Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

1356713

Comentários

  • @Beatriz Sartori , pode colocar os dados do seu cartão

  • Bom dia, a prima da minha mãe ja conseguiu a nacionalidade portuguesa, assim na época do processo dela ela fez a transcrição do casamento dos avós, preciso fazer novamente para o meu processo ou fica registrado em algum órgão ?

  • @Patyfrazão não precisa fazer novamente, mas você precisa de uma cópia do assento da transcrição (pode solicitar pelo civilonline https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1), caso o casamento não esteja averbado no registro do português.

  • Bom dia, so mais uma duvida. Tenho lido que o consulado do Rio e de Santos tem feito bom trabalho na averbacao de casamentos. Sendo de Recife, posso enviar para o consulado do Rio ou de Santos, haja vista que temos consulado em Recife?

    Obg.

  • @athneto , infelizmente, não. Veja como está a transcrição no Consulado de Recife.

  • Gente, preciso de mais uma ajuda.

    Efetuei o pagamento pelo link, porém deu um erro no final pedindo para ligar para o banco.

    Eu estava falando com o banco e eles estornaram o valor, mas agora vi que recebi um e-mail do IRN dizendo que o pagamento foi bem sucedido.

    Quando tento fazer o pagamento pelo link de novo, fala que o pagamento já foi liquidado.

    E agora? O que devo fazer? Porque o dinheiro voltou para a minha conta. Mando um e-mail para a conservatória ou ligo?

    Me ajudem, por favor.

  • @Beatriz Sartori precisa mandar um e-mail pedindo um novo link… toda vez q dá erro precisa de um link novo

  • @gsilvestre Obrigada. Já enviei um e-mail, espero que me respondam.

  • Boa noite, No link para pagamento vem a opcao de pagar atraves de tranferencia bancaria por conta corrente em Portugal? Obg.

  • Desculpem, mas outra duvida. Na certidao de casamento inteiro teor estar averbado o divorcio consensual dos pais da minha sobrinha. Mesmo com esse averbamento do divorcio ela podera transcrever o casamento?

  • @athneto , sim, não tem problema algum transcrever o casamento

    O divórcio só valerá em Portugal após a homologação da sentença por Tribunal Português, processo que ela faz quando quiser.

  • olá @Leticialele e @gandalf !

    eu fiz o processo de atribuição para minha mãe que é nascida no Brasil através dos meus avós que são portugueses, foi concluída a atribuição dela e eu ja transcrevi o casamento dela e do meu pai também antes da pandemia.


    Agora quero solicitar a atribuição pra mim e meu irmão, ambos maiores de idade, e estou com dúvida se preciso enviar somente a certidão da minha mãe emitida pelo civilonline ou se também preciso enviar alguma comprovação da transcrição do casamento deles. Podem me ajudar por favor?


    Muito obrigada!

  • @ariellecoelho , basta mandar cópia simples da certidão emitida pelo civil online, uma para cada um!

    Quando forem verificar a validade, verão a averbação do casamento.

    Boa sorte!

    Lembre que os dois processos podem ser enviados juntos, mas ambos têm que ir completos, nenhum documento pode ser compartilhado.

  • Perfeito @Leticialele , muito obrigada!

    Uma dúvida restante, eu solicitei e paguei o formulário 1-C em Fevereiro de 2020 e não utilizei por conta da pandemia, você sabe se ele tem algum prazo de validade ou se posso utilizá-lo ainda?

  • Olá!

    Minha cunhada precisa transcrever o casamento dela (portuguesa) com marido Brasileiro, somos da cidade de SP.

    Qual a opção de envio que faça ser mais rápida sair a transcrição? E se souberem.. qual o prazo.

    Grata!

  • @ariellecoelho

    Foi imprudência fazer o pagamento da nacionalidade sem ter nem a transcrição ainda. Não culpe a pandemia, porque você fez a transcrição em Julho/2020 em plena pandemia.

    Provavelmente aceitarão. Terá que mandar boa comprovação do pagamento, com o e-mail recebido, e se eles não localizarem não poderá culpá-los por isso. O tempo máximo que já vi aqui foi quase um ano. Nunca mais de um ano.

    Pode ser que tenham estornado (devolvido) o valor, diretamente no cartão. Se isso aconteceu teria que fazer novo pagamento.

  • Boa tarde,

    Atualmente qual a forma mais rápida para fazer a transcrição de casamento de meus avós?

    No consulado de São Paulo ou por alguma conservatória em Portugal?

  • @anadomingues e @AdalbertoMendes , como vocês são de São Paulo, mandem a transcrição de casamento para o Consulado de Santos. Está bem rápido.

  • @gandalf não, você entendeu errado. Eu já tinha a transcrição de casamento feita desde dezembro de 2019 e ia dar a entrada no meu pedido em Março de 2020, não dei entrada pra evitar ir a cartório e correios lotados na pandemia, por isso o pagto está feito há tanto tempo. Totalmente descabido seu comentário.


    De qualquer forma obrigada novamente pela ajuda @Leticialele .

  • @ariellecoelho , pode usar o formulário pago ano passado, não terá problemas. Mande, junto, uma cópia impressa do email que o encaminhou. Isso ajudará a confirmar o pagamento.

    Boa sorte!

  • Perfeito novamente @Leticialele, obrigada pela disposição e educação em ajudar todos por aqui :)

  • @ariellecoelho

    Me desculpe. Você disse ter feito em Dezembro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/220700/#Comment_220700

    A certidão que fez em Fevereiro vale por 1 ano, e terá que ser refeita. Pode aproveitar só a taxa.

  • Leticialele,

    elegi voce para responder a minha questão (me parece muito "expert" no assunto!).

    Me casei, me separei judicialmente ,fiz a reconciliação...tudo averbado na certidão de casamento.Tudo com o mesmo marido. E voltei a estaca ainicial: casad, ou seja, a separação foi anulada pela reconciliaçao. Na transcrição de casamento em ponta delgada ,quero só o evento inicial,posso?

    ou preciso registrar casamento, separação(não foi divorcio) e reconciliação?

    aguardo sua preciosa orientação. Abraço.

  • @Rita_Guedes1954 , se a separação foi anulada, transcreva apenas o primeiro casamento. Não faz sentido averbar separação e reconciliação!!

  • Pessoal só para constar, a atribuição de meu pai saiu em fevereiro de 2021 e na sequência ele fez o agendamento e enviou os documentos para CC Passaporte e Averbação do casamento, hoje (15/09) seis meses depois ele chega no consulado de São Paulo na data agendada e descobre que a averbação ainda não saiu!!!!! Disseram que foi triada mas ainda não autorizada!!! Alguém já passou por isso?

  • @Rubens Cardia a transcrição de casamento no consulado de Sp está demorando mais de 8 meses

  • Olá amigos, bom dia!

    Frequentei muito este fórum quando fizemos a atribuição da minha mãe e depois minha, dos meus irmãos e sobrinhos. Ajuda maravilhosa deste fórum!! Já faz um bom tempo que não entrava aqui para me atualizar, mas agora preciso ajudar meu irmão na transcrição de seu casamento. Tenho uma dúvida quanto à validade das certidões...acho que é de um ano, estou certa?

    Outra coisa, quando fizemos tudo isso no passado eu ia à agência central do Correio, aqui no Rio de Janeiro, para fazer um Vale Postal. Um trabalhão... Pelo que estou lendo agora é diferente, eles enviam um "boleto" para pagamento, é isso?

    Desde já agradeço a imensa ajuda de vocês.

    abs

    Cecilia

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Cecilia_Helena isso, 1 ano.

    sim, Ponta Delgada manda um link para o e-mail para fazer o pagamento por cartão de crédito

    mas, como você é do RJ, compensa fazer a transcrição pelo consulado! está mais rápido que Ponta Delgada

  • Boa tarde! preciso fazer a transcrição pra um casal de amigos, os dois já são portugueses por atribuição. Estou organizando os documentos pra fazer pra eles e ajudá-los, porém, vi que algumas coisas mudaram e estou bem perdida...

    o pagamento não aceita mais VPI, é isso?

    Agora é por cartão de crédito ou pagamento de boleto... vi que estão falando que o consulado aqui do RJ está fazendo e rápido a transcrição.. quanto tempo mais ou menos?

    Aí minha principal dúvida, o que me orientam... sei que em Ponta Delgada podia mandar a transcrição e junto o pedido pra cidadania dos filhos, que é o caso da minha amiga, o que ela quer. Então mesmo no consulado estando rápido, ele não faz esse pedido junto (transcrição e atribuição de menores), né?

    Então vale a pena mandar tudo pra PD? e como não aceita mais VPI, como faço? Mando todos os documentos antes e eles vão avaliar primeiro igual o consulado está fazendo? E nesse caso tenho 1 serviço a pagar, transcrição , pq a atribuição de menor é gratuita, certo?

    Muitas perguntas, mas realmente estou confusa. E principalmente como pagar essa transcrição pra conservatória. Porque antes fazia o VPI junto com o EMS que mandava os documentos no correios.

    Agradeço desde já! ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.