Gente, na parte de transcrição de casamento, o primeiro tópico no consulado do rio é este:
Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo;
Como funciona essa parte de datado e assinado em cartório?
Vou no cartório, preencho, e depois apostilho?
Quanto ao tópico 4, Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa dos nubentes, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
É uma xerox colorida normal sem autenticação nem nada?
@rafaelspc93 , o neto tem que assinar o requerimento e reconhecer a firma por autenticidade!! E tem que juntar uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar a legitimidade para pedir a transcrição.
Bisneto não tem legitimidade para pedir a transcrição.
Essa é a lista no site do consulado para a transcrição de casamento entre dois portugueses. Precisa de algo além disso?
obs: As que tem estrela amarela eu já possuo.
obs2: O regime de casamento deles foi regime comum, logo, deduzi que não há como realizar o tópico 3.
Fiquei com dúvida no que disse sobre a certidao de inteiro teor do requerente... A que tenho do meu pai -O requerente, é no molde para o processo de cidadania, emitida por fotocópia do livro de registros de nascimento, e apostilhada. Devo enviá-la também?
Documentos portugueses não vencem, nem precisam ser apostilados.
Documentos brasileiros, precisam ser apostilados (a maioria, mas não todos), tem que ser originais, e valem por 1 ano da emissão.
No caso de certidões portuguesas, tem dois casos: a) Nascidos após 1911 geralmente estão informatizadas, e basta um xerox simples, porque o conservador tem acesso ao registo informatizado. Funciona só como localizador. b) Nascidos até 1911, as certidões têm que ser pedidas aos Arquivos Distritais correspondentes, certificadas, e tem que ser enviada a original com carimbo em relevo e assinada a tinta pelo AD.
@rafaelspc93 , a certidão de nascimento do seu pai tem que ser original, emitida há menos de 1 ano, para comprovar a legitimidade para requerer a transcrição de casamento dos avós.
Vem ca, aonde eu posso ter acesso a lista de documentos necessários para pedido de cidadania Avô-Neto? Quando começei este topico tinha lido uma lista mas nao estou encontrando ela dnv. Entrei no site do consulado aqui do Rio de Janeiro mas a lista esta desatualizada ainda com aqueles requesitos de comprovaçao de ligaçao com comunidade de portugal, antes da mudança da Lei.
Pode me ajudar a encontrar o link da lista atualizada ou me passar aqui por favor?? Obrigado!!
@guimoss Bem, eu e meu pai reunimos os documentos necessários e os coloquei numa pasta plastica (aquela que é tipo um caderno e as folhas no caso são plásticos). Por fora dessa pasta, um envelope plástico padrão. Postei no correio dia 04/02 via SEDEX, e a resposta chegou na residência dos meus pais hoje, dia 14/02. Resumindo, foram precisos 10 dias corridos entre a postagem e o recebimento.
**Observação: Minha pasta plástica não retornou, e o documento da transcrição recebido veio dobrado ao meio para que coubesse no envelope que eles utilizaram.
Li os links respectivos, mas gostaria de confirmar se minha lista está correta, vai que..
1) Pagar os 175 Euros e obter o formulário (Impresso de declaração de atribuição de nacionalidade), preencher, assinar na frente do funcionário do cartório, reconhecer firma (de quem, do requerente ou do tabelião?), e apostilar.
2) Assento de nascimento dos portugueses (Certidões do Avô e da Avó) Originais ou Cópias simples? No caso do Avô veio física, com selo de pressão e etc. No caso da Avó veio digital, e um código de acesso à mesma.
3) Documento de identificação do requerente (Neto) apostilada. (Meu pai -que é o neto em questão- fez o passaporte brasileiro e já possui a cópia autenticada e apostilada do mesmo.
4) Certidão de Nascimento do Requerente (Neto) apostilada. (É Inteiro Teor digitada, ou fotocópia do livro de registro? Possuo as duas).
5) Certidão de Nascimento do Progenitor (Filho do cidadão português) em Inteiro Teor, apostilada. (Já possuo nesses moldes).
6) Antecedentes Criminais do Requerente (Neto), apostilada. Levo meu pai na PF, peço o documento, levo no cartório e apostilo, correto?
7) Cópia do diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior, emitido por instituição de ensino brasileira, devidamente apostilada. Meu pai (neto requerente é Economista, basta uma cópia simples do Diplomaapostilado?
Desculpe pelas perguntas seguidas, tenho muito receio de conter algum erro e causar lentidão no processo ou coisas piores.
Certidão de nascimento do requerente, em Inteiro Teor, original e emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento e se a declaração foi feita na menoridade do requerente;
Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara);
""
Além disso, discorre também sobre a necessidade de apresentar provas de ligação com a comunidade portuguesa, sendo que isso acabou com a recente mudança na Lei de atribuição, correto?
Observação: Minha pasta plástica não retornou, e o documento da transcrição recebido veio dobrado ao meio para que coubesse no envelope que eles utilizaram.
Vc não enviou um envelope plástico com os docs?
Vai ver que foi por isso que veio dobrado.
Devolveram os docs enviados?
===
1) o formulário 1D nao se apostila. É um doc português. O Requerente assina por autenticidade. Impresso colorido, frente e verso e preenchido no PC.
2) Vc pode enviar qualquer um dis dois. Não precisa ser os dois. É melhor que envie o da linha masculina, pois, geralmente, o homem declara o nascimento do filho.
No seu caso, como o assento do avô do Requerente é do civilonline, vc nem precisa enviar. É só colocar os dados num dos campos separados para isso no 1D.
3) Certo. Tem que aparecer a filiação do Requerente;
4) A do Requerente é sempre em inteiro teor REPROGRAFICA (=fotocópia do livro). Só mande a DIGITADA, se a reprográfica estiver ilegível.
5) Certo.
6) Os ACs podem ser feitos online e tem validade de 90 dias, que dem estar válidos antes do recebimento em PT.
Vc faz pelo site, imprime e no verso, imprime a autenticação. Não é necessário apostila.
A física é possível, mas a virtual é melhor. A física deve ser apostilada.
7) Não é mais preciso desde 11/2020. O conhecimento do PT é presumido para brasileiros.
Não precisa se desculpar!!!
===
Tanto no Consulado quanto no IRN, os docs estão desatualizados. Use os recomendados pelo fórum
===
O que vc não mencionou:
a) copia do email de recebimento do 1D, se pagar com cartão ou copia do Vale postal devem ser enviados no processo. No caso do VP, tire duas copias. Envie uma e guarde outra+ o original.
b) Prova de vida feita no cartório ou Consulado. Uns falam 70, 76, 86 anos, isto é, nascidos após 1935.
Aí cabe a vc decidir. É melho enviar agora ou arriscar uma exigência, mesmo que improvável.
Antigamente, era 70 anos. Se fizer, apostile.
c) Se só preencher os dados do avô (item 2), vc nao marca um x no campo em que tem a lista de docs enviados.
E em "outros documentos", vc escreve em caixa alta: ASSENTO DE CASAMENTO DO AVÔ PORTUGUÊS.
Bem como, outro documento extra a ser enviado. Olhe o topico do JONVASQUES que te indiquei acima.
"2) Assento de nascimento dos portugueses (Certidões do Avô e da Avó) Originais ou Cópias simples? No caso do Avô veio física, com selo de pressão e etc. No caso da Avó veio digital, e um código de acesso à mesma."
@guimoss a do meu avô veio fisica, ano de nascimento 1889.
já a da minha avó também era 1889, mas não estava no arquivo distrital, nem no civil online. Tive que pedir para fazerem a digitalização e só então caiu para um código de civilonline mesmo sendo anterior a 1922.
@guimoss Olha, abri o link e li, mas fiquei com dúvidas ainda.
O formulário do tópico em questão é "Filho de mãe ou de pai português nascido no estrangeiro", porem o meu avô não era português, e sim brasileiro. (lembrando que o processo em si é de Avo Neto, sendo o Neto o meu pai.
A ascenção segue a ordem abaixo:
Joao Pereira Cardozo (Avô Português) => Joffre Pereira Cardozo (brasileiro Filho do português) => Ricardo Polidoro Cardoso (brasileiro Neto do português)
*Joffre é falecido.
O formulário é esse 1C mesmo ou como irei preencher o quadro numero 2 de declarações, se o pai do requerente não é português?
Comentários
@rafaelspc93 , o e-mail da CRC de Lamego é civil.lamego@irn.mj.pt
@Leticialele @guimoss
Gente, na parte de transcrição de casamento, o primeiro tópico no consulado do rio é este:
Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo;
Como funciona essa parte de datado e assinado em cartório?
Vou no cartório, preencho, e depois apostilho?
Quanto ao tópico 4, Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa dos nubentes, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
É uma xerox colorida normal sem autenticação nem nada?
@rafaelspc93 , você tem que preencher o formulário e levar ao cartório para assinar, reconhecer a firma por autenticidade e apostilar.
Você está pedindo a transcrição de casamento de 2 cidadãos portugueses que se casaram no Brasil?
Tem que mandar a certidão de casamento brasileira, original, inteiro teor, apostilada!!
@Leticialele SIm, meus bisavós ambos eram portugueses e se casaram aqui no Rio de Janeiro. Peguei as certidões no cartório hoje!
Quando você diz reconhecer a firma é a minha ou a do funcionário do cartório na autenticação do documento?
@rafaelspc93 , o neto tem que assinar o requerimento e reconhecer a firma por autenticidade!! E tem que juntar uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar a legitimidade para pedir a transcrição.
Bisneto não tem legitimidade para pedir a transcrição.
@Leticialele essa certidao de inteiro teor seria do meu pai(requerente) ou dos nubentes portugueses?
Essa é a lista no site do consulado para a transcrição de casamento entre dois portugueses. Precisa de algo além disso?
obs: As que tem estrela amarela eu já possuo.
obs2: O regime de casamento deles foi regime comum, logo, deduzi que não há como realizar o tópico 3.
Fiquei com dúvida no que disse sobre a certidao de inteiro teor do requerente... A que tenho do meu pai -O requerente, é no molde para o processo de cidadania, emitida por fotocópia do livro de registros de nascimento, e apostilhada. Devo enviá-la também?
@rafaelspc93 , as certidões de nascimento são dos dois portugueses cujo casamento você vai transcrever.
Do seu pai, como neto, tem que mandar uma certidão de nascimento para comprovar que é neto.
@Leticialele Mas precisa ser em inteiro teor emitida a menos de 01 ano e apostilhada ou pode ser uma segunda via normal autenticada no cartório?
@rafaelspc93
Documentos portugueses não vencem, nem precisam ser apostilados.
Documentos brasileiros, precisam ser apostilados (a maioria, mas não todos), tem que ser originais, e valem por 1 ano da emissão.
No caso de certidões portuguesas, tem dois casos: a) Nascidos após 1911 geralmente estão informatizadas, e basta um xerox simples, porque o conservador tem acesso ao registo informatizado. Funciona só como localizador. b) Nascidos até 1911, as certidões têm que ser pedidas aos Arquivos Distritais correspondentes, certificadas, e tem que ser enviada a original com carimbo em relevo e assinada a tinta pelo AD.
@gandalf to falando a certidao do meu pai brasileiro pra comprovar vinculo sanguineo no pedido de transcriçao de casamento dos meus bisavos
@rafaelspc93 , a certidão de nascimento do seu pai tem que ser original, emitida há menos de 1 ano, para comprovar a legitimidade para requerer a transcrição de casamento dos avós.
@Leticialele mas precisa ser de inteiro teor e apostilhada ou serve uma segunda via daoriginal emitida a menos de 1 ano?
@rafaelspc93 , apenas inteiro teor, não precisa apostilar.
@Leticialele Obrigado!! Vou fazer o pedido amanha.
@Leticialele @gandalf @guimoss Eiii! tudo bem?
Saiu a transcrição de casamento dos meus bisavôs!
Vem ca, aonde eu posso ter acesso a lista de documentos necessários para pedido de cidadania Avô-Neto? Quando começei este topico tinha lido uma lista mas nao estou encontrando ela dnv. Entrei no site do consulado aqui do Rio de Janeiro mas a lista esta desatualizada ainda com aqueles requesitos de comprovaçao de ligaçao com comunidade de portugal, antes da mudança da Lei.
Pode me ajudar a encontrar o link da lista atualizada ou me passar aqui por favor?? Obrigado!!
@rafaelspc93
Parabéns pela transcrição.
Vc poderia deixar uma cronologia, do envio ao Consulado até o recebimento do assento na sua casa?
Obrigado.
===
Esses tópicos explicam tudo. Coloque as suas dúvidas, antes de enviar, pois cada caso é um caso.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275120/#Comment_275120
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275174/#Comment_275174
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275495/#Comment_275495
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275505/#Comment_275505
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275533/#Comment_275533
Está bem completo.
Abraços
@rafaelspc93
Olhe também esse tópico do JONVASQUES.
Tem os preços e o preenchimento correto.
Olhe dessa msg até o fim:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274922/#Comment_274922
Boa sorte!
@guimoss Bem, eu e meu pai reunimos os documentos necessários e os coloquei numa pasta plastica (aquela que é tipo um caderno e as folhas no caso são plásticos). Por fora dessa pasta, um envelope plástico padrão. Postei no correio dia 04/02 via SEDEX, e a resposta chegou na residência dos meus pais hoje, dia 14/02. Resumindo, foram precisos 10 dias corridos entre a postagem e o recebimento.
**Observação: Minha pasta plástica não retornou, e o documento da transcrição recebido veio dobrado ao meio para que coubesse no envelope que eles utilizaram.
Li os links respectivos, mas gostaria de confirmar se minha lista está correta, vai que..
1) Pagar os 175 Euros e obter o formulário (Impresso de declaração de atribuição de nacionalidade), preencher, assinar na frente do funcionário do cartório, reconhecer firma (de quem, do requerente ou do tabelião?), e apostilar.
2) Assento de nascimento dos portugueses (Certidões do Avô e da Avó) Originais ou Cópias simples? No caso do Avô veio física, com selo de pressão e etc. No caso da Avó veio digital, e um código de acesso à mesma.
3) Documento de identificação do requerente (Neto) apostilada. (Meu pai -que é o neto em questão- fez o passaporte brasileiro e já possui a cópia autenticada e apostilada do mesmo.
4) Certidão de Nascimento do Requerente (Neto) apostilada. (É Inteiro Teor digitada, ou fotocópia do livro de registro? Possuo as duas).
5) Certidão de Nascimento do Progenitor (Filho do cidadão português) em Inteiro Teor, apostilada. (Já possuo nesses moldes).
6) Antecedentes Criminais do Requerente (Neto), apostilada. Levo meu pai na PF, peço o documento, levo no cartório e apostilo, correto?
7) Cópia do diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior, emitido por instituição de ensino brasileira, devidamente apostilada. Meu pai (neto requerente é Economista, basta uma cópia simples do Diploma apostilado?
Desculpe pelas perguntas seguidas, tenho muito receio de conter algum erro e causar lentidão no processo ou coisas piores.
@guimoss @Leticialele
No site do consulado do Rio de Janeiro (https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#nacionalidade-para-netos-de-av%C3%B4-e-ou-av%C3%B3-portugu%C3%AAs) está meio confuso...Por exemplo, diz que é necessário os dois tipos de certidão de nascimento do requerente, a de Inteiro Teor Digitada, como também a emitida por fotocópia do livro de registros, ambas apostiladas.
""
""
Além disso, discorre também sobre a necessidade de apresentar provas de ligação com a comunidade portuguesa, sendo que isso acabou com a recente mudança na Lei de atribuição, correto?
@rafaelspc93
Primeiro, obrigado pelo relato!
Observação: Minha pasta plástica não retornou, e o documento da transcrição recebido veio dobrado ao meio para que coubesse no envelope que eles utilizaram.
Vc não enviou um envelope plástico com os docs?
Vai ver que foi por isso que veio dobrado.
Devolveram os docs enviados?
===
1) o formulário 1D nao se apostila. É um doc português. O Requerente assina por autenticidade. Impresso colorido, frente e verso e preenchido no PC.
2) Vc pode enviar qualquer um dis dois. Não precisa ser os dois. É melhor que envie o da linha masculina, pois, geralmente, o homem declara o nascimento do filho.
No seu caso, como o assento do avô do Requerente é do civilonline, vc nem precisa enviar. É só colocar os dados num dos campos separados para isso no 1D.
3) Certo. Tem que aparecer a filiação do Requerente;
4) A do Requerente é sempre em inteiro teor REPROGRAFICA (=fotocópia do livro). Só mande a DIGITADA, se a reprográfica estiver ilegível.
5) Certo.
6) Os ACs podem ser feitos online e tem validade de 90 dias, que dem estar válidos antes do recebimento em PT.
Vc faz pelo site, imprime e no verso, imprime a autenticação. Não é necessário apostila.
A física é possível, mas a virtual é melhor. A física deve ser apostilada.
7) Não é mais preciso desde 11/2020. O conhecimento do PT é presumido para brasileiros.
Não precisa se desculpar!!!
===
Tanto no Consulado quanto no IRN, os docs estão desatualizados. Use os recomendados pelo fórum
===
O que vc não mencionou:
a) copia do email de recebimento do 1D, se pagar com cartão ou copia do Vale postal devem ser enviados no processo. No caso do VP, tire duas copias. Envie uma e guarde outra+ o original.
b) Prova de vida feita no cartório ou Consulado. Uns falam 70, 76, 86 anos, isto é, nascidos após 1935.
Aí cabe a vc decidir. É melho enviar agora ou arriscar uma exigência, mesmo que improvável.
Antigamente, era 70 anos. Se fizer, apostile.
c) Se só preencher os dados do avô (item 2), vc nao marca um x no campo em que tem a lista de docs enviados.
E em "outros documentos", vc escreve em caixa alta: ASSENTO DE CASAMENTO DO AVÔ PORTUGUÊS.
Bem como, outro documento extra a ser enviado. Olhe o topico do JONVASQUES que te indiquei acima.
O guia para preencher:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1
Abraços
@guimoss @rafaelspc93 , pelo que entendi, a certidão do avô é anterior a 1911, veio certificada e carimbada. Mande a original!!
O site do Consulado está desatualizado.
Apenas a certidão do requerente é por cópia reprográfica do livro, apostilada.
A do ascendente (pai/mãe) é inteiro teor digitada, apostilada.
@Leticialele @Jonvasques
O nascimento foi antes de 1911, mas a certidão se encontrava no Registro Civil Português.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270359/#Comment_270359
@guimoss , me baseei no que ele escreveu:
"2) Assento de nascimento dos portugueses (Certidões do Avô e da Avó) Originais ou Cópias simples? No caso do Avô veio física, com selo de pressão e etc. No caso da Avó veio digital, e um código de acesso à mesma."
@guimoss a do meu avô veio fisica, ano de nascimento 1889.
já a da minha avó também era 1889, mas não estava no arquivo distrital, nem no civil online. Tive que pedir para fazerem a digitalização e só então caiu para um código de civilonline mesmo sendo anterior a 1922.
@guimoss Olha, abri o link e li, mas fiquei com dúvidas ainda.
O formulário do tópico em questão é "Filho de mãe ou de pai português nascido no estrangeiro", porem o meu avô não era português, e sim brasileiro. (lembrando que o processo em si é de Avo Neto, sendo o Neto o meu pai.
A ascenção segue a ordem abaixo:
Joao Pereira Cardozo (Avô Português) => Joffre Pereira Cardozo (brasileiro Filho do português) => Ricardo Polidoro Cardoso (brasileiro Neto do português)
*Joffre é falecido.
O formulário é esse 1C mesmo ou como irei preencher o quadro numero 2 de declarações, se o pai do requerente não é português?
@rafaelspc93 , você vai pedir a cidadania como neto. O formulário é o 1D
@rafaelspc93 @Leticialele
Sobre as certidões dos avós:
Avó - civilonline. Vc pode preencher os dados sem enviar o assento, pois está informatizado, como eu te disse acima.
No quadro 2, item 2, vc coloca os dados do português.
O seu caso é distinto, pois é de um assento de batismo de antes de 1889, que se encontra no civilonline.
Avô - AD. Se optar por essa, no quadro 2, vc não escreve nada e no quadro 4, vc marca um x na opção que diz assento do ascendente em 2° grau.
Em ambos os casos, vc tem que marcar um x no item 5 do quadro 4 e mencionar o assento de casamento dos avós.
CONFIRME O ORIGEM DOS ASSENTOS. PELA CONVERSA ANTERIOR, O QUE EU DISSE AQUI É O QUE DEU A ENTENDER.
INCLUSIVE POR ESSA MSG:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270359/#Comment_270359
NA DÚVIDA, POSTE AS IMAGENS E TAMPE OS NÚMEROS DO ASSENTOS E O QUE VC JULGAR PRIVADO.
===
O seu é o 1D. A questão do tópico do JONVASQUES era sobre o preencher, o que no método, não muda.
O conteúdo é diferente. Como eu te disse, cada caso é um caso.
O resto é como está no guia que te enviei.
===
O importante é a origem da certidão do avô. Se foi feita pela Conservatória ou pelo AD.
A do civilonline admite tirar varias cópias. A do AD não, pois tem o selo em alto relevo.
@rafaelspc93 @Leticialele
Peço desculpas a ambos.
Eu errei as origens das certidões, nessa msg:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278071/#Comment_278071
Mande a do avô, emitida pelo AD. Essa tem que ser a original. Guarde uma xerox com vc.
@guimoss Entendi!! vou sentar com meu pai esses dias e começar a preencher. Obrigado pela ajuda!