Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

1246713

Comentários

  • @prispb 1 - PD não aceita mais vale postal. mandam um link para pagamento por cartão de crédito internacional após analisarem os docs (você manda os docs sem pagar).

    2- PD não faz mais processos de nacionalidade. somente transcrição de casamento, então não há mais como mandar os processos juntos.

    3- PD está demorando cerca de 2 meses; acho que o Consulado do RJ não está passando de 1 mês.

  • gsilvestre muito obrigada mesmo!! Então, vale fazer a transcrição pelo consulado do Rio.

    E atribuição de menores, continua valendo a pena enviar para Tondela? Ou ACP? Digo por questão de tempo de finalizar o processo. E mais uma vez a dúvida... Nenhuma conservatória faz mais VPI... todas tenho que mandar os documentos primeiro, estando ok eles enviam link pra pagamento, é isso? É que quando fiz a minha atribuição, pra minha família em 2018... Era diferente.

  • @prispb , Ponta Delgada não tem mais balcão de nacionalidade. Só faz a transcrição e está bem mais demorada que o Consulado do Rio.

    Mande a transcrição para o Consulado do Rio, leva menos de 1 mês.

    Depois, a atribuição dos menores para o Arquivo Central do Porto - leva uns 2 meses.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @prispb para atribuição de nacionalidade, ainda aceitam VP, mas agora também tem um link para pagamento por cartão de crédito. mas, no caso da atribuição, você paga antes de enviar os docs. mesmo, aí eles enviam o formulário 1c pelo e-mail com um "recibo" pelo pagamento no cabeçalho (lembrando que processos de menores são gratuitos)

  • gsilvestre que luz está me dando! Estava completamente desatualizada. Então, de maiores é desse jeito.

    De menores envio os documentos, para Tondela? Qual lugar me orienta? E como é gratuito não preciso fazer mais nada, só envio dos documentos pra Conservatória mesmo, certo? E aguardar enviar por e-mail o número do processo.

    Desculpa por tantas dúvidas, fico com receio de fazer e ajudar errado...

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @prispb como a @Leticialele disse, mande para ACP, pois está mais rápido que Tondela

  • gsilvestre muito agradecida! Farei isso ;)

  • Pessoal, boa tarde, uma dúvida no preencimento do formulário, no exemplo que enviaram diz assim:

    BI, Passaporte, Carteira de identidade, cédula profissional… etc) nº --- , emitido por --- (entidade emissora), válido até --- (data de validade)

    No caso de RG, que não possui data de validade, como preencho? Não coloco essa informação ou estimo 10 anos da data de emissão?

  • @marifontolan , se não tem data de validade, não escreva nada

  • Olá pessoal,

    Estou aqui há horas a ler os fóruns e a tentar esclarecer todas as minhas dúvidas mas continuo confusa em qual formulário enviar para transcrição de casamento em PD. Afinal tanto faz o mais antigo ou mais recente?

    • Se for mais antigo, acrescenta e-mail.
    • Se for mais recente, pode adaptar o texto inicial pois a nubente é a própria requente e retirar validade no caso de RG.

    Estou a ajudar minha tia portuguesa (após atribuição) e transcrever o casamento. Ela será a própria requerente.

    Vi que no site de Portugal o custo já subiu para 180 euros, mas muitas pessoas ainda pagaram 120 euros neste ano. Mantém este valor?

    Obrigada desde já a todos!!!

  • @Marcela Souza , tanto faz. O importante é colocar o e-mail, que é para onde vão mandar as instruções para pagamento.

    O custo não aumentou, continua sendo 120 euros. O que mudou foi a forma de pagamento. Ponta Delgada não aceita mais vale postal. Vai mandar um link para pagamento com cartão de crédito.

  • @Leticialele muito obrigada pelos esclarecimentos :)

    Que bom que ainda continua 120 euros.

  • Bom dia pessoal, tudo bem?

    Acabei de entrar no fórum e estou tentando tirar algumas dúvidas se puderem me ajudar.

    É seguinte meus bisavós são ambos portugueses e se casaram no Brasil e achei certidão de casamento na Cúria em Campinas/SP só no religioso, não achei nenhuma certidão civil de casamento e meu bisavô não foi declarante na certidão de nascimento do meu avô, foi uma pessoa que não sei de quem se trata. Pelo que pesquisei preciso fazer a transcrição de casamento, consigo fazer a transcrição de casamento com a certidão de casamento no religioso? Outra coisa na certidão de casamento nome da mãe da minha bisavó consta Maria Thomazia de Jesus e na certidão de batismo só Maria de Jesus, vai ter que retificar?

    Desde já Agradeço!

  •  Pessoal, sabem me dizer qual conservatória é mais tolerante para fazer a transcrição de casamentos bem antigos (100 anos, por ex.), quando há erros como a idade da nubente brasileira, sobrenomes diferentes e outros?

     Quanto tempo tem demorado nas mais tolerantes?

  • " Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha)."

    Quanto a essa parte da lista dos documentos no primeiro post dessa discussão, alguém sabe me informar como eu faço uma fotocópia certificada de um documento? É só ir em qualquer cartório?

    Outra coisa, esse modelo de requerimento se aplica também se os nubentes forem atualmente divorciados? Ainda é possível conseguir a nacionalidade para os filhos nesse caso?

  • @zffr , você leva o documento original e uma cópia xerox ao Cartório e pede para eles autenticarem.

    O divórcio é uma etapa posterior ao casamento.

    Faça a transcrição normalmente.

    Depois, se quiser homologar o divórcio em Portugal, terá que contratar advogado inscrito na Ordem dos Advogados portuguesa.

  • @Leticialele

    Quanto ao divórcio, estou ciente que isso pode ser resolvido depois, mas você sabe se isso interfere na atribuição dos filhos ou isso independe do estado civil atual dos pais?

    Obrigado pela resposta.

  • @zffr , o divórcio não impede a atribuição dos filhos.

    Por exemplo: Casal com filhos do primeiro casamento, mãe portuguesa, pai brasileiro declarante- Tem que transcrever o casamento;

    Primeiro casamento, pai português e declarante - não precisa transcrever o casamento.

    Filhos do segundo casamento:

    Mãe portuguesa, pai brasileiro declarante - tem que homologar o divórcio (através de advogado português) para. após, transcrever o segundo casamento;

    Pai português e declarante - Não precisa homologar o divórcio nem transcrever o casamento.

    O mais importante é estabelecer, juridicamente, a paternidade/maternidade portuguesas. Por isso, cada situação é única e depende de análise.

  • @Leticialele Ah, tudo certo então, o meu caso é o primeiro.

    Muito obrigado!

  • Boa noite, pessoal! Meus parabéns a todos colaboradores. Vocês são incríveis!

    É possível um residente de Minas Gerais solicitar transcrição de casamento pelo consulado do Rio de Janeiro? Ou necessariamente teria que ser por Belo Horizonte? Obrigado!

  • editado September 2021

    @diegoalexsander , terá que fazer pelo Consulado de Belo Horizonte, A NÃO SER que você tenha alguém de confiança no Rio de Janeiro, para usar o endereço.

  • Pessoal, uma dúvida.

    Estou na seguinte situação: precisamos fazer a transcrição do casamento da Avó portuguesa (de quem derivaremos a cidadania), porém não estamos encontrando o registro civil em cartório do nascimento do avô. Encontramos, por outro lado, o batismo desse mesmo avô na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no ano de 1904. Somente esse batismo será válido para a transcrição do casamento? Se for válido, é por si só ou devo juntar outras provas que me desobriguem de apresentar o registro civil?

    Obrigado!

  • @gabrielbarrella pelo ano de nascimento dele, acredito que você consiga transcrever o casamento sem maiores problemas com a certidão de batismo do avô

  • @Leticialele muito obrigado pelo retorno! Eu moro no estado do Rio, vou usar meu endereço, então. Está compensando fazer pelo Consulado do Rio em vez de Ponta Delgadna, certo? Alguma particularidade que eu deva me atentar?

  • Oi gente, a transcrição de casamento ela é necessário independentemente se alterou o nome de solteira para casada? E só pode tirar o cartão cidadão e o passaporte após a transcrição?

  • @gabissmleal , todos os atos da vida civil de portugueses devem ser comunicados a Portugal.

    A transcrição de casamento, às vezes, é necessária para processos de atribuição de filhos.

  • @Leticialele , obrigada pela explicação. Eu vi alguns comentários sobre fazer a transcrição de casamento por Ponta Delgado, Consulado RJ, mas não vi sobre SP (Santos). Ponta Delgado parece que aumentou o prazo para conclusão da transcrição, será que por Santos está mais rápido? Mesmo eu morando na capital de SP, posso fazer a transcrição por Santos? É preciso comparecer lá?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.