Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1349350352354355648

Comentários

  • Bom dia.

    Leticialele, respondendo à @clarclarissemartins acima, no ítem dois, você diz para juntar uma certidão de casamento, ou uma de óbito caso na certidão de nascimento do ascendente português conste apenas o 1° nome. Essa certidão, qualquer uma delas, tem que ser atual ou pode ser uma cópia de uma original que se tenha? De 1999 por exemplo.

    Obrigado.

  • @Cláudio Melo ...

    Certidão sempre atual...(Menos de um ano de emissão na data de numeração do processo)...

    Quem envia certidão com mais de um ano de emissão para compor qualquer tipo de processo tratado pelo IRN em Portugal estará sujeito a receber uma cartinha...(Notificação de exigência)...Exigindo uma via atualizada do documento...

  • @andrelas

    O seu caso teve prioridade ou vc relatou o prazo das ultimas fases?

    Parabéns pela conquista.

  • Nilton Hessel, obrigado pelo esclarecimento. Como a função seria só para estabelecer o nome de adulto pensei que, junto com a Certidão de nascimento atualizada de Portugal bastaria uma cópia de óbito original autenticada.

    Muito obrigado.

  • Meu processo foi encerrado ontem, 22/01/2022, com a criação do registro.

    resumindo

    11/06/2019, iniciado - entregue pessoalmente

    07/06/2020, iniciou a fase 4

    30/07/2021, fase 6 finalizada.

    22/01/2022, fase 7 finalizada.


    Grato a todos pelas postagens realizadas e que me foram de grande valia.

    Boa sorte a todos,

    abs

  • @SidneyVieira , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • Parabéns @SidneyVieira ! Alegria ver finalizar. Parece que estão encerrando os registros que tiveram despacho em julho/21

  • @SidneyVieira

    Parabéns!

    Nenhum processo termina no sábado, porque não há expediente. Pode até ter sido atualizado no site ontem, mas teria terminado quinta ou sexta. Geralmente a data que vem escrito na consulta online (de que foi enviado para sua morada em xx/01/2022), e também no assento (data do registo), é anterior.

    Eu já atualizei na planilha por você. Obrigado.

  • Pessoal,

    Fiz uma pequena modificação no cálculo da planilha que deve interessar de muitos. Ainda é experimental.

    Quantos dias falta pra sair meu assento?

    Na coluna Q é apresentado agora o número de dias para sair o assento. Assim, vocês podem ver qual é a sua expectativa em dias, depois de receber o Despacho, desde que essa data esteja corretamente informada. (para os mais ansiosos, que olham quase todo dia)

    Idosos foram estimados comparando com seus semelhantes, porque o tempo para o assento tende a ser muito menor (embora no título da coluna isso não esteja explícito).

    Valores negativos, significa que já ultrapassou a estimativa. Se os valores ficarem muito negativos, indica que a anotação foi abandonada. Se vários valores ficarem negativos, pode indicar uma demora maior no processamento, um atraso geral, que se ajustará sozinho + adiante.

    Essa estimativa é auto-ajustada de acordo com processos que informaram Despacho e Finalização nos últimos 180 dias, e por enquanto só existe para a planilha de netos, onde a espera é mais representativa. Distorções podem ocorrer e serão devidamente tratadas.

  • Bom dia, grupo!

    É com satisfação que eu informo que o meu processo foi concluído! Bolinha 7 verde!

    Quero agradecer ao @gandalf e a @Leticialele por tudo o que me ajudaram e ajudam a todos!

    ontem eu havia consultado e nada, mas hoje acordei com essa grande notícia!

    Por favor, @gandalf , poderia dar baixa na planilha para mim? Muito obrigada!

    Meu processo iniciou-se em agosto de 2019. Não percam a esperança!

    Muito obrigada a todos!

  • @Carla_Ribeiro

    Parabéns! Agora é só alegria...

    Não sei se chegou a ver, mas já estava marcado com -12 dias para o assento. Atrasou um pouquinho, mas saiu.

  • @ecoutinho

    Embora vc nunca tenha postado, parece estar ativo no fórum. Poderia confirmar a data de recebimento na Conservatória e o número de seu processo de sua mãe informado na planilha?

    A data da senha indica que ele de fato foi entregue na Conservatória em Novembro e pago em cartão de crédito. Se seu número de processo for 125.000/21 o advogado teria dado entrada em Novembro, nunca seria 20/04/21 como indicado.

    Se você ligar na Linha de Registos eles lhe informarão a data que efetivamente o processo deu entrada na Conservatória. Como tem advogado, você não tem o protocolo de entrega, onde aparece a data. Posso lhe garantir que será Novembro/21.

    Se vc quiser deixar errado não me importo, mas você não terá nenhum benefício de comparação na planilha. Vai causar desvios e afetar a outros. Se corrigir a data, deixe onde está na planilha, e eventualmente ele será movido para a ordem correta.

  • Luciana1995Luciana1995 Member
    editado January 2022

    Obrigada, @gandalf , @Leticialele @LeticiaJ e @guimoss pelas respostas! Eu já pedi o assento do Carlos para o arquivo distrital e já solicitei os outros documentos necessários. Acredito no início do mês que vem já estou com tudo em mãos para entrar com o processo! @guimatamires

  • @gandalf muito obrigada. Fiquei acompanhando o processo do @Guilherme Jorge porque eu sabia que depois dele, o meu viria. Foram exatos 6 meses: aprovou a bolinha 6 em 24/07/21 e o registro ficou pronto dia 23-24/01/22. Então, para os que estão na expectativa, aguardem e acompanhem a planilha!

    Agora eu preciso tirar meu registro online, pois mudei de Estado no Brasil e não vou tão cedo a minha antiga morada buscar! Mando o pedido de transcrição do meu casamento para Santos ainda hoje!

    Vou continuar aqui me beneficiando das informações! Agora vou providenciar a documentação do meu filho que é menor. No entanto, @gandalf queria te perguntar se vc sabe sobre a questão do serviço militar em Portugal, pois meu filho tem 17anos. É como aqui no Brasil?

    muito obrigada por tudo!

  • @Carla_Ribeiro

    O serviço militar não é obrigatório para portugueses nascidos no estrangeiro.

    Se ele tem 17, mande o processo para o ACP o mais rápido possível. Tem que ser numerado antes que ele complete 18.

  • @gandalf farei isso o mais rápido possível! Só preciso transcrever meu casamento! Muito obrigada! :-)

  • Olá, sou bisneta de português e estou tirando a nacionalidade portuguesa pra minha mãe, neta de português.

    Gostaria de saber se os documentos que juntei até agora são suficientes para a atribuição. Meu avô e meu bisavô já são falecido.

    - Cópia da certidão de nascimento do cidadão português (Vô da requerente)

    Nascido em 1919 

    - Certidão de nascimento do progenitor (pai da requerente) filho do cidadão portugues, em inteiro teor, por fotocópia, emitida há menos de um ano, devidamente apostilada, com o declarante de seu nascimento sendo seu pai (português);

    - Certidão de nascimento da requerente (neta do português) emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida a menos de um ano e devidamente apostilada;

    - Atestado de antecedentes criminais da requerente.

    - Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG) da requerente.

    - Certidão de casamento inteiro teor da requerente para justificativa da mudança de seu nome no RG.

  • Bom dia a todos.. Gostaria de adiantar alguns documentos do meu filho para iniciar processo de filho, porém o meu assento ainda sem previsão! Quais documentos que não necessitam de validade limitada para eu ir providenciando? Muitíssimo obrigado :)

  • @Amamda , sim.

    Só falta o Formulário 1D obtido após o pagamento dos emolumentos de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

  • Boa noite,

    Sei que não é uma matemática exata mas com base no andamento das criações de registro, se leva a ordem de processos (em teoria) pelo tempo do processo total ou a partir do momento que foi aprovado?

    Processo de Agosto de 2019.

    Despacho positivo novembro de 2021.

  • editado January 2022

    @Criscarvalhoma

    Se ele vai fazer como filho de portuguesa, mude para o tópico do ACP, que é onde o processo deverá ter seguimento. O filho é maior ou menor de idade?

    Folheie ali nos posts e encontrará a lista de documentos. Essa resposta se aplica a você também. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274735/#Comment_274735

    Como é um processo antigo, terá que verificar essas datas, pelo rastreio da entrega, e a data exata do Despacho de aprovação.

    Pelo ensaio que fiz, mais uns 104 dias, 3,5 meses. Quando mais precisa sua informação, melhor será a previsão. (e vice versa)

  • @gabrielsfc123

    Preencha os dados na planilha (com seu login entre parênteses no nome) e acompanhe a previsão pela coluna Q, se já estiver aprovado. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

    Se ainda não estiver aprovado, a previsão estará na coluna N.

    Acrescente seus dados ao final da planilha, se assim desejar.

  • Boa noite @gandalf ele tem 26 anos…

  • @gandalf sim, ele vai fazer como filho de portuguesa, pois fui eu a declarante dele.

  • @gandalf Obrigado pela resposta… vou entrar no link e prosseguir… 

  • @gandalf não entendi, quando vc escreveu sobre data de aprovação e 3,5 meses… sobre o que você se referiu? rsrsrsrsr

  • @Criscarvalhoma

    Acredito que esse período seja dl momento da aprovação até a emissão do registro.

    Depois desse prazo, o assento é enviado para você, na sua residência.

    Ou, se vc nao quiser esperar, após esse prazo, vc pode pedir o assento pelo civilonline por 10 euros.

  • @guimoss ah tah KKKKKKKKKKKK mas o meu processo ainda vai demorar… está na fase 4 ainda….. por isso eu queria ir adiantando alguns documentos do meu filho….

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Criscarvalhoma

    Cuidado, pois as certidões brasileiras tem validade de 1 ano.

    Localizar os documentos é uma boa e fazer uma transcrição do seu casamento (depois que vc virar portuguesa), se necessário (vale as regras que eu disse para vc antes).

    Entretanto, só emita as certidões do seu filho quando vc tiver o seu assento em mãos.

    Abraços

  • @guimoss ah entendi as certidões possuem validades…. Mas gostaria de ressaltar que nunca me casei… Sou mãe solteira e meu filho não tem pai na certidão de nascimento dele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.