Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1287288290292293648

Comentários

  • editado September 2021

    @JohnA muito estranho.

    o processo da minha mãe chegou alguns dias antes, e ela é mais velha que ele. e nem mexeu da bolinha 1, assim como a maioria dos processos de 2021.

  • @Leticialele

    Requeri minha atribuição de nacionalidade portuguesa em metade de junho deste ano.


    Enviei a CCR de Lisboa e tenho o "recebido na CCR " da DHL, uns dias após.


    Passados quase 3 meses não recebi a chave de acesso e senha mesmo já tendo enviado 3 emails neste sentido.


    Alguém poderia me auxiliar, tipo se é assim mesmo....ou emails alternativos?


    Muito Obrigado!

  • @OrlandoBraga , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação e data de nascimento, dizendo que o processo está na CRCentrais - Lisboa e peça o número do processo e a chave de acesso.

  • Pessoal irei precisar retificar o assento de casamento dos meus bisavós aqui no brasil, estou na duvida

    As questões são a seguintes , no assento de casamento Brasileiro do meu bisavô português com minha avó brasileira , Consta o Seguinte

    1- ( Bisavô Português ) Esqueceram de Colocar o DA na composição do sobre nome EX: Da Costa

    2- Nome dos Pais do Português : Luiz da Costa Lopes e Josepha de Jesus , o Correto é Luiz Lopes da Costa e Josefa de Jesus ( Trocaram a sequencia do sobre nome do Pai e Colocaram Josepha ao invés de josefa )


    Creio que tenho que retificar mesmo né ,? Para isso vou ter que pedir uma copia do assento de nascimento do português e apostilar em Portugal para ser apresentado no cartório aqui no Brasil , O assento de nascimento eletrônico do meu Bisavô só consta Carlos ***** no assento de casamento esta o nome completo , será se eu pedir essa copia apostilada de lá do assento de nascimento vai vir o nome completo ??? e Não Carlos **** ?

    Preciso retificar esse assento de casamento para usar como base para retificação no assento de nascimento do filho que também esta errado para dar entrada no processo de neto

  • @Jessicacosta , não tem que retificar NADA!!!

    A colocação e retirada de partículas de ligação é livre!! Luiz da Costa Lopes = Luiz Lopes da Costa

    Josepha = Josefa.

    Não invente nada, mande assim, não terá problemas!!

  • @Jessicacosta acho que li aqui no fórum que essa ordem dos apelidos não teria problema, o Josefa não precisa mudar e a falta do conectivo também não precisa. Eu procurei o comentario aqui da @Leticialele mas esqueci onde foi isso. No meu caso eu tive que providenciar a retificação do nome, pois eles trocaram um sufixo inteiro, mas preferi enviar meu processo logo para entrar na fila, pois processo de neto demora demais, e estou fazendo a retificação em paralelo, quando retificarem envio a certidão corrigida pra juntar no processo, se por um milagre acelerar la em Lisboa e cair em exigência, tambem não terá pro lema, pois ja estou agindo.

  • @Leticialele perfeita com sempre :)

  • Bom dia!

    Já enviei meu processo todo certinho para Portugal e já chegou por lá. Gostaria de saber quanto tempo leva mais ou menos pra eu receber o nº do processo e poder acompanhar?

    Outra dúvida é se eles enviam por e-mail?

    Obrigada!

  • @julianaabb em média 4 a 6 semanas para receber em seu e-mail. pode ser mais, pode ser menos

  • mistério resolvido sobre a pessoa do Facebook que concluiu em 3 meses: foi um processo de convolação, ele já possuia nacionalidade portuguesa (aquisição) desde 2000.

  • Não existe milagre na CRC Lisboa. É longo e tedioso, não tem jeito. A não ser os casos de exceção de pessoas aparentemente que tenham mais que 75 anos.

  • LuizMVLuizMV Member
    editado September 2021

    Obtive minha nacionalidade como neto no final de 2020, após quase 33 meses de trâmite.

    Minha filha (maior de idade) entrou com seu processo de nacionalidade logo após isso e, surpreendentemente, o processo dela levou apenas 5 meses, do protocolo à obtenção do assento de nascimento.

    Meu filho (também maior de idade) entrou um pouco depois dela (março/21), e minha neta (menor de idade, filha da minha filha) um pouco depois (maio/21), logo após sair a nacionalidade de minha filha, e ambos os processos ainda estão na fase 1, no caso dele após meio ano.

    Relatei tudo isto porque estou surpreso com a diferença de prazos, pois no caso de minha filha e meu filho a situação e documentação era absolutamente a mesma, e o processo dela correu com enorme rapidez e o dele está se arrastando.

    A impressão que tenho é que o dela é que tramitou anormalmente rápido, por algum motivo que desconheço.

  • editado September 2021

    @LuizMV

    O seu processo era como neto (art-1D), e levou cerca de 30 meses, que é o usual.

    O processo de sua filha é como filha (art-1C), e depende da conservatória que manda, mas como foi pelo ACP, 5-6 meses é o usual.

    O seu filho que deu entrada em maio/21, a previsão para é para meados de novembro/2021, se tudo correr normal 6 meses será o usual.

    Estou comentando, porque dito aqui num tópico de netos, pode levar outros a imaginar prazos não realistas.

    Todos os prazos relatados estão dentro do esperado para cada tipo de processo.

  • Com relacao a nacionalidade esses 2 videos eh muito informativo a chefe da CRC Lisboa falando de nacionalidade



    (7) Nacionalidade - YouTube

  • video acima a chefe da conservatoria das Centrais de Lisboa dando esclaracoes diretas e facil de entender

  • Boa tarde @gandalf

    O meu caso é o mesmo de @julbra . Meu avô tem um primeiro casamento em Portugal.

    Houve um segundo casamento com minha avó, depois que a sua primeira esposa faleceu, mas meus avós já estavam bem idosos, e a certidão de casamento deles tem várias incorreções, por isso não pretendo informar esse casamento.

    Tenho em meu poder A certidão do primeiro casamento dele. A minha dívida é se devo ou não enviar essa certidão do primeiro casamento de meu avô?

    Obs. No assento de batismo, de meu avô, consta a informação do casamento e o falecimento da sua primeiras esposa.

    Desde já agradeço pelas informações.

    Abc

  • @Leticialele Que site seria esse ? Sair do interior do Rio para ir a capital nesse momento, não é muito viável, será que se eu mandar um e-mail ou uma ligação, eles dão alguma resposta ?

  • @joaolttav tente pelo riojaneiro@mne.pt

  • @Julião Augusto

    Vamos ao seu caso específico.

    Sim, você deve enviar essa certidão do 1º casamento. Os conservadores não têm acesso a ela, e precisam fixar o nome e apelido dele usado na maioridade. Estando averbada, será importante você mandar apenas para fixar o nome.

    Se o avô foi o declarante de seu pai, não precisaria outros documentos. Apenas a certidão de nascimento inteiro teor (digitada) de seu pai e a certidão de nascimento reprográfica sua. Documentos brasileiros são apostilados.

    Mas você disse que há divergências no nome. Se essas divergências se refletem na certidão de seu pai ou na sua, então seria bom retificar essas coisas antes de dar entrada, se forem diferenças relevantes, comparadas com a certidão que está mandando.

  • Boa noite, @gandalf

    Sim, o meu avô foi o declarante do nascimento de meu pai.

    As divergências que falei, foi com relação à certidão de casamento de meu avô com a segunda esposa (minha avó), mas que não vou mencionar, pois foi feita, aqui no Brasil e eles já estavam bem idosos.

    As outras certidões estão ok.

    Estou enviando também, o assento de batismo de meu avô.

    Obrigado

  • @gandalf ,@Leticialele Olá pessoal,

    Gostaria de tirar uma dúvida recentemente realizei a transcrição do casamento do português. Agora vou mandar a documentação para o processo de atribuição por neto, geralmente se manda a certidão de casamento do avô portugues para fixar o sobrenome na vida adulta.

    No meu caso irei enviar o assento de casamento que o Consulado de Santos me enviou onde já consta o nome com sobrenome, mesmo assim preciso enviar a certidão de casamento ou neste caso só o assento de casamento português é suficiente.


    Obrigado

  • Pessoal, hoje faz 53 dias que meu processo chegou em Lisboa e ainda não recebi a chave para acompanhamento. Liguei na LR, mas nao encontraram o processo. Tenho visto alguns casos que estão levando mais de 60 dias para receber a chave.

    Devo enviar um e-mail? Tenho receio de atrapalhar mais ainda, tendo em vista que eles estão com muitos processos.

  • O meu já está lá a 74 dias, ainda sem número de processo. Mandei email e fui completamente ignorado. :D

  • @LeoSantos que coisa, viu? Nem vou mandar e-mail então, rs

    Vou aguardar eles me enviarem mesmo

  • @DouglasRamalho , mande apenas a certidão de casamento portuguesa!!

  • Pelo visto processos de netos são recheados de emoção, no início só queremos saber se chegou e se encontra com as pessoas certas, acho que quando a pessoas recebem a chave de acesso já é um baita alívio saber que tá dentro do jogo. Estou confiante que a DHL entregou. Depois é ficar torcendo para aceleração de todos os processos, visto que simplificaram a burocracia com os laços afetivos com a comunidade portuguesa a ideia é uma maior celeridade. Daqui a pouco deve engrenar. (TOMARA)

  • Boa tarde, sobre preencher o pagamento do formulário 1D

    Morada e Localidade, são a mesma coisa?

    Código Postal é o CEP né?

    Desde já, obrigada


  • @ArielMacedo morada é o endereço, localidade é cidade/estado, código postal é o cep

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.