Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1111611171119112111221463

Comentários

  • dennisasilvadennisasilva Member
    editado February 2022

    @Leticialele e @gandalf quero deixar aqui, novamente, os meus agradecimentos pela ajuda em todo esse processo de cidadania da minha mãe; o assento saiu hoje, atualizei a planilha, e gostaria de agradecer imensamente a ajuda de vocês.

    Agora vou seguir com o pedido da minha cidadania e gostaria de confirmar se os documentos que vou solicitar estão corretos:

    1. Assento de nascimento informatizado do português, cópia xerox simples. Se o português nasceu antes de 1911, será o original da certidão de batismo, obtida no Arquivo Distrital correspondente, com carimbo em relevo, assinada a caneta no AD (não pode ser cópia). Nesse caso, junte a Certidão de casamento (ou óbito) do português, em inteiro teor, apostilada (para fixação do nome + apelido usado na maioridade)
    2. Assento de casamento do português ***Ela é divorciada no Brasil (certidão de nascimento já está averbada também) e entendo que não precisa desse documento*
    3. Carta declarando que não era casada com seu pai quando você nasceu, certificada por autenticidade no cartório e apostilada
    4. Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada
    5. Cópia do RG ou passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação) certificada e apostilada.
    6. Pagamento da taxa de €175 por cartão de crédito (ou Nubank app pelo celular) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    7. Cópia impressa do e-mail recebido com o form
    8. Form-1C recebido por e-mail após o pagamento, impresso a cores frente e verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levar para ser assinado no cartório diante do tabelião, e certificado por AUTENTICIDADE
    9. Se o requerente tiver mais de 70 anos, deverá fazer Prova de Vida no consulado português de sua área de residência. (o consulado tem se negado a fazer, mas deve tentar)
    10. Envio para Arquivo Central do Porto.

    Seria isso mesmo?

    Obrigado.

  • @gandalf Quando vcs dizem "copia autenticada e apostilada do RG ou passaporte".

    Tem q ir no cartório autenticar e depois apostilar, ou o apostilamento já cobre a parte de autenticar?


    Obrigado!

  • @dennisasilva , tudo correto!!

    Boa sorte!!

  • @Chiapa , sim, tem que autenticar a cópia e depois, apostilar. São dois atos diferentes .

  • @Arturgsouza , desculpe, só agora vi sua pergunta. É para assinar apenas em 1 linha.

    Há duas linhas para o caso de haver 2 procuradores nos processos de maiores.

    Nos de menores, pai e mãe assinam.

  • Boa noite,

    @Leticialele eu acabei assinando as duas linhas do formulário 1 C mas so reconheci por autenticidade a primeira assinatura, acredita que terá problema? Mandei hoje pra Portugal

  • @Arturgsouza

    Você leu a instrução de preenchimento?

    Só na primeira linha, como foi dito. Se assinou nas duas, também não tem problema. O importante é ter pelo menos uma assinatura, e estar reconhecida por autenticidade.

  • Boa noite @gandalf !

    Eu li sim, mas nessa parte das assinaturas não encontrei nada específico! Mas obrigado por confirmar!

    Muito obrigado pela sua ajuda e da @Leticialele. Agora é só aguardar

  • Boa noite povo.

    Nos processos de setembro/2021 saíram assentos em 9, 12 e 20 dias, segundo a nossa planilha.

    Uau, tá rápido hein?

  • @Arturgsouza

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    QUADRO 5:

    Só datar e "assinar" (apenas na linha 1) na frente do funcionário do cartório (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).

  • @gandalf boa noite!

    Meu processo chegou no ACP dia 31/01, hora do almoço. Ainda não recebi a chave de acesso, do processo do meu pai (já finalizado) recebi em 3 dias. Sabem se está demorando mais que o normal para registrarem e recebermos a chave de acesso?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda

    ACP demora 4-10 dias.

    Fique feliz, porque Lisboa tem demorado 4 meses. :-)

  • @gandalf obrigada!

    assim que o número chegar atualizado aqui para estar na planilha.

    abraços

  • @carinamb

    Comece a buscar aqui os documentos de seus filhos e de seu marido. Mude para esse tópico para os filhos.

    Faça o dos filhos primeiro. Em uma semana terá a senha para a consulta online.

    Faça um print-screen da tela de consulta, para usar no processo do marido.

    O dos filhos será enviado para o ACP. O do marido irá depois para a CRCentrais de Lisboa.

  • Muito obrigado por confirmar, @Leticialele!

    vcs sao demais!

  • Carloskw79Carloskw79 Member
    editado February 2022

    Bom dia!! Meu processo foi para a bolinha 4 marron,

    O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

  • pessoal bom dia,

    meus 3 processos 106XXX/2021 também foram para bolinha 4 marrom hoje. "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    recebimento ACP: 14/10

    senha: 18/10

    bolinha 2 verde: 02/02

    bolinha 4 marrom: 04/02

  • Bom dia!!


    meu processo tbm foi pra bolinha 4 marrom hoje.

  • editado February 2022

    @Carloskw79

    @Carolm

    @ericpt

    Logo vai para a bolinha 6 verde.

  • @Rogeriof tomara... Mas tem uma galera há uma semana e mais um dia nessa bola 4 rsrs

    Sempre gosto de entender o funcionamento das coisas. Fico imaginando que eles gostam de juntar um monte de processos para um determinado dia fazer as análises, despachos etc ou então, tem mais funcionários responsáveis pela bola 4 do que pelas bolas seguintes, considerando que cada um tem uma função atrelada à determinada bola.

  • editado February 2022

    Bom dia!!


    Opa, meu processo é mais um que foi para a bolinha 4 marrom no dia de hoje (4/2) a ansiedade vem kk

  • Bom dia! Meu processo foi registrado hoje e recebi o acesso!!

    Daniela F Rodrigues

    Processo: 16XXX/2022

    recebimento ACP: 31/01/22

    senha: 04/02/22

    bolinha 1 (verde): 04/02/22

    Se alguém puder atualizar na planilha, eu agradeço! Agora é só aguardar.... :-)

    Abraços!

    Dani

  • @Danifernanda feito.

    Seria interessante colocar algumas informações, como foi o envio e quando ele foi feito, bem como a pessoa que recebeu os seus documentos. Eu coloquei que você recebeu por email e que efetuou o pagamento por cartão de crédito. Confirma?

  • @Destefano claro!

    Foi enviado via DHL no dia 24/01/22. No recibo de entrega colocam o nome de CEU DUARTE (rsrsrs) como recebedor no dia 31/01.

    Sim, recebi a chave por e-mail 04/02 (hoje) as 9:31hs.

    Efetuei o pagamento com cartão de crédito.

    Obrigada!

    Dani

  • Prezados, meu processo foi pra bolinha 4 marron

  • @Danifernanda a dos meus filhos chegaram dia 01/02, e também quem recebeu foi Ceu Duarte. Que bom a sua senha chegou, a gente fica torcendo para chegar logo...kkkk

    Boa sorte

  • @Leticialele / @gandalf / @gsilvestre será q eu poderia mandar uma msg privada pra algum de vcs pra mostrar como q ficou o selo/assinatura no formul'ario 1C só pra eu ter certeza q seria aceito assim e nao perder tempo e dinheiro, pfv?

  • Bom dia, meu processo também foi pra bolinha 4 marron hoje... acho que fizeram mutirão por lá.... Não achei esta planilha que todos falam sobre os processos nas discussões, alguém poderia me passar o link, por gentileza? Aí eu lanço meu processo tb

  • Bom dia ou melhor, boa tarde!

    Incluído na planilha:

    Damásio Sacrini, processo número: 16xxx/2022, enviado dia 26/01, via DHL, recebido na ACP dia 31/01 e senha recebida, hoje dia 04/02, via e mail.

    E assim caminhamos...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.