (fisicamente) fica o apostilamento do formulário 1D se ele é impresso frente e verso?

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @rafaelspc93

    O formulario 1D não é apostilado.

    Vc vai ver varios relatos nesse sentido pelo fórum.

    Só ha o reconhecimento de firma por autenticidade pelo cartório ou no Consulado.

    Entre no tópico do JONVASQUES que ele indica o local correto para colocar o selo do reconhecimento de firma.

    É abaixo do aviso legal, este se encontra abaixo da assinatura.

    Boa sorte!

  • @rafaelspc93

    Eu editei a última msg.

  • rafaelspc93rafaelspc93 Member
    editado March 2022

    @guimoss

    Seria aqui onde pus um retângulo azul?

    Abri o tópico do JONVASQUES mas apagaram a foto do exemplo devido a assinatura da pessoa.

    Quanto ao formulário, devo mandar a impressão dessas instruções também ou só a parte rosa (local a preencher)?


    Estou lendo outros tópicos relativos a esse formulário, e vi que tem gente comentando que não houve espaço para colar o selo de reconhecimento nem ao lado da assinatura, nem abaixo das mesmas, e que a @Leticialele disse que há a opção de colar um papel (criar uma extensão da folha), colar o selo na mesma, e depois dobrar.

    Se eu imprimir o formulário numa escala menor, sobrará mais espaço na folha A4, como se fosse bordas brancas. o funcionário do cartório poderá colar nesse espaço em branco?

    -------------------------------

    Quanto a prova de vida:

    O funcionário do cartório me perguntou via email o seguinte:

    "Neste caso veja se será necessário que apostile as Escritura e a Certidão comprobatória de estado civil?"

    1- Escritura de Prova de Vida - Apostila e reconhece firma, certo?

    2- Certidão comprobatória de estado civil - Isso é necessário? não li em lugar algum que isso é preciso.

    -----------------------------

    Quanto a cópia de email do recebimento do 1-D:

    1- Impressão simples ou precisa fazer algo a mais, exemplo, apostilar certificar, sei la?

  • @rafaelspc93 @Leticialele

    É exatamente na região do retângulo azul. Talvez um pouco mais centralizado, se vc se ater a detalhes.

    Foi onde o @Jonvasques colocou.

    As instruções são desnecessárias. Nunca vi ninguém mandando essa parte.

    No espaço destacado, o selo da autenticidade encaixa. Até se vc colocar mais centralizado.

    ===

    A prova de vida deve ser apostilada. Reconhecimento de firma não é necessário. É automático na feitura pelo notário.

    O item 2 não é necessário. Nunca vi a menção disso no fórum.

    ===

    A impressão é simples. Eu tomaria o cuidado de aparecer o email de todo mundo na impressão.

    Não tem mais nenhuma formalidade.

    Abraços

  • @gandalf @guimoss @Leticialele

    Gente, mais uma vez conferindo o preenchimento do formulário... kk'

    Li um tópico aqui no fórum que lista os documentos, e com isso fui pondo em ordem e pergunto a vocês (mais uma vez, foi mal) o que deve ser escrito na parte de "Outros Documentos".

    o tópico é esse: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE NETO

    - Certidão de nascimento do português tirado pelo Civilonline (se nascido após 1911, roteiro de como pedir AQUI) ou batismo religioso no Arquivo Distrital respectivo (se nascido antes de 1911, roteiro de como pedir AQUI). Você terá que mandar o original, total, narrativa, em papel, com carimbo em relevo e assinada pelo AD com tinta

    - assento de transcrição de casamento. Pode ser dispensada se o português foi o declarante do filho antes de 1 ano de idade, e o cônjuge for BR (não português). se ambos forem portugueses, a transcrição é obrigatória.

    - Certidão de casamento do portuguÊs em inteiro teor certificada (não precisa apostilar) para fixar o nome adotado na vida adulta;

    - Certidão de nascimento do filho do português, em inteiro teor (digitada), apostilada;

    -Certidão de casamento do filho do portugês, se mudou de nome no casamento, em inteiro teor digitada, certificada (sem apostilar);

    - Certidão de nascimento do neto do português, por cópia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada

    - Se mudou de nome no casamento, mande a certidão de casamento em inteiro teor (digitada), certificada (sem apostilar)

    - certificado de antecedentes criminais impresso do site da PF, com um print-screen da certificação (do mesmo site) no verso da folha https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    - pagamento da taxa de €175 com cartão de crédito virtual (pode ser de qualquer pessoa), ou NuBank app https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    - impressão do e-mail recebido após o pagamento, como recibo

    - Formulário 1D recebido no e-mail acima, impresso a cores frente-e-verso, preenchido sem rasuras, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para ser reconhecido por autenticidade (roteiro de como preencher o formulário, AQUI)

    - Xerox dos documentos, grampeie e guarde com você como referência. Mande de preferência via DHL-express (ou sedex-ems) para

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

    - Se o requerente tem idade avançada, precisa uma Prova de Vida, a ser feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada.

    - Fotocópia do RG ou do Passaporte (dentro da validade) com filiação do neto do português, autenticada e apostilada, desde que o RG ou o passaporte sejam recentes (não pode ter 10 anos ou mais). OBS: Não são aceitos CNH, cédulas profissionais, etc...


    Ficou assim o preenchimento:


    Segundo o tópico que listei acima, preciso enviar a transcrição de casamento porque minha bisavó também era portuguesa. Logo, escrevi na parte de outros documentos. Isso me leva a crer que também seja necessário listar e enviar o Assento de Nascimento dela, tirado no civilonline.

    Esta correto? Falta algo? Retiro algo?

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @rafaelspc93

    Sem problemas.

    É bom conferir mais de uma vez.

    Eu já tinha te passado as dicas aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279053/#Comment_279053

    Vc não precisa colocar assento + transcrição, pois este é o ato que irá produzir o assento de casamento.

    Como eu preencheria:

    ASSENTO DE CASAMENTO DO AVÔ PORTUGUES - VÍRGULA - ESPAÇO - ASSENTO DE NASCIMENTO DA AVÓ PORTUGUESA* - VIRGULA - ESPAÇO - PROVA DE VIDA DO REQUERENTE* - PONTO FINAL

    * Como eu te disse antes, o nascimento da avó portuguesa não é necessário. Somente do nascimento/batismo do avô (com o x marcado, no item 2 do quadro 4) e o casamento dos avós.

    * Se o Requerente for homem, vc usa "do"; Se mulher, "da".

    Obs1: Foi bem pensada a menção do email de recebimento do formulário 1D, mas também não é preciso. Ninguém teve problemas por não mencionar.

    Obs2: Também não precisa mencionar o passaporte, pois vc já o mencionou (eu imagino) no campo da qualificação do requerente.

    Obs3: Se vc enviar a prova de vida (a depender da idade do Requerente, ela é desnecessária), vc tem que mencionar. A do cartório vc apostila, a do Consulado, não.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.