Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1322323325327328648

Comentários

  • @Leticialele

    Letícia vi esse seu comentário em uma postagem:

    os Consulados costumam exigir mais documentos que as Conservatórias.

    Do requerente, a certidão tem que ser obrigatoriamente por cópia reprográfica. Inteiro Teor apenas se a reprográfica estiver de difícil leitura.

    Do pai/mãe, inteiro teor

    Do avô/avó, cópia simples se for do civil online ou certificada se for do Arquivo Distrital.

    Minha dúvida:

    A minha certidão tem que ser apostilada também e da minha mãe filha do português?

    A do meu avô português eu pedi no arquivo distrital eles me mandaram pelo correio, como faço essa certificação?

  • @doca , penso da mesma forma como o @gandalf e mais alguns do grupo aqui.

    Meu processo atualmente está na fase 7, aguardando a criação do registro.

    Mandei as certidões de nascimento brasileiras em cópia reprográfica e em inteiro teor, ambas apostiladas.

    Ainda que custe mais, creio que você poderá economizar tempo e dinheiro com novas remessas.

  • @doca , a certidão portuguesa não pode ser apostilada no Brasil, e nem precisa ser apostilada em Portugal, para o seu processo.

    Mande a original que recebeu do Arquivo Distrital.

    A certidão de sua mãe tem que ser inteiro teor, apostilada

    A sua certidão, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • A todos os interessados,

    O sistema de consultas do andamento dos processos está disponível novamente!

  • @gandalf coloquei o número lá, obrigada!

  • Voltou o site para vero o estado da nacionalidade pessoal!!

  • editado November 2021

    Pessoal, boa tarde!

    Consegui acessar o site de acompanhamento do processo normalmente agora e não houve mudança no meu caso. Existe uma média de tempo para a bolinha "recebido" migrar para a bolinha número dois de "registro"? Ontem completou sete meses do recebimento...

  • @Geraldes1963 obrigado por avisar.

    @GrazielaR o meu processo está prestes a completar 01 ano na bolinha verde. Segundo relatos aqui, de quem já passou por este estágio, somente após 01 ano é que acontece alguma coisa.

  • Marquei a @ errada. Desculpe.

    @grazielasimoesm  o meu processo está prestes a completar 01 ano na bolinha verde. Segundo relatos aqui, de quem já passou por este estágio, somente após 01 ano é que acontece alguma coisa.

  • @guimoss , boa noite


    Desculpa a demora para responder .


    1 - A antepassada era portuguesa - Avó materna da minha esposa

    2 - Sobre o registro da minha esposa , me desculpe mais uma vez , não entendi a pergunta , o registro da minha esposa ainda não saiu , se a pergunta foi sobre a avó materna , ela foi batizada com dias de nascimento ..


    Obrigado mais uma vez .

  • editado November 2021

    Pessoal processos que estão na bolinha 1 do dia pra noite podem pular para bolinha 6?

    ou é mais comum e mais rapido quando acontece da bolinha 1, 4 até a 6?

  • @Eder Sandro

    Sem problemas, amigo.

    Desculpe-me se ficou a minha pergunta ficou dúbia.

    Eu quis perguntar foi:

    1) A avó portuguesa declarou o nascimento do filho/filha (pai ou mãe da/do Requerente) ou foi o avô?

    2) o Avô era brasileiro ou português?

    3) Foi necessário o envio da certidão de casamento da sua esposa (a Requerente), para comprovar uma mudança de nome, em virtude?

    Obrigado e mais uma vez, parabéns!

  • Pessoal,

    vocês sabem como funciona o apostilamento de certidão em Portugal? Estou ajudando uma amiga a dar entrada no processo de neto, mas ela precisa fazer uma retificação na certidão de nascimento do pai dela, filho do português. O cartório exigiu a certidão de batismo do português apostilada. Existe alguma maneira de fazer isso sem ter uma pessoa em Portugal? Mandar direto do arquivo distrital para apostilar e depois enviar para o Brasil?

    Obrigada!

  • @gandalf @Leticialele Boa tarde, como estão? estou precisando de uma ajuda... dei entrada no processo da minha vó (Neta de português), ela tem 75 anos, início do ano que vem ela faz 76 anos, a prioridade pela idade será automática? ou preciso avisar a conservatória? vocês sabem se possui alguma lei ou art. que fale sobre essa prioridade?

    Muito obrigado e ótimo final de semana.

  • @MatheusRodrigues , nada fala sobre a prioridade para idosos. A percepção de que fazem isso vem da observação dos processos colocados na planilha.

    A não ser que você tenha um forte motivo para solicitar urgência, o que resta é aguardar.

  • @MatheusRodrigues

    Exatamente como foi dito acima. Veja que nesse post eu explico isso, e o post seguinte da conversa do advogado está errada, porque se fosse assim os de 75 anos apareceriam como prioridade, e isso não foi observado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264542/#Comment_264542

    Também não há garantia de que ao no próximo ano eles mudarão a referência baseada no ano de nascimento. Provavelmente sim, mas não se sabe quando ocorreria.

  • @Leticialele boa noite, tudo bem?

    Estamos finalizando o processo do meu pai (o neto do português).

    Gostaria de saber como a Conservatória mantém contato com o requerente, ou seja, é através do e mail do envio do formulário ou por correios?

    Eu pergunto porque caso precise de algo será eu mesma quem vai ter de resolver.

    Sabe qual o valor em média do envio por DHL do Brasil? Você acha mais seguro?

    Obrigada

  • @Fabiana2023 , para que entrem em contato com você, coloque o seu email no formulário.

    Lisboa está levando mais de 3 meses para numerar o processo e mandar a chave de acesso ao site da nacionalidade, que é por onde você acompanha o processo.

    Não faço ideia que quanto custa a DHL de Belo Horizonte - Lisboa.

    No Rio, paguei 235 reais para o Porto, semana passada.

    DHL é infinitamente mais segura e rápida que os Correios!!

  • @JohnA rsrsrsrsrsrsrsrsrs….. kkkkkkkkk……

  • @Fabiana2023 @Leticialele

    Creio que é o mesmo em todo lugar que tem aeroporto internacional. Em cidades menores, muda em função do volume de carga.

    O preço do DHL de Belo Horizonte é o mesmo do Rio e de São Paulo. Cerca de €40

    Varia ligeiramente dependendo de como você manda. Quando entrega na loja custa uns €5 menos, se explicar que o destino é uma Pessoa Jurídica, também reduz €5 (garante que não precisam voltar 2, 3X, porque sempre tem para receber e assinar). São pequenos detalhes que reduzem seu custo, e que nem sempre são claros quando você faz o estimado online, pelo site.

    Faça o estimado pelo site, e compare. Quando for na loja, vão cobrar uns €10 a menos.

  • Pessoal, em especial @gandalf , que é quem eu acho que administra a planilha de netos.

    Uma dúvida!

    Eu acho essa planilha uma das coisas mais valiosas desse forum maravilhoso. Então eu tenho muito cuidado em fazer qq alteração.

    Então, quando eu cadastrei o processo de neto do meu pai, eu coloquei que estava na bolinha 2, ou seja, a bolinha 1 estava verde e me disseram que neste caso, como estava verde, a fase 1 já estava completa. Aí fazia sentido colocar q o processo estava na fase 2.

    Essa semana o processo ficou com a bolinha 2, verde e a bolinha 3, marrom.

    Fiquei na dúvida. Eu coloco na planilha que esta agora na fase 3, q está marrom, ou coloco que esta na fase 4?

    Obrigado.


  • @viniciusmrocha nesse caso, o processo ainda está na fase 3 (consultas). Ele vai pular para a fase 4 quando a bolinha 3 ficar verde.

  • @viniciusmrocha

    Eu tentei explicar aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267887/#Comment_267887

    As fases 2345 são internas, e podem mudar o Status se a pessoa quiser informar, mas não afetam o cálculo da planilha.

    Somente as descritas no texto mencionado. As fases intermediárias podem opcionalmente ser anotadas a data no campo Observações.

  • A boa noticia é que os processos que foram entregues na CRC Centrais de Lisboa em dezembro de 2020 parece que vão começar a avançar aos poucos agora. Espero que o meu possa ir pra bolinha 3 nos próximos 20 dias.

  • @viniciusmrocha @raphafcruz

    Apesar da explicação do gandalf, foi bem animador ver a mudança de status do seu processo Vinicius, dá a impressão que eles estão acelerando a análise.

  • @Diogo Melani e @gandalf , Obrigado. Já coloquei que está na fase 3. Obrigado.

    @LeoSantos Deus te ouça. Confesso que estava bem frustrado. Parecia que o prazo que prevíamos, de dois anos, quando demos entrada em dezembro de 2020, estava aumentando, mas como vc disse, nos dá alguma esperança de que possa ser concluído em 2 anos mesmo. Eu já estava bem chateado, é difícil as vezes essa espera. Vou torcer pro de vcs avançarem tb. Abraços.

  • @viniciusmrocha eu nem marquei o gandalf no meu comentário, porque daqui a pouco ele vem jogar um balde de água fria no nosso otimismo (hehe brincadeira @gandalf )


    Mas falando sério, eu estou bastante otimista, tenho planos para quando sair a cidadania, então parece que a nossa vida fica meio 'parada' enquanto não sai. Vou torcer por vocês também, tomara que saia rápido e sem exigências, boa sorte.


    Abraços

  • boa noite @gandalf , minha prima enviou o processo dela em 2020 mais ela nao sabia que teria que transcrever o casamento dos avos.. ela ja fez a transcrição,ela poderia mandar agora ? ou você acha melhor esperar cair em exigência ?

  • @paulohml

    Como a transcrição é apenas um xerox simples, não custa nada mandar, junto com uma carta pedindo que a transcrição seja anexada ao processo. Quando forem analisar, já estará lá, e não terá a exigência.

    Podia ser que localizassem e nunca pedissem, mas para evitar uma exigência, mande. Não precisa certificar nada. É apenas um localizador. Poderia até ser mandado por e-mail, em PDF para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt mas não há garantia de que incluirão no processo. Se mandar por carta fica oficial.

    Na carta mencione o nome completo do requerente, a modalidade, e o número do processo. Aquilo que vem no início da consulta online.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.