Qual processo mais barato/facil?

2»

Comentários

  • @plsabino processos de netos tramitam somente na CRC Lisboa

  • Ok, muito obrigado!

  • @plsabino , os processos de netos (ar. 1D) só tramitam na Conservatória dos registos centrais - Lisboa.

    Se você enviar para qualquer outra Conservatória, irão encaminhar para Lisboa.

  • @Leticialele @gandalf

    Prezados amigos, consegui a documentação necessária para iniciar o processo da minha mãe.

    Antes de enviar a documentação, consegui cópia do assento de nascimento do meu avô atualizado pela conservatória, por meio de email e de forma gratuita.

    Gostaria, caso seja possível, solicitar suas apreciações a respeito do documento que segue em anexo, ou seja, averiguar se ele cumpre os requisitos necessários.

    Agradeço imensamente a ajuda de ambos.

    Att. Roberto.

  • editado October 2021

    @Ro_sena

    É esse assento mesmo. Pode mandar apenas uma cópia xerox simples dele e guardar esse original.

    Mas nele não consta a averbação do casamento de seu avô. Significa que não foi feito em PT, nem foi transcrito.

    A transcrição é obrigatória, exceto em algumas situações. Entre elas, uma importante: Se a esposa (sua avó) era brasileira, e o pai português (Hermes) consta como declarante na certidão de sua mãe, e o registro foi feito antes de 1 ano de idade, a transcrição pode ser dispensada.  https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

    Não pode também haver divergências sérias de nomes e datas entre os documentos.

    Se for assim, mude para esse tópico do ACP, e siga o roteiro. Sua mãe será portuguesa em 6 meses: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/263592/#Comment_263592

    Daí você faz a transcrição do casamento dela (depende de onde você mora), e dá entrada no seu processo. Antes do natal de 2022 você também será português. Essa parte você terá os 6 meses para se preparar, enquanto corre o da sua mãe.

  • editado October 2021

    @gandalf

    Sim, de fato não foi feito a transcrição de casamento do meu avô em sua certidão de nascimento.

    Entretanto, a certidão de nascimento da minha mãe, que foi confeccionada um dia depois de seu nascimento, consta o local (Beneficência Portuguesa de Santos), a data, sexo, horário, o nome do meu avô como declarante e o da minha avó como mãe e a nacionalidade de ambos. Ainda consta que estava casada com ele e nome dos avós da minha mãe.

    Nessa certidão consta ainda a averbação do casamento da minha mãe com o meu pai, indicando o nome de casada.

    Acho que tá tudo certo e a transcrição pode ser dispensada.

    A certidão é de inteiro teor e reprográfica.

  • editado October 2021

    @gandalf

    Verificando o segundo link, é preciso a certidão de casamento da minha mãe de inteiro teor? Não basta uma certidão normal? Pergunto, pois parece que têm três tipos de certidões: 1 certidão normal que todo mundo tem, 2 certidão de inteiro teor digitalizada e 3 a reprográfica de inteiro teor.

  • editado October 2021

    @Ro_sena

    Sua mãe é a requerente, filha do português.

    A certidão de nascimeto é por cópia reprográfica do livro, apostilada. (a cópia reprográfica contém tudo, e será sempre de inteiro teor)

    A certidão de casamento é em inteiro teor (digitada), e certificada (não precisa apostilar)

    Essa certidão de casamento não muda o estado civil dela. É apenas para validar o nome de casada no RG, com o de solteira na reprografica.

    Todas as certidões são "normais", mas para nacionalidade elas devem ser completas. Os tipos existentes são:

    • reprográfica diretamente do livro (a mais completa, mas por ser manuscrita pode estar apagada, borrada, ou de difícil leitura)
    • inteiro teor (uma transcrição digitada do que consta no livro)
    • breve relato (somente os dados principais de nome dos pais e dos avós e datas principais (é a que se usa no dia-a-dia, e nas escolas)
    • alguns cartórios fazem um "combo" que chamam "reprográfica de inteiro teor" que tem a reprográfica de um lado, e inteiro teor digitada do outro lado da folha.


  • @gandalf

    A certidão de nascimeto da minha mãe é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Já tenho em mãos cópia da certidão de nascimento do meu avô, cópia autenticada do RG novo dela e vou providenciar a Certidão de casamento de inteiro teor digitada e certificada.

    Vou até fazer uma certidão de nascimento dela digitada, pra garantir.

    Caramba, vc é nota 10. Obrigado. Vc não imagina como persigo isso a tempos. Obrigado de coração.

  • @Leticialele @gandalf

    Prezados amigos,

    finalmente consegui ontem os últimos documentos para iniciar o processo.

    Agora de manhã fui no site para pagar os emolumentos e deu "erro de plataforma, tente mais tarde", e não consegui ir à frente.

    É algo comum ou foi erro de preenchimento (apesar de ser muito simples)?

    Obrigado.

  • @Ro_sena , erro da plataforma. Acontece, às vezes!

    Tente depois.

  • @Ro_sena

    Pagamento em final de semana é sempre ruim. Alta demanda, e pouco suporte.

  • editado November 2021

    @gandalf

    Prezado Gandalf,

    amanhã à tarde enviarei a documentação para Portugal. Já reuni todos os documentos e agradeço imensamente a sua ajuda.

    No entanto, estou preenchendo o formulário e estou utilizando o Manual de Preenchimento aqui do Fórum e indicado por vc.

    No quadro 4 (Relação de Documentos), estou com uma pequena dúvida: além de assinalar com um "X" os itens 1, 2 e 3, terei que obrigatoriamente assinalar o item "outros".

    Pretendo indicar a Certidão de Casamento de Inteiro Teor e Digitalizada da minha mãe como sendo o documento extra.

    Entretanto, providenciei uma Certidão de Nascimento dela de Inteiro Teor e Digitalizada, a fim de ajudar na leitura do texto que será realizada pelo serventuário português, posto que a certidão reprográfica feita do livro está em letra cursiva de difícil leitura (não impossível, mas somente difícil).

    O problema está no preenchimento dos quadradinhos. De que forma colocar: "certidão digitalizada de nascimento do requerente" ou somente "certidão de nascimento"? Como já vai certidão reprográfica, seria necessário indicar a outra digitalizada, mesmo porque não será um documento extra, mas somente um documento para contribuir na leitura do texto?

    Caso não necessite indicá-la, como indicar a Certidão de Casamento?

    Os e-mails (de confirmação de pagamento e o do pedido de assento do meu avô junto à Conservatório do Vale de Cambra), são considerados documentos extras que precisam ser indicados no formulário?

    Agradeço a ajuda. Um abraço

  • @Leticialele

    Boa tarde Letícia, não queria incomodá-la, mas gostaria de perguntar como se preenche o item outros do quadro 4 do formulário 1-C?

    Preciso acrescentar a Certidão de Casamento da minha mãe.

    • Preciso dizer que é de inteiro teor e certificada ou basta somente dizer que é uma certidão de casamento? Pergunto, pois são poucos os quadrinhos de preenchimento.
    • Como a certidão de nascimento da minha mãe está em letra cursiva de difícil leitura (não impossível, mas somente difícil), no intuito de ajudar a leitura do cartorário, preciso encaminhá-la de fato?
    • Os e-mails (de confirmação de pagamento e o do pedido de assento do meu avô junto à Conservatório do Vale de Cambra), são considerados documentos extras que precisam ser indicados no formulário?
    • O DHL é um sistema idêntico aos correios? É de fácil encaminhamento? Pergunto, pois tem um posto do DHL na minha cidade e pretendo ir até lá.

    Agradeço a ajuda. Um abraço

  • editado November 2021

    @Ro_sena

    Escreva "certidão de nascimento por cópia reprográfica" e "certidão de nascimento descritiva". O seu problema está em mandar mais documentos do que de fato precisa. :-)

    Não precisa indicar a cópia do e-mail. Ela não faz parte do processo. Se você quiser, coloque como "recibo de pagamento da taxa".

    Os e-mails, coloque como "Consultas à Conservatória"

    DHL é uma das 3 maiores empresas de courrier do mundo (junto a FEDEX e UPS), e certamente a maior na Europa. Entregam não apenas correspondências e documentos, mas todo tipo de mercadoria. Os Correios não tem presença em PT, e se vale de acordos de cooperação com a CTT. Nesses acordos, quando dá problema você fica por sua conta pra tentar descobrir o que houve. Os correios só cuidam da parte no BR.

    No caso da DHL, eles cuidam dos pacotes da origem ao destino final. É o que todos os consulados portugueses usam pelo mundo afora.

    Mande por DHL, sem receio. É simples e muito eficiente. Funciona muito parecido com encomendas pelo correio. Vai na DHL, entrega, paga. Eles cuidam da logística de fazer chegar na Conservatória em 3-4 dias úteis. Você acompanha o trajeto online. É comum passar por 5 países, passeando de caminhão, mas sempre entregam no prazo, porque se não eles te pagam uma multa em dinheiro.

  • editado November 2021

    @gandalf

    Obrigado pelo retorno.

    No quadro 4 entendo que o item 1 (Certidão de nascimento do interessado) subentende-se que é a Certidão de Nascimento por cópia repográfica, então não seria necessário indicá-la no item "outros documentos".

    Concordo com vc, não vou encaminhar a certidão de nascimento digitalizada, somente a reprográfica.

    Mas tenho que encaminhar de qualquer maneira a Certidão de Casamento da minha mãe (doc. obrigatório).

    O problema está na quantidade de quadradinhos para preenchimento à caneta: são 39 em cada linha (são duas linhas).

    Não dá pra por tudo. É possível abreviar? por exemplo - "cert. de casamento descritiva" ou "recibo de pgt de taxa"?

    Quanto ao DHL, entendi perfeitamente. Muito obrigado pela dica e explicações.

    Um abraço, Roberto.

  • @Ro_sena

    Pode simplificar o nome do documento, ou abreviar se preferir, desde que não dê dupla interpretação.

    Recibo da Taxa; Certidão de casamento;

    A certidão de casamento é sempre de inteiro teor, não precisa qualificar. A taxa é opcional, listando só pra não ficar um documento não listado. Se precisar de mais espaço sempre pode usar um segundo form-1C em branco, preenchendo apenas os campos que faltou.

  • @gandalf

    Obrigado por tudo, acabei de encaminhar pelo DHL.

    Um abraço.

  • @gandalf @Leticialele


    Prezados colegas, encaminhei os documentos no dia 05/11, o qual foi entregue dia 08/11, conforme informação do DHL.

    Vcs poderiam informar, caso seja possível, qual o prazo razoável, que em regra é praticado, para análise dos documentos, bem como para o envio de comunicação informando o início do processo?

    Obrigado mais uma vez.

    Att. Roberto.

  • editado November 2021

    @Ro_sena

    Pelo que entendi, o processo é de sua mãe, fazendo como filha, pelo ACP. É isso?

    O ACP lhe manda por e-mail a senha de acompanhamento online em até 2 semanas depois que receber os documentos.

    O tempo do processo no ACP é de 6 meses. A aprovação em 5 meses, o assento 1 mês depois.

    Mude desse tópico que não diz muito, para o tópico específico da Conservatória/modalidade pra onde você mandou. Filhos no ACP, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • oi @@Leticialele e @gandalf

    Perdão por ressusitar esse tópico mas tenho uma pergunta não-relacionada. Estou morando fora e o consulado brasileiro não faz apostila. Pelo que li nos comentários do @gandalf eu só preciso ir ao consulado portugues, munido de uma copia colorida do meu passaporte para que eles façam a autenticação da cópia (e o reconhecimento de firma do formulario 1C -- meu caso é de atribuição via minha mãe supracitada).

    Essa é a informação mais atualizada?

    Valeu!

  • editado February 2022

    @juliombarros

    SIM, mas nem precisa levar a cópia. Eles mesmos fazem lá pra você e autenticam. Eles até preferem fazer uma nova.

    No entanto se você mora no exterior há muito tempo, seu passaporte pode ter sido emitido no consulado. Passaportes emitidos nos consulados no exterior só trazem a filiação se forem de menores . Verifique se o seu tem a filiação. Os de maiores não tem o campo para o nome dos pais, exceto se tiver sido emitido em solo brasileiro. Sem filiação, esse passaporte não serve para fazer nacionalidade.

  • Obrigado! Vocês são incriveis! Ja ja eu mando minha numeração pra ser incluída na planilha se Deus quiser. O meu é emitido no Brasil então não vou passar esse problema.

    Eu estou morando na Europa (não Portugal) e o meu visto de trabalho expira em setembro. Acham que é motivo de pedir prioridade?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.