Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1206207209211212311

Comentários

  • @Leticialele bom dia ,olha como apareceu o meu status hoje, será que eles aceitaram o documentos que mandei pra eles (caiu em exigência) ?

    Mas porque as duas bolinhas estão marrom?

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado February 2022

    @ChrisBrito21 pelo menos um desses processos esta errado. A pessoa escreveu na célula P100 que o processo foi aprovado e aguarda que seja feito o registo dia 24/01, ou seja não está finalizado nada. Mas ele marcou na célula M100 como 24/01 sendo a data que foi concluído. A pessoa preencheu errado. Provavelmente colocou a data da bolinha 6 marrom onde deveria ser bolinha 6 verde e idem para a bolinha 7, entendeu? Acho que muita gente faz isso ou esquece de colocar que pediu urgência também... Como @gandalf me sinalizou um tempo atras que há muitos erros na planilha, estou me baseando mais pelo que respondem lá da CRC Lisboa. De toda forma, claramente na planilha existe um bloco de processos recebidos entre o final de 2019 e início de 2020 aguardando registo há muito tempo!

  • @LiliaCouto @ChrisBrito21

    Sim, aqueles dois estão errados. São entradas de pessoas que vêm de Facebook, e não entendem como funciona a planilha.

    Eu não tenho a menor vontade de ir lá explicar pra eles. Ocasionalmente eu corrijo pra ficar livre, e eles não atrapalharem.

  • Menos mal que seja preenchimento errado das células. Porque olhei esses processos como concluídos e "buguei" aqui. kkkkk

  • Enviei toda a documentação para obter a Nacionalidade pelo casamento pelo correio para Central de Lisboa.

    Vi que são postadas a planilhas de acompanhamento e gostaria de saber como acessa-las

    Alguem poderia me ajudar??

    Obrigado

  • @LiliaCouto

    @gandalf esta é a resposta que recebi hoje do registrador

  • SantosKKSantosKK Member
    editado February 2022

    @LiliaCouto @mrramzan I called last week , I was told beginning of July and I called this week, been informed that its end of June. I sent an urgency request ( Work Related ) in November 2021 with documents and its sitting there now gathering dust and eating Pasteis de Natas con vinho de Porto. Deus, Meu Deus

  • Obrigada @mrramzan ! Só não dá pra acreditar é nessa previsão. 30 dias atrás eles estavam ainda em 15 de junho. Só na base do milagre andarão 1 mês e meio de despachos em 30 dias!

  • Boa tarde @Leticialele ,por favor pode explicar pq as bolinhas 4e5 são" marrom"?

  • @renatoss obrigada pelo esclarecimento a respeito do vale postal. O que meu marido fez não foi via correios não, ele fez o pagamento pelo proprio site através do cartão de crédito, nesse caso também tem reembolso?

  • Pessoal...


    Tenho Uma duvida.

    Estou me divorciando do meu marido, eu perco a nacionalidade portuguesa? ( tirei por casamento, ele portugues)

    Fui casada com ele 30 anos e recebi a nacionalidade em Jan-19.


    Muito Obrigada

  • @Rebeca_1 , não sei o motivo de as duas fases estarem com a cor marrom!!! O processo deve estar em análise! Só resta aguardar!

  • @MartaSuedVasconcelos , não perde a cidadania. Relaxe

  • Ola pessoal.

    Preciso de uma gentileza, gostaria de uma orientação para dar entrada em meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento: 

    Minha esposa adquiriu a cidadania portuguesa por ser descendente de judeus sefarditas.

    Estamos casados há mais de 6 anos. Nosso casamento já está transcrito em Portugal e ela deve pegar o cartão cidadão e passaporte no consulado em São Paulo no próximo mês.

    Estaremos em Lisboa no fim de Abril e eu gostaria de dar entrada no meu processo pessoalmente. Para tanto gostaria de saber quais documentos devo providenciar.

    O formulário a ser preenchido é este correto ?

    Tenho dúvida do que coloco na parte que trata da efetiva ligação, entendo que por ser casado a mais de 6 anos já se configura esta efetiva ligação correto ?

    Além disso, gostaria de saber se tenho que agendar horário na CRCentrais - Lisboa ou posso ir logo cedo pra ser atendido.

    Por fim, gostaria saber quais são os requisitos para que se solicite o processo em caráter de urgência.

    Antecipadamente agradeço a atenção e parabenizo pelo excelente serviço prestado pelo fórum.

    Att,

    Lincoln Douglas R. Silva

  • @Rebeca_1

    Lógica Lusitana. :-)

    O que você vê tem muita coisa feita manualmente. Quem está preenchendo parece poder escolher como vão ficar os textos e cores.

    Eu já tive um texto dizendo: O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    uma linha abaixo dizia, O seu processo não está completo, tal como foi notificado. E a nota de exigência.

    Na mesma consulta. Todas as bolinhas verdes, mas o texto não batia. Tive que ligar na LR pra tirar o "grilo" da cabeça. Estava de fato finalizado, e me deram o número do assento. Meses depois a linha de baixo, dizendo que estava em exigência, sumiu da consulta online.

  • editado February 2022

    @lincolndr

    Desde que o cônjuge seja português, não importa a modalidade.

    Veja os documentos aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273693/#Comment_273693

    Se o casamento ocorreu antes de 03/10/1981, faça por Base-X. É mais rápido, é grátis, mas só vale para mulheres. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512

    É mal negócio fazer a entrega pessoalmente. Mande por DHL, e o processo já entra na fila antes de você chegar lá.

    Se você fizer pessoalmente, e na hora da conferência de documentos faltar alguma coisa, eles lhe mandam de volta com o pacote todo. Se seu vôo for cancelado (está faltando pessoal pela covid), ou você adoecer e não puder ir, perdeu todo o tempo esperando.

    Pessoalmente você economiza um apostilamento do Passaporte, e pode receber a senha um meses antes. Mas não vale o risco.

  • @gandalf boa noite.

    Muito obrigado pelo retorno.

    Com relação a lista de documentos ficou apenas uma dúvida, não consta da mesma o passaporte que você mencionou porém eu entendo que devo adicionar cópia do passaporte autenticada e apostilada certo ? Você disse que seu entregar pessoalmente não preciso fazer isso correto ?

    Enviando por DHL eu recebo por e-mail a senha é isso ?

    Outro detalhe no formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marque SIM. Como tenho mais de 6 anos de casado fica subentendido esta ligação certo, não preciso anexar nada correto ?

    Por fim com relação a urgência, quais são os requisitos para que se solicite o processo em caráter de urgência.

    Novamente agradeço antecipadamente a atenção.

    Att,

    @lincolndr

  • @Leticialele , ok! Obrigado pela explicacao.

    Por favor, so uma duvida: entao nao preciso entregar uma copia legalizada do meu documento de identificacao? Basta apresentar o original no dia da entrega dos documentos e eles me? Obrigado!

  • @lincolndr ...

    Um dos documentos exigidos para instruir o processo é cópia autenticada e certificada de um documento de identificação válido...(UMA cópia de UM documento com foto e filiação/Dentro da validade)... ***Confira quais são aceites em LISBOA...!!!

    @gandalf menciona passaporte pois como você disse que dará entrada diretamente em Portugal...Esse será o seu documento válido para apresentar pessoalmente na Conservatória...!!!

    Se você envia essa cópia por correio precisa autenticar no cartório e apostilar...Se você se apresenta pessoalmente no balcão da Conservatória...A cópia e o procedimento de verificação do documento é feito pelo funcionário que está te atendendo...Não sendo necessário certificações prévias...

    Enviando por DHL eu recebo por e-mail a senha é isso ?... R...: DHL é a empresa que você contrata para entregar seus documentos em Portugal...(Poderia ser pelo CORREIOS...FEDEX...UPS...Etc...)...A senha é enviada pelo IRN para o email informado no requerimento 5 meses depois da chegada do envelope na Conservatória...

    Outro detalhe no formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marque SIM. Como tenho mais de 6 anos de casado fica subentendido esta ligação certo, não preciso anexar nada correto ? R...:Para entrar com esse processo o casamento já deverá estar transcrito...Marcando o 1º quadradinho do QUADRO 2 eles vão consultar as informações no sistema...Envie uma cópia simples da certidão de casamento PORTUGUESA...

    Por fim com relação a urgência, quais são os requisitos para que se solicite o processo em caráter de urgência. R...: Contrato de trabalho ou matrícula de instituição de ensino na mão... ASSINADAS PELA RESPECTIVA INSTITUIÇÃO (Faculdade/Empresa)...

  • @sontrindade , sim, se vai entregar pessoalmente, o atendente tira uma cópia do seu documento.

  • Boa noite,

    Tenho um processo de aquisição pelo art. 3º n.º 1 - Aquisição (casamento)) que está no passo 7 marrom. Alterou para o passo 7 dia 28/01/2022.

    Quanto tempo normalmente demora nesse passo até ficar em verde para que eu possa ir a uma loja do cidadão e pedir meu cartão cidadão?

    Obrigado


  • @Nilton Hessel

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

  • @lincolndr

    Por art-3, ele é especificamente para estrangeiros, e na lista de documentos tem uma linha que diz:

    "Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado, acompanhado de tradução, se escrito em língua estrangeira."

    O Passaporte ou o RG são essa comprovação da nacionalidade estrangeira. Tem que ser juntado ao processo.

    Os pedidos de urgência precisam ser devidamente comprovados. Os motivos usuais são trabalho, estudo, saúde.

    A nacionalidade para o efeito pretendido precisa ficar clara na justificativa. Não pode "sou diabético BR", quero "ser diabético PT". Carta do médico em papel timbrado, atestando a condição, resultados de exames, como a nacionalidade será essencial ao tratamento, linhas de pesquisa na área, etc. Pode ser um português que está terminal, e o membro da família depende da nacionalidade para ser o cuidador.

    Ou oferta de trabalho vinculada a nacionalidade em PT ou UE, em papel timbrado, com oferta de salário, e um prazo razoável p/ exercício.

    Ou a matrícula já efetuada na universidade, com a justificativa. O prazo de matrícula, geralmente no final do ano, para entrada no verão.

    O restante o Nilton já respondeu.

  • @EduJP ,

    Boa noite ,em qual mês de 2020 você recebeu o número do processo?

  • Olá,

    Estou escrevendo com traduzir, desculpe pelos erros. Espero ter escrito de forma compreensível :)

    • Meus dois filhos (mais de 18 anos) e eu, como netos sefarditas, nos tornamos cidadãos em dezembro de 2020 (artigo 6.7)

    • Solicitei o registro de casamento há seis meses. Estou esperando o resultado.

    • Assim que o registro de casamento estiver completo, solicitaremos a cidadania para minha esposa. Nos casamos em 1989.

    Minha pergunta para você é: Eu preciso fazer o seguinte? Conversão de cidadania adquirida (ou derivada) em cidadania atribuída (ou originária).

    Desejo-lhe dias saudáveis

  • editado February 2022

    @EduJP

    Informe DtRecepção na conservatória (rastreio DHL/EMS), modo de envio (DHL/EMS/Pess/Adv), a DtSenha (quando recebeu o e-mail), o milhar do NºProcesso (Nº 012xx/20, e a modalidade (art-3). Eu jogo na planilha pra você e extraio sua informação de lá.

    Sem sabem esses detalhes (se eu estimei certo essas informações), seria em torno de 25/Junho/2022

    Teve alguma exigência? Se minha estimativa estiver certa, você devia ter concluído em 12/outubro se não tivesse tido.

  • Boa noite,

    Minha mãe entrou com pedido de nacionalidade pelo casamento no Consulado do Rio de Janeiro. Então deram nenhuma senha ou informação pra ela acompanhar o processo na Conservatória lá de Portugal. Como ela consegue acompanhar esse processo dela? Desde já agradeço as informações.

  • @Rodrigo79 , vão mandar um email com as instruções para o pagamento. Depois disso, recebe os documentos em casa, se colocou um envelope do sedex com o nome e endereço do destinatário preenchidos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.