Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1205206208210211320

Comentários

  • @entrechatquatre esqueci de te marcar aqui quando avisei que liguei na CRC Lisboa e me disseram que estavam a lavrar registos de decisoes do dia 01/07/2021! O seu é o mais próximo de nós aqui (de 08/07/2021, correto?). Fica de olho que o seu deve sair logo! Por favor, nos avise aqui :)

  • @Leticialele @Nilton Hessel

    Muitíssima obrigada pelas respostas, extremamente grata

    Abs...

  • @entrechatquatre Sim, por favor nos avise quando o seu for finalizado.

  • @LiliaCouto

    Obrigado, fui aprovado em 08/07 e espero que isso signifique que estou registrado em breve. Eu vou me certificar de que você saiba.

  • @entrechatquatre por favor, você pode postar a captura de tela do status do seu aplicativo.

  • gandalf - por favor voce poderia incluir na planilha de acompanhamento as informações abaixo, pois me preocupa "bagunçar" a mesma. Numero do processo – 132XX/21

    Nome – Claudia m r d C (esposa)

    Modo de envio – DHL

    Recebido – rastreio AR – 01/10/21

    Data da senha -  28/01/22

  • Estou com duvida sobre o processo de nacionalidade do meu marido, vamos fazer 6 anos de casado em Junho/22. Posso dar entrada agora? Porque ele acabou se atencipando com um advogado ignorante e já pagou o vale postal de 250 eurps, esse vale postal possui validade? Outra dúvida, meu processo de nacionalidade consegui por aquisição como neta de portuguesa, ele tem direito a cidadania?

  • @thalitaberbert o vale postal vale por 30 dias, mas se não for sacado depois desse prazo ha como recuperar o valor. Aqui no forum da pra pesquisar que tem postagens sobre isso.

    como neta você pode sim passar pra ele se tiver feita pela nova lei ou pela lei antiga e tiver feito a convolação (transformar em atribuição com efeitos retroativos ao nascimento)

  • editado February 2022


    Complementando a resposta do@renatoss na intenção de facilitar o entendimento da diferença entre a Nacionalidade por Aquisição e a Nacionalidade por Atribuição...

    AQUISIÇÃO...(NACIONALIDADE DERIVADA)...:

    A Nacionalidade por Aquisição só surte efeitos A PARTIR DA DATA DA CONCESSÃO...

    ATRIBUIÇÃO...(NACIONALIDADE ORIGINÁRIA)...:

    Os efeitos da Nacionalidade por Atribuição são RETROATIVOS Á DATA DE NASCIMENTO DO REQUERENTE...

    No seu caso @thalitaberbert...Se você se casou antes lhe ter sido concedida a Nacionalidade por Aquisição terá que converter essa Nacionalidade derivada em originária antes de entrar com o processo de seu marido...Pois PARA PORTUGAL...Ele se casou com uma Brasileira...

    Já se você se casou após ter conquistado a Nacionalidade...Ou seja...Depois de ter se tornado Cidadã Portuguesa...Pode dar início ao processo do marido sem precisar converter sua Nacionalidade...Pois quando seu casamento ocorreu...PARA PORTUGAL...Seu marido casou com uma Portuguesa...

    Esse raciocínio vale também para quando alguém que tem a Nacionalidade Derivada quer passar a Nacionalidade Portuguesa para seus filhos...Filhos nascidos DEPOIS da concessão da Nacionalidade derivada já passam a ter direito assim que o processo de Aquisição do Pai/Mãe for concluído...Aqueles filhos que nasceram ANTES da conclusão do processo de Aquisição só poderão iniciar seus processos de Nacionalidade depois que a nacionalidade derivada de seu Pai/Mãe for convertida em Nacionalidade Originária...

    Ainda...

    Se sua Nacionalidade fosse a Originária...(Ou depois que você converter a Nacionalidade derivada que tem atualmente em Originária)...PARA PORTUGAL você é/passa a ser uma Cidadã Portuguesa desde o seu nascimento...Portanto deixa de ser relevante em que altura de sua vida você se casou ou teve seus filhos...Tanto faz se foi antes ou depois da data em que seu processo de Atribuição...(Ou a conversão DERIVADA X ORIGINÁRIA)...Foi concluído...

    Em tempo...

    Em qualquer dos cenários descritos acima...O seu casamento deverá ser transcrito em Portugal ANTES de iniciar o processo de Aquisição do seu marido...

    Boa Sorte...!!!

  • editado February 2022

    @renatoss

    é como foi respondido acima. Se você tiver o recibo original, pode ir ao correio e pedir o reembolso.

    se estiver com o advogado, quem pagou pode pedir o reembolso. Precisa do RG de quem pagou, e o recibo.

    você sendo português, de qualquer modalidade, pode pedir a nacionalidade para a esposa, desde que quando forem avaliar (1 ano depois que chegar lá), tenha mais de 6 anos sem filhos, ou mais de 3 anos com filhos em comum com nacionalidade portuguesa. O casamento tem que estar transcrito.

  • @mrramzan , no que a captura de tela ajuda a você? É a segunda vez que pede isso!!

  • @Leticialele li errado o comentário. Achei que o processo dele já estava terminado. Desculpe, minha culpa.

  • @mrramzan

    Você está aprovado há 169 dias. A maioria das pessoas atualmente recebe o assento com 141 dias, mas há outros casos com mais. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/265676/#Comment_265676

    Nessa fase do registo e assento, o processo passa por uma auditoria, onde revisam todo o processo. Seu processo demorou uns 250 dias mais que o usual pra ser aprovado. Se tinha muitos detalhes na primeira etapa, deve-se esperar uma auditoria mais demorada nessa segunda etapa também.

    Você pedir a outras pessoas que exponham os dados dos processos delas, não ajudam o seu caso. Cada um tem peculiaridades.

  • Bom dia,

    Estou com problema, alguém pode me ajudar?

    Ao fazer o pagamento do formulário da IRN, a compra foi aprovada mas a hora que a pagina atualizou apareceu um monte de xxxxxxxxxxxxxxxxx e ainda não recebi o e-mail com o formulário. O que eu faço?

    obrigada

  • @alinegutschow , não é a primeira vez que acontece.

    Verifique, também, na sua caixa de spam.

  • alinegutschowalinegutschow Member
    editado February 2022

    @Leticialele , acabei de receber o formulário no e-mail , mais agora fiquei preocupada, acho que preenchi errado , recebi o formulário e lá em cima junto com o código de pagamento esta o nome do Requerente do meu marido ( usei o cartão dele mais eu que vou usar o formulário )

  • Boa noite,

    Tenho um processo de aquisição pelo art. 3º n.º 1 - Aquisição (casamento)) que está no passo 7 marrom. Alterou para o passo 7 dia 28/01/2022.

    Quanto tempo normalmente demora nesse passo até ficar em verde para que eu possa ir a uma loja do cidadão e pedir meu cartão cidadão?

    Obrigado


  • Ola pessoal.

    Sou novo por aqui, mas ja vi que voces sao otimos nas dicas e resolucao de varios casos. Sensacional mesmo!

    Por favor, tenho 2 duvidas

    1. Eh possivel legalizar copia de documentos (ex: passaporte, RG, etc) em Portugal mesmo? Tipo, eh possivel ir ate um local habilitado para legalizar estes documentos? Caso seja possivel, poderiam me indicar qual seria esta entidade (ex.: conservatoria, etc). Eu nao moro no Brasil e o consulado daqui nao faz apostilas. E como tenho que ir para Portugal para tratar de outros assuntos, eu ja aproveitaria para legalizar o RG para usar como comprovante de nacionalidade.
    2. Eu vou dar entrada no pedido de nacionalidade pelo casamento. Minha duvida eh: qual seria a melhor conservatoria para dar entrada neste tipo de processo? Ha alguma que faca um tramite para agil?

    Se puderem me esclarecer esta duvidas, agradeco!

    Obrigadao!

    Wanderson

  • @alinegutschow , não tem problema.

    Preencha o formulário com seus dados, mande um print do email que o encaminhou e escreva uma nota dizendo que usou o cartão de crédito de seu marido, que apareceu, inadvertidamente, como requerente.

    Relaxe, não terá problemas.

  • @sontrindade , se você vai a Portugal, entregue seu processo na CRCentrais - Lisboa, a única em que tramitam os processos pelo casamento.

    Leve o formulário preenchido para ser assinado na frente do funcionário, pague com cartão de débito ou em dinheiro, entregue o documento de identidade para que eles próprios certifiquem de que confere com o original.

    Não esqueça de juntar os outros documentos necessários.

    Chegue cedo, distribuem poucas senhas por dia!

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Boa sorte!

  • @Nilton Hessel obrigada pelas informações.


    Vi aqui uma lista de documentos para envio para conservatoria de Lisboa para convolaçao da minha cidadania.


    • Impresso para atribuição de nacionalidade (obtido no site do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado);
    • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Federal;
    • Comprovante de pagamento (o pedido tem o custo de 175€ e o pagamento deve ser feito através do site do IRN);

    Seriam estes mesmo? Não encontrei nenhum link aqui no forum que falasse desse processo detalhadamente.

    Saberia me dizer quanto tempo tem demorado esse processo para sair?

  • @Nilton Hessel outra observação, meu casamento já foi transcrito em 2019.

  • @Zervesff @jbsergio @mrramzan @entrechatquatre agora uma oficial de registos resolveu responder meu email de duas semanas atras:

    Boa noite D. Lilia,

    Informo que neste momento estão a ser elaborados os registos com data de despacho de 30 de junho.

    Sempre inconsistentes, mas agora ao menos a diferença é de 1 dia só...

  • @EduJP hoje estão a finalizar os processos que foram deferidos em 30/06 a 01/07/2021. Como o seu foi aprovado em 28/01/2022, deve demorar alguns meses ainda para ter o registo criado. Estamos todos nessa espera...

  • Isso, @ChrisBrito21! As respostas deles desde inicio de dezembro indicam um intervalo normalmente de 215 dias entre a data do despacho e a data do registo/finalização.

  • @LiliaCouto só tenho dúvidas com relações à esses processos finalizados sem urgência agora em janeiro/22 com registo criado já.


  • @LiliaCouto obrigado por compartilhar....provavelmente o meu demorará uns 3 meses, no mínimo, ainda!

    • Pedido de nacionalidade pelo casamento.
    • Meu marido é português. Casados desde 1973.
    • Como em minha certidão de nascimento de inteiro teor, consta uma adoção datada de 1968, período em que as adoções eram feitas em Cartório através de Escritura Publica e não por sentença judicial, foi pedido a mim que apresentasse " a sentença do juiz e que essa deveria ser revisada pelo juiz em Portugal".
    • Na época, a Márcia comentou e orientou que eu entrasse em contato com a ouvidoria.
    • Enviei a conservatória os documentos novamente com as explicações sobre o processo de adoção e isso foi regeitado, com o aviso de que ainda estão aguardando os documentos pedidos.
    • Fiquei sabendo dessa resolução, através do telefone de informação de processos. A pessoa que me atendeu, aconselhou que eu entrasse com um advogado.
    • Alguem pode me aconselhar?. Será que necessita nesse caso um advogado? NA época consultei um que queria cobrar €1500 , ou entrar com a reclamação na ouvidoria?
    • O que importa minha adoção, se não estou pedindo a nacionalidade por parentesco ( pais ou avós) e sim por casamento?
    • Por favor poderia enviar-me as informações de como entrar com a reclamação na ouvidoria?
    • Mas, por favor, dê sua opinião que é muito importante para mim.
    • Grata, sempre.


  • editado February 2022

    @nanci

    Esse é o mesmo processo desde 2017?

    Que tipo de nacionalidade você pediu? Base-X (grátis), ou art-3 (e pagou €250).

    Você tem algum advogado cuidando de seu processo, ou você mesma assinou o formulário?

    A primeira coisa a fazer é mandar uma carta para a Conservatória pedindo dilação do prazo, para que possa manter o processo ativo. Você já fez isso antes?

    Você recebeu alguma carta com o texto da exigência? (disse que ficou sabendo pela Linha de Registos? Só isso?)

    Você tem acesso á consulta online de seu processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.