Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1107510761078108010811452

Comentários

  • Pessoal, bom dia.

    Enviei meu pedido para o ACP por DHL no dia 08/12/2021 e foi recebida dia 13/12/2021. Gostaria de saber se a senha chega por e-mail ou eu preciso enviar algum e-mail pra eles? Obrigada.

  • Fiz por cartão de crédito internacional, obrigado

  • @marianamcozza , aguarde. Eles estão levando uns 10 dias para mandarem o número do processo e a chave de acesso.

  • Prezados, bom dia !!!

    Estou com uma duvida e gostaria de informação, por gentileza.

    Já estou na posse de todos os documentos necessários, para ingressar com o processo de nacionalidade como "filho de português nativo (nascido na Ilha da Madeira). Quando estou preenchendo o formulário para pagamento com cartão, aparece a informação:

    "Morada : AV REPUBLICA 57 6, 1050-189 LISBOA"

    Ocorre que vou dar entrada pela Conservatória do Porto. Assim, pergunto:

    È normal constar esta informação sobre endereço de Lisboa? Não vai atrapalhar que o processo seja encaminhado por mim para a Conservatória do Porto?

    Desde já, muito obrigado.

  • @Leticialele

    Eu vou acabar fazendo história. Fazer o que né? Hehe

    O Roberto Carlos se dá bem fazendo assim! Ele usa o tom exato!

    E do fundo do baú, Simonal: https://www.google.com/search?q=lyrics+simonal+vesti+azul&ie=UTF-8

    vesti azul (Popopopopó!) minha sorte então mudou. Passei a ser olhado com atenção...

  • @rodrigorcb este endereço é a morada do IRN Central responsável pelos recebimentos. Pode mandar para o Porto sem problemas.

  • @marianamcozza

    Pode só esperar que eles lhe mandam a senha por e-mail.

    No momento estão todos ocupados em terminar o máximo de processos possível, e a numeração pode demorar alguns dias, mas é normal.

  • Bom dia Pessoal!

    Saiu hj o despacho da cidadania da minha mãe (FESTA!!!), que foi mais 1 passo de uma longa trajetória.

    Sei que ainda vai levar uns dias para que os documentos serem gerados e o processo seja concluído plenamente.

    Contudo, gostaria da ajuda dos universitários numa dúvida, preciso aguardar o assentamento da minha mãe ser gerado ou já posso ir providenciando os documentos brasileiros e abrir o processo de transcrição do casamento dela com meu pai brasileiro?

    Há algum caminho alternativo ou necessariamente preciso fazer a transcrição do casamento da minha mãe e aguardar conclusão para então solicitar o meu pedido de atribuição?

    Abraços,

    Pedro Prado

  • @joseCMR

    É como disse o @gsilvestre

    Essa é uma retificação administrativa, é simples, rápida (2-3 semanas), e você mesmo pede no cartório pessoalmente.

    Você precisa para isso localizar uma certidão anterior que tenha a data certa. Se a certidão for brasileira (como a de casamento que foi sugerida), ótimo, e só precisa ser certificada. Se for uma certidão portuguesa, pode ser que peçam pra você apresentar uma certidão de nascimento apostilada em PT, que é um pouco mais demorado e vai lhe custar uns €40 para ter o documento, apostila, e remessa.

    Você viu essa data como algo sem importância. O Conservador viu essa data como a possibilidade de ser outra pessoa com o mesmo nome, mas nascido em outra data. Poderia até ter os mesmos pais, ou pais com nomes semelhantes. Por isso a exigência.

  • @Nandalobao

    Se realmente quer economizar, leia e releia todos os documentos, pra ver se todos os nomes e datas conferem.

    Se houver alguma exigência para retificação vai lhe custar outra remessa para sanar a deficiência. Por isso siga atentamente as recomendações. Não invente algo, só porque você acha que vai dar certo. Pergunte se ainda tiver dúvidas, antes de mandar.

  • @pprado , parabéns à sua mãe!!

    Para transcrever o casamento, pode providenciar a certidão de casamento brasileira, inteiro teor e apostilada, a certidão de nascimento do seu pai, o requerimento. Mas terá que aguardar a certidão portuguesa de sua mãe para enviar.

  • @Leticialele Valeu! Vcs são TOP!

  • @Damasceno_de_Castro Muito obrigado pela confirmação.

  • @Leticialele @gandalf minha mãe mora no Rio de Janeiro/RJ, os custos para fazer a transcrição do casamento dela no Consulado do RJ ou em Ponta Delgada são os mesmos? Fazer no Consulado economizaria o custo de envio para Portugal?

    Um forte abraço,

    Pedro Prado

  • @pprado economiza o envio, além de que PD está demorando mais de 4 meses para concluir a transcrição, enquanto o Consulado no RJ demora 1 mês

  • @gsilvestre

    O problema é que meus pais nunca casaram.

    Em relação aos documentos da minha mãe, realmente não sei pq a conservadora pediu isso. Eu assinalei apenas a opção "pai portuguẽs" no formulário e mandei a documentação dele pq ele foi o declarante.

  • @gandalf

    Vou perguntar no cartório o que pode ser feito pra tentar retificar a idade do meu pai na minha certidão de nascimento. Pra vcs verem, tudo por causa de um simples número anotado errado...

  • lavatorileolavatorileo Member
    editado December 2021

    Boa tarde! Gostaria de ajuda, por gentileza, para tirar umas dúvidas... por favor!

    Qual o prazo, que nos temos após o pagamento por cartão, para preenchimento e envio do formulário 1C com o restante da documentação para atribuição ?

    Desde já muito agradecido!

  • @gandalf

    Só para ter certeza, depois de retificar tenho que apostilar a cópia reprográfica de inteiro teor e enviar pro ACP pedindo anexação ao processo, certo?

  • Por favor alguém pode colocar na planilha por favor : Enviado pela DHL dia 18/11/2021 .Recebido 22/11/2021 Senha enviada por mail 26/11/2021.

    Maior

    Giullia PLZ

    Processo número 127xxx / 2021

    Obrigado .

  • @joseCMR

    entendi. então, provavelmente terá que apostilar a certidão de nascimento dele para retificar

    sobre sua mãe, é que, como ela era portuguesa, eles apenas entendem que foi estabelecida a filiação se os pais foram casados ou se vc encaminhar documentos que comprovem o exercício da maternidade (boletim escolar assinado, carteira de vacinação, etc...)

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @lavatorileo não há um prazo fixado. sempre recomenda-se não demorar muito, pois nunca se sabe se acontecerão alterações no valor etc...

  • editado December 2021

    @plz

    Feitoria! Aguardando o moderador posicionar no local correto na planilha, já está incluso.

    Hahahahaha, alguém já tinha feito, já está na posição correta. Estou meio lerdo hoje ;)

  • Boa tarde, pessoal!

    Processo do meu pai concluido hoje com assento por email. Ja atualizei a planilha. Agradeço a todos pela atenção neste fórum.

    Em relação a mim, é só refazer todos os passos como foi do meu pai? (RG apostilado; certidão reprográfica apostilada; certidão do meu pai simples; 1c autenticado)

    Outra coisa, eu sou prevenido e tirei um novo RG há 2 semanas e já estou com o mesmo em mãos. Meu irmão não, embora eu tenha avisado. Poderia enviar a cnh dele para a ACP, que vence apenas em 2025?

    Outra coisa, é possível que aumente a taxa do formulário 1C? Melhor mandar logo né

  • @Rogeriof kkkk obrigado! tinha passado da primeira vez sem o número do processo .

  • @Matheushen , parabéns ao seu pai!

    Sim, para você e seu irmão basta seguir os mesmos passos.

    Seu irmão pode mandar cópia autenticada e apostilada da CNH, ACP aceita, sem problemas.

    Mande assim que tiver com a documentação pronta e, de preferência, pela DHL.

    Pode mandar os dois processos no mesmo envio, mas não pode haver compartilhamento de documentos - ambos têm que ir completos.

  • Boa noite!

    hoje entrei para consultar o processo de cidadania do meu pai (que é o declarante na minha certidão) e apareceu na bolinha 4!!! Estou com o processo na conservatória de Porto.

    Acho que mais um mês e pouquinho o processo dele finaliza. Recebi o e-mail com a chave em 30/07/21 e hoje 14/12/21 status 4 :-)

    Podem atualizar na planilha?!

    Outra ajuda desse fórum maravilhoso… podem me passar o link da postagem que tem os documentos e todas as informações para o enviou do meu processo como filha maior de português?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda Pode ficar em cima do site, pois no meu caso, entrou na bolinha 4 de manhã e após o almoço já estava na 7 laranja.... é bem capaz de estar no 7 amanhã ou depois.

  • @Matheushen Parabéns pelo seu pai... e pode ser CNH sim, o meu processo e de meu irmão foram com cnh, mas ao invés de colocar o número do RG, colocamos o número da carteira de motorista e o órgão emissor como o Detran e deu certo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.