Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1110811091111111311141451

Comentários

  • Bom dia, mandei um processo de cidadânia p ACP. Onde acompanho o processo.

    Ja me enviateam uma senha.

    Obrigada

  • @Deneise excelente!!!!

    Parabéns para vocês e por mais essa vitória!!! Deu certo!!!!

  • @Glauce Cristina no email que te enviaram a senha, tem um link para você acessar o seu processo, colocando a senha no campo próprio. Vou colocar abaixo:

    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • Estou percebendo que os despachos acontecem em determinados dias, já outros só acontecem os demais andamentos. Acredito que os conservadores centralizem as tarefas de despachas em determinados dias, deixando os outros dias para algumas outras atividades, pois eles não devem ter a atividade de apenas despachar.

  • @Destefano obrigada!!!

    Correção: Assento lavrado na data de 24/01/2022

    Agora sim!

  • Passando para agradecer aos administradores e membros do fórum pelas informações e ajuda na obtenção da cidadania portuguesa!

    Foram 158 dias desde que os documentos foram entregues no ACP.


    Processo de Filho (Art. 1C)

    N° 87xxx/2021

    16/08/2021 - Documentos chegaram no ACP.

    20/08/2021 - Senha recebida, bolinha 1.

    28/12/2021 - Bolinha 2 até 6 concluídas, aguardando o registro.

    24/01/2022 - Bolinha 7 concluída.

  • @Deneise que ótima notícia, parabéns!

    @Destefano eu já tinha essa sensação com o envio da chave. Parece ser as sextas... Ahhh mais um concluído com menos 160 dias, será que vai ser tendência essa redução na análise? Oremos!! Rsrsrs

  • @gandalf boa noite!

    mandei meu processo de cidadania essa semana para o ACP. Então na cópia impressa do PDF do assento do meu pai não consta a averbação do casamento com a minha mãe.

    Porém, para a cidadania da minha irmã vou precisar fazer a transcrição de casamento. Devo mandar os documentos para a transcrição essa semana para o consulado em Santos, então imagino que até lá a transcrição já estará finalizada. Isso não irá interferir na análise do meu processo, por estar diferente da impressão do assento que envie (sem transcrição) com o que estará no sistema (com a transcrição) daqui 5, 6 meses, certo?

    obrigada !

    dani

  • @Danifernanda , não interfere em nada no seu processo

  • Olá, pessoal. Tudo bem?

    Meu marido recebeu por e-mail o assento de nascimento depois de fazer o processo na ACP. Início do mês solicitou a transcrição em Santos.

    Conseguimos eu e ele entrar em Lisboa só com passagem de ida, tendo o assento de nascimento e de casamento?

    Pensamos em chegar lá e solicitar o cartão cidadão e passaporte. Fica pronto em dois dias, certo?

    Obrigada

  • editado May 2023

    Pessoal, boa noite!

    Uma dúvida trivial, quando fui fazer o reconhecimento de firma das assinaturas do formulário 1C reparei que as setas que indicam as assinaturas ficaram passando por cima do último nome das assinaturas, além disso, fiquei com a impressão que não ficaram realmente "apontando" para as respectivas assinaturas, conforme a imagem abaixo!

    Na o opinião de vocês, isso pode vir a dar problema lá em Portugal?

    [removido]

  • @rodriguesrd , não tem problema algum!!

    Relaxe, o importante é o reconhecimento por autenticidade!!

  • @danilostefano

    Parabéns!

    Eu fui colocá-lo na planilha, mas creio que você já estava ali. D. S. D. A era você?

  • Bom dia.

    Reuni minha documentação para a aquisição da cidadania portuguesa como filha de mãe portuguesa, paguei os 175 euros e recebi o formulário 1C para preencher e reconhecer firma por autenticidade, porém me restou uma dúvida quanto ao envio. Nas instruções constantes do formulário não consta o endereço do ACP. Gostaria de enviar para lá pois tenho acompanhados que atualmente é o local com maior agilidade no processo. Posso enviar par o ACP no endereço que consta nas respostas do fórum? O atualmente endereções do ACP seria qual? Pretendo enviar não segunda feira próxima.

    Outra dúvida : qual a validade das certidões obtidas no Brasil para o processo? As minhas foram-me enviadas pelo cartório e apostiladas no dia 03 de novembro de 2021.

    Agradeço a e aguardo o mais rápido possível possível a resposta.

  • @MarciaLoureiro , embora, no formulário, conste apenas o endereço da CRCentrais - Lisboa, pode mandar para o ACP sem medo de errar.

    As certidões eitidas no Brasil têm validade de 12 meses entre a emissão e a entrada na Conservatória.

     Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Faça o envio, preferencialmente, pela DHL, mais rápida e segura que os Correios.

    Boa sorte!!

  • @Marcia Loureiro

    Não se preocupe. As certidões de nov/21 continuam válidas. As certidões brasileiras valem por 1 ano da emissão até a chegada na conservatória e a numeração.

    Você folheou os posts recentes? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274735/#Comment_274735

  • UHUULLLLLL APROVADO :)

    Alterei na planilha, quando receber o numero de assento atualizo por lá tbm.

    @Leticialele @gandalf OBRIGADA ♥

  • @AmandaBranco

    Parabéns. Mais 3-4 semanas e terá o assento.

  • VMSVMS Member

    Leticialele

    Leticia estou enviando um requerimento de meu primo para Lisboa - 1D-Neto

    Ocorre que ele não tem RG atualizada, ele pode usar a CNH atual?

    A conservatória Central de Lisboa aceita Xerox autenticada do CNH com Haya?

  • editado January 2022

    @VMS

    NÃO PODE. Na CRCentrais somente aceitam RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação. Cópia certificada e apostilada.

  • Será que tivemos quantos pedidos em 2021?

  • Onde consigo ver essa planilha?

  • @Destefano vai passar dos 60 mil

    Quem pode, quer se mandar daqui.

  • Boa tarde!

    Meu pai se tornou Portugues em Setembro e dei em entrada no meu processo de cidadania em Outubro.

    Ainda não tive nenhum retorno. Alguém tem alguma ideia de média de prazo para que o processo seja concluído?

  • @LycioDiniz

    Depende de onde você deu entrada. Pra onde mandou, e que tipo de processo era? filho pelo art-1C?

    Se foi no ACP (título desse tópico), em menos de 10 dias recebe um email com a senha.

    Se mandou para a CRCentrais, levam 4 meses pra lhe mandar a senha.

    Ponha seus dados ao final da planilha e vá atualizando com os dados que possui. Se for coo filho-1C pelo ACP, veja aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • @Leticialele Muito obrigada pela explicação!

    Só para confirmar, os documentos necessários pro processo são:

    Do Português:

    • somente a certidão de nascimento

    Do Filho requerente:

    • Certidão de nascimento emitida há menos de 1 ano (apostilada?)
    • RG emitido há menos de 10 anos (só autenticado ou apostilado?)
    • Certidão de casamento (cópia simples pra justificar mudança no nome)

    Formulário Mod. 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório

    Correto? Seriam somente esses documentos + o pagamento dos 175 euros?

    Obrigada novamente

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.