Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1107610771079108110821451

Comentários

  • editado December 2021

    @Matheushen

    Se voce não se lembra: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247031/#Comment_247031

    Para complementar o que disse a Leticialele: Verifique nas certidões de nascimento de vocês, se seu pai foi o declarante, antes de 1 ano de vida. Geralmente é o pai, enquanto a mãe está em casa de resguardo, cuidando do bebê, mas pode ter sido o tio, ou o avô.

    Se não foi o pai o declarante, terá que fazer a transcrição do casamento. Se o pai foi declarante, a transcrição é opcional para o processo dos filhos. Só precisa fazer para a nacionalidade da esposa.

    Confira cada certidão com cuidado, sobre divergências de nomes e datas. Esses cuidados evitam problemas futuros. Não se afobe.

    Qual o nome de seu pai na planilha? "N. Pereira"?

  • @joseCMR

    "tudo por causa de um simples número [talvez] anotado errado". Eles têm que conferir se foi isso mesmo. Alguns até deixam passar, mas já que pediu, não tem jeito. Terá que fazer a retificação. É mais simples do que você imagina.

    A única coisa chatinha é que o cartório muito provavelmente vai pedir uma certidão apostilada na PGR. Tem vários relatos nesse tópico, e estou lhe indicando esses dois em sequência para que saiba como funciona. Peça o assento no civilonline, e o apostilamento na PGR. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266280/#Comment_266280

    A PGR lhe manda pelo correio o documento apostilado. Se puder, peça com rastreio.

    A outra exigência, esses documentos que comprovam a participação da mãe na vida do filho, assinados por ela, durante a menoridade dele. Escrituras, inventário ou partilha de bens feito em cartório, documentos de saída da maternidade, matrícula na escola, fichas de biblioteca, etc. Tem que ter o nome do filho com a mãe assinando. Quanto mais novo for o filho, e quanto mais oficial for o documento, melhor. Uma sentença judicial, ou um documento em cartório, são suficientes. Os outros são secundários e vai precisar de 2-3.

    Esses documentos têm que ser cópia certificada e apostilada.

  • Bom dia! Enviei, via DHL Atibaia/SP, meu processo de atribuição para a ACP no dia 07/12. Foi entregue dia 13/12. Estou aguardando numeração e senha para incluir na planilha. Abraços.

  • Bom dia pessoal.

    Será minha primeira vez enviando processo de atribuição da cidadania para a conservatória do Porto. E se tiver alguém que possa confirmar pra mim se a documentação está certa agradeço. (não sei se esta conservatória tem alguma peculiaridade então melhor confirmar).

    O processo é para mim mesmo. Meu pai é quem tem a cidadania no momento.

    • minha Certidão de Nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.
    • copia simples do número do assento do registro da cidadania do meu pai.
    • Cópia do meu rg, cnh ou passaporte apostilada.
    • Formulário 1C impresso colorido frente e verso após recebê-lo por e-mail mediante pagamento da taxa de 175 euros.

    Seria isso pessoal? Alguém pode confirmar fazendo favor?

    Dúvidas:

    Cópia do Rg precisa der apostilada?

    Podem me passar o link de onde faço o pagamento e me passar o endereço para o envio dos documentos para o Porto?

    Muito obrigado.

  • @Leticialele obrigada!

    Acredite, na Bahia tudo é mais caro... Mas não estou reclamando, pago com sorriso no rosto. Rsrsrs

    @gandalf não irei inventar nada... Não quero passar por outra Exigência, meu coração e bolso não aguentam mais! Rsrs

    Obrigada, vocês são anjos!

  • Bom dia! A Atribuição da minha tia Conceição FS, linha 123 na planilha, teve despacho aprovado, bolinha 6 verde hoje. Agradeço se alguém atualizar a planilha. Muito obrigada a todos!

  • @joseCMR eu passei por muitas retificações de documentos.

    Provavelmente o cartório vai te pedir documentos do seu pai para comprovar a idade dele. Então reúna o que tiver dele, certidão de casamento, nascimento e se puder leve RG. Terá que levar os originais e cópias (as cópias ficaram arquivadas lá).

    Isso se o erro for no livro, se o erro tiver sido apenas na digitação, eles fazem essa retificação basta pagar novamente por uma nova certidão.

    Essa foi minha experiência aqui na Bahia, mas acredito que seja um procedimento parecido na sua região.

  • Bom dia!!


    AH sim, pode deixar!! achei que teriam um prazo estipulado...curto e tal, mas com certeza o tramite vou fazer o mais rápido possível!


    Muitíssimo obrigado @gsilvestre

  • @mateusBH

    inclua uma impressão do e-mail que recebeu após o pagamento.

    Sim, o RG tem que ser certificado e apostilado. Tem que ter menos de 10 anos de emissão.

    Pagamento: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Envio por DHL-express: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • Bom dia, pessoal!

    Enviei os docs da minha para a ACP via DHL e chegaram lá dia 03/11. Ja tem mais de 40 dias que os docs chegaram e ainda não nos enviaram a senha por e-mail. Conferi a foto que tirei do formulário e o e-mail está certinho. Vcs sabem me dizer se isso é normal? E qual o e-mail que eu consigo me comunicar com eles pedindo explicações?

    Muito Obrigada!

  • @Thais_3 , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, data de nascimento, filiação e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acompanhamento.

    Olhou na sua caixa de spam?

  • @gandalf valeu parceiro.

  • Obrigada, @Leticialele! Venho olhando o spam sempre tb e nada! :(

  • O processo de meu pai está assim desde o dia 13//12, a ansiedade só aumenta.

  • mrwoodmrwood Member
    editado December 2021

    @gandalf

    Bom dia.

    em sua resposta ao @mateusBH,

    ...... Sim, o RG tem que ser certificado e apostilado. Tem que ter menos de 10 anos de emissão.

    o que é esse certificado ? cópia autenticada ?

    com relação ao formulario 1C, após preenchido, deve ser assinado presencialmente na frente do escrevente do cartório ( reconhecimento por autenticidade ) correto ?. Deve ser apostilado tambem ?

    Grato

  • @mrwood , sim, certificado = autenticado.

    O Formulário 1C é documento português, não precisa ser apostilado!!

  • Pessoal, mandei o formulário 1C impresso em 2 folhas, depois vi que tem a instrução de ser na mesma folha frente e verso. Alguém sabe se alguém já caiu em exigência por esse detalhe? Acharia bem frescura visto que o apostilamento tem o scan de todas as folhas (conferi), mas esse pessoal as vezes é muito cego pelas regras...

  • @Yuri_ , não é por frescura... Quando você reconhece a assinatura por autenticidade, estará assumido que todas as informações do formulário são verdadeiras. Não há uma assinatura por página. Se está em 2 páginas, certamente cairá em exigência.

  • @Yuri_

    O da minha mãe foi assim também rs só vi depois, entretanto não caiu em exigência e foi finalizado em 5 meses e meio mais ou menos.


    Mas acho que isso vai depender do humor da pessoa que pegar seu formulário rs

  • @Leticialele O apostilamento consta scan de todas as páginas...

  • editado December 2021

    @patimartin Fico aqui aguardando na torcida kkkkk

  • @gandalf, sim, meu pai é N. Pereira.

    Olhei todos os dados da minha certidão e estava faltando um sobrenome de minha avó, mãe do meu pai. Já retifiquei e pedi para emitir a reprografics hoje mesmo.

    Em relação à declaração, os declarantes foram meu pai e minha mãe. Meus pais não foram casados. Além disso, foi feita antes de 1 ano de vida.

    Estou com dúvidas em relação ao envio. Quando fiz do meu pai, fomos em uma cidade a 150 Km de distância fazer o apostilamento e para enviar por DHL. Entretanto, descobri que pertinho de casa faz tbm o apostilamento. Então eu pensei em enviar via correio mesmo. Tem muitos problemas com esse tipo de envio?

    Outra coisa, no formulário coloca o número do RG ou da CNH? Quando se envia a cnh. Pois nesse documento tem tanto escrito o cpf, rg e cnh.

    (Dessa vez vou tirar foto de todos os documentos, selos, etc. Acreditam que do meu pai não tirei nem uma foto; nem abri o envelope com os documentos apostilados, so enviei kkkk)

  • @Rubens Cardia, é bom saber!! Estava com dúvidas nisso mesmo, sobre o número da CNH.

    Obrigado.

  • Boa tarde, pessoal! Quando recebe uma notificação de exigência "O seu processo não está completo, tal como foi notificado." vocês aguardam chegar por correio ou ligam para entender a exigência?

  • editado December 2021

    Mais 3 portugueses para a conta!!! Planilha atualizada com todos os dados.

    OBS.: dos 3, apenas recebi 1 certidão em pdf (por e-mail).

    agora só falta a minha, das 4 enviadas, pq caiu em exigência… vamos ver se sai antes do Natal!!

  • @drakunder a notificação pode demorar a chegar...

    melhor ligar na LR ou mandar um e-mail solicitando o envio de cópia da notificação por esse meio (arquivocentral.porto@irn.mj.pt - colocar no assunto "Exigência - Processo xxxxxx")

  • editado December 2021

    @drakunder

    O melhor é ligar, porque todas as atenções estão voltadas a concluir processos antes do natal. Responder e-mail, e Numeração de processos são secundários, e podem não ter resposta rápida.

    E-mail pode parecer prático, mas nunca se tem garantia de que será respondido, e se teve a atenção devida em casos mais complicados. Demoram 90 minutos na linha de espera, mas é interativo, e terá uma resposta exata.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. Ponha R$20 pelo cartão, auto-refill)
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 6h às 14h, horário de Brasília. Só falam com o requerente. A ligação fica em espera (música), e demoram até 90 minutos para atender. Se ligar no minuto que abre, pode conseguir ser atendido em 10 minutos.


  • @Matheushen , faça um esforço e mande por DHL!!

    Os Correios, nessa época de Natal, ficam sobrecarregados e, não raro, documentos são extraviados!!

  • Boa noite

    O processo do meu pai caiu em exigência, tem alguém no Rio de Janeiro que possa me ajudar, preciso RETIFICAR A CERTIDÃO DO MEU PAI. Exigência 01 - No assento de nascimento do requerente consta que o pai (progenitor português é natural do Brasil, quando na realidade o mesmo é natural da freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, Portugal. Imposta, pois, proceder à retificação do assento de nascimento do requerente. Depois de efetuada a retificação, deve ser enviada nova certidão de nascimento certificada e legalizada.

    SOLICITAMOS A CERTIDÃO DO PORTUGUÊS DIRETAMENTE PELA CONSERVATÓRIA DE VILA REAL, VEIO DE FORMA DIGITAL CERTIFICADA. O QUE EU FAÇO? Exigência 02 - Deverá juntar nova certidão de nascimento do pai português, uma vez que a certidão apresentada foi emitida num formato que não é valido.

    AGRADEÇO A AJUDA

  • @isabelfontinha , terá que pedir uma certidão de batismo certificada ao Arquivo Distrital, apostilar na PGR e pedir a retificação ao Cartório em que seu pai foi registrado.

    Depois, use essa mesma certidão para enviar para o ACP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.