Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

1356712

Comentários

  • Olá, meu nome é Henrique Murtinho.

    Estou levantando a documentação necessária para conseguir a cidadania portuguesa. Após uma consulta nos arquivos aqui da minha família, verifiquei que meu bisavô é português. Nesse sentido, já consegui a certidão de óbito do mesmo, o qual consta como nacionalidade "Portuguesa", porém não havendo mais nenhuma informação. Além deste documento, tenho a identidade estrangeira do meu bisa, o qual confirma os dados do mesmo, porém ainda não consta de onde ele veio.

    Fiz uma busca extensa porém infrutífera. Gostaria de saber se vocês conseguem me ajudar a localizar a certidão de nascimento do meu bisavô ou o assento de batisc. As informações são as seguintes:

    Nome: José Martins

    Data de Nascimentos: 05/01/1913 (segundo registro de estrangeiro)

    Nome da Mãe: Etelvina de Jesus

    Nome do Pai: Antônio Martins

    Desde já agradeço a grande ajuda

  • @HenriqueMurtinho

    Possível irmão do bisavô. O nome do pai está levemente diferente.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9F9-W237?i=764&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKM3-ZBSQ

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5BZ-97TG?i=177&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A27FX-519

    Menciona que é natural de salsas, município de Bragança, Distrito de Bragança.

    Eu sugiro que voce abra um tópico próprio para a sua duvida sob o assunto "buscas por certidões portuguesas".

    A sua dúvida pode passar em branco, se vc postar por aqui.

    E para marcar alguém clique "@"+primeiras letras do apelido e clique qd o apelido desejado for o primeiro da lista.

    Vc sabera que está certo qd o "@"+apelido ficarem coloridos.

    Com esses dados, vc pode tentar fazer o pedido pelo civilonline ou buscar o casamento dos pais e batismos de outros irmãos pelo tombo.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @HenriqueMurtinho

    Provável passaporte da Trisavó, mencionada nos passaportes acima. O "de morais" veio do pai dela, o que sumenta as chances de ser a sua antepassada:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1299593

    Obs: quando for abrir o tópico, copie e cole as mensagens que te enviei (na data embaixo do apelido), para que os outros foristas vejam essa hipótese.

    Obs2: Coloque os dados e links de tds os docs mencionados na sua msg.

  • Essa pergunta é mais por curiosidade: tenho os documentos brasileiros do português (nascido em 1898), com o nome de pai e da mãe dele. No assento de batismo consta apenas o nome da mãe. Só que acabei de encontrar o óbito da mãe, que ocorreu em 1901, como sendo viúva de uma outra pessoa - que tem o mesmo sobrenome da que consta como pai nos documentos do filho. Acho que isso não interfere no processo, já que não terei que incluir o assento de óbito da mãe, mas é possível que o "pai" (bisavô de minha esposa) tenha, na verdade, adotado o filho (avô dela)? Que seria, então, de um parente? O bisavô que consta dos documentos brasileiros trouxe o avô para o Brasil em 1912 - o nome dele consta de lista de desembarque.

  • Bom Dia, meu nome é Kíssila!

    Estou há pelo menos dois anos procurando o assentamento de batismo do meu Bisavô, para tentar conseguir a Cidadania Portuguesa da minha mãe e consequentemente a de seus descendentes. Nesse tempo fiz buscas através dos Arquivos Distritais e fiz cadastros em site de busca de arquivos históricos, mas obtive poucos resultados. Tentei uma consultoria particular mas me cobraram 15 mil reais pra resolver tudo. Sem chances!!!

    Peço ajuda de todos vocês pra reascender o sonho da minha mãe de viver em Portugal

    Consegui através de um membro da família alguns documentos que me direcionaram na pesquisa, porém sem sucesso!


    Links Disponíveis dos anexos que fiz pelo FamilySearch


    1) Identidade Militar (Considero esse documento mais importante) - Autorização para sair de Portugal

    Nome: Henrique Alves Pinto

    Nacionalidade: Portuguesa

    Data de Nascimento: 11 de junho de 1906

    Genitores: Manoel Pinto Alves e Maria Corrêa Duarte

    Residente: Freguesia de Nespereira / Conselho de Cinfães / Distrito de Viseu

    Esse Documento foi emitido em 06/02/1932


    2) Identidade para Estrangeiros

    Nenhuma informação adicional relevante, exceto o número de registro Brasileiro


    3) Certidão de casamento do Brasil

    Identifiquei divergência no nome da mãe

    Consta Maria Corrêa Dutra

    Cônjuge: Carmen de Souza que passou a se chamar Carmen de Souza Pinto

    A esposa segundo registro é Brasileira e moradora do Rio de Janeiro. Familiares afirmam que a mesma nunca saiu do Brasil.

    Data do casamento: 05/06/1935


    4) Certidão de óbito do Brasil

    Nenhuma informação adicional relevante, exceto a data do óbito 16/01/1995 e novamente nome da mãe consta Maria Corrêa Dutra


    Desde já agradeço







  • @kissilaan

    Assento no. 65 de 1906.

    https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=16844&FileID=188648

    O sobrenome da mãe consta como "Rodrigues Duarte".

  • Bom dia!

    @Guilherme Moreira


    Não acreditoooooo !!!!!!


    É ele mesmo. Mais abaixo o cartório retificou o nome da mãe. "Digo, Maria Correa Duarte"


    Agora preciso saber o que faço com isso. Rsrs


    Você é fera!!!!!!

    Obrigada.








  • @kissilaan , você tem que pedir essa certidão, em papel, certificada ao Arquivo Distrital de Viseu - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Verifique quem foi o declarante do nascimento do filho . Se foi o português, até que a criança tivesse 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento

    Junte a certidão inteiro teor apostilada do(a) filho(a) do português

    Certidão por cópia reprográfica apostilada da requerente

    Cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação

    Certidão de antecedentes criminais de todos os países em que residiu após os 16 anos

    Formulário 1D com a assinatura reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Mande tudo, preferencialmente por DHL, para a CRCentrais - Lisboa

    Boa sorte!!

  • Boa Tarde!

    @Leticialele

    Fiz a solicitação da certidão em papel conforme me orientou e recebi essa informação:


    282145 FIM DO FLUXO DO PEDIDO DE REPRODUÇÃO

    MENSAGEM RECEBIDA

    Exma Sra

    Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Cinfães, à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.

    Com os meus cumprimentos,

    Maria das Dores Almeida Henriques

    Diretora


    O que significa???











  • @kissilaan , mande um email para registos.cinfaes@irn.mj.pt , solicitando a certidão certificada.

    Coloque todos os dados que o @Guilherme Moreira informou.

    O telefone de lá é +351 255 560 050

  • @Guilherme Moreira e @Leticialele

    Essa certidão emitida no site civil online tem a mesma validade que emitida no site do Distrito de Viseu??


    Obrigada

  • @Guilherme Moreira , obrigada! Não sabia!!

  • @guimoss

    Muito obrigado por sua ajuda. Admito que sou muito leigo no que cerne a pesquisa via internet de documentos.

    Quanto a criação de uma sala de discussão, não sei se estou tendo problemas com o sistema, porém sempre que tendo abrir a discussão ele diz "Sua discussão aparecerá após ser aprovada".

    Fiquei até chateado pois desde o dia que enviei a pergunta, já havia solicitado uma sala específica. O que nos resta é esperar.

    Todavia agradeço a baita ajuda que me deste.

    Receba a estima deste pesquisador que vos escreve.

    Fraternais abraços, Henrique

  • Boa Noite!

    @Guilherme Moreira

    o site Civil Oline, ao solicitar aparece a mensagem:


    Foi detectado um problema::

    Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário:

    • Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos

    Neste caso, seria melhor mandar e-mail, né? ou há outra alternativa? Tinha adorado essa. Rápida e fácil

  • @kissilaan , coloque o ano de 1926. Em Informações adicionais, coloque a data correta.

  • @Leticialele

    Deu certo, obrigada!

    Vou realizar o pagamento.

    Repetindo a dúvida, só pra ter certeza: Essa certidão emitida no site civil online tem a mesma validade que emitida no site do Distrito de Viseu?


    =

  • @kissilaan , sim, pois estará informatizada!

    Para o processo, basta mandar cópia simples.

  • kissilaankissilaan Member
    editado January 2022

    Boa Noite!

    @Guilherme Moreira e @Leticialele

    Consegui emitir a certidão online, mas estranhei o modelo digital.

    Parece um simples resumo e não é como as certidões no Brasil. É isso mesmo? Posso prosseguir com isso, mesmo não tendo o nome completo do meu Bisavô?

    Obrigada

  • @kissilaan , é exatamente essa.

    Vou apagar a imagem para sua segurança, você não cobriu campos importantes!

    O Fórum é público e nunca se sabe quem frequenta!!

    Você manda uma certidão de casamento ou de óbito para demonstrar o nome que seu bisavô adotou quando adulto.

    As certidões portuguesas são assim: (modelo, para substituir a que apaguei do seu post)


  • @Leticialele

    Boa noite!

    Certo, entendi, obrigada!

    A certidão de casamento dele e óbito tem divergência do nome da mãe. Esses podem ser cópia simples?

    A documentação do meu avô ,que já faleceu, também precisa ser original?

    A da minha mãe manda tudo junto?

    Desculpa são tantas informações e ao mesmo tempo muitas dúvidas e estratégias.

  • @kissilaan , qual a divergência no nome da mãe?

    A certidão do seu avô, filho do português, tem que se original, inteiro teor, apostilada.

    A certidão de nascimento da sua mãe, a requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    A certidão de casamento de sua mãe, para justificar eventual diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG tem que ser inteiro teor, não precisa apostilar.

  • @Leticialele

    Consta o nome Maria Correa Dutra ao invés de Maria Correia Duarte. Mas tenho cópia de um documento oficial do exército português onde consta o nome correto da mãe dele.

    Você recomenda algum lugar mais em conta que faz apostilamento? Consultando na Internet vi que tem lugares que cobram bem caro.

    Copia reprográfica é diferente de Xerox?

    Os casamentos (mãe e avô) não precisam realizar transcrição?

    Última dúvida rsrs

    Pode ter duas requerentes? Ou para fazer o da minha tia precisa ser feito individualmente?

    Obrigada,

    Desculpa pelas dúvidas.

  • @kissilaan , terá que retificar a certidão. Peça uma certidão certificada ao Arquivo Distrital e apostile na PGR - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267506/#Comment_267506

    Cópia reprográfica é o mesmo que xerox, mas a certidão vem em papel moeda. Quem faz a cópia é o cartório.

    Muita gente costuma apostilar os documentos em Florianópolis, enviando e recebendo de volta por SEDEX - Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400

    Como assim, duas requerentes?

    Se duas pessoas, ainda que irmãs, forem pedir a cidadania, cada uma tem que ter seu próprio processo, com todos os documentos. Nada pode ser compartilhado!!

  • @Leticialele

    O Arquivo Distrital negou a emissão da Certidão certificada, pois disse que eu tinha que solicitar a Conservatória e assim fiz pelo Civil Online. Esse documento não serve pra retificar o nome da mãe aqui no Brasil. A certidão de inteiro teor não tem também essa finalidade? Nao seria para dirimir qualquer dúvida em relação ao nome, entre outros?

    Obrigada

  • @kissilaan , você pode apostilar a certidão do civil online!! Basta mandar o Código de acesso para eles! Junto com o requerimento e o comprovante de pagamento de 10,20 euros (pode ser por vale postal)

  • Então, eu já tenho a minha nacionalidade e a fiz com a certidão que me enviaram de Portugal (Assento de Batismo). Essa certidão é portuguesa e não brasileira, então não tem como fazer nada com ela aqui.

    As certidões brasileiras precisam ser apostiladas.

    Quando eu fiz não era apostilagem, mas tinha uma chancela do Itamaraty, mas minha irmã está com o processo correndo em Lisboa com a mesta certidão do meu avô.

  • BOA NOITE, FORISTAS. AJUDA, POR FAVOR.

    PROCURO O REGISTRO DE BATISMO DE MEU AVÔ BRASILEIRO JOSÉ NARCISO CORRÊA. PELA CERTIDÃO DE CASAMENTO DELE COM MINHA AVÓ PORTUGUESA, ELE TERIA NASCIDO ENTRE 1877. PELA CERTIDÃO DE ÓBITO DELE, ELE TERIA NASCIDO EM 1868.

    JÁ REVIREI O FAMILY SEARCH, CONSULTEI A PARÓQUIA DE RESENDE (CIDADE DO RJ ONDE ELE NASCEU) QUE ALEGA NÃO TER O REGISTRO DO BATISMO DELE. ADQUIRI AS ANOTAÇÕES DE ITAMAR BOOP (GENEALOGISTA QUE DEDICOU-SE A COMPILAR INFORMAÇÕES SOBRE FAMÍLIAS DE RESENDE). ENCONTREI MENÇÃO AO NOME DE MEU AVÔ, ALEM DE NO REGISTRO DO SEU CASAMENTO E SEU ÓBITO, NOS REGISTROS DE NASCIMENTO DE SEUS FILHOS E DE CASAMENTO DE MEUS PAIS. APRESENTEI ALGUMAS DESSAS CERTIDÕES EM QUE CONSTA O NOME DELE PARA A TRANSCRIÇÃO DE SEU CASAMENTO COM MINHA AVÓ, MAS O CONSULADO PORTUGUÊS NO RIO DE JANEIRO EXIGE A CERTIDÃO DE BATISMO DELE OU DOCUMENTOS QUE COMPROVEM QUE ESSE REGISTRO NÃO EXISTE.

    SUA MÃE ERA EMERENCIANA MARIA DE JESUS E SEU PAI JOAQUIM FRANCISCO CORRÊA, AMBOS NASCIDOS EM RESENDE.

    A TRANSCRIÇÃO DE UM CASAMENTO DE UM BRASILEIRO COM UMA PORTUGUESA TEM SEMPRE QUE SER FEITA ATRAVÉS DE UM CONSULADO?

    ALGUEM PODERIA ME AJUDAR A DAR ALGUMA LUZ NESSA ENCRENCA?

    MUITO OBRIGADO

  • @Ronaldocorreasalek , entre em contato com a Conservatória de Braga.

    Leia este relato - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614

    Você precisaria de um documento do Cartório do RCPN de Resende, informando a data em que foi instalado e de uma declaração assinada pelo Pároco da Matriz da cidade dizendo não haver registro do batismo de seu avô.

  • @Leticialele Farei o que vc recomenda.

    Eterna gratidão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.