Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

2456712

Comentários

  • Bom dia!

    Muito obrigada Leticialele!

    Vou começar a tentar hoje ainda... sou um tantinho lenta com a NET.

  • editado November 2021

    @Marcialorens

    Essas informações são boas; Siga as instruções aqui e abra um tópico novo (botão vermelho "Nova Discussão" do canto direito da tela), com os dados que possui. Se alguém conseguir algo, eles informam no tópico, sem misturar com os dados de outras pessoas. Siga o roteiro do terceiro item listado aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas/p1

  • @Pianca essa certidão q vc pedir de acordo c a explicação, tem q vir de Portugal apostilada. É uma exigência dos cartórios brasileiros. Vc só consegue corrigir ela apostilada. O ideal é ver um endereço em Portugal q chegue a certidão e lá a pessoa apostilar p vc e enviar p Brasil

    certidão e apostilar são 2 lugares diferentes.

    se vc conhecer alguém em Portugal te facilita

  • Bom dia Fatima Moutinho!

    Obrigada pela informação, e vou te ocupar mais um pouco...

    Sim, tenho uma conhecida que mora distante, posso tentar ver com ela se faria isso para mim.

    Qual seria o procedimento? Pedir para ela buscar, ou enviar esse link que me mandaram para ela?

  • Boa tarde à todos!

    Eu lí bastante e acho que comecei a entender melhor,Fatima Moutinho e @Leticialele.

    Então havia pedido o assento, mas como ainda não tinha entendido fiz tudo errado.

    Pedí uma conhecida em Portugal para receber em sua casa o documento, traduzir o manuscrito e apostilar para mim. (ainda não viu a mensagem, também não sei se vai fazer).

    Se entendi direito, se a minha conhecida ajudar, então refaço o pedido corretamente, com o endereço dela. Ela recebendo o assento traduz, apostila e envia para mim certo?

    Desde já, agradeço a paciência e informações.

  • @Pianca , vai traduzir o que? O assento de batismo é escrito em português!

    Peça a certidão narrativa certificada. Envie para a PGR com um requerimento e cópia da identidade, pague 10,20 euros e peça para apostilarem!

  • Desculpe minha total ignorância @Leticialele , é que lí em um dos post que precisa traduzir do manuscrito para digitado. É porque não da para entender devido a caligrafia antiga.

    Lí também que pedir o assento é um lugar e apostilar outro. Eu consegui o endereço em Castro Verde, distrito de Beja Portugal.

    Então agora peço a certidão narrativa certificada, envio para PGR com um requerimento e RG, pago e peço para apostilarem.

    Minha dúvida é, faço tudo no mesmo lugar (site do arquivo) por aqui mesmo, ou vou realmente precisar da ajuda da minha amiga?

    Estou aprendendo muito aqui sobre esses documentos lendo os posts, agradeço mesmo a ajuda, e novamente desculpe tantas perguntas.

  • @Pianca , dá uma lida no post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267506/#Comment_267506

    O Ministério Público brasileiro é que não aceita a cópia reprográfica. Mas, quando você pede a certidão narrativa, os dados principais vêm digitados.

  • Boa noite @Leticialele!

    Lí tudo, amanhã mesmo vou pedir novamente o assento.

    O post do jarbastf foi bastante explicativo.

    Espero conseguir dessa vez.

    Obrigada!

  • rafafranca08rafafranca08 Member
    editado November 2021

    @CarlosASP Oi Carlos, desculpa a demora para te responder. Eu dei uma olhada nessa certidão de batismo e ela não serve para isso, pois como ele teve o batismo aqui no Brasil, eles não reconhecem. De uma coisa eu tenho certeza, é de que ele nasceu em portugal e veio ao Brasil ainda quando tinha 1 ano de idade ou menos. Então queria saber se eu consigo encontrar algum documento que prova a ligação dele com portugal, algo que o torne portugues.


    Eu dei uma olhada, e vi que poderia encontrar algum passaporte ou algum registro de entrada aqui no Brasil, porém não sei onde pesquisar.


    Já olhei DIVERSOS sites de pesquisa, e que possuem informações

  • Oi pessoal, tudo bem?

    Estou precisando de ajuda para encontrar o restante das informações do meu bisavô português, queria ver se alguém consegue me ajudar: 

    Bisavô: Arthur Duarte - Filiação: José Duarte e Marianna Abadessa - Nascimento: 1877 (casou-se aos 28 anos em 1905 - Brasil)

    O Kleber conseguiu encontrar esse registro que deve ser a chegada em SP do Arthur e família: http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L019_022.pdf

    Mas não sei como seguir para encontrar a data de nascimento, Freguesia e Concelho. Alguém consegue me ajudar, por favor?

  • editado December 2021

    @biduarte Vc sabe onde eles casaram? Se souber peça no cartório a busca dO processo de casamento.

    e cópias do q apresentaram p casar . Possivelmente vai ter o local de nascimento e fica mais fácil te ajudar .

  • @biduarte achei um documento da imigração de uma irmã dele , em 1943 veio p Brasil. Maria Eufrasia

  • @Fatima Moutinho Oi Fatima, muito obrigada pelas infos! O pessoal aqui do fórum conseguiu encontrar o assento de nascimento do meu bisavô, estou juntando os documentos agora para solicitar a transcrição de casamento, uma vez que eles se casaram aqui no Brasil.

    Muito obrigada pela ajuda!

  • Pessoal, não sei se é o tópico certo, mas, gostaria de uma ajuda. Estou sem saber onde encontrar informações de nascimento de meu Bisavô. Eu já consegui todas as outras informações para a transcrição de casamento. Só falta a informação de nascimento dele. Pensei em supressão de nascimento, e fui ao cartório buscando certidões negativas. Só que o cartório me informou que não poderia dar porque ele nasceu em 18/agosto/1877 antes da criação da maioria dos cartórios. Já pesquisei muito no family search mas, não consigo esse informação.

    O nome dele é Agostinho Dias Nunes de Almeida

    Filiação: Antonio Dias de Almeida

    Maria Augusta de Fontoura.

    Adicionalmente sei que os batismos dos filhos deles foram todos feitos na região onde moravam no Engenho de Dentro - RJ.

    Alguém tem ideia onde eu posso continuar procurando a certidão de Batismo?

    Antes de tudo Obrigado.

  • @RodrigoCabral

    Idealmente você criaria um tópico novo, naquele botão vermelho de "Nova Discussão", e colocaria esses dados ali. As pessoas responderiam diretamente num post separado, sem misturar com outras buscas. E depois você continua postando no mesmo tópico até que tem os documentos, e então migra para o tópico da modalidade/conservatória onde vai aplicar.

    Mas aqui deve funcionar também.

    Pode também criar o tópico novo, anotar aqui um link para o novo post (clicando com o botão direito na data e copiar o link), e deixar esse aqui morrer por inatividade.

  • editado December 2021

    @RodrigoCabral

    Dei uma olhada na árvore que montou no FS. Olhando as certidões, me parece que o nome do pai do Agostinho é Antonio PIRES de Almeida. Talvez isso ajude a achar seu batismo. Em 1877, só batismo mesmo.

    Achei mais um filho de Agostinho e Lucinda, José, registrado em 1919; aqui o PIRES aparece mais claro, mas na certidão de casamento e óbito do Agostinho me parece ser Pires também.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYKN-G4?i=171&cc=1582573



    :

  • @CarlosASP muito obrigado. Eu não tinha encontrado esse filho ai não. Sobre o nome do pai, eu efetivamente havia ficado com dúvida sobre o Pires. Associei pelo nome do Filho. Vou continuar procurando nos batismos. Obrigado.

  • Bom dia gente!

    Fiz o primeiro envio dos documentos para cidadania da minha avó como filha, mas entrei em exigência de mais documentos sendo eles:

    .certidão de nascimento digitada dela (não serviu inteiro teor e apostilada)

    .certidão de casamento do pai português com mãe brasileira (já pedi no cartório)

    .E informaram que não conseguem ler as informações de nascimento do português na certidão dele (está meio apagada mesmo), porém eu tenho os dados juntando outros documentos. Na tentativa pelo civil online me negaram pois o assento que era no conselho de ceia mudou para guarda. O que faço então? Escrevo pro e-mail da Guarda pedindo? Alguém tem? Se eu juntar os outros documentos dele provando o assento mesmo assim daria ruim lá visto que mudou pra Guarda? Tô desesperada pois o prazo de 20 dias úteis tá passando. Agradeço a ajuda.

  • Os dados que coloquei no civil online e foi revisado pela informação que mudou para guarda sao:

    Assento de Alfredo dos Santos Gouveia.

    Nascido em Freguesia de alvoco da serra, conselho de ceia.

    Assento 24, ano 1904

    Filho de João Francisco Gouveia e Maria dos Anjos Santos Marques.

  • @BrunaAlvim , peça a certidão narrativa certificada ao AD da Guarda.

    Explique, em Informações adicionais, que é para cumprir exigência de Lisboa, pois a enviada estava ilegível.

    Relaxe quanto ao prazo!

    Mande um email para a CRCentrais - Lisboa, dando o número do processo e dizendo que está providenciando os documentos solicitados e que precisará de mais prazo para envia-los.

  • Ola pessoal fui aprovada hoje e ja preciso de voces Preciso encontrar certidao de batismo ou nascimento da Minha avo.

    SEI que nasceu em Lisboa em 11de Janeiro de 1905 .Nome Rita Baptista

    Mae Anna Maria Baptista nao sei SE e com um ou DOIs (N)

    Pai. Augusto Baptista

    Casou no Rio de Janeiro em novembro de 1926 na quinta Pretoria com Humberto Duarte .

    Ficou com Nome de casada : Rita Baptista Duarte

    Desde ja . Muito grata por qualquer informacao.

  • editado January 2022

    @Leticialele A conta dela foi aprovada para participar desse fórum.

    @ValériaDuarte Geralmente se recomenda criar uma Nova Discussão especificamente para acompanhar a sua busca https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p1

  • Pessoal, será que conseguem me ajudar?

    Meu avô Antonio da Silva nasceu em Coimbra, Penacova em 22/12/1910, mas não estou achando sua certidão de nascimento/baptismo.

    Seu pai era José Maria da Silva e sua mãe Maria Rosa Marques.

    Tenho uma prima que tirou a cidadania portuguesa, mas foi através do seu pai, por esse motivo tenho a certidão de óbito e casamento do meu avô registradas em Portugal já. Também tenho o RNE do meu avô.

    Acredito que estejam me pedindo a certidão de nascimento do meu avô porque meu pai e ele já são falecidos.

    Já olhei o archeevo de Coimbra, mas não consegui localizar, talvez não tenha feito a pesquisa corretamente e também não tenho certeza se ele foi registrado assim que nasceu ou no ano seguinte (1911).

  • @Marianaps3

    Para tirar como neta, a certidão de nascimento de seu avô português é obrigatória.

    Essa sua prima, o pai dela (seu tio) nasceu em Portugal ou no Brasil? Se ela é apenas "neta" de português (ou seja, o pai dela nem nasceu nem se "tornou" português), ela apresentou a certidão de nascimento do avô. O mais fácil seria ela te passar uma cópia disso para você pedir um novo original.

    Não existindo isso, outras possibilidades. Penacova é um CONCELHO no distrito de Coimbra. Como todo concelho, é subdivido em várias freguesias, uma delas tendo o nome de Penacova também. Você sabe se seu avô nasceu nesta FREGUESIA específica, ou sabe apenas que foi no CONCELHO?

    Se foi no CONCELHO, pode procurar o batismo em todas as freguesias desse concelho. Só clicar nos nomes na lista à esquerda no link abaixo,

    https://tombo.pt/m/pcv

    Na eventualidade dele só ter sido registrado mais tarde em 1911, existe a possibilidade desse registro já ter sido informatizado. 1911 é um ano de "incerteza", pois a foi a transição de um sistema para outro. Se quiser arriscar, peça no civilonline. Custa 10 euros; se estive rinfrmatizado recebe em 1-2 dias e resolve o problema. Se não tiver certeza da freguesia, coloque Penacova também - e nas observações diga que não tem certeza da freguesia, só do concelho; se estiver informatizado, eles acham pelo conjunto de informações (filiação, data de nascimento etc).

    Outra coisa. Quando diz que tem "casamento do meu avô registradas em Portugal já". Você tem uma transcrição de casamento dele? Se tem, ali teria as informações de freguesia onde ele nasceu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.