Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1107410751077107910801460

Comentários

  • Quanto custa enviar os documentos daquo do rj para ACP por EMS?

  • Pessoal, boa noite.

    Hoje pela manhã enviei por DHL os documentos para atribuição da minha esposa como filha de Pais Portugueses.

    Segundo eles, os documentos devem chegar na sexta.

    Em qual planilha devo incluir o processo dela para acompanhamento?

    Obrigado.

  • @Cassiano Pavan espera chegar a senha, porque aí você vai ter o número do processo e a data do recebimento da senha.

  • Obrigado @Leticialele e @Destefano .

    Vou aguardar para incluir todos os dados.

  • @Felipe Sanches

    Sim, já houveram vários casos em que estava na bolinha 6 marrom e caiu em exigência. Só que quando acontece, volta na bolinha 4 laranja, porque o novo documento tem que ser analisado.

    Bola 6 marrom não é garantia. Bola 6 verde sim, não volta mais. (exceto um único relato, que resolveu em 1 dia por e-mail mesmo)

    Mas uma esmagadora maioria passa de 6 marrom para verde, com a aprovação do Conservador.

  • editado December 2021

    @thaiaga

    Não faça isso. EMS em dezembro não. Dezembro somente DHL, que pode fazer um orçamento pelo site. (na loja sai mais barato)

    DHL custa cerca de €40. Custa uns R$50 a mais que Correios/EMS, mas inclui seguro, não se afeta com cartões de natal, nem com greve de correios, e você lida com a mesma empresa da origem ao destino, e não faz greve. Desembaraço na alfândega (BR & PT) garantido.

    EMS usa a CTT como parceira, e se seu pacote não chegar, eles apenas dizem a você o localizador do CTT, e você que se vire com eles.

    EMS agora é garantia de problema. DHL é garantia de entrega em 4 dias, e paz.

  • @Cassiano Pavan

    Ponha seu nome entre parênteses. Recomendo que espere chegar lá, pra ter a data. E de preferência esperar a senha pra ter o número do processo, e as informações principais:

    Numero, Nome, Data_Recepção, Data_Senha.

    Espere, porque parece que deram uma parada na numeração para dar prioridade a outros serviços internos e conclusões antes do natal.

  • Meu processo foi para bolinha 2 em 11/12/21.

    Recebido no ACP em 09/08/21

    Senha enviada em 11/08/21

    Muita emoção!!!

  • editado December 2021

    Boa noite, Existe a possibilidade de incluir meus processos na planilha?

    Carlos laranjeira e Andrea laranjeira: envio por DHL 20/09, chegou na ACP 24/09, senha por e-mail dia 30/09.

  • editado December 2021

    @sue_morga

    Deve ter aprovação em Janeiro, e assento em 10/02/22, antes do carnaval. Quase lá. Já pode buscar agendamento no consulado para Março.

  • Oi Gandalf, já posso tentar marcar mesmo não tendo o número do assento?

  • @sue_morga

    Sim, você pode agendar no consulado. Se não sair o número até a data que escolheu, cancele a marcação para que outro aproveite.

    Não antes de Março.

  • Ok. Obrigada Gandalf!

  • Por favor alguém pode colocar na planilha por favor : Enviado pela DHL dia 18/11/2021 .Recebido 22/11/2021 Senha enviada por mail 26/11/2021.

    Maior

    Giullia PLZ

    Obrigado .

  • Olá Boa noite.

    Documentação pronta para enviar para ACP.Como faço para pagar a taxa de 175euros??

  • editado December 2021

    Bom dia

    Preciso de ajuda, ontem o processo do meu pai foi para a bolinha 4 caiu em exigência, e abaixo tem essa informação, como eu fico sabendo o que falta? Eles vão enviar e-mail? Eu devo ligar ou mandar e-mail? Como eu devo proceder nesse caso? Obrigada!

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.

  • @gandalf bom dia!

    Caracas, sempre dou uma sapeada por aqui e não lembro de ter visto ninguém comentando sobre ter caído em exigência na bolinha 6, que medo! hahah

    Bom, torcer então para que esteja tudo certo, seja aprovado e nós entremos nas estatísticas dessa maioria esmagadora.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @isabelfontinha pode ligar na linha de registo - (+351)211950500. Recomendo usar o Skype pré-pago. Funciona a partir das 6am do BR (9am Lisboa). Quanto mais cedo ligar, mais rápida é a espera. As 6am vai esperar 15/20 min. Depois disso, vai aumentando... podendo chegar até a 1h30.

    ACP também costuma responder aos e-mails quando se trata de exigência... Coloque no assunto "Exigência - Processo XXXXX" e no corpo do e-mail solicite o encaminhamento da notificação.. arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • @gsilvestre Obrigada pela informação. Então eu preencho o formulário, pago e envio junto com os documentos,no mesmo envelope???

  • Olá, gostaria de incluir os meus dados na planilha. Nome: (Daniel Figueiró Marques), Envio por DHL: 19/10/21, Chegada no ACP: 22/10/21, Senha: 29/10/21, Processo: 113xxx / 2021.

  • @Leticialele @gandalf

    Estou reunindo meus documentos para dar entrada no meu processo...apenas para confirmar, me corrijam se estiver errada ou faltando algo.

    Precisarei:

    Assento de nascimento do português

    Formulário preenchido e reconhecido firma por autenticidade

    RG autenticado e apostilado

    Certidão de nascimento reprografica com selo reconhecido e apostilado

    1 rim e 1/2 fígado (€175+custos documentos e envio)

    Meu pai foi o declarante na minha certidão, antes de 01 ano ( nesse caso não é preciso transcrever o casamento, nem poderia pq eles só foram casados no religioso)

    Acha que eu devo mandar a declaração do casamento religioso?

  • @Nandalobao , não precisa mandar declaração de casamento religioso.

    Mande um print do email que encaminha o Formulário 1C. Também serve como recibo.

    Não reclame, querida!! Você não vai gastar nem 2 mil reais em um processo que é um legado de valor inestimável!!

  • @Liscris você vai pagar e receber o formulário no seu e-mail. Imprima-o frente e verso. Imprima também o e-mail.

    Vc preenche o formulário, reconhece assinatura por autenticidade e manda junto com os docs. (e o e-mail também).

  • joseCMR joseCMR Member
    editado December 2021

    Bom dia,

    Meu processo no ACP caiu em exigência. Mandei um um email para lá e prontamente

    me responderam explicando o problema, que é o seguinte:

    Na minha certidão de nascimento a idade do meu pai foi anotada de forma errada, como 43 ao invés de 45. Fui burro e pensei que não haveria problema nesse detalhe mas a conservadora não deixou passar e anotou que "Deve, pois, ser sanada tal discrepância."

    Alguém tem alguma ideia do que pode ser feito nesse caso?

    Eu não sei nem se seria possível pedir a retificação da minha certão e, mesmo que fosse, acho que não haveria tempo hábil para para mandar tudo pro ACP antes do fim do prazo.

    Como curiosidade, minha falecida mãe era portuguesa também e a conservadora pediu também algum documento que comprovassea filiação na menoridade "sob pena de ficar estabelecida a filiação só em relação ao pai."

    Se alguém puder ajudar eu agradeço muito!

  • @joseCMR pelo que entendi, ambos seus pais eram portugueses

    eles se casaram no BR? a idade dele está correta no nascimento?

    é possível retificar a informação da idade do seu pai sim, pergunte ao cartório do seu nascimento o que eles exigem para tanto (eu tentaria usar a certidão de casamento brasileira, senão terá que apostilar o nascimento dele)

    sobre a sua mãe, a transcrição do casamento deles seria suficiente para comprovar a maternidade...

  • @danfmarq90

    Fiz a inclusão pra ti. Tu pagou com crédito, débito, nubank ou Vale Postal?

  • editado December 2021

    @joseCMR , terá bastante tempo para fazer a retificação. Faça como sugerido pelo @gsilvestre , use a certidão de casamento brasileira.

    Leve o email com a exigência ao Cartório, para eles apressarem o processo.

    Vá ao cartório vestido de azul. Segundo o @gandalf , isso aumenta consideravelmente a chance de êxito!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.