Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

199499599799910001451

Comentários

  • @gandalf obrigado demais, amigo!

    Seguirei a risca esse seu passo a passo!

    Essa vai fluir mais rápido!! hahah


    @Leticialele obrigado!! :D

  • @GiovannaDias

    Que notícia maravilhosa! Parabéns! Logo logo ele concluí e tu vira portuga!

    @avnobre @jocosta

    Sim, nossa hora já deve estar chegando também! Tô bem ansiosa! Hihihi

  • Boa tardeee!

    É com muita alegria que venho informar que meu processo foi concluído dia 17/06/2021, em menos de 6 meses.

    Desde 2018 sou muito bem instruída aqui e desta forma, ajuda muitas outras pessoas também.

    Grata a todas as informações!!!!

    Já atualizei a planilha!

    Rafaela Patricio e Fellipe Patricio

    Receção dos docs 22/12/2020

    Senha por email com numeração 29/12/2020

    Bolinha 4 24/04/2021

    Despacho favorável 29/04/2021

    Conclusão 17/06/2021

  • @Rafaela Patricio

    Parabéns aos dois! Já eram Patrícios no nome, e agora o são também por nascimento. :-)

  • Uma dúvida, processo de filho maior (nosso avô 83 anos)

    Devido a certidão de nascimento dele inteiro teor reprográfica ser de 1937, por preucação preciso enviar a inteiro teor digitada?

    Eu não acho que esteja ilegível, a menina do cartório no momento de apostilar disse que estava um pouco difícil entender.

  • @Lopes_alvs

    Já li em algum post que a Certidão REPROGRÁFICA é a mais confiável que existe, pois é uma "foto" da página do Livro de Registro de Nasc.

    Como é de 1937, virá escrita à mão, ou no máximo datilografada, visto que naquela época ainda não existia computador.

    Mas deixo para quem entende mais do assunto responder direito -- foi só uma pequena contribuição mesmo.

  • @Lopes_alvs , os Conservadores são versados em paleografia. Pode mandar a cópia reprográfica.

  • Boa tarde, @Leticialele . O processo do meu filho (maior) foi recebido na ACP dia 07/06, mas ainda não veio email com numeração e a chave (nem no spam). Vários outros, que chegaram depois do nosso, já receberam a chave. Sabe dizer se isso acontece às vezes? Vale a pena solicitar a chave mandando email?

    Obrigado.

  • @MVFerreira , olhe também na caixa de spam.

    Mas, se desejar, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento, local em que se encontra o processo e peça o número do processo e a chave de acesso.

  • @Leticialele Tenho verificado a caixa de spam também, não veio...Vou mandar um email para esse endereço do IRN que você passou. Muito obrigado!

  • Pessoal boa noite

    Hoje foi pra bolinha 6 o meu processo

    Os documentos foram recebidos dia 01/02

    recebi a senha dia 03/02

    bolinha 4 dia 17/06

    e hoje despacho!! Jaja finaliza

  • ,Boa noite,tenho uma dúvida.

    É obrigatório o envio da transcrição de casamento dos meus avós junto com os documentos do meu pai para atribuição de filho na Conservatória do Porto?

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Mauro Porto , não. Se a transcrição foi feita agora, aparecerá como averbação na certidão de nascimento deles.

  • Je_carvalhoJe_carvalho Member
    editado June 2021

    @Leticialele Bom dia! Gostaria de aproveitar uma das respostas que você deu ao Mauro Porto averbação no assento para fazer uma pergunta.

    Eu recebi hoje o assento da minha avó de Portugal e lá só vem os dados de nascimento dela (data, hr, local, avós). Não constam dados de casamento.

    Se caso outros parentes tivessem feito o processo de cidadania para eles, possivelmente teriam usado a transcrição de casamento dela para dar andamento ao processo (meu avô era brasileiro) e sendo assim, a informação do casamento teria aparecido neste assento? Ou essa informação não aparece na certidão de nascimento mesmo?

    Fiquei com esta dúvida porque no assento dela consta um número de processo do ano de 2013: "Escriturário Superior, Maria Alice Gomes dos Santos Ramos , Por competência própria

    Processo n.º XXX/ 2013

    Assento de Nascimento XXX/2013, Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial de Vila Flor"

    Até pegar o assento, não tinha ideia se alguém já havia feito a transcrição de casamento ou não, tanto é que já estava me preparando para solicitar a certidão de casamento dela e do meu avô aqui no Brasil para depois mandar para Portugal, mas se caso já tenham feito isso, é essa é a dúvida principal, eu ganho tempo e economizo! :)

    Obrigada!

    [editado pela moderação]

  • editado June 2021

    @GiovannaDias

    Parabéns. Geralmente mais uns 30 dias para o assento, mas com as férias de julho pode atrasar um pouco.

  • @Mauro Porto

    Pou outra pergunta feita recentemente, entendo que ou não foi feita a transcrição de seus avós, e quer saber se pode ser dispensada no caso de seu pai. É isso? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249590/#Comment_249590

    Se ambos os avós são portugueses, a transcrição é obrigatória. Como sua avó é portuguesa, e ela trocou de nome no casamento, a transcrição é obrigatória. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244076/#Comment_244076

    Somente se apenas um dos progenitores era português (no caso sua avó), e ela tiver sido a declarante na certidão de seu pai, poderia ser dispensada a transcrição de casamento, mas mesmo assim, teria que ser enviada a certidão de casamento para comprovar a mudança de nome. (mesmo tivesse mantido o nome de solteira, porque isso fica presumido).

  • editado June 2021

    @Je_carvalho

    Para sua segugurança, não devia listar números de documentos no fórum público. Se ainda tiver aquela engrenagem no canto da tela, clique nela e edite, trocando os números por XXX. Caso já tenha se passado mais de 1h a @Leticialele pode fazer para você.

    Você pode tentar pedir antes um assento de casamento pelo civilonline (€10). Se a transcrição foi feita, ela vai estar ali.

    Sim, se a transcrição foi feita, ao pedir o assento de nascimento também viria anotado o casamento no verso da folha. Ao invés de pedir o assento de casamento, se pedir o assento de nascimento você também veria como um resumo.

  • @Leticialele obrigado pelas informações!

  • Prezados, bom dia!

    Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho de vocês e dizer que ele tem sido essencial para muita gente, inclusive para mim. Consegui fazer todo o meu processo de filha apenas lendo as perguntas e respostas aqui no fórum. Vou enviar os dados, caso queiram adicionar na planilha (tenho medo de bagunçar tudo lá).


    Mas também gostaria de fazer uma pergunta: ao rever as fotos dos documentos que enviei, percebi que não coloquei meu endereço completo no formulário 1C. Só tem o cep e o nome da rua, mas sem o número da casa. Posso corrigir isso por e-mail? Qual? Tenho receio de não receber o assento.


    Seguem os dados:

    Raquel C.

    Processo: 114xx/2021

    Envio: 30/12 - Correios

    Recebimento: 22/01

    Chave de acesso por e-mail : 31/01

    Bolinha 6 verde: 05/06 (mensagem: pedido aprovado, aguarda registo)


    Desde já obrigada!

  • Je_carvalhoJe_carvalho Member
    editado June 2021

    @gandalf

    Desculpe a bola fora e vi que já editaram, obrigada!

    Eu já solicitei o assento de nascimento e recebi hoje, mas lá não constam mais informações de casamento. Só os de nascimento mesmo.

    Deduzo então que não tenha sido feita. Meu receio é pedir a certidão, pagar 10 euros e eles retornarem dizendo que não existe nenhuma certidão. Mas é o único jeito de saber, certo?


    Obrigada!

  • Entrei com um pedido sobe o número 1 alínea f, e a ACP está com exigências absurdas.esfao exigindo um impresso que sequer está no site, e estão negando validade ao documento do SEF que diz que não estavam os pais à serviço do Brasil.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado June 2021

    Gandalf,obrigado...poderia me fornecer o endereço da ACP/Porto?

    Recebi hoje a transcrição de casamento junto com todos documentos enviados anteriormente para o Consulado do RJ.

    Agora só enviar o pedido via DHL para ACP /Porto,mais um passo dado até a finalização.

    Boa sorte a todos.

  • @Mauro Porto

    Nesse caso apenas mande uma cópia xerox do assento de transcrição, e guarde o original com você.

    Tire uma cópia xerox de tudo que está mandando, grampeie e guarde com você para referência.

  • @Mauro Porto , o endereço do ACP é Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Leticialele,obrigado.

  • Olá Pessoal,

    Estou montando o meu processo, do meu irmão e do meu primo e tenho algumas dúvidas:

    1 - O pagamento da taxa de 175 euros, deve ser feita pelo celular somente? Ou usando o link "https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C" posso fazer pelo computador também?

    2 - Para o pagamento somente aceita cartão de crédito do nubank ? Ou outros cartões online também são aceitos?

    3 - Uma vez que realizar o pagamento pelo link, será gerado o formulário que deve ser preenchido correto? Não precisa apostilar, somente reconhecer firma por autenticidade, certo?

    4 - No caso se o RG tiver mais de 10 anos, melhor enviar outro documento, podendo ser CNH ou passaporte? Quais as páginas do passaporte?

    5 - Para envio, o meio mais rápido atualmente seria DHL ? Posso mandar os 3 processos juntos? Somos todos mesma geração. Separarei cada um no seu envelope com os documentos certinhos de cada.

    Agradeço toda ajuda de sempre aqui do forúm!!!

  • @marianamcozza :

    - O pagamento da taxa de 175 euros, deve ser feita pelo celular somente? Ou usando o link "https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C" posso fazer pelo computador também? Pode fazer pelo computador, também. Mas, pelo menos uma confirmação tem que ser feita pelo celular. Isso ocorre por causa do sistema de segurança adotado pelo IRN.

    2 - Para o pagamento somente aceita cartão de crédito do nubank ? Ou outros cartões online também são aceitos? Pode usar algum tipo Nubank ou do app de seu banco. Se, pelo seu banco, der erro, tem que entrar em contato com a Central de atendimento e falar com o setor antifraudes.

    3 - Uma vez que realizar o pagamento pelo link, será gerado o formulário que deve ser preenchido correto? Não precisa apostilar, somente reconhecer firma por autenticidade, certo? Sim, para cada pagamento, um Formulário. Cada formulário com o recibo no cabeçalho, com a assinatura reconhecida por autenticidade. Não precisa apostilar.

    4 - No caso se o RG tiver mais de 10 anos, melhor enviar outro documento, podendo ser CNH ou passaporte? Quais as páginas do passaporte? Para o ACP, pode ser CNH ou as páginas de identificação do passaporte, que contenham a filiação.

    5 - Para envio, o meio mais rápido atualmente seria DHL ? Posso mandar os 3 processos juntos? Somos todos mesma geração. Separarei cada um no seu envelope com os documentos certinhos de cada. Sim, a DHL é a mais rápida e confiável. Pode mandar até 5 processos juntos. Nenhum documento pode ser compartilhado. Cada processo tem que ir com a documentação completa.

  • @Leticialele vc tem me ajudado muito com as respostas aqui no fórum, muito obrigada !

    Queria só tirar uma duvida, vc mencionou aqui que quando apostila não precisa reconhecer forma de tabelião.

    Então só pra confirmar posso pedir o apostilamento em qualquer cartório sem precisar pedir reconhecimento de firma ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.