CRC - Lisboa: Processos enviados

18990929495107

Comentários

  • @gandalf eu assinei no cartório e mandei a documentação toda certinha pela DHL. Segunda vou ligar. Minha mãe já tirou a nacionalidade, logo estou tirando como filho. Toda a documentação estava certinha. vou ligar lá na segunda.

  • @pablonatal

    Eu só lhe expliquei porque como foi outro que fez (o procurador), você não sabe detalhes de como foi feito. A partir daí toda a conversa é com o procurador.

    Se ele mandou pelo correio o seu form-1C, com prazo suficiente para sacarem o Vale Postal, que endereço consta no form-1C?

    • podem ter aceitado, e numerado. Você não receberá nenhuma notificação porque tem procurador, e tudo vai pra ele
    • podem ter aceitado, e caiu nalguma fresta da gaveta (muito raro)
    • podem ter rejeitado, porque o Vale Postal estava vencido, e devolveram todo o pacote pelo correio. Qual correio? Não chega pra você porque tem procurador

    Se ele entregou diretamente na Conservatória, qual delas? Tem vários endereços em Lisboa, com resultados diferentes.

    • pode ter feito por inscrição, e não terá numeração, e nenhum tipo de acompanhamento, nem pela LR, nem pela Conservatória. Neste caso eles teriam jogado fora o form-1C que você enviou e geralmente entregam de volta pra pessoa e dizem "não preciso disto"

    As duas maiores possibilidades são 1) terem devolvido todo o pacote porque o VP venceu, sabe-se lá pra onde; 2) terem aceitado diretamente no balcão e feito por inscrição

    De qualquer maneira, o seu procurador terá que descobrir o que foi feito, onde foi feito, e o que ocorreu depois. Afinal ele é o seu procurador. Você não tem qualquer ingerência, porque delegou para ele.

  • @pablonatal

    Comece pelo Vale Postal. Esse é verificável se ele foi sacado. Você tem o número no recibo, e pode verificar online pelos correios. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/187297/#Comment_187297

    Não adianta ir na agência do correio. Eles não saberão. Siga o conselho da Mtrin porque ela entende muito do assunto. É antigo, mas nada mudou.

    Se sacaram o VP, seu processo existe. De posse dessa informação ligue na LR, e tente descobrir se eles têm algum registro disso. Se não tiverem, a maior chance é de que tenha sido por inscrição.

    Tente saber do seu amigo exatamente o que aconteceu, se ele entregou pessoalmente, e em que endereço. Se receberam ou descartaram na frente dele o form-1C, caso ele se lembre desse detalhe. O que deram a ele como recibo dos documentos. Se não recebeu nenhuma carta num envelope branco com a logomarca do IRN.

  • Boa tarde!

    Finalmente meu processo de Aquisição (casamento) chegou na Fase 7 - Marrom - aguardando que seja criado um Registo de Cidadão Português;

    Documentos enviados no final de novembro de 2019, chegando na CRC Lisboa nos primeiros dias de dezembro. Levou 4 meses pra me enviarem a chave de acesso ao sistema de acompanhamento.

    A fase 4 durou muitos meses e caiu em exigência em julho. Cumpri a exigência em alguns dias e, no mês de julho/2020 a fase 4 ficou verde. No inicio de setembro/2020 chegou na fase 6 e, em 5 dias, pulou pra fase 7, que ainda se encontra marrom.

    Torcendo pra que seja rápido....

  • Olá pessoal, boa noite!

    Passando pra avisar que o processo de nacionalidade do meu esposo terminou hoje. Agora, vou iniciar o processo da minha filha (menor de 14 anos) e depois o meu.

    E sigo agradecendo a todos os moderadores deste fórum.


    Processo 27XXX/2020

    Recebido: 23/03/2020

    Chave de acesso: 21/04/2020

    Email informando a receção: 28/09/2020

    Aprovado: 04/06/2021

    Registrado em 09/11/2021


    @Pedro Murilo Freitas o seu deve está próximo de concluir também.

  • Boa tarde!

    Finalmente meu processo de Aquisição chegou na Fase 7 - Marrom - aguardando que seja criado um Registo de Cidadão Português;

    Documentos enviados no final de novembro de 2019, chegando na CRC Lisboa nos primeiros dias de dezembro. Levou 4 meses pra me enviarem a chave de acesso ao sistema de acompanhamento.

    A fase 4 durou muitos meses e caiu em exigência em julho. Cumpri a exigência em alguns dias e, no mês de julho/2020 a fase 4 ficou verde. No inicio de setembro/2020 chegou na fase 6 e, em 5 dias, pulou pra fase 7, que ainda se encontra marrom.

  • @Zervesff , parabéns!! Agora falta pouco!!

  • @Leticialele

    Dei uma olhada ba planilha e percebi que vários processos foram finalizados meses depois do deferimento....mas o jeito é aguardar!

  • Olá pessoal, alguém sabe quanto tempo esta demorado o processo artigo 2 no CRC Lisboa?

    Eu recebi chave de acesso no dia 15 de fevereiro e até hoje se encontra na fase 1, proc 17…/21.

  • @Emanuel meu processo de filho 1-C foi recebido pela CRC Lisboa em Fev 21 e ainda continua na bolinha 1 tambem. Imagino que a unica maneira e aguardar mesmo e esperar que eles agilizem os processos. Boa sorte.

  • Pessoal estamos em uma cidade vizinha a Lisboa. Faz diferença entregar pessoalmente o processo ou por correios? É mais rapido presencial?

    seria o processo de cônjuge

  • @Gabriela Kraemer

    Mande pelo CTT, com rastreio. É o mais rápido e mais barato. Chegará lá em 3 dias, e você não tem que ir 6h da manhã para a Conservatória, e ficar olhando os advogados passarem na sua frente (porque têm prioridade na entrega).

    Que tipo de processo está enviando? Se for como filho, ou a maioria dos processos de art-6, talvez possa mandar para o Porto pelo CTT. No ACP os processos tramitam muito mais rapidamente. O processo da janinenc logo acima, que levou 19 meses na CRCentrais, no ACP teria concluído com o assento em 6 meses.

    As únicas vantagens em entregar pessoalmente são: 1) poder certificar os documentos no balcão, sem precisar apostilar, e 2) receber o número do processo na hora da entrega. (mandando pelo correio só recebe o número 4 meses depois, com a senha de acesso online)

  • editado December 2021

    @Zervesff

    Fabrício, depois que a bola-6 fica verde, em Lisboa são 3-4 meses para receber o assento.

    Tenho uma pergunta seu processo na planilha.

    DESPACHO: em 2 de novembro, 12:37 Substituído: "15/09/21" por "20/10/21"

    Pelo seu relato acima, "No inicio de setembro/2020 chegou na fase 6 e, em 5 dias, pulou pra fase 7, que ainda se encontra marrom."

    Início de setembro, (digamos dia 10), mais 5 dias, seria 15/09. Mas foi trocado para 20/10. Qual está certo, o relato ou a data? É a diferença entre seu assento sair antes do natal, ou somente no final de janeiro.

  • @gandalf bom dia!. Eu fui olhar nos meus e-mails trocados com a CRC e a data correta é 20/10.

  • @gandalf obrigada pelo retorno.

    seria processo de cônjuge. Pensamos que seria interessante entregar pessoalmente e ja ter a numeração do processo pois acredito que facilitaria a procura de emprego do meu marido, ao dizer que o processo dele ja esta “em andamento”.

    Para entrega presencial precisa agendar ou basta chegar a conservatoria cedo?

  • editado December 2021

    @Gabriela Kraemer

    Basta chegar cedo, antes das 7. A partir de 6:30 começa a chegar gente.

    Um processo de cônjuge demora 2 anos ou mais. Nenhum empregador poderia esperar tanto tempo, mesmo com pedido de urgência.

    Um processo de residência (Reagrupamento familiar) se completa em 6 meses, e se tiver um pedido de urgência pode ser abreviado. Talvez se deva considerar.

  • @gandalf Sim, faremos ambos os processos, tanto de reagrupamento quanto da aquisição dele. Muito obrigada!

  • Olá. Podem adicionar meu processo à planilha por gentileza? Processo Art. 1C filha de mãe portuguesa enviado para CRCentrais.

    Processo 63xxx/20; Luiza Neves; Enviado por DHL, em 10/09/2020, recebido na CRCentrais 15/09/2020; senha recebida 29/09/2020; bolinha-2 verde (em 31/05/2021).

  • @luizanevesb


    como você recebeu a senha tão rápida? Ligou ou mandou algo para CRC? Sou filho de pai português e também mandei para CRC Lisboa.

  • Bom dia, tem alguma planilha de pedido de Atribuição para menores?

  • @Grandeesperança11 eu solicitei via e-mail! É que eu por desconhecimento mandei pra uma conservatória sem balcão de nacionalidade que reencaminhou pra CRCentrais, então resolvi mandar email perguntando sobre o processo.

    Daí recebi um email em 31/05/2021, 6 meses depois, novamente informando a chave de acesso no dia que o processo foi pra bolinha 2.

  • @MARI F

    A planilha de menores é a mesma para adultos. Al preencher a forma de pagamento, se for o caso fica azul, indicando processamento com prioridade, onde ela existir.

    Cada conservatória tem uma planilha num TAB específico. Para qual conservatória você enviou? Havia uma discussão anterior onde você talvez tivesse mandado o processo de transcrição para o ACP. Em outras você menciona processo pela CRCentrais.

    Esse tópico tem um titulo muito ruim. A que você se refere? Seria CRCivil a Conservatória de Registo Civil de Lisboa, ou CRCentrais, a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa? São coisas distintas, prédios distintos, relacionados, e com atribuições diferentes.

    Os participantes deveriam buscar um tópico com título mais apropriado.

    O que está escrito na segunda linha de sua consulta online: O processo encontra-se na Conservatória XXXXX

  • @gandalf


    Você sabe se há alguma diferença entre os dois sobre os tempos de espera para processos de 1c (filhos)?

  • @Grandeesperança11

    Pelo ACP menores têm prioridade, e terminam atualmente em 3 meses (até pouco tempo atrás eram 2 meses). Maiores em 6 meses.

    Pela CRCentrais de Lisboa, maiores e menores levam 1 ano.

    Pela CRCivil de Lisboa, não tem sido possível saber, porque o volume é pequeno. Já vi relatos de 3 meses, 6 meses, até 1 ano. Mas é difícil identificar com certeza que a pessoa de fato mandou para a CRCivil e não para CRCentrais.

  • Olá, bom dia! Alguém poderia me passar o link da planilha? Não sei muito bem como funciona, mas queria adicionar meus dados lá para acompanhar também. Fiz o processo 1C por Cr lisboa (meu pai é português nascido em Angola), em junho de 2021 e ainda está na primeira bolinha.

  • Bom dia! Algum processo saiu recentemente?

    Enviei meu processo de atribuição filho em abril de 2021 e ainda está na bolinha 1. Processo 44xxx/2021.


  • @MarianaF acredito que não tenha mudado o processo de ninguém que não tenha prioridade. Eu mandei o meu em dezembro de 2020 e ainda está na bolinha 1.

  • @MarianaF o meu processo de filha enviado em setembro/2020 foi pra bolinha 7 (marrom) dia 28/12/2021!

  • Obrigada @dandrew e @luizanevesb. Agora consigo ter uma ideia em que "mês de envio" eles estão trabalhando.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.