Alguém pode me ajudar por favor?

Olá pessoal! Sou novo no grupo.. bem vamos lá..

Estou correndo atrás da certidão de nascimento do meu bisavô chamado João Pereira Cardoso (ou Cardozo com Z). Até o momento sei que ele era da região de Lamego e que nasceu no ano de 1889. Pesquisei sobre como encontrar os documentos, mas ainda assim não estou conseguindo. Algum anjo poderia me dar uma mãozinha?

Nome: João Pereira Cardoso / Cardozo

Ano de nascimento: 1889

Região que morava: Lamego


Outra coisa, ouvi dizer que antigamente a certidão de casamento substituía a de nascimento, isso procede? possuo uma copia da c. de casamento dele com minha bisavó.


Se alguém puder me ajudar ficarei imensamente grato.


Atensiosamente,

Rafael Cardoso

«13456

Comentários

  • @rafaelspc93 , como eram os nomes dos pais?

  • @rafaelspc93

    Primeiro, informe os dados que se encontram no tópico abaixo, se você os souber:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

    Possível passaporte do bisavô:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    196659 João Pereira Cardoso Lamego Lamego Joaquim Pereira Cardoso &bnsp; Latoeiro 20 Rio de Janeiro Solteiro

    Se o seu bisavô nasceu em 1889 e se esse passaporte for o certo, a viagem deve ter acontecido em 1909/1910.

    Continua...

  • @rafaelspc93

    Possíveis parentes do seu bisavô:

    62252 Olívia Pereira Cardoso Lamego Porto Adriano de Sousa Cardoso Ana Vieira Doméstica 35 Rio de Janeiro Casado

    206313 Francisco Pereira Cardoso Lamego Porto João Pereira Cardoso Maria Vitória de Miranda Jornaleiro30 Rio de Janeiro Solteiro

    211416 António Pereira Cardoso Lamego Lamego José Pereira Cardoso&bnsp; Proprietário 40 Rio de Janeiro Solteiro

    422955 Joaquim Pereira Cardoso Lamego Lamego Manuel Pereira Cardoso Rosa da Conceição Pedreiro 24 Rio de Janeiro Solteiro

    461330 António Pereira Cardoso Lamego Lamego Sem indicação Sem indicação Caixeiro 26 Rio de Janeiro Solteiro

    O Id 206313 tem como pai um João Pereira Cardoso.

    Quando o concelho for "Porto", isso significa que o passaporte foi emitido pelo Distrito do Porto e deve ser buscado no Arquivo Distrital di Porto.

  • Pesquisando documentos no FamilySearch encontrei alguns dados (certidão de óbito dele):

    Nome João Pereira Cardoso

    Sexo Male

    Idade80

    Local do evento Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Local do evento (original) Rio de Janeiro, 07ª Circunscrição, Rio de Janeiro, Brazil

    Data de falecimento 14 Jun 1969

    Ano de nascimento (estimado)1889

    Nome do pai Joaquim Pereira Cardoso

    Nome da mãe Rosa de São José Cardoso

    Nome do cônjuge Anunciação Cardoso

    Número do certificado 56173

    Número da página 218

    Ano de nascimento: 1889

  • @Leticialele

    Pai: Joaquim Pereira Cardozo

    Mae: Rosa de São José Cardozo

    Tenho uma xerox do que parece ser uma pagina de livro de batismo (parece ser pagina numero 72) onde mostra a freguesia chamada Almacave (vi na internet que foi extinta em 2013)

  • @Leticialele

    Pai: Joaquim Pereira Cardozo

    Mae: Rosa de São José Cardozo

    Tenho uma xerox do que parece ser uma pagina de livro de batismo (parece ser pagina numero 72) onde mostra a freguesia chamada Almacave (vi na internet que foi extinta em 2013)

    @guimoss , 1. Nome: João Pereira Cardoso; ano de nascimento: 1889 e filiação; nas certidões de nascimento dos filhos do português terão os nomes dos pais do português – serão os avós. (Não encontrei a certidão de nascimento dele, apenas um arquivo que parece um livro escrito à mão (Batismo?). Não se encontra o nome dos pais do meu bisavô português. Apenas duas testemunhas que no caso são Antônio Cardoso e Beatriz Mercedes Corrêa.

    2. Freguesia, Concelho , Distrito – ou uma região de naturalidade; as pessoas mais velhas da família podem ter referências.

    --> Morava na região de Lamego, Almacave

    3. Data da emigração;

    --> Não tenho conhecimento, mas o nascimento foi em Portugal 1889 e casou no brasil em 1915 (não sei se essa lacuna temporal ajuda)

    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou.

    --> Não sei o porto, mas ficou no Rio de Janeiro.

    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho;

    --> Não se sabe.

    6. Estado civil na época da emigração;

    --> Solteiro

    7. Nome da esposa e/ou filhos;

    --> Esposa: Annunciação Cardoso

    Filhos: Joffre Pereira Cardozo

    Marino Pereira Cardoso

    Wilson Pereira Cardozo

    Neusa Pereira Cardozo

    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania;


    **Parece ser este: 422955 Joaquim Pereira Cardoso Lamego Lamego Manuel Pereira Cardoso Rosa da Conceição Pedreiro 24 Rio de Janeiro Solteiro

    Na cópia que tenho da certidão de casamento do meu bisavô tem o nome dos pais dele. Está assim:


    QUINTA PRETORIA CIVEL

    Freguezia do Espirito Santo

    Certifico que no Livro nº 22 de casamento, a folhas 130 sob o termo n 449 consta o casamento de João Pereira Cardoso com Annunciação Cardoso que passará a assignar ____.

    O Noivo

    Estado Civil anterior Solteiro

    Profissao Serralheiro

    Nascido no dia ____ de 25 anos de idade

    Naturalidade Portuguêsa

    Filho legítimo de Joaquim Pereira Cardoso

    e de Rosa de São José Cardoso

    A Noiva

    Estado Civil anterior Solteira

    Nascida no dia ____ de 26 anos de idade

    Naturalidade Portuguesa

    Filha legítima de José Cardoso

    e de Maria de Jesus Cardoso

    Data do casamento 11 de Dezembro de 1915 (ou 16, Esta confuso aqui).

    juiz, o Doutor Abelardo Bueno de Carvalho

    Official do Registro Civil Dr. Pedro Ferreira do Serrad????

    Logar do casamento Sala das audiências

    Testemunhas Antonio Cardoso e Maria Augusto Gomes

    Regime do casamento Comunhao???

    O referido é verdade e dou fé.

    Capital Federal, 30 de Setembro de 1939

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @rafaelspc93

    Como a bisavó também é portuguesa, vc terá que realizar a transcrição do casamento dos bisavós.

    Para isso, vc precisará do batismo dela.

    Será que foi um registro tardio de casamento? Aparentemente, a certidão é de 1939 e o casamento é de 1915/1916.

    Ou então, eles casaram no religioso e depois fizeram o registro civil.

    Sugiro você buscar no Fs pelo casamenuo nas igrejas da região. Pide ter mais dados da bisavó.

    Possíveis irmãos da bisavó:

    376870 João Cardoso Vila Boa Satão José Cardoso Maria de Jesus Sem Indicação 34 Rio de Janeiro Sem Indicação

    393875 Beatriz De Jesus Casal Vasco Fornos de AlgodresJosé Cardoso Maria de Jesus Sem Indicação 20 Rio de Janeiro Sem Indicação

    404599 Maria Augusta De JesusCasal Vasco Fornos de Algodres José Cardoso Maria de Jesus Sem Indicação 14 Rio de Janeiro Sem Indicação

    ---

    Outro filho dos bisavós:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 5 (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho)

    6Q 6Q.FES.LTN.053/f.042

    REGISTRADO: Cardoso, Fausto Pereira

    Cardoso, João Pereira (Pai)

    Cardoso, Anunciação (Mãe)

    Registro de nascimento - 1932

  • @Leticialele

    PARABENS!!! Vc devectervachadk o batismo.

    A página mencionada acima está offline.

    Talvez seja melhor deixar o numero e ano do assento par o colega.

  • @guimoss , para mim está abrindo normalmente!!

    Se ele mandar esse link para o AD Viseu, eles localizam com facilidade.

    O batismo ocorreu em 24 de junho de 1889.

    O número é 79

  • rafaelspc93rafaelspc93 Member
    editado December 2021

    Vixe, precisa do da minha bisavó também?? nas minhas pesquisas não encontrei infos sobre ela...

    @guimoss Pelo que estou conseguindo entender (pouco) do baptismo do meu avô Joffre, essa primeira linha que voce pôs ((376870 João Cardoso Vila Boa Satão José Cardoso Maria de Jesus Sem Indicação 34 Rio de Janeiro Sem Indicação)) João era o pai da Annunciação e Maria de Jesus era a mãe dela.


    Link da foto: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SQS-B2Y?i=152&cc=1582573

  • @rafaelspc93

    Você precisa do batismo da bisavó, pois ambos eram portugueses e o casamento ocorreu no Brasil.

    O fato de você ter o batismo brasileiro de um dos filhos a Anunciação é uma boa noticia, pois devem ter o casamento religioso nessa mesma igreja.

    E a minha hipótese de ser um registro tardio de casamento fica mais forte.

    ---

    Na imagem do batismo e nos dados do casamento, acredito que diga que os pais da Anunciação (avós maternos no batismo) eram JOSÉ CARDOSO e MARIA DE JESUS CARDOSO (estou com dúvida, em relação ao "cardoso". Parece outro nome).

    No texto da sua ultima mensagem, vc mencionou que o pai era João.

    Qual está certo?

    Os IDs que coloquei seriam possíveis irmãos da Anunciação, pois tem o mesmo nome dos pais.

    Busque nos livros das localidades mencionadas.

    ---

    Há uma dúvida sobre qual casamento você usará, ou seja, o civil ou o religioso (se existir) na sua transcrição.

    Geralmente somente são aceitos casamentos civis, se realizados após 1888 (criação do registro civil no Brasil), mas já vi casos de aceitarem casamentos religiosos.

    O religioso seria um pouco mais trabalhoso de obter, mas seria cronologicamente mais razoável, pois imagino que o seu avô tenha nascido antes de 1939.

    Marquei a @Leticialele que sempre resolve essas questões mais polêmicas.

    ---

    Deixe por aqui os dados da bisavó, especialmente, a data de nascimento.

    Continua...

  • @rafaelspc93

    Estou em dúvida, mas acredito que a questão da transcrição poderia ser evitada, se vc mandasse um dos casamentos + o assento de batismo de ambos os portugueses.

    Acho que já houve casos assim no fórum. Posso estar errado.

    Mais uma vez, marquei @Leticialele para confirmar ou desmentir a possibilidade.

    Abraços

  • @rafaelspc93 , @guimoss , na certidão colocada acima, diz que o João e a Annunciação casaram-se "nesta Pretoria", que deve ser a mesma 7a Circunscrição onde está a certidão de nascimento do filho

  • @guimoss Me equivoquei quanto ao nome do pai de Annunciação!! O correto é José Cardozo!

    Quanto a busca nos livros, tenho dificuldade, pois só sabia da localização do Meu bisavô, já quanto a minha bisavó Annunciação não sei kkkk... estou rodando um livro de baptismos de 1889 a 1891 de Lamego...vai que eles eram da mesma freguesia.. pelo que meu pai me contou eles só se conheceram aqui no Brasil.

    Quanto a natureza do casamento, acredito fortemente que seja civil pois tem um documento tipo certidão de casamento mesmo.

    Segue abaixo a foto:

    Meu avô Joffre nasceu em 1916. Parece ser mesmo um registro tardio de casamento. Acredito que esta certidão acima esteja disponível no 7º Cartório de Registro Civil aqui no Rio de Janeiro, Estácio - Centro da Cidade.

    De qualquer forma o casamento deles se deu a partir do ano de criação do Registro Civil do Brasil. E este documento valeria como um casamento, mesmo sendo tardio, acredito eu. Ou estou errado?

    **Tenho uma dúvida... o que seria de fato pedir a "transcrição" de uma certidão? Seria algo como se me dessem um documento novo dizendo o que tinha escrito no antigo? Li em algum lugar que só aceitam transcrições retiradas a no máximo 1 ano.


    @Leticialele Onde você viu "nesta pretoria" foi na 7º cartório mesmo. A 5ª pretoria virou 7º cartório.


    Só para resumir, quais dos documentos abaixo são necessários para que o meu pai faça o pedido de cidadania dele?

    1) Assento de Baptismo João Pereira Cardozo (português Avô dele);

    2) Assento de Baptismo Annunciação Cardozo (portuguesa Avó dele);

    3) Certidão de Casamento dos portugueses acima;

    4) Certidão de Óbito dos portugueses acima;

    5) Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito de Joffre Pereira Cardozo (brasileiro Pai dele).

  • @rafaelspc93

    Só mais uma coisa: a idade do português no nascimento está equivocada.

    Como nasceu em Junho de 1889 e o casamento se deu em Dezembro de 1915, a idade correta é 26 anos.

    No casamento, salvo se li errado, diz que tem 25 anos.

    Essa divergência pode gerar a necessidade de Retificação.

    Confira se há documentos brasileiros com a idade correta e se nao houver, vc terá que apostilar o batismo em Portugal.

    No Rio, costuma haver o pedido para inscrever a certidão estrangeira apostilada no cartório de Registros de títulos e documentos.

    Para não perder tempo, confira todos os dados para não ter divergências, que possam gerar exigências no processo.

    Abraços

    ---

    @Leticialele

    Parabéns por ter achado mais um documento. Voce é 10!

    Voce viu essa duvida abaixo?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269396/#Comment_269396

    A parte do casamento religioso foi respondida. Só falta a questão da transcrição.

    Obrigado.

  • @Leticialele

    Parabéns também por notar o "casados nessa pretória".

    Isso foi importante na busca pelo registro do casamento civil.

    Abraços

  • @rafaelspc93

    **Tenho uma dúvida... o que seria de fato pedir a "transcrição" de uma certidão? Seria algo como se me dessem um documento novo dizendo o que tinha escrito no antigo? Li em algum lugar que só aceitam transcrições retiradas a no máximo 1 ano.

    Resp: A transcrição do casamento é a comunicação a Portugal de um dis atos da vida civil que aconteceram no estrangeiro.

    Ela seria dispensada se a bisavó fosse brasileira e o registro do seu avô tivesse sido feito com menos de 1 ano do nascimento.

    No Consulado português do Rio, demora menos de 1 mês (1 semana mais ou menos), eles devolvem os documentos enviados e custa em torno de 900 reais, já contando com o sedex.

    ---

    Eu deixei uma dúvida numa mensagem acima para a @Leticialele se seria possivel a dispensa no seu caso (mandando o casamento + o batismo dos nubentes). Ela nunca demora a responder.

    Continua...

  • @rafaelspc93

    Só para resumir, quais dos documentos abaixo são necessários para que o meu pai faça o pedido de cidadania dele?

    1) Assento de Baptismo João Pereira Cardozo (português Avô dele);

    2) Assento de Baptismo Annunciação Cardozo (portuguesa Avó dele);

    3) Certidão de Casamento dos portugueses acima;

    4) Certidão de Óbito dos portugueses acima;

    5) Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito de Joffre Pereira Cardozo (brasileiro Pai dele).

    Resp: São dois (talvez 4) procedimentos diferentes:

    1) A retificação de erros nos dados dos portugueses nas certidões brasileiras;

    2) A realização da transcrição do casamento;

    Nesse endereço, há todas as instruções:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

    Obs: Vc tem que anexar no processo, uma certidão do seu pai (neto), para comprovar o vinculo. Peça logo uma de inteiro teor por cópia Reprográfica, pois o Consulado devolve os docs e vc pode reutilizá-lo no pedido de cidadania.

    A tabela atualizada dos emolumentos:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/pagamentos-e-tabela-de-emolumentos

    3) Depois de feita (se necessária), vc tem que fazer o processo de netos.

    Nesse endereço, explica o que é necessario.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267892/#Comment_267892

    Em caso de dúvidas, é só olhar a primeira pagina do topico acima.

    Abraços

  • @rafaelspc93

    Esqueci de mencionar o apostilamento para fazer as retificações, caso necessárias.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256284#Comment_256284

    Leia o topico inteiro. É bem explicado.

    Pode retirar qualquer certidão de óbito da sua lista. Portugal não exige a transcrição do óbito.

  • @rafaelspc93

    O seu avô ainda é vivo?

    Se for, é preferivel fazer o processo do seu avô, como filho. Depois o do seu pai, como filho e depois o seu, como filho.

    Cada processo leva 6 meses, se feito no Porto. Menos se tiver alguma prioridade por idade ou saúde.

  • @rafaelspc93

    Possível registro da Bisavó, como acompanhante da Trisavó. Oriundas de Lamego.

    ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

    34229 Maria De Jesus Cardoso 180829 Rosa De Jesus Filha 13 Feminino Solteiro

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    180829 Rosa De Jesus Lamego Lamego Pedro Correia Sem Indicação Não Indica 31 São Paulo Casado

    ---

    Você também pode folhear os passaportes de Viseu nos anos de 1902/1903 (data da viagem estimada - 1889 + 13/14 = 1902/1903) pela trisavó e quem sabe, pode confirmar a localização dela e da bisavó.

    Verifique todas as freguesias com o nome de Lamego. São duas:

    Almacave:

    https://tombo.pt/f/lmg10

    Sé:

    https://tombo.pt/f/lmg11

    Folheie todos os livros no periodo de 1885-1895. É provável que os bisavós tivessem nascido no mesmo ano, em 1889/1890.

    Você também pode fazer uma pesquisa no AD de Viseu. Ela só é cobrada, se você achar o assento (confirme essa informação com o AD).

    Boa busca!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @rafaelspc93

    Achei os dados da sua bisavó!!!

    No casamento RELIGIOSO dela, há a indicação da "freguesia de ARICELA, diocese de Lamego, Portugal".

    Dados do casamento:

    Data: 11/12/1915

    Página: 62

    Registro: 241

    Igreja: São Joaquim

    Essa freguesia faz parte do Concelho de ARMAMAR, Distrito de VISEU.

    Não consegui acessar as imagens (o archeevo - site das imagens - deve estar com problemas), mas é possível que o batismo não esteja lá, pois há buracos nos registros.

    No casamento, só ha a menção da idade - 26 anos. Como não menciona a data de nascimento, você terá que folhear os livros.

    O site dos registros:

    https://tombo.pt/f/amm01

    Obs: você vai ter uma bela surpresa ao acordar nesse domingo e descobrir que a sua bisavó foi achada, rs.

    Abraços

  • @guimoss M E U D E U S...


    CARA, MUITO OBRIGADO. Você ajudou demais mesmo...não tenho nem palavras pra você e pra @Leticialele Esse assunto de cidadania portuguesa sempre foi algo deixado de lado na minha família por parecer algo difícil e caro, mas com vocês aqui estamos conseguindo ver a luz no fim do túnel. ^^'

    Vou continuar pesquisando e lendo os outros tópicos do fórum ditos por vocês e qualquer coisa eu retorno aqui, ok?

    MUITO OBRIGADO

  • rafaelspc93rafaelspc93 Member
    editado December 2021

    @guimoss

    https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=12727&FileID=936 xDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

    Me ajuda a ler q data de nascimento dela? ta complicado kkkk vinte e seis??de qual mês?

    ps: o que fazer com esse documento

  • @rafaelspc93

    Batismo Anunciação - no. 10, freguesia de Aricela, em 23/04/1889, nome da mãe consta Maria Cristina.

    https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=12727&FileID=936

  • @rafaelspc93

    A não ser que o @Guilherme Moreira tenha achado um batismo de outra Anunciação filha de José Cardoso (o que me parece serp impossível), há uma grande divergência entre os nomes.

    Maria Cristina é bem diferente de Maria de Jesus Cardoso.

    INFELIZMENTE, VOCÊ TERÁ QUE RETIFICAR O NOME DA TRISAVÓ EM TODAS AS CERTIDÕES EM QUE ELA APARECE.

    E TAMBÉM TEM O ERRO NA IDADE DO BISAVÔ. ESSE ERRO PODERIA SER ACEITO NA TRANSCRIÇÃO OU NO PROCESSO DE NACIONALIDADE.

    ---

    A boa notícia (ou a menos desagradável) é que você pode mandar os dois batismos, ao mesmo tempo, diretamente do AD de Viseu para a PGR do Porto ou Lisboa para apostilar e retificar as certidões brasileiras.

    OBS: Pergunte aos cartórios o que é necessario para retificar uma certidão com base em uma certidão portuguesa. Geralmente, é a aoostila e a inscrição no RTD.

    Se não houvesse erro, o custo seria 30 euros pelos dois batismos + 3,5 (envio por correio normal) ou 6 euros (envio por correio registado - o que é recomendado) para receber os assentos no Brasil.

    Dessa forma, você gastaria, no maximo 36 euros, com tudo incluso.

    Com esse erro, o custo será 30 euros (os dois batismos) + o envio para uma das PGRs (1,5 euro ou 3 euros -forma recomendada - da mesma maneira acima) + dois apostilamentos, a um custo de 10,20 euros cada.

    O total será de 51,9 euros ou 53,40 euros.

    ---

    Mas como disse antes, verifique se há outras divergências e se há documentos brasileiros que possam corrigí-las para não ter que passar por essa burocracia.

    Em caso de dúvida, deixe-as por aqui. O "S" pelo "Z" não é problema, nem a repetição de letras no nome da bisavó.

    ---

    Outra informação importante é que você pode pedir os assentos com certificação digital.

    Tradicionalmente, se evita esse tipo de certidão, mas já houve um caso em que a PGR apostilou esse tipo de certidão e um processo de cidadania aprovado com esse tipo de assento.

    Com isso, você pouparia o valor do envio postal e receberia a certidão mais rapidamente por email.

    Tem que verificar se os cartórios brasileiros aceitam esse tipo de certidão nas Retificações.

    Mas foram casos isolados. A decisão é sua...

    Eu optaria pela certificação analógica (assinatura manual e selo em alto relevo), por serem poucos casos aprovados com certificação digital.

  • No batismo do avô Jofre, aparece Maria de Jesus Cristina.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.