Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1107010711073107510761452

Comentários

  • @majuLP olha, algo que tenho observado que é no consulado de sp não compensa fazer esses "combos" de serviço

    o melhor é fazer a transcrição por santos e já buscar agendamento para o CC em SP.

    Já vi mais de 1 relato de pessoa que conseguiu tirar o CC e o PEP mais rápido agendando separadamente do que escolhendo esse "pacote" para fazer CC+PEP.

  • @majuLP

    Concordo com o gsilvestre. Combo é ruim.

    5 meses é um prazo bem apertado para você fazer tudo o que precisa. 1 mês vai só na transcrição. Talvez não consiga.

    Considere fazer só a transcrição (essencial) e ir direto à Lisboa para fazer o CC e PEP em 2 dias. Assim você já sai de PT com os documentos em ordem, inclusive seu passaporte (na cor "marrom-tijolo-requeimado", igual a sua bolinha-7. Hehe)

    Depois você vai pra França de trem, de carro, ou como queira. Mas já com o documento na mão.

    Você deve agendar, e tentar fazer em São Paulo, se o prazo ficar apertado você desiste. Uma vez que iniciar, será estressante se agarrar esperando coisas chegarem pelo correio na véspera de sua viagem. Mudança de país é complicado e tem muita coisa a planejar, como seguro saúde para a transição, PB4, até ter o número de utente, ou o equivalente na França. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255797/#Comment_255797

  • editado December 2021

    Lembrando a todos que nessa Quarta-feira 08/Dezembro é feriado em PT.

    Se tiverem que ligar na LR, ou pedir coisas pelo CivilOnline, que seja hoje, ou pode cair num final de semana extendido.

  • editado December 2021

    @Lopes_alvs , bom dia, desculpe pela demora, não tinha visto sua mensagem.

    Quando eu recebi a senha (29JUN21) já vi a bolinha 1 verde: processo recebido; após algum tempo a bolinha pulou direto para a 4 verde (5 marrom), após uma semana foi direto para a 6 verde (7 marrom). Na atribuição da mãe da minha esposa pude acompanhar cada fase com as bolinhas indo uma a uma ficando verdes, dessa vez está indo mais rápido e não aparecem as fases intermediárias.

  • @Carlos Klomann Neto

    Entendi, sem problema, que bom que foi mais rápido, obrigado!

  • Oi @majuLP, para complementar as respostas, meu pai agendou e pagou por um combo no consulado em São Paulo em fevereiro de 2021para a transcrição, cc e passaporte, e quando chegou a data presencial em setembro passado, teve a surpresa: o casamento não foi averbado, e disseram que ele teria de solicitar um novo cartão cidadão, pois o que eles iriam emitir estaria como solteiro.... um rolo só, agora esta semana ele vai novamente para o consulado para pegar o cc e o passaporte e checar se saiu a transcrição do casamento para então solicitar a mudança do estado civil no cc..... depois dessa, vou fazer tudo separado.

  • Boas novas pessoas....

    Mais uma vez, obrigado a todos e todas pelas ajudas e informações no fórum.... hoje saiu o despacho de meu processo e de meu irmão..... Bolinha 7 laranja. Atualizei os dados na planilha e com cuidado para não bagunçar.......

    Seguem os detalhes dos processos:

    Enviado - 08/07/21

    Recebido - 12/07/21

    Senha por email - 16/07/21

    Despacho - 07/12/21

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021

    Boa tarde,tenho duas dúvidas?

    Na minha certidão de nascimento ao lado em observação consta uma emancipação paterna feita quando eu tinha 20 anos de idade e trabalhava na bolsa de valores e para operar no mercado financeiro tinha que ser maior de 21 anos.

    Haverá algum problema em relação a esta observação?

    O nome do meu avô paterno é Luso e na certidão está Luzo,haverá algum problema?

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @Carlos Klomann Neto

    "Na atribuição da mãe da minha esposa pude acompanhar cada fase com as bolinhas indo uma a uma ficando verdes, dessa vez está indo mais rápido e não aparecem as fases intermediárias."

    Depende de quantas pessoas eles podem dedicar para ficar atualizando o site de consulta. Algumas conservatórias pula direto sempre. Recebeu, analisou, resolveu. Pula da bolinha-1 pra bolinha-6, quando sai da mão do Conservador e vai para auditoria e registo.

    Fala com a sogra que gente mais idosa é assim mesmo... tem que andar mais devagar... (mas vc não vai ganhar nada no natal) hehehe

  • @Mauro Porto

    Não creio que tenha nenhum problema. Na verdade essa emancipação, se tiver sido assinada pelo português te ajuda, porque prova que ele fez o reconhecimento na menoridade na lei da época que devia ser 21 anos.

    Mas tudo que está anotado na certidão, eles vão pedir pra enviar uma cópia reprográfica. Terá que desarquivar o processo, para fazer a cópia certificada e apostilada, e juntar com seu pedido. Pode ser uma perfilhação, ou emancipação como a sua.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021

    gandalf,obrigado.

    Na observação consta: o registrado ao lado acha-se emancipado por outorga paterna conforme escritura lavrada e segue o texto...meu pai disse que foi ele que assinou,na época eu praticamente só acompanhei os tramites no local.

    Vou providenciar uma cópia certificada e apostilada do fato.

    Meu pai pode fazer uma carta reforçando o fato?

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • Boa tarde, @Leticialele @gandalf

    Ao enviar documento de complementação, devemos enviar junto a cópia da carta que veio a solicitação?

    Att

  • gandalf,obrigado.

    Na observação consta: o registrado ao lado acha-se emancipado por outorga paterna conforme escritura lavrada e segue o texto...meu pai disse que foi ele que assinou,na época eu praticamente só acompanhei os tramites no local.

    Na observação diz que o ato foi lavrado no 6 oficio de notas e no 2 interdições e tutelas e consta livro e folha e também abaixo o registro no mesmo cartório da certidão de nascimento e carimbado certinho.

    O cartório onde nasci me forneceu a cópia reprográfica do livro com firma reconhecida e apostilada!!!

    Será que isso tudo já seria suficiente haja visto que todas informações foram dado fé?

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @CAMILA_ACCIOLI , sim, tire uma cópia e mande junto.

  • Pessoal, tava com todos os documentos prontos, prestes a enviar pra Lisboa, mas vi que pelo ACP os processos estão muito mais rápidos.

    Tentei contato por telefone e e-mail pra confirmar o endereço de envio, algumas vezes, mas não me retornaram nenhum deles. É seguro enviar sem entrar em contato antes? O endereço que tenho é esse: Rua Visconde de Setúbal, 328

  • @Mauro Porto , a emancipação nada tem a ver com a cidadania!

    O mais importante é o pai ser português e, para não precisar transcrever o casamento (se casou no Brasil-), ter sido o declarante do filho.

    A emancipação é um ato voluntário, posterior, que em nada vai influenciar na cidadania.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021

    Leticialele,obrigado.

    Foi o que pensei também...o pedido do meu pai terminou e aguarda a bolinha 7 ficar verde para eu mandar meus documentos.

    Estou com uma dúvida a respeito de duas letras,meu avô paterno se chama Luso e consta Luzo na minha certidão.

    A minha mãe é filha de Português também e o sobrenome dela é Pinho e na certidão está Pinto de forma estranha não sei se passa ou se vão considerar já que vou fazer pelo meu pai...meu pai me registrou com 1 semana de vida não precisarei fazer a transcrição de casamento.

    No RJ retificação demora muito e ainda mais final de ano e até final do mês sai a bolinha verde do meu pai.

    Leticialele,poderia me dar uma luz à respeito?


  • Oi @Leticialele

    Eu já estava fazendo o DHL quando lembrei de perguntar e aí acabei enviando sem a cópia da carta, vai ter algum problema?

  • @Mauro Porto , Luso = Luzo, têm o mesmo som.

    Eu não retificaria nada, esse "Pinho" está parecendo "Pinto", mas creio que dê para passar!!

  • @CAMILA_ACCIOLI , se você colocou, pelo menos, o número do processo, não terá problema.

  • @Mauro Porto

    Se sua mãe é portuguesa, e seu pai agora também obteve nacionalidade, ambos são portugueses. A transcrição do casamento será obrigatória. Ao fazê-la, prevalecerá o nome no documento português anterior ao erro.

    Como a transcrição é um processo rápido, faça como está e veja se pedem pra corrigir alguma coisa. Se não pedirem agora na transcrição, dificilmente pedirão depois. Se pedirem, você tem pouco a perder. Se fizer no Rio não perde nada, porque só paga depois da análise. Se fizer em Santos (para SP ou MS), pode ser que devolvam os documentos, e talvez tenha que pagar a taxa de transcrição novamente.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021

    gandalf,obrigado.

    Minha mãe é filha de Português...sou neto de Português por pai e mãe mas assim que a bolinha 7 ficar verde serei filho de pai Português somente.

  • Vai fazer 1 mês que o processo pulou pra bola 2 e até agora nada, será que aconteceu algo?

  • @Zinho não

    só ter paciência e ir acompanhando os processos próximos ao seu na planilha...

    se acontecer algo, é cair em exigência e vai aparecer no site

  • Pessoal, boa noite...hoje, para minha surpresa, saiu o meu registo, agora um português de "papel passado"...e uma tremenda coincidência: amanhã, viajo para Portugal...obrigado ao grupo, novamente...atualizarei a planilha...valeu!!!!

  • @arthur bahiense , parabéns e boa viagem!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021


    Bom dia,tenho duas dúvidas?

    Quando a bolinha 7 fica verde é enviado por email ou por carta o número do asento ou um documento do cidadão Portuguẽs ?

    Caso não, os filhos do cidadão Português que vão fazer o pedido podem enviar uma cópia do site com número do pedido e com a conclusão da imagem da bolinha 7 verde junto com os demais documentos como formulário 1 C e cópia do RG,CNH ou passaporte para Conservatória do Porto?

    Digo isso pois para pedir a certidão no civil online demora vários dias e como é final de ano demora ainda mais.

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • Bom dia,

    me surgiu uma dúvida sobre o meu processo de atribuição, que ainda está em andamento, ainda na bolinha 1 (chegou no começo de agosto na conservatória). A cidadania do meu pai saiu em julho e entrei imediatamente com o meu pedido; ele é divorciado da minha mãe. Eu cairia em exigência para o envio de certidão de divórcio ou algo análogo? Até agora não recebi nenhuma correspondência, mas não sei se isso quer dizer muito.

    Agradeço desde já.

    Abraços

  • @Mauro Porto , peça a certidão pelo civil online!

    Em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe a certidão!! - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    No processo de seus filhos, não adianta mandar print da consulta do processo!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.