Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

2456713

Comentários

  • @Chiapa

    Pode mandar o documento que tem, e mande uma certidão em inteiro teor autenticada do requerente. Na certidão tem a filiação.

    Pergunte novamente em PD, com reply ao e-mail, se poderia fazer assim: Passaporte sem filiação e uma certidão em inteiro teor certificada.

    Eles só querem saber que a pessoa fazendo o pedido tem descendência direta dos nubentes e depende dessa transcrição para dar seguimento.

    Você terá dificuldade mais adiante com a nacionalidade também. Pode ter que renovar o passaporte, juntando um requerimento ao cônsul pedindo para incluir a filiação. Ele pode incluir a filiação em letras miúdas na página 4 em Observações, junto com o selo e a assinatura dele.

    Em seguida terá que notarizar a cópia do passaporte no consulado português, porque não cabe numa folha normal. O consulado sabe como certificar documentos de múltiplas páginas. Eles põem um ilhós juntando as páginas, um selo, assinam por cima, e carimbam em relevo. Pode também atravessar o túnel, apresentar o documento, e notarizar em PT em qualquer balcão de nacionalidade.

  • Boa noite pessoal! Alguém sabe me informar se é uma boa opção, com relação a tempo, fazer a transcrição de casamento pelo Consulado do Rio de Janeiro?

  • @Patgouvinhas sim, é um dos lugares mais rápidos

  • Muito obrigado mais uma vez pela explicacao, @gandalf !

    Pois é, é meio estranho. O passaporte da minha mae/vó tem a filiacao na primeira pagina, o meu nao. Quando eu for renovar, vou pedir para eles incluirem essa informacao.

  • @Chiapa

    Passaportes de maiores de idade, emitidos no exterior não trazem a filiação. Esse é o padrão.

    A página 2 não tem os campos onde viria a filiação, como nos passaportes emitido em solo brasileiro, exceto se for para menores.

    Deve haver um motivo forte pra isso, que desconheço. Senão por que os consulados manteriam dois modelos diferentes para passaportes?

  • Obrigado, @gandalf

    A pessoa que eu falei no consulado daqui de londres me disse isso:

    "A Polícia Federal e as representações brasileiras no exterior utilizam sistemas ligeiramente diferentes na sua diagramação"

    Mas nada concreto mesmo. Acho que vou deixar pra renovar no Brasil, dai evito de ter que ir no consulado Portugues e fazer a validacao de multiplas paginas que tu mencionou acima.

  • Bom dia! Tenho uma dúvida sobre transcrição de casamento, eu posso mandar direto para Portugal ou preciso mandar através de um consulado ? Eu mando os documentos e recebo o link para o pagamento depois ou é feito igual ao pedido de nacionalidade? Desculpa as perguntas, mas estou achando meio confuso kkkk se alguém puder me responder e passo a passo agradeço!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @Sybilas voce tem as duas opções (direto PT ou consulado). Qual consulado atende sua região?

  • Rio de Janeiro! Mas se eu puder fazer direto acho mais fácil né?! Só não entendi o processo mesmo!

  • Obrigada @gsilvestre !! Não estou conseguindo entrar nesse link, mas vou tentando esses dias pelo consulado então, apesar de que o meu pai que é português está tentando agendar para renovar o cartão cidadão dele há meses e não consegue nada ...então dá uma desanimada ! Muito obrigadaaa!!

  • @Sybilas o link realmente está fora do ar no momento, mas quando postei estava funcionando rs já já deve voltar.

    e, não desanime, pois a transcrição de casamento não precisa de agendamento. você pode mandar pelos correios ou deixar lá pessoalmente (confirme essa possibilidade, mas tenho quase certeza que pode rs)

  • editado August 2021

    @gandalf bom dia , por favor como fazer a transcrição de óbito juntamente com a de Casamento? Tem algum requerimento próprio para de óbito? estou em SP melhor fazer por Ponta Delgada ou Consulado de SP ? Agradeço desde já

  • Boa tarde, pessoal!


    Minha vó já tem a cidadania portuguesa e agora preciso tirar a cidadania do meu pai, mas não consigo encontrar a certidão de nascimento do meu avô na Bahia! Eu já falei inúmeras vezes lá e eles dizem que não encontram. Alguém sabe alguma possibilidade de tirar a cidadania do meu pai sem transcrever o casamento da mãe dele?

  • @marinaleeigh , só não precisaria transcrever o casamento se sua avó tivesse sido a declarante do nascimento de seu pai até ele ter completado 1 ano de idade.

  • @Leticialele você saberia alguma alternativa a esse meu problema?

  • @marinaleeigh , como é o nome completo, data de nascimento e filiação do seu avô? Coloque aqui, pode ser que alguém encontre!!

  • @Leticialele

    Nome dele: Joaquim Soares dos Santos - data de nascimento: 14-2-1932

    Mãe e pai: Petronilha Serpa dos Santos e André Soares dos Santos

  • @marinaleeigh

    Coloque outros dados que tiver: Nomes de irmãos e filhos podem ajudar a localizar o local onde estão os documentos.

    Apenas a Bahia é muito grande. Tem o nome da cidade?

  • @gandalf

    Eu não sei se ele tem irmãos, mas ele nasceu em Ibipetuba e a cidade se tornou Santa Rita de Cássia.

    O filho dele é meu pai: André Fonseca dos Santos e meu tio: Manoel Fonseca dos Santos

  • zffrzffr Member

    Boa tarde pessoal. Estou começando a juntar a documentação para fazer a transcrição do casamento dos meus pais e fiquei com uma dúvida.

    Vi que existe a possibilidade de solicitar uma segunda via da certidão de nascimento pelo site registrocivil.org.br, porém, lá diz que eles não emitem certidões de inteiro teor pelo site, e que o requerente teria que ir até o cartório onde a pessoa foi registrada.

    Alguém sabe se existe alguma outra forma de fazer essa solicitação de maneira remota? O meu pai está morando em Minas Gerais e o cartório onde ele foi registrado é aqui em Santa Catarina, então ficaria complicado ele vir até aqui só pra fazer isso. A solicitação pode ser feita por terceiros ou em algum outro lugar?

    Obrigado.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @zffr em regra, por ser registro público, qualquer um pode solicitar, salvo casos de sigilo. de qualquer forma, tente contactar o cartório via e-mail ou por telefone. Geralmente, não há problemas em solicitar à distância direto com o cartório, que envia pelos correios a certidão. Não é necessária utilizar qualquer intermediário.

  • Zffr eu solicitei por e-mail direto no cartório onde minha mãe nasceu no Rio de Janeiro. Eu moro em Porto Alegre e não tive nenhum problema.

    Boa sorte

  • zffrzffr Member

    @gsilvestre Vou tentar entrar em contato com o cartório, obrigado.

  • boa noite,

    estou orientando minha sobrinha, filha de Portuguesa a requerer a atribuicao dela. O declarante de seu nascimento foi o pai brasileiro, portanto tera que averbar o casamento dos pais antes de pedir sua atribuicao.

    o pai brasileiro, que seria o nubente, eh falecido, e quando faleceu ja se encontrava divorciado de sua mae, a nubente portuguesa.

    deveriamos enviar junto das documentacoes para a transcricao do casamento a certidao de obito do nubente? Nela constara que ele era divorciado no momento de seu obito. Isto traria algum problema?

    obg.

  • @athneto , basta transcrever o casamento. Não há necessidade de homologar o divórcio nem de averbar o óbito.

  • Tenho mais uma dúvida, sendo eu a portuguesa e meu marido Brasileiro , para pedir a nacionalidade do nosso filho menor , sendo meu marido o declarante eu preciso fazer a transcrição de casamento?

  • Bom dia.


    Recebi o link para pagamento dos emolumentos do processo de transcrição e tenho uma dúvida: Quando abro esse link, pede para colocar nome, sobrenome, e-mail, etc.

    Eu posso preencher esses campos com os meus dados, por ser o meu cartão que será usado para pagamento? Ou preciso preenchê-los com os dados da minha avó que é a requerente do processo de transcrição e depois abrirá um campo para eu incluir as informações?


    Obrigada desde já.

  • informações do cartão**.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.