Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1109410951097109911001458

Comentários

  • @gandalf entendi...

    Não sei se tem como, mas e se trabalhar com 2 planilhas, sendo uma de forma automática é alimentada pela primeira, que é mais simplificada e com os processos que geram as estatísticas atuais, mais os processos novos, que ainda estão sob análise? Digo isso porque a planilha consolidada ficaria mais com o um conteúdo estatístico e mais pesada, já a planilha que receberá a alimentação primária ficaria bem mais leve. Assim, obviamente, são as primeiras ideias que surgiram na minha cabeça, pode ser que isso não esteja nos seus planos e, caso dê muito trabalho, deixa do jeito que está.

  • A planilha não é feita pra funcionar assim com tanta gente mexendo.

    Existe um formato chamado "webview", em que as pessoas visualizam via web, mas não podem alterar diretamente. Nesse formato, você consegue distribuir as planilhas para um universo muito maior de pessoas ao mesmo tempo, sem congestionamento.

    Também a atualização seria melhor se usasse "google forms", em que a pessoa abre um formulário, preenche os dados, isso vai para uma planilha de trabalho, e é atualizado direto na planilha em background.

    Aí você põe webview junto com forms, e a planilha se torna super leve e muito mais segura para as atualizações, e acessível por dispositivos móveis. Mas tem que ter sangue novo e energia pra implementar. Não é que eu não saiba o que tem que ser feito. É que eu já dei minha contribuição até aqui. :-)

    Mas citando Saint Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Está fora de contexto, mas não creio que a raposa se importe se eu aplicar aqui. Hehe

    Fui arquivar a planilha, mas vi um problema que preciso pesquisar mais fundo antes.

  • @gandalf entendo e concordo muito.

    Eu falo em arquivo, para não jogar fora todo o arquivo, mas, na verdade, esses dados só servem como forma de mostrar melhoria ou pioria, porque essas pessoas nem devem mais frequentar o fórum. rsrsrsrs

    E se de alguma forma esses dados não são mais úteis para quem está com processo ativo, não vejo necessidade de mantê-los.

    Além disso, tenho em mente que todo mundo que coloca o nome na planilha, deveria colocar um nome válido de usuário do fórum entre parênteses, pois assim, ainda temos como chamá-los para atualização.

    Certamente, muitos dados da última semana estão faltando na planilha.

    Por fim, o trabalho de administrar uma planilha com centenas de pessoas atualizando é extremamente hercúleo!

  • @Destefano

    A planilha é usada por pessoas que não participam do fórum. Ela tem sido anunciada em grupos de facebook, e até advogados. Por isso não tem como pedir o login. E mesmo muita gente do fórum põe o nome de outra pessoa mas não se identifica. Não tem como associar uma coisa e outra. Isso de colocar entre parênteses, foi uma coisa que comecei a fazer, para evitar criar uma coluna extra.

    Não me importa quem usa, desde que use direito.

    A planilha funciona quase sozinha, e se as pessoas pusessem os dados corretos, não precisaria interferência. Eu fico patrulhando e quando vejo claramente que os dados informados não batem, eu deixo no final, depois da linha amarela, para que a pessoa corrija.

    Mas há casos de pessoas que mudam os dados de outras pessoas, intencionalmente. Isso é o que dá mais trabalho. E por isso a planilha vai ter que mudar a maneira de acessar. Como efeito colateral, ficará mais leve também. Em Breve!

  • @Destefano , até semana que vem estará aprovado, se tudo estiver correto

  • @gandalf boa tarde

    fiquei com uma dúvida, então esse documento pdf que me enviaram da ACP do meu pai, eu anexo no meu processo, que será tido como a certidão de nascimento portuguesa do meu pai, certo?

    Outra dúvida, eu não preciso enviar no meu processo de cidadania a minha certidão de nascimento em INTEIRO TEOR (emitida há menos de um ano - original) devidamente apostilada, somente a certidão de nascimento por fotocópia do livro de registros de nascimento (emitida a menos de 1 ano) devidamente apostilada. Certo?

    Obrigada!

    Dani

  • @Leticialele @Destefano

    Não senhora Lele... Por que incentivar uma expectativa que não vai se concretizar? Quer apostar?

    O último aprovado foi do dia 06 e 07/09. Tem gente de agosto ainda esperando. Ele é 24/09. Serão 2 semanas 25 ou 26/01, na melhor das hipóteses.

  • Que grupo é esse @Destefano ? rs hahahha cabe mais gente nesse grupo ai?rs

  • Hahahahahaha@patimartin é um do Facebook Chama-se não cidadania portuguesa não pague a ninguém. Ou algo parecido.

  • @Destefano obrigada haha vou la dar uma olhada pra alimentar minha ansiedade kkkkk

  • @Danifernanda

    "que será tido como a certidão de nascimento portuguesa do meu pai," esse é o assento de seu pai. Sim, mande a cópia impressa

    SIM, somente a certidão de nascimento por fotocópia do livro, apostilada

    Assentos portugueses não têm as "firulas" das certidões brasileiras. Eles funcionam como um localizador dos dados que estão no sistema.

  • editado January 2022

    @gandalf , semana que vem vai de 17/10 a 22/01. Quase acertei na mosca...

    Normalmente, pula direto da bolinha 2 para a 6 bem rapidamente, sendo aprovado se tudo estiver correto. Depois, é aguardar o registo.

    Não aposto nada com você!! hahahahaha

  • CONCLUSÃO DE PROCESSO...***MENOR DE IDADE...:


    Estado do processo 937xx / 2021 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    GABRIEL xxxxxxxx HESSEL xxxxxxxxxx

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 12/01/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    DATAS...:

    07/09/2021 - Documentos rececionados no ACP...;

    07/12/2021 - Solicitação da chave para acompanhamento do processo via LINHA REGISTOS...(Bolinha 2 verde)...;

    17/12/2021 - APROVADO...;

    12/01/2022 - CONCLUÍDO...

  • Boa noite pessoal, estive fora o dia todo.

    Excelentes notícias @Destefano , está chegando na gente hahahahaha

    Verifiquei agora, olha aí parceria hahahahahahaha


    Grande abraço;

  • @Rogeriof que maneiro. Fico feliz aqui!!!

  • @Destefano

    Enviei no que o @gandalf passou aqui no fórum

    Mas estou seguindo o conselho de ligar tambem, por ser interativo e seguindo o conselho de ligar, tenha em mãos papel, caneta e dados do processo.


    Boa sorte!

  • @Beatriz Bonfim entendi.

    Esse email geralmente é para envio de senha. Tenta esse daqui arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Boa sorte!

  • editado January 2022

    @Beatriz Bonfim

    Meu conselho era fazer uma coisa ou a outra. Nunca os dois. Por que ocuparia a duas pessoas pela mesma resposta?

    Se vai ligar, não mande e-mail. Se mandar e-mail, não ligue, deve então esperar 3 dias pela resposta não interativa. Escolha seu estilo.

    Leticialele gosta do e-mail. Eu gosto do telefone pra perguntar, e só uso o e-mail para receber uma cópia da exigência, ou documentar respostas. Como eu disse, é questão de estilo.

    @Destefano há vários e-mails, imagino que cada um caia numa pessoa que pode ser mais rápida ou mais lenta. Tanto a ligação, como o e-mail, tem a mesma função, e servem para saber a senha, saber a exigência, etc. Pra saber a data que numerou, só por telefone. Esse que você mencionou é um e-mail dessa conservatória em particular, e raramente respondem, por causa do volume.

    Já a ligação é certa. Você sabe quando está sendo atendido. Pode demorar, mas resolve em 90 minutos, não em 3 dias ou 3 horas ou nunca.

    Se eu sugeri aquele e-mail, tinha um motivo em mente. Eu não disparo 5 e-mails. Tem que ser certeiro.

  • Bom dia pessoal!

    olhando aqui historico de mensagens vi que atribuição filhos PORTO ja esta levando 7 meses. Estou certo? Ainda é o mais rapido?

    Agora outra duvida, para encaixar nos meus planejamentos, uma vez registrado, qual e o tramite mais rapido para estar com o passaporte em maos?

    obrigado!

  • @gandalf

    Obrigada, quando mandarem o número do processo eu posto aqui no tópico.

  • @gandalf então, ouso divergir de alguns pensamentos. Acho isso saudável. Respeito a sua opinião. No entanto, acredito que muitas coisas que você seja por experiência alheia. Comigo está sendo assim, pelo menos. Não participo só desse fórum. E já li relatos sobre os emails e, sem me alongar muito, o email do Porto pode ter acontecido por sorte, mas alguns conseguiram informação por ele.

    A sua mensagem para a Beatriz, por exemplo, eu não entendi rsrs pois não vi essa observação de que era para ligar ou mandar email na mensagem marcada por ela. Até concordo contigo, mas a pessoa que não trabalha com processo e tem o sonho de conseguir algo oriundo de um processo vai ficar ansiosa, não tem como. E a exigência deveria ser uma prática automática dos serviços nacionalidade e enviar um e-mail de forma automática, ainda que mande a carta. Isso facilitaria para todos.

    Enfim, aqui temos cultura de vários lugares do país e eu ainda estou aprendendo a lidar com o tom das palavras muitas vezes, como estou lendo, sempre leio pensando que a pessoa não está brigando comigo, até porque não conheço ninguém do grupo. Rsrs

    De toda forma, eu sou muito agradecido ao grupo e a vocês que sempre me responderam as dúvidas que tive, de forma clara, principalmente Letícia e o Gandalf.

  • @Sutterrodrigo

    Sim o ACP é o mais rápido e seguro. Sim, tem sido aproximadamente 7 meses, se a documentação estiver toda correta, sem exigências. Se precisar fazer antes a transcrição de casamento dos pais, leva mais 1 mês.

    Tendo o assento em mãos a pessoa já é português, e pode entrar em PT como cidadão, usando um passaporte brasileiro e o assento.

    Para poder pedir seu PEP (passaporte português), você precisa antes tirar o Cartão do Cidadão (equivalente ao seu RG português).

    Daí tem 2 caminhos:

    a) agendar e pedir o CC no consulado (pessoalmente porque tem que fazer biometria e assinar). Depois de 6-8 semanas voltar no consulado para retirar (levantar) seu Cartão, pedir o PEP (foto, e assinar), e aguardar 3 semanas para receber pelo correio. O mais difícil é conseguir o agendamento, que pode levar dias, ou meses.

    Com sorte, toda essa provação pode levar: 2 meses para conseguir agendamento e pedir o CC, 2 meses para receber o CC e pedir o PEP, 1 mês para chegar o PEP. Levará 5-6 meses no total se conseguir encaixar todos os agendamentos, sem perder. Mas é o que a maioria faz.

    b) com seu assento na mão ir para Lisboa, no Campus da Justiça pela manhã para fazer a biometria e pedir o CC, voltar á tarde para levantar o CC e pedir o PEP. Nesse momento, pode decidir se quer buscar o PEP no dia seguinte, ou esperar 1 semana pra receber pelo correio.

    Embora a segunda opção pareça mais vantajosa, lembre-se que tem o custo do vôo, estadia, locomoção, PCR para Covid 2X, talvez quarentena, e o risco da viagem em si. Para fazer como turismo, quase tudo interessante está fechado no momento pela pandemia.

  • editado January 2022

    @Destefano

    Eu não quis ser ofensivo.

    Foi só o post dela, quando ela diz que mandou o e-mail, e vai ligar.

    Se decidiu mandar o e-mail, esse é um caminho, e deve dar tempo para essa modalidade acontecer.

    Se decidiu ligar, não mande o e-mail, porque vai fazer alguém perder tempo pra buscar e responder. Um só não faria diferença, mas são milhares na mesma situação, e no volume, a coisa aperta. Aí você posta um e-mail diferente. O que a pessoa vai pensar? Olha, eu não tentei esse e-mail ainda. O meu está demorando. Deixa eu tentar esse e-mail também.

    Então de vez em quando a gente tem que ser mais incisivo, pra evitar a bola de neve, onde cada pedido se desdobra em 3 ou 4, que vão gerar esforço, repetição de tarefas, e causar congestionamento quando acontece aos milhares. No final é ruim pra todos, inclusive para a própria pessoa.

    As Conservatórias (e o judiciário em geral) não mandam e-mails, que sabe-se lá onde vão cair. Eles mandam correspondência. Carta em papel. Você pode achar conveniente o e-mail, mas pra eles é um problema legal, e precisam autorização. Somente com seu pedido eles podem responder com e-mail. Algumas vezes, somente com uma autorização sua por carta, assinada, eles podem iniciar a discussão do seu processo por e-mail.

  • Bom dia, pessoal.

    Estava com uma curiosidade.

    Nós poderíamos considerar os números da planilha como sendo uma amostra do número total de processos na ACP? Assim, em 7/21 foi o mês com mais processsos no ano passado, isso refletiria a realidade na ACP?

  • @Matheushen

    Tendo em vista que nem todos os processos estão nessa planilha, mas como amostragem considero que sim.

  • editado January 2022

    @Matheushen

    NÃO pode. A planilha é uma gota no oceano.

    Pode considerar um indício, o fato de que mais pessoas preencheram, mas pode ter sido um momento de divulgação maior, ou porque os processos de Julho estão se completando em dezembro e mais gente colocou ali pra acompanhar.

    O fluxo é mais ou menos homogêneo ao longo do ano.

    Se quiser saber, olhe pelo número do processo, quando começa e quando termina o mês. O milhar do processo vai lhe dizer quantos mil processos entraram naquele mês. Olhe mais pela data de senha, não tanto pela DtRecepção.

    Pode fazer isso por qualquer das planilhas, mas a do ACP costuma ter números mais realistas, mais volume, e menos atrasos na numeração.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.