Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1203204206208209318

Comentários

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    @ChrisBrito21 super obrigada pelo esclarecimento! A coisa está mais confusa do que parecia então. Com certeza não estão todos nesse ponto porque o meu despacho foi dia 16/07 e nada. A questão é que nessa altura não há mais nada a analisar e quem faz o assento é o oficial de registos, não mais o conservador. Enfim, é rezar e esperar mesmo.

  • Meu email foi respondido rapidamente e para minha surpresa a pessoa que respondeu disse que estão nos processos de junho/2021.

    Não sei de onde a tal Marisa tirou julho/agosto...


  • @ChrisBrito21 obrigada por compartilhar. Essa Ana Duarte já me deu algumas respostas também. Agora já não colocam a data específica de junho mais... Eu sei é que estão em junho desde o início de dezembro pelo menos. E pela planilha, parece que não lavram nenhum registo de processo artigo 3 sem urgência desde outubro!

  • @LiliaCouto só nos resta ter paciência. Realmente espero que o meu seja finalizado antes de 01/09 para que eu não perca meu agendamento no consulado...

  • @Marcia

    Há tempos atrás, pedi orientação sobre meu processo.

    Pedido de nacionalidade pelo casamento.

    Meu marido é português. Casados desde 1973.

    Como em minha certidão de nascimento de inteiro teor, consta uma adoção datada de 1968, período em que as adoções eram feitas em Cartório através de Escritura Publica e não por sentença judicial, foi pedido a mim que apresentasse " a sentença do juiz e que essa deveria ser revisada pelo juiz em Portugal".

    Na época, você comentou e orientou que eu entrasse em contato com a ouvidoria.

    Enviei a conservatória os documentos novamente com as explicações sobre o processo de adoção e isso foi regeitado, com o aviso de que ainda estão aguardando os documentos pedidos.

    Fiquei sabendo dessa resolução, através do telefone de informação de processos. A pessoa que me atendeu, aconselhou que eu entrasse com um advogado.

    O que você me aconselha. Será que necessita nesse caso um advogado, que na época consultei um que queria cobrar €1500 , ou entrar com a reclamação na ouvidoria?

    O que importa minha adoção, se não estou pedindo a nacionalidade por parentesco ( pais ou avós) e sim por casamento?

    Por favor poderia enviar-me novamente as informações de como entrar com a reclamação na ouvidoria?

    Mas, por favor, dê sua opinião que é muito importante para mim.

    Grata, sempre.

  • clarissemartins O processo da minha esposa chegou em Lisboa em 15/09/21 e até o momento nada de ser númerado.

    Que bom, que o seu já foi . Que tem algo estranho acontecendo CRC tem. rsrs

    Abraço a todos.

  • @Paes a minha msg caiu na caixa de Spam, dá uma olhada. De toda forma, é o q sempre falam aqui no grupo: paciência é uma virtude! rsrsrs Boa sorte para todos nós!

  • clarissemartins Nada mesmo, Conforme voce escreveu paciência.

  • editado January 2022

    @ybrosee

    A informação que você recebeu anteriormente está incorreta. Só vi hoje. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274765/#Comment_274765

    Espero que ainda esteja em tempo, mas sempre poderá complementar a informação, pedindo para anexar os comprovantes ao processo. Caso contrário haverá exigência. Se quiser fazer depois da exigência também pode, mas vai atrasar seu processo.

    Você tem que apresentar o atestado de antecedentes criminais dos países onde viveu após os 16 anos, do país de nascimento, e de todos os países que possui nacionalidade.

    No entanto, se você saiu do pais A quando ainda era criança, terá dificuldade em conseguir esse atestado, porque não tem um RG. Como alternativa, terá que comprovar que nunca retornou ao seu país de origem, sem interrupção. Prova documental.

    Comprovantes de escola, saindo da escola para trabalho, e talvez se casando, tendo filhos, etc. Certamente haverá alguns pequenos intervalos de 1-3 meses que não conseguirá comprovação. Então deverá juntar 2 ou 3 declarações (affidavit), de que a pessoa conhece você, e que testemunha sob as penas da lei, que você nunca saiu do país e retornou a seu país natal. O documento precisa ser certificado por autenticidade. Um dos declarantes pode ser um membro da família. Recomendo que escolha pelo menos um que tenha nacionalidade portuguesa, embora isso não seja obrigatório. A declaração tem que estar escrita em português, e portanto escolha pessoas que dominem bem a língua, ou teria que traduzir e apostilar.

    Todo o período, desde que completou 16 anos, até a data do documento tem que estar coberta. Não deixam passar se tiver 1 mês sem comprovação.

    Eu costumo explicar isso quando entendo que a pessoa pode não residir no país de nascimento desde pequena https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258538/#Comment_258538

    no item 8 aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270772/#Comment_270772

    no último parágrafo aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269368/#Comment_269368

  • Prezados,


    Casamento com mais três anos, com dois filhos(já com nacionalidade portuguesa), é possível conseguir a nacionalidade? O casamento já estpa transcrito em Portugal

  • Boa tarde a todos meu processo de cidadania (aquisição pelo casamento)caiu em em exigência, providenciei todos os documentos necessários e mandei pra eles ,mandei email informando só até agora eles não me responderam e o status do meu processo continua na bolinha 4 laranja ,o que devo fazer? Obrigada

  • Complementando minha duvida anterior,

    Casados desde 2015, com dois filhos(já com nacionalidade portuguesa), é possível conseguir a nacionalidade? O casamento já está transcrito em Portugal.

    Acredito que sim né?

  • @joannateixeira , sim! Nem precisaria ter os filhos atribuídos, já completou 6 anos de casada. Não pode haver oposição do Ministério Público.

  • editado January 2022

    @Rebeca_1 , ligue para a Linha de Registos às 6 da manhã (horário de Brasília), para aguardar menos de 20 minutos.

    Pergunte qual foi a exigência.

    Coloque 20 reais de crédito no Skype. Dá e sobra. +351 211 950 500 opção 1, opção 1

  • Prezados, só pra informar processo nacionalidade por casamento recebido lá na creche em 20.09 recebi senha e chave hoje 26.01

  • @mauro cesar dos Tu é o segundo aqui do forum do mês de setembro que informa que recebeu a senha.

    O da minha esposa chegou lá em 15/09, liguei para linha de registo também sem informação. Quem sabe nessa semana acontece uma surpresa! rsrs

  • @Leticialele faz 20 dias que já mandei os documentos exigidos pela conservatória de Lisboa, será que na linha registos já vão ter informações?

  • @Rebeca_1 boa tarde. Meu processo tbm caiu em exigência na fase 4. Mandei a correção e demorou cerca de 1 mês pra aparecer no sistema como exigência cumprida. Qdo a CRC recebeu seus documentos da exigência?

  • @Rebeca_1

    Ligue após 6 semanas para saber se a exigência foi satisfeita, e depois a cada 4-6 semanas para saber se não houve nova exigência.

    Se houver uma segunda exigência, nada muda na consulta online. A única maneira é esperar a bola-6 ficar verde, ou ligar na LR se isso não acontecer.

  • Boa noite a todos,

    Venho informar que o meu processo 55XXX/2020, dado entrada em 24/08/2020 teve o despacho favorável hoje, aguardando apenas a feitura do registo. E já actualizei a planilha.

    Muito obrigada a todos

  • @Zervesff chegou dia 6 de janeiro (fiquei sabendo através do rastreamento do DHL)

    O seu também é aquisição pelo casamento?

  • @gandalf então nem adianta eu ligar agora né.

    Vou ligar pra eles daqui a 1 mês então

  • @Rebeca_1 sim, casamento. Atualmente com despacho favorável em 20/10/21...e aguardando a lerdeza da emissão do assento!

  • Prezados, boa noite.

    Verifiquei que alguns receberam a chave de acompanhamento do processo que muitos enviaram em setembro como eu. Até então não havia recebido sendo que o processo de minha esposa foi recepcionado dia 15/09.

    Agora a noite fui verificar meu email. E surpresa. O código estava lá recebido as 08:04 da noite. E o mais engraçado é que a tarde liguei para linha de registo e não constava nada . Seguimos na torcida


  • Mais um detalhe.

    Chegou no meu email a senha e não no email da minha esposa.

    No formulário estava preenchido corretamente com o email dela, porém o "recibo" de pagamento via cartão estava com meus dados.

    Isso me chamou a atenção de qual informação de contato o IRN utiliza. Que nesse caso foi os dados de pagamento. Achei importante relatar esse caso, pois não me recordo de ter lido nada referente a isso aqui no fórum.

    Abraços a todos .

  • Pessoal, bom dia!

    Tô acompanhando um processo de aquisição por casamento de um tio meu. O processo foi enviado e recebido em setembro/21, mas até agora não recebi as chaves de acesso para consulta, mesmo tendo enviado e-mail em dezembro, solicitando.

    Por esse motivo, vocês sugerem que eu ligue para a Linha de Registros ou esse prazo é normal e devo aguardar mais?

    Muito obrigado.

  • @Diego Bayma, leia as duas mensagens do @Paes, anteriores à sua.

  • Olá, boa noite!!!

    Estou iniciando meu processo de nacionalidade por casamento e estou com algumas dúvidas quanto ao preenchimento do formulário modelo 3.

    Sou casada a 6 anos com um cidadão português originário e nosso casamento já esta transcrito em Portugal, não temos filhos. Surgiram algumas dúvidas nesses itens abaixo:

    No quadro 2

    Item 3: tem ligação efetiva com a comunidade portuguesa? Sim ou não? (a única ligação é meu casamento)

    Item 5: Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registos Centrais (só morei no Brasil, não entendi se devo assinalar?)

    No quadro 4

    Item 3 : Certidão do registro de casamento ( estou enviando o assento de nascimento do meu marido e nossa transcrição de casamento, não entendi se devo assinalar )


    Obs.: O formulário modelo 3 e a certidão de antecedentes criminais da policia federal não precisa ser apostilado, correto ?  

    Devo informar em algum campo que sou casada a mais de 6 anos ?

    Outra dúvida é que minha certidão de nascimento por copia reprográfica na época do meu nascimento foi escrita com maquina de escrever, não a caneta. Tem algum problema?

    Desde já agradeço a atenção...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.