@VMS , por causa do sistema de segurança usado em Portugal, só são aceitos os cartões virtuais (do app do seu banco ou algum tipo Nubank). O cartão tem que ter uma das etapas de verificação pelo celular.
@VMS fiz 2 pagamentos semana passada com o cartão de crédito do Itaú. Quando faz virtual ele não aceita. Faz com o cartão, sem ser virtual, e coloca o itoken quando solicitado. Quando fiz o meu processo em agosto não consegui com o virtual. Fiz normal e deu certo.
Primeiro quero agradecer por toda ajuda que o forum me deu, OBRIGADO! Consegui a cidadania para minha mãe e agora foi solicitar como filho. Alguma orientação específica? Ela é separada do meu Pai e ele foi o declarante (acho que já vi alguma coisa nesse sentido) que possa exigir algum documento.
Não sou casada e também não tenho união estável com meu marido. Você tem união estável, só que não foi registrada ainda.
No BR a União Estável pode ser feita retroativa, se houver uma sentença do juiz, incluindo testemunhas, e o filho em comum.
Depois você pode fazer a homologação judicial da sentença em PT, com a ajuda de advogados lá. Custa uns €800, e demora 8 meses.
Como há uma sentença judicial retroativa, pode entrar com o processo do cônjuge, e demora uns 2 anos pra completar.
Outra opção é sem usar a UE, e evitar a despesa de €800-1000 + o tempo de 8 meses.
Algumas pessoas conseguem fazer o casamento civil com efeito retroativo (com filhos em comum, e testemunhas). Terá que conversar no cartório de paz para saber como funciona.
Ao casar no civil, e fazer a transcrição do casamento (€120), podem acontecer duas coisas:
se na transcrição considerarem a data retroativa, liberou, pode iniciar a nacionalidade do marido de imediato, e leva 2 anos.
se na transcrição considerarem a data real do casamento, terá que esperar 3 anos para iniciar, e mais 2 anos para completar.
A lei em PT, em princípio, não permite retroagir, mas já vi relatos de pessoas que conseguiram, e a transcrição foi feita com data retroativa.
Eu tentei fazer o pagamento do 1C agora no site e após informar o token, o site deu um erro aparecendo somente "XXXXX", porém foi cobrado normalmente pelo cartão. Alguém passou por isso? Ta tudo certo mesmo?
Bom dia pessoal. Para atualização da planilha, Hoje recebi um e-mail da conservatória de Porto dizendo que o processo de minha esposa foi finalizado, até enviaram o assento anexo no e-mail. Agora correr atrás da transcrição de casamento nossa , e cidadania de meu filho e minha.
Mas com todas as informações que vcs me passaram, ficou excelente haha
Então.. o assento da Maria do Ceo que é a filha mais velha e vai ajudar na "comprovação" do casamento, você me passou que está no assento 21 e eu dei uma olhada lá naquele link e não achei o dela.. óbvio que não tenho muita experiência nisso né, e posso ter passado batido.. Sendo assim, você acha que se eu pedir o ASSENTO 21 EM NOME DA MARIA DO CEO, eles vão achar lá?
Olá pessoal. Processo do meu irmão (menor) enviado e já na planilha. Quando recebermos o número e senha é só adicionar esses dados que atualiza sozinha? Fiquei em dúvida.
Depois que receber a certidão, junte ao processo, com um requerimento dizendo que a certidão da irmã mais velha comprova que os pais casaram em Portugal, na Igreja de Abravezes, mas que você não encontrou a certidão de casamento.
Comentários
@Arturgsouza , se foi sua mãe brasileira a declarante do seu nascimento, terá que transcrever o casamento dos seus pais. Se já o fez, perfeito!
Quando pedir a certidão pelo civil online de seu pai, o casamento já aparecerá como averbação. Não precisa pedir a certidão de casamento.
Da certidão portuguesa de seu pai, tire cópias simples, uma para cada processo.
@isabelfontinha
Parabéns, que show.
Acompanhei a tua saga aqui, com exigência e etc. Baita conquista.
Obrigado a todos pelas felicitações, todos pelo mesmo objetivo.
Valeu galeraaaaaa
Obrigado @isabelfontinha... Eu escrevi a msg mas não foi, depois mandei novamente e bem vi que já tinha mandado. Parabéns pelo pai português!
@gandalf pode deixar... assim que chegar lá faço o input :)
Leticialele
olá Leticia,
tentei fazer um pagamento do formulario 1C com o cartão credito internacional vitual do Itau mastercard e foi recusado.
Vocês sabem qual o cartão de crédito é aceito?
o que é necessário no cartão de crédito para ser aceito?
@VMS , por causa do sistema de segurança usado em Portugal, só são aceitos os cartões virtuais (do app do seu banco ou algum tipo Nubank). O cartão tem que ter uma das etapas de verificação pelo celular.
@Destefano nada ainda
@VMS fiz 2 pagamentos semana passada com o cartão de crédito do Itaú. Quando faz virtual ele não aceita. Faz com o cartão, sem ser virtual, e coloca o itoken quando solicitado. Quando fiz o meu processo em agosto não consegui com o virtual. Fiz normal e deu certo.
Boa sorte.
Pessoal, boa noite. Tudo bem
Primeiro quero agradecer por toda ajuda que o forum me deu, OBRIGADO! Consegui a cidadania para minha mãe e agora foi solicitar como filho. Alguma orientação específica? Ela é separada do meu Pai e ele foi o declarante (acho que já vi alguma coisa nesse sentido) que possa exigir algum documento.
Abraço.
@dennisasilva , terá que transcrever o casamento de seus pais antes de solicitar sua atribuição.
O divórcio, sua mãe homologa se e quando desejar.
@tete2022
Não sou casada e também não tenho união estável com meu marido. Você tem união estável, só que não foi registrada ainda.
No BR a União Estável pode ser feita retroativa, se houver uma sentença do juiz, incluindo testemunhas, e o filho em comum.
Depois você pode fazer a homologação judicial da sentença em PT, com a ajuda de advogados lá. Custa uns €800, e demora 8 meses.
Como há uma sentença judicial retroativa, pode entrar com o processo do cônjuge, e demora uns 2 anos pra completar.
Outra opção é sem usar a UE, e evitar a despesa de €800-1000 + o tempo de 8 meses.
Algumas pessoas conseguem fazer o casamento civil com efeito retroativo (com filhos em comum, e testemunhas). Terá que conversar no cartório de paz para saber como funciona.
Ao casar no civil, e fazer a transcrição do casamento (€120), podem acontecer duas coisas:
A lei em PT, em princípio, não permite retroagir, mas já vi relatos de pessoas que conseguiram, e a transcrição foi feita com data retroativa.
Bom dia
Gostaria de agradecer à todos que me ajudaram no processo da minha esposa.
Despois de cair em exigência, o processo foi concluido ontem (01/02/2022) e só aguardando o assento.
Mais uma vez muito obrigado!!!
O trabalho de vcs no forum é maravilhoso!!!
Bom dia @VictorIannuzzi
Parabéns!!!
O seu processo está em nossa planilha?
@VictorIannuzzi
Parabéns! Agora é só esperar pelo assento. Rapidinho...
Esta sim @Rogeriof , esta na linha 148 em nome de Patricia Merces Cardoso
Muito obigrado @Rogeriof e @gandalf
Eu tentei fazer o pagamento do 1C agora no site e após informar o token, o site deu um erro aparecendo somente "XXXXX", porém foi cobrado normalmente pelo cartão. Alguém passou por isso? Ta tudo certo mesmo?
@Leonardo Pardo
Sim, várias pessoas já comentaram sobre isso, e o e-mail sempre chega normalmente. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272592/#Comment_272592
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276016/#Comment_276016
Perfeito @gandalf, obrigado!
Bom dia pessoal. Para atualização da planilha, Hoje recebi um e-mail da conservatória de Porto dizendo que o processo de minha esposa foi finalizado, até enviaram o assento anexo no e-mail. Agora correr atrás da transcrição de casamento nossa , e cidadania de meu filho e minha.
Nome : Márcia Cristina dos Santos Andrade
@AlexandreDom
Maravilha! Parabéns a ela. Que bom que ela é uma das sortudas, e já veio o assento.
Por causa da pandemia, compre duas garrafas de vinho, e queijo, que vai ter festa hoje! Hehehe
@gandalf
Dia de comemorar mesmo e vcs aqui do forum tem grande participação. Muito obrigado pela atenção de todos , vcs são de +
@gandalf muito obrigada pelas informações.
pessoal,
meus 3 processos com numeração 106XXX/2021 foram para bolinha 2 hoje.
uns dias depois da @Carolm . agora vem a ansiedade mesmo kkkk
recebimento ACP: 14/10
senha: 18/10
bolinha 2: 02/02
@Leticialele
Mas com todas as informações que vcs me passaram, ficou excelente haha
Então.. o assento da Maria do Ceo que é a filha mais velha e vai ajudar na "comprovação" do casamento, você me passou que está no assento 21 e eu dei uma olhada lá naquele link e não achei o dela.. óbvio que não tenho muita experiência nisso né, e posso ter passado batido.. Sendo assim, você acha que se eu pedir o ASSENTO 21 EM NOME DA MARIA DO CEO, eles vão achar lá?
Passando para agradecer a este fórum maravilhoso com pessoas boas e empenhadas em ajudar o outro.
Hoje finalizou o processo do meu marido que se iniciou no dia 16/09/2021.
Foi da bolinha 4 marrom para a 7 concluído. Estou muito feliz! Devemos viajar este ano e completar os outros lá.
@gandalf coloquei as informações na planilha, mas não sei se faz diferença ficar sem a data do despacho.
Está na linha 121 como Alessandro Oliveira, mas tem o meu @ do lado pq meu marido nem sabe o que foi feito, somente assinou os documentos.kkkk
Mais uma vez... Obrigada!
Olá pessoal. Processo do meu irmão (menor) enviado e já na planilha. Quando recebermos o número e senha é só adicionar esses dados que atualiza sozinha? Fiquei em dúvida.
Ola,
Atualizações de acp Lisboa são em qual tópico? Não consegui achar.
@AlexandreXan :
peça ao Arquivo Distrital do Viseu uma cópia certificada da certidão de nascimento da Maria do Céo - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Nos dados necessários:
Nome: Maria do Céo
Pai: Norberto Ferreira
Mãe: Maria de Jesus
data do nascimento: 9 de fevereiro de 1908
Freguesia: Vila d'Igreja
Concelho: Sátão
Em "Informações adicionais, coloque - " https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1281901 m0180.tif, assento número 21"
Depois que receber a certidão, junte ao processo, com um requerimento dizendo que a certidão da irmã mais velha comprova que os pais casaram em Portugal, na Igreja de Abravezes, mas que você não encontrou a certidão de casamento.
Boa tarde,
Obrigado pela ajuda @gandalf e @Leticialele
Ja juntei toda a documentação e vou encaminhar para Portugal.
Eitaaaa processos de outubro já tendo movimentação, obaaaaa logo chega os de janeiro.