Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1201202204206207315

Comentários

  • editado January 2022

    @LiliaCouto

    Me mostre a resposta que deram dizendo "porque emitem por ordem de aprovação". Eu suspeito que tenha algum sentido, mas nunca vi.

    Já ouvi a Conservadora chefe dizer que "nós procuramos trabalhar os processos por ordem de chegada". Isso significa por Numeração.

    Me responda a seguinte situação: 2 processos se iniciam com 3 meses de diferença um do outro, digamos janeiro e abril.

    O de janeiro agarra em alguma fase, digamos consultas externas. Acabam aprovando +- juntos, mas o de abril 20 dias antes (o mais novo aprovou antes que o mais antigo). Nenhum dos dois recebeu assento ainda. Qual sairá primeiro? O de janeiro (porque o NºProcesso é mais antigo, por ordem de chegada), ou o de abril (porque recebeu o Despacho 20 dias antes, por ordem de despacho)?

    Posso quase garantir que será o de janeiro. E o motivo é simples: quem faz o registo, olha na tela, e vai puxando os processos, o mais antigo aparece no topo da tela, e vai fazendo o assento. Poderia ser ordenado por data de Despacho? Sim poderia, mas é improvável. Essa data nem é mencionada de forma relevante, como é a Numeração do Processo (o protocolo de ordem de chegada). Concorda?

    Nas vezes que eu liguei na LR e perguntei "qual foi a data do Despacho?", levava uns 4 minutos pra acharem a data lendo no texto.

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    Claro, resposta que recebi de Ana Duarte, oficial de registos:

    "Em resposta ao e-mail infra, informo que os registos são elaborados por ordem de data de decisão, em respeito pelo princípio de igualdade de tratamento dos interessados e dado o elevado número de registos para serem elaborados, infelizmente ainda não nos foi possível concluir o seu processo.

     Conforme informação já prestada, a decisão favorável do seu processo é do dia 16 de julho de 2021, e nesta data estão a ser lavrados os registos com decisão do dia 14 de junho de 2021, referentes ao mesmo fundamento legal."

    Resposta que recebi de Isabel Leonor Alves Tupete, oficial de registos:

    "Exma. Sra.

    Tenho a honra de informar V. Exa. que em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), os registos são lavrados por ordem cronológica da decisão favorável, mas devido ao elevado número de processos despachados favoravelmente, a aguardar a feitura de registo, não é possível prever data para a realização do assento de nascimento em causa, ressalvando-se porém, as situações de urgência devidamente fundamentadas e documentalmente comprovadas."

  • @LiliaCouto em que data você recebeu este e-mail?

  • Boa tarde, Gandalf e Leticialele,

    Recebi hoje pelo Rastreio da DHL um recibo de meu processo em Lisboa

    Nome: Wesley Esteves

    Data da entrega no posto DHL (Barra da Tijuca RJ): 13/01/2022

    Recebibento confirmado por email DHL nas Centrais de Lisboa: 17/01/2022

    Se puderem me incluir na planilha de Acompanhamento, ficarei grato,

    Um abraço,

    Wesley.

  • @mrramzan o primeiro email que copiei e colei eu recebi em 06/12/21. Mas em 05/01/2022 me responderam que estavam ainda a lavrar registos com data de decisão de 15 de junho de 2021.

    @gandalf desculpe esqueci de te marcar na resposta.

  • @WESLEY

    Colocado na planilha, e está aguardando o número do processo e a data da senha para ser movido para a ordem certa.

  • Muito obrigado Gandalf.

    Agora é só esperar 90 dias aproximadamente para quem sabe receber o numero de processo e senha...

    Parece que existe uma sala de discussão especifica para pedidos de urgencia, tenho alguma duvidas sobre este assunto, mas acho que seria melhor perguntar lá.

    Gandalf apenas para informação a quem possa interessar: Fui informado que o Balcão de Cidadania de Ovar foi encerrado em 31/12/2021, transferido para Aveiro... Porem eles continuarão a analisar e finalizar os processos que deram entrada em Ovar em 2021.

    Mais uma vez obrigado,

    Um abraço,

    Wesley.

  • bmartho

    O processo da minha esposa esta na CRC desde 16.09 e ainda nao enviaram a senha e numero processo , da minha filha por porto chegou em 15 dias, eu ja tenho nascionalidade portuguesa

    Abraço a tds

  • @WESLEY

    Sim, é verdade. Já foi publicado o Despacho do IRN no dia 10/jan/22. Veja detalhes e o doc nesse tópico. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273661/#Comment_273661

    Pedidos de urgência, são aceitos tipicamente por motivo de trabalho, estudo, saúde. Veja uma explicação rápida aqui, e mais detalhes 2 posts abaixo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273881#Comment_273881

  • @gandalf

    Eu agradeceria se você pudesse me adicionar à planilha do artigo 3

    @entrechatquatre

    Meu número de processo: 93***/2019

    Data de recebimento do CRC pela DHL: 20/11/19

    Data de recebimento/chave recebida: 27/11/19

    Data do processo aprovado - 08 Julho 21

    Atualmente aguardando inscrição (Bola 7 marrom)


    Alguma idéia de quando meu cadastro será criado e meu processo concluído?

  • Olá para todos! O processo de nacionalidade da minha esposa chegou em Lisboa em 10/08/21 e até hoje não enviaram o email com a senha e número do processo para podermos acompanhar.

    Existe algum email pelo qual eu possa entrar em contato com eles?

    Muito obrigado.

  • @LiliaCouto @gandalf esta é a resposta que recebi quando perguntei sobre quais datas estão sendo despachadas


  • @mrramzan obrigada!!! Já melhorou um pouquinho :)

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    @entrechatquatre nas últimas 2 semanas eles andaram uma semana de decisões. Foram de decisões de 15/06/21 até 22/06/21. Caso esse ritmo se mantenha, o seu poderia sair dentro de um mês. Mas tá difícil de prever, porque antes disso eles levaram 1 mês pra andar um dia de decisões, e cinco meses pra andar 1,5 mês de decisões.

  • @liliancouto como você obteve esta informação, de que não estão emitindo a certidão desde outubro? Parece brincadeira, se contar ninguém acredita!

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    @Gustavo1510 isso no caso eu falei "de orelhada", olhando a planilha mesmo... Se não me engano eu disse "parece que não estão..." Não é exatamente isso. Mas que estão MUITO devagar desde então, isso com certeza se observa.

    O que eu tenho por escrito enviado por diferentes oficias de registo da CRC Lisboa é que eles emitem por ordem cronológica de decisão e as datas de decisões cujos registos eles estavam lavrando.

  • No andar dessa "carruagem" no meio do ano sai o meu assento ....

  • @Zervesff se não acelerarem, é isso infelizmente

  • @LiliaCouto

    Eu gostaria de ver uma ou duas dessas mensagens. "O que eu tenho por escrito enviado por diferentes oficias de registo da CRC Lisboa é que eles emitem por ordem cronológica de decisão e as datas de decisões cujos registos eles estavam lavrando."

    O que tenho é diferente, onde a Conservadora chefe dos serviços de Lisboa diz no Parlamento: "nós na Conservatória procuramos trabalhar os processos por ordem de chegada, e se algum sai dessa ordem, naturalmente o motivo tem que estar documentado no processo".

    Por "ordem de chegada" é a ordem da numeração, ou o NºProcesso.

  • Bom dia!

    Estou com algumas dúvidas.

    Certificado de registo criminal, da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde tenha residido e resida actualmente, após os 16 anos de idade. --Nasci no país A, mas saí de lá quando tinha 2 anos e vivo no país B até agora. Eu sei que devo enviar o certificado de registo criminal do país B, mas preciso enviar o certificado de registo criminal do país A?


    Muito obrigada.

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    Oi @gandalf eu respondi sua outra mensagem copiando e colando dois emails diferentes de duas oficiais de registos diferentes dizendo isso da outra vez que você me pediu. Volta algumas mensagens que está aqui, do dia 17/01 minha mensagem com isso.

  • Pessoal, bom dia! Não sei muito bem explicar como, mas hoje tive a excelente notícia que o processo do meu marido foi aprovado. O despacho saiu hoje mesmo, pois chequei ontem e não estava verde. Chequei mais uma vez a carta da CRCentrais e a numeração do processo dele foi em 25/02/2021. O processo foi recebido por DHL na Conservatória no dia 06/11/2020, conforme comprovante por e-mail da DHL abaixo transcrito:

    Notification for shipment event group "Delivered" for 06 Nov 20.

    AWB Number: 5271933730

    Pickup Date: 2020-10-30 15:36:45

    Service: 7

    Pieces: 1

    Cust. Ref: REC

    Description: DOCUMENTS, GENERAL BUSINESS


    Enfim, se foi um erro, foi um erro de muita sorte! Desejo a todos muita sorte também em seus processos e assim que sair o registo, atualizarei a planilha!

  • Boa tarde, passei e-mail ontem querendo saber do meu registro e me responderam o sequinte :

    CRCentrais - Administrativos

    07:09 (há 7 horas)

    Bom dia

     

    Os registos de nascimento são efetuados por ordem dos despachos dos conservadores, como o processo que menciona foi despachado em 20-10-2021 e como estamos neste momento a efetuar os registos de 1ª quinzena de junho, temo que ainda faltem cerca de 4 meses para que se efetuem cerca de 2200 processos despachados antes do seu.

     

    Gratos pela compreensão,

    Com os melhores cumprimentos

  • editado January 2022

    @Silvana Asfora

    Agora vi que seu processo entrou em 11/2020. Tem 440 dias. Foi bem rápido.

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    @Basttos obrigada por compartilhar! Primeira vez que vejo eles tentando dar uma previsão. Mas não faz sentido o que disseram sobre ainda estar nos registros de decisões da primeira quinzena de junho :( Dia 05/01 me disseram que estavam nos registos de decisões de 15/06 e ontem mesmo responderam ao @mrramzan dizendo que estavam em 22/06!

  • @LiliaCouto eu espero que seja um erro de digitação...rs....ou cada oficial tem um lote de despachos pra tratar....

  • @Zervesff pensei nisso. Espero!

  • @LiliaCouto

    Eu tinha deixado escapar sua primeira resposta com os textos.

    Creio que terei que modificar na planilha a apresentação da previsão em duas etapas. Dias p/ Despacho; Dias p/ Assento.

    Obrigado pelo retorno, e desculpe não ter visto da primeira vez.

  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    Sem problemas, @gandalf. Fico feliz se pude contribuir. Por acaso @Basttos logo depois mandou também a resposta que recebeu, reforçando a mesma informação.@bassili

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.