Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1302303305307308648

Comentários

  • Ah, esqueci de comentar que a regra de excluir o "urg" exclui também a Imperatriz Leopoldina, por isso não o fiz com regra específica ;-)

  • @gandalf , me empolguei e fiz mais um gráfico, desta vez mostrando a data de APROVAÇÂO (despacho) versus o número de dias até a FINALIZAÇÂO. É conceitualmente diferente, já que este mostra, do ponto de vista do dia da aprovação, o tempo que levou para o processo ser finalizado (expectativa futura). Para fazer o gráfico, precisei de uma segunda planilha de apoio (quase igual, mas ordenada pela data de aprovação).

    Se eu tiver me empolgado demais e achar por bem apagar um dos dois, fique à vontade. ;-)

  • Boa noite @Leticialele, tudo bem?

    "Por isso, tem que mandar, no processo, uma certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG."

    Esta certidão em inteiro teor deve ser reprográfica, pois na certidão de nascimento em inteiro teor e reprográfica de minha mãe que é a neta,

    Já está transcrito o casamento dela.

    Muito obrigado!!!

  • editado October 2021

    @Robsonvieira , a certidão de casamento tem que ser inteiro teor, digitada. Não precisa apostilar. é exigida, ainda que o casamento esteja averbado na certidão de nascimento.

  • Boa noite,

    poderiam me dar mais uma ajudinha.

    mandei meu processo para Portugal/Lisboa e foi recepcionado em 09/08 mas até agora não recebi minha chave de acesso.

    devo cobrar? Poderiam me dizer como faço e qual e-mail?


    obrigada mais uma vez !!!

    dani

  • @dhalax , Lisboa está levando mais de 12 semanas para mandar o número do processo e a senha de acesso

  • Obrigada Letícia pelo retorno, então devo aguardar Maia um pouco.

  • @Carla_Ribeiro @Guilherme Jorge

    É difícil dizer com precisão. Os processos aprovados nos últimos 120 dias receberam o assento em 50-140 dias. O tempo total foi 1000 dias.

    O processo de vocês foi aprovado com cerca de 710 dias, e mesmo aguardando o assento há tanto tempo, deve fechar abaixo da previsão.

    Minha bola de cristal está quebrada, mas o assento de vocês dois sairá a qualquer momento. Acompanhem mais de perto, 2X por semana.

  • @andrelas

    Muito bom!

    Algumas sugestões eu vou lhe mandar por Mensagem Privada.

  • @gandalf Deus te ouça! Estou de mudança de Brasília para SP e o custo da apostila de Haia em Brasília é de 43 reais e em SP mais de 130 reais, parece... não sei se deixo todos os documentos apostilados por Brasília ou não... ainda tenho que transcrever meu casamento e fazer o processo do meu filho... affff... tenho medo de arrumar toda a documentação e demorar demais... muito obrigada, Gandalf! Vou torcer!

  • @Carla_Ribeiro

    Vá ao cartório, e diga que você está se mudando, mas ainda tem alguns documentos que precisará apostilar. Se eles receberiam por Sedex e mandariam de volta pra você, Pergunte como solicitar, e como pagar. Leia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/194714/#Comment_194714

    Sempre tem o cartório de Santa Catarina, que muitos usam também. A pessoa que fazia faleceu, mas o cartório funciona. Só mudou o número do telefone.

  • Bom dia.

    Para atualizar a lista de acompanhamento de processos aqui do grupo, a nacionalidade do meu pai foi deferida hoje! Etapa 7!!!

    O do meu marido foi foi diligenciado dia 06/09, pediram a certidão original do avô. Enviamos e chegou la dia 27/09. Agora é só aguardar. Permanece na bolinha 4 com pendências

    Agora meu par terá que fazer o registro de nascimento, certo? Alguém tem o link do passo a passo que deve ser feito agora?


    Obrigada

  • Olá @sampaioamandas... Parabéns pro seu pai! Muito boa essa sensação de aprovação!

    Imagino que o processo dele teve a Etapa 6 concluída hoje e que agora está na Etapa 7! Agora todos os processos são concluídos automaticamente e não é necessário realizar nenhum tipo de ação. Quando a Etapa 7 ficar verde, o registro dele será enviado pro endereço de origem ou você também pode pedir pelo civil online pagando 10 euros pelo registro eletronico, caso não deseje esperar a entrega pelo correios. Pelo que estamos vendo está levando mais ou menos uns 150 dias pra concluir a Etapa 7 após aprovação da Etapa 6!

  • @raphafcruz

    Ah, entendi! Verdade, a bolinha 7 está marrom. Então teve a Etapa 6 concluída e quando a bolinha 7 ficar verde, realmente estará finalizado! Obrigada por suas informações. Espero que não demore tanto a conclusão dessa etapa, pois 150 dias é muita coisa...rs. De qualquer forma, o processo dele foi avaliado até rápido, durou 1 ano e 7 meses. Agora falta pouco! O pior já passou, rs!

    Muitíssimo obrigada a você e a todos do fórum, que contribuíram desde o início para que conseguíssemos localizar os portugueses e darmos entrada no processo!

    Gratidão define!

    Abs,

    Amanda Sampaio

  • Olá pessoal, mais alguém aguardando a devolutiva com a confirmação de senha e chave de acesso? Os documentos chegaram lá em 05/07 via DHL, já se passaram 90 dias e ainda não tive retorno :/ Enviei um e-mail em 01/10 "cobrando" eles (conforme orientação da Lê) e até agora nada também.. Imagino o quanto de processo deve ter por lá, mas a gente fica receoso né...

  • Boa tarde,

    Para quem tiver dúvidas sobre formas de pagamento referente aos emolumentos no valor de 175 Euros, escrevi para Conservatória de Registos Centrais onde me deram a seguinte informação:

    "Informamos que atento o disposto no artº 4 e 7º do DL nº 201/15, os meio de pagamento admitidos são os seguintes:

     

    - cheque visado ou bancário, em euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN,IP,

     

    - vale postal, em euros, à ordem do IRN, IP, com a morada da Conservatória

     

    - cartão de crédito, no site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e posteriormente na secção “Pagamento”, na modalidade de pagamento, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas."

  • @Robsonvieira

    O melhor é cartão de crédito, que pode ser de qualquer pessoa. Ao pagar, deixe o app do banco aberto em seu celular, porque em 99% dos casos há uma etapa de confirmação pelo app ao final. Se seu cartão não funcionar, tente o app do Nubank.

    Se for para neto https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

  • @sampaioamandas

    Você tem na planilha dois processos na planilha de netos. Qual foi a exigência do RodrigoP?

    • Otacílio Oliveira (pai)
    • RodrigoP (marido)


  • @verifel

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262141/#Comment_262141

    O Status muda para Exigência. E é importante que você anote a exigência no campo de observações. Um dia essa exigência será resolvida, mas a história de que ela existiu é importante ser mantida nas Observações. Elas afetam o tempo para aprovação dependendo do que foi e quando foi resolvida.

    Por isso a marcação ficou laranja escuro nas datas, porque você marcou que tinha exigência, mas não contou isso em Observações. eu anotei lá.

    Sugiro que você ligue para a LR de tempos em tempos, porque somente eles podem lhe dizer se a exigência foi satisfeita, ou se houve alguma nova iexigência.

  • @Leticialele eu mandei a certidão de casamento da minha mãe, pois ela mudou de nome, como recomendado aqui. Mas eu não averbei o casamento da certidão de nascimento dela, pois ninguém me falou que era necessário fazer isso.

  • Monize meu processo de neto chegou no CRCENTRAIS de Lisboa no dia 29/06 e ainda não recebi a confirmação e chaves. Qual a e-mail que você usou para contatar eles?

  • @Eowyn31 , não é necessário!

  • @Leticialele mas você disse pro Robson que é necessário estar averbado o casamento.

  • editado October 2021

    @Eowyn31 , eu disse? Tem certeza? No caso do Robson, ele disse que o casamento estava averbado na certidão de nascimento, e eu disse que, ainda assim, era exigida a certidão de casamento inteiro teor!

    Veja o que ele perguntou: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262204/#Comment_262204

  • @Eowyn31 o que a letícia disse foi que ainda que o casamento esteja averbado, precisa mandar a certidão. não falou que precisa estar averbado

  • @Leticialele desculpe. Eu entendi errado. Pensei que tivesse que enviar a certidão de nascimento com o casamento averbado. É porque quando você lê dá aquele leve susto de ter enviado algo faltando. Novamente, desculpe pelo erro.

  • @Eowyn31 , relaxe! Não precisa se desculpar!

    Muitas vezes escrevemos algo que fica mal compreendido.

    Imagino sua ansiedade.

  • Monize, também aguardo o número do processo e senha. Meus documentos chegaram em Lisboa por DHL em 23/7 e TB já enviei dois emails sem retorno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.