Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102310241026102810291452

Comentários

  • Bom dia!

    Efetuei o pagamento do formulário 1C via cartão débito N26, debitou da minha conta, porém apareceu um erro na página.

    Alguém pode me ajudar? O que devo fazer?

  • @alineafonso espere um pouco, que você ainda pode receber o formulário. as vezes aparece a mensagem de erro, mas mesmo assim eles enviam.

  • Processo da minha filha, menor de idade, AGORA concluído!!!!

    Processo 73xxx/21

    Enviado DHL: 06/07/21

    Recebido ACP: 09/07/21

    Senha recebida: 12/07/21 por e-mail

    Pagto.: menor de idade - grátis

    Bolinha 2 - Registo do Pedido: 04/08/2021 manhã

    Bolinha 6 - Despacho concluído: 04/08/2021 tarde

    Bolinha 7 - Registo do novo cidadão: 08/09/2021


    Vou atualizar a planilha.


    Obrigado a todos!

  • editado September 2021

    @isabelfontinha no seu caso é só correlacionar a proposta de trabalho com a necessidade da nacionalidade. Boa sorte!

    @lucasbitte , foi mais rápido do que eu esperava, o registro foi finalizado ontem 08/09/2021 e o registro foi enviado para morada.

    Fiquei com as seguintes dúvidas:

    1) Quanto tempo após ao registro eu consigo tirar o assento no civil on line?

    2) Quando o ACP envia o assento pelo correio, eles devolvem os documentos que foram utilizados no processo?

    Muito obrigado a todos, e em especial ao @lucasbitte que tem ajudado com a planilha e à @Leticialele que ajudou tanto na transcrição do casamento da minha avó quanto no envio da documentação de atribuição do meu pai e da minha tia.

  • @gsilvestre sim, recebi o formulário! Tudo certo, obrigada.

  • @Damasceno_de_Castro , hoje você já pode pedir o assento pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    As Conservatórias não devolvem os documentos!!

    Parabéns!!

  • @Damasceno_de_Castro Que maravilha! Parabéns a nova tuga, logo virá o próximo!!!

  • Pedido recebido em 15/04/2021 e Bolinha 6 verde em 07/09/2021!

    Vamooooo

  • Boa noite! Já estou com toda documentação pronta para envio para minha atribuição. Minha dúvida é para qual endereço devo enviar. Fiz o pagamento pelo site com cartão e nos documentos enviados para meu e-mail fala nas instruções para ser enviado pelo correio para Conservatória dos Registros centrais em Lisboa. Então não posso enviar para CRC de Porto?

  • @Daniela Silva Diogo , embora no Formulário conste o endereço de Lisboa, pode mandar para qualquer Conservatória.

    Atualmente, a mais rápida e segura é o Arquivo Central do Porto.

  • @Leticialele obrigada! Então farei isso!

  • Bom dia! Chegou minha vez! Processo aprovado e aguardando a criação do registo.

    Segue os detalhes abaixo:

    Recebido na ACP: 23/04/2021 Via DHL

    Email com número do processo e chave de acesso: 25/04/2021

    Saltou para a bolinha 4 em: 09/09/2021

    Bolinha 6 verde em: 10/09/2021

    Aguarda criação do assento.

  • @lucasbitte Parabéns! O registro vai sair rápido.

  • Pessoal, o processo do meu pai foi aprovado!! Aquele que enviei uma identidade emitida em 1987!! Mas nao aconselho passar por essa adrenalina de ficar na expectativa se vai ou nao cair em exigência. Melhor mandar uma identidade com menos de 10 anos mesmo. Acho que dei sorte. Mas fica ai de aprendizado para gente que esse lance dos 10 anos do documento nao é uma regra né...


    Segue os detalhes abaixo:

    Recebido na ACP: 23/04/2021 Via DHL

    Email com número do processo e chave de acesso: 25/04/2021

    Saltou para a bolinha 4 em: 04/09/2021

    Saltou para bolinha 7 laranja em: 10/09/2021

    Aguarda criação do assento.


    Agora esperar sair o assento e mandar o meu processo que já esta prontinho.

    Obrigado pela ajuda!

  • Pessoal,

    quanto tempo mais ou menos demora pra chegar o assento no endereço cadastrado? O envio é registrado ou por carta normal mesmo? Já vai fazer 2 meses que no site consta que foi enviado mas ainda não recebi.

    Obrigada.

  • @irinayamashita muitos acabam extraviando... é por carta normal. melhor pedir o assento no civilonline

  • Bom dia estou com um problema e não sei se podem me ajudar...

    Meu processo de cidadania já está em andamento, e a previsão para conclusão se respeitado o esperado prazo de seis meses tem sua conclusão em fevereiro de 2022.

    Porem recebi uma proposta de trabalho para iniciar em outubro, mas a empresa pede (NIF, Seguro social e Dar entrada na manifestação de interesse de residência) para me contratar

    Minha dúvida é: dar entrada nesta documentação pode gerar problemas na avaliação do meu pedido de cidadania? sim ou não? pois entendo que já ha um pedido em trâmite, e pedir a residência seria um segundo pedido sem ser concluído o primeiro.

    Sei que vão me aconselhar a esperar a resposta do pedido se cidadania, porém no momento estou desempregado no Brasil e não gostaria de perder essa oportunidade que é muito boa em Portugal.

    Agradeço quem puder ajudar!

  • Bom dia!

    Enviei via correios meu processo de cidadania (art. 1,C) para ACP. Geraram minha chave de acesso no dia 14/05/2021, mas até hoje está na primeira bolinha verde (foi recebido). Isso é normal? Não está demorando muito para nem terem começado a analisar? Obrigada!

  • Oi @lucasbitte


    Segue:

    Processo 74XXX/21

    SOLICITANTE: Marjory Mecenas

    Docs enviados no dia 05/07 - DHL Chegou em Portugal em 09/07.

    Recebi o e-mail com login para acompanhar o pedido em 12/07. Está na bolinha 1 "recebido" até hoje.

    atribuição para filha de portuguesa. Para ACP Porto.

  • @Flarib pelo que todos comentam aqui, é normal. Geralmente pula da 1a direto pra 5a bolinha em uns 4/5 meses, pouco depois pra 6a, e mais um mês para a 7a.

  • @Rangelicojr que eu saiba, não tem nenhum problema…. mas acho que vc poderia usar isso para pedir urgência no seu processo

  • @gsilvestre E como posso pedir urgência?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Rangelicojr faz um requerimento simples solicitando urgência no processo xx/xx em razão da oferta, anexa a carta da empresa com a oferta de trabalho e manda para ACP. Como eles estão parecem estar dispostos a te aceitar como imigrante, talvez ACP n aceite o pedido de urgência, mas eu tentaria pelo menos rs

  • editado September 2021

    @Rangelicojr

    Pode pedir urgência sem nenhum problema.

    É exato como disse o gsilvestre: Um requerimento simples, de 3-4 linhas explicando seu caso, assinado no cartório e reconhecido por autenticidade. Junta a carta de oferta de emprego (de preferência o original, mas pode ser uma cópia certificada), em que fique claro que somente com a nacionalidade poderá ser atendida.

    Na carta tem que escrever o seu nome, tipo e número do seu processo. Dentro ponha um screenshot impresso da sua tela de consulta, onde tem todos os dados de seu processo (pra ter certeza de que vão associar a ele).

    Mande por DHL, com uma nota do lado de fora: URGENTE

  • prezados(as),

    bom dia. Procurei aqui e não localizei. Alguém poderia, gentilmente, dizer-me o passo a passo e a documentação necessária para requerer a atribuição simples (filho maior)?

    agradeco desde já.

  • @luiz_almeida

    Cada caso pode ser diferente. Vejamos o seu caso... Você será o requerente? Quem é o português (pai/mãe/avô), e quem consta como declarante na certidão do filho do português, e com que idade foi registrado?

  • editado September 2021

    @luiz_almeida

    Sem ver os detalhes, a lista básica (para filho maior de 18 anos, art-1C) seria:

    • copia simples do assento do progenitor português. Pode ser xerox do obtido pelo correio ou do CivilOnline (€10) se nasceu após 1911 https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
    • cópia simples da transcrição de casamento do português, se foi realizado no BR. Não precisa mandar se: a) o casamento foi realizado em PT e/ou estiver averbado no assento; b) se o cônjuge for BR e o português foi o declarante do filho/filha antes de 1 ano de idade
    • certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, autenticada e apostilada
    • cópia do RG, CNH, ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação), autenticada e apostilada
    • Pagamento da taxa de €175 com cartão de crédito (de qualquer pessoa), ou Nubank app no celular. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    • cópia simples impressa do e-mail de confirmação do pagamento
    • Formulário 1C que receberá por e-mail após o pagamento, impresso a cores frente-e-verso, preenchido, e levar para assinar no cartório diante do tabelião, para reconhecer a firma por AUTENTICIDADE (não precisa apostilar)

    Se o português nasceu antes de 1911, o assento é substituído pela certidão de batismo, onde só consta o primeiro nome do português. Essa certidão de batismo deve ser solicitada ao Arquivo Distrital correspondente, e deve enviar o original assinado a tinta com carimbo em relevo. E nesse caso terá que mandar a certidão de casamento (ou óbito) do português para fixação do nome adotado na maioridade.

    Tire uma cópia xerox de todos os documentos, grampeie, e guarde com você para referência. Mande os docs por DHL para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Seria bom que você descrevesse seu caso primeiro, porque podem haver pequenas correções, dependendo da idade, do sexo e estado civil, da idade em que foi registrado, se o declarante foi o português, a mãe, ou um terceiro, com mais de 1 ano, etc.

  • @gandalf

    mais uma vez, perdão meu amigo kkk

    vou especificar: eu sou requerente (maior de idade)

    meu pai é o português e foi o declarante antes de completar 1 ano (3 dias depois do nascimento)

    meu pai acabou de conseguir a cidadania dele

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.