Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19939949969989991452

Comentários

  • @Glaucebarros : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    "Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu."

  • Meus amigos, devo colocar na planilha o processo da minha mãe apenas quando ele for recebido em porto ou posso colocar logo? Foi enviado hoje pela DHL, quero agradecer toda ajuda de vocês! Ajuda completamente essencial, agora é como a @Leticialele diz – força, foco e fé! Obrigada

  • @mariatlobato

    Espere até ser recebido, e de preferência até ter o número do processo. Sem esses dados ele terá que ir para o final da planilha, e ser movido manualmente depois que preenchê-los.

    Mas se a ansiedade (ou a emoção) apertar, pode colocar já e ir atualizando. :-)

  • @gandalf Melhor esperar então hahaha, assim que recebido lá demora uns dois meses para receber o num do processo né? Creio que seja isso mesmo mas posso estar errada

  • @jocosta @avnobre @MariaHernandes O meu processo foi pra bolinha 4!!!! To bem feliz

  • @mariatlobato

    Se mandou por DHL chega lá em 3-4 dias, e provavelmente em mais 1 semana receberá o e-mail com o número do processo.

    São uns 10-12 dias se foi por DHL, um pouco mais se foi por SEDEX. Se mandou pelo correio no lombo de jegue, com sorte 4-6 semanas.

  • @gandalf Ah tá ótimo, mandei por DHL por recomendações tuas, imaginei que o número do processo demorasse um pouco mais, ele chega pelo e-mail mesmo né?

  • Mandei meu processo de menor de idade, ele chegou há 2 semanas e nada... é azar ou está demorando mais mesmo?

  • @costa85 normal… pela planilha, o último processo de menor recebido, que foi aprovado, demorou 24 dias… ACP está com prazos ótimos, acho que não tem “azar” nenhum rs só um pouquinho de paciência que logo estará concluído!

  • @gsilvestre mas sequer o email com a senha recebi, liguei hoje no IRN e meu processo sequer tem número ainda.

  • boa noite, pessoal! tenho uma duvida para atribuição de menor: consigo fazer enviando meu passaporte e do pai ou obrigatoriamente precisa ser o RG?

  • @costa85

    Ocasionalmente pode haver uma demora transitória, mas se olhar na planilha (col.F) verá que todos os últimos levaram menos de 6 dias.

    O processo vai levar 6 meses. Se demorar um pouco pra numerar não é o fim do mundo, 6 meses mais 1 semana. :-)

  • @brendaclz , pode ser o passaporte ou RG ou CNH

  • Boas notícias!! Bolinha 6 para o meu filho!! Bem rápido - 20 dias!! Ele tem 1 ano (menor)!

    Enviado DHL - 19/05

    Entregue DHL - 24/05

    Chave de Acesso bolinha 1 - 28/05

    Bolinha 6 Despacho - 17/06

    Bolinha 7 Assento -

  • felipefelipe Member

    Pessoal, primeiramente quero agradecer imensamente a ajuda que vcs proveem! É incrível a dedicação que colocam nesse assunto! Sou frequentador desse fórum a muitos anos, e graças a ele já consegui realizar 4 processos de cidadania da minha família!

    Agora estou para começar um processo que nunca fiz antes, e esse é o mais especial da minha vida. É para a minha filha de 1 ano de idade! :)


    Na verdade acabai de descobrir que já poderia ter começado antes, mas por falta de conhecimento achei que ela precisava tirar o RG para começar. Por causa da pandemia a gente ainda não foi atrás desse documento para ela.

    Como não precisa de RG, vou tratar agora mesmo de dar inicio!!! Peguei algumas informações nas últimas 6 páginas, e agradeço por elas!!! Apenas ficaram algumas duvidas, e vou confirmar novamente os documentos, apenas por precaução!

    Precisarei então de, onde destaco as duvidas em negrito:

    Para menores de 14 anos, pelo ACP:

    • cópia xerox simples do assento de nascimento do português: No caso, eu e minha esposa somos portugueses. A pouco terminamos o processo de cidadania por casamento da minha esposa. Envio então a cópia de ambos os assentos?
    • cópia xerox simples da transcrição de casamento. OK
    • cópia do RG (menos de 10 anos de emissão) de ambos os pais, certificada e apostilada. Pode ser usado passaporte, válido, com filiação: Eu e minha esposa já temos Cartão Cidadão. Mesmo assim é necessário enviar a cópia apostilada dos nossos RGs?
    • certidão de nascimento do requerente (de cada filho) por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada. OK!
    • Por serem menores, o processo é grátis. Baixe o form-1C, imprima a cores frente-e-verso na mesma folha, preencha sem rasuras, e leve para assinar presencialmente POR AMBOS pai e mãe (ou responsável) no cartório diante do tabelião. O português na primeira linha, o brasileiro na segunda. Certificar cada assinatura por AUTENTICIDADE. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410. OK, no caso somos ambos portugueses, e ambos iremos preencher e assinar/autenticar por autenticidade.
    • Se o filho tivesse mais de 14 anos, teria que enviar cópia do RG do filho certificado e apostilado: Não será o caso.

    Enviar via DHL para: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Sobre o formulário 1C - Menor de 18 anos, no campo 4 do quadro 1, Doc. de Identificação no, devo deixar em branco correto? Acho que até poderia colocar o CPF dela, mas parece que ali esperam que seja preenchido apenas se o requerente tiver mais de 14 anos, certo?


    Acho que isso! Obrigado mais uma vez a todos!

  • @felipe :

    • cópia xerox simples do assento de nascimento do português: No caso, eu e minha esposa somos portugueses. A pouco terminamos o processo de cidadania por casamento da minha esposa. Envio então a cópia de ambos os assentos? Mande apenas de quem declarou o nascimento
    • cópia xerox simples da transcrição de casamento. OK Correto
    • cópia do RG (menos de 10 anos de emissão) de ambos os pais, certificada e apostilada. Pode ser usado passaporte, válido, com filiação: Eu e minha esposa já temos Cartão Cidadão. Mesmo assim é necessário enviar a cópia apostilada dos nossos RGs? Mande a cópia autenticada do cartão cidadão, Não precisa apostilar
    • certidão de nascimento do requerente (de cada filho) por cópia reprográfica do livro, certificada e apostiladaOK! Correto
    • Por serem menores, o processo é grátis. Baixe o form-1C, imprima a cores frente-e-verso na mesma folha, preencha sem rasuras, e leve para assinar presencialmente POR AMBOS pai e mãe (ou responsável) no cartório diante do tabelião. O português na primeira linha, o brasileiro na segunda. Certificar cada assinatura por AUTENTICIDADE. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410OK, no caso somos ambos portugueses, e ambos iremos preencher e assinar/autenticar por autenticidade. Correto
    • Se o filho tivesse mais de 14 anos, teria que enviar cópia do RG do filho certificado e apostilado: Não será o caso. Correto

    Enviar via DHL para: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849 Correto

    Sobre o formulário 1C - Menor de 18 anos, no campo 4 do quadro 1, Doc. de Identificação no, devo deixar em branco correto? Acho que até poderia colocar o CPF dela, mas parece que ali esperam que seja preenchido apenas se o requerente tiver mais de 14 anos, certo? Não precisa preencher RG ou CPF da bebê.

    Preencha o Quadro 3 com seus dados como 1º declarante e os da sua esposa como 2ª declarante.

    Boa sorte!!

  • Olá, processo há 20 dias na bolinha 6 marrom é normal?

  • @gandalf Deu certo, quer dizer que já recebeu o assento? Qual a data do registo que consta no assento?


    R: Sim, Consegui imprimir pelo civilonline!

    A data que consta é: 09 de maio de 2019 (Parece que já tava pronta faz um tempo, né? rs)

    Agora já posso dizer que o processo do meu pai está concluído, certo? Já dá pra começar a fazer o meu?

  • @GiovannaDias

    Parabéns!!!! Logo mais está 100% Concluído

    @avnobre e @MariaHernandes, nosso hora vai chegar.....\0/

    O que me conforta, é que a ACP está mantendo o excelente prazo de conclusão dos processos.......

  • Ola, estou em dúvida quanto apostilamento dos documentos brasileiros:

    Estou no processo de filho de português, do nosso avô de 83 anos, estou em dúvida quanto ao apostilamento das certidões e do RG, e necessário a firma reconhecida nas certidões ou o apostilamento já tem essa função? Fiquei em dúvida quanto a informação de certificada e apostilada, o que seria essa certificação?

  • @lucasmoreira

    Sim. Está concluído há mais de um ano, desde essa data.

    Sim, pode iniciar o seu. Só dependia desse assento que recebeu, impresso. Fazendo pelo ACP como filho, ficará pronto em 6 meses.

    Peça o restante da documentação no cartório:

    • cópia xerox simples do assento do progenitor português
    • certidão de nascimento do requerente (seu) por cópia reprográfica do livro) certificada e apostilada. Vale por 1 ano.
    • Já que está no cartório, faça a cópia certificada e apostilada do seu RG (menos de 10 anos de emissão). Alternativamente pode usar cópia do passaporte (válido, com filiação) ou CNH (válida), sempre certificada e apostilada.
    • pagamento da taxa de €175 por cartão internacional pelo celular. (se tiver problemas no pagamento, use o app do NuBank). Vai receber o formulário-1C em PDF, por e-mail. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    • Imprima o e-mail recebido e mande com o processo como comprovante de pagamento.
    • Imprima o form-1C a cores frente-e-verso, preencha, e leve para ser assinado presencialmente no cartório, diante do tabelião, certificado por AUTENTICIDADE.

    Faça um xerox de todos os documentos que colocar no envelope, grampeie e guarde com você. Ponha tudo num envelope da DHL, para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849


    Se seu pai português foi o declarante na sua certidão antes de um ano, e sua mãe não é portuguesa, você não depende de fazer a transcrição do casamento dele para sua nacionalidade. Caso contrário, se casaram no BR, terá que fazer a transcrição do casamento antes (mas não precisa esperar o resultado. espere apenas até fazer o pagamento do boleto).

    Se for fazer a transcrição agora, precisa:

    • certidão de nascimento de sua mãe em inteiro teor (digitada), certificada.
    • certidão de casamento em inteiro teor (digitada), certificada.
    • Cópia do RG da pessoa que for assinar o requerimento (o filho, o pai, ou a mãe), certificada. Pode ser passaporte ou CNH.
    • requerimento já preenchido, para ser assinado presencialmente no cartório, e certificado por AUTENTICIDADE. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021
    • Mande para Ponta Delgada, e aguarde 2-3 semanas. Eles mandarão por e-mail as instruções de pagamento por cartão de crédito.

    Faça um xerox de todos os documentos que colocar no envelope, grampeie e guarde com você. Ponha tudo num envelope da DHL, para:

    Conservatória de Registo Civil de Ponta Delgada | Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º | 9500-063 – Ponta Delgada

  • @Lopes_alvs , quando se faz o apostilamento, a firma do escrevente já é reconhecida.

  • @lucasmoreira , parabéns!!

    Boa sorte no seu processo! Agora, vai rápido!

  • @andrezza é normal... temos que segurar a ansiedade! ;)


    planilha atualizada! Acabei de receber as chaves dos 4 processos que enviei dia 09/06 \o/

  • Boa tarde @robertaribeirog . Vi que seus 4 processos foram numerados hoje, sendo que eles chegaram na ACP dia 09/06/2021. O do meu filho maior, que chegou dia 07/06/2021, ainda não recebeu numeração...é normal acontecer essa defasagem ?

    Já olhei pra ver se o email estava no spam, mas não está....

  • editado June 2021

    @MVFerreira sim, é normal. Não vale a pena ver a numeração ou data...não existe uma ordem.

    Os meus 4 processos não foram seguidos (tipo 1, 2, 3 e 4), mesmo tendo chegado dentro do mesmo envelope.

    Dia 10 foi feriado em Portugal, pode haver um atraso mesmo... já já sai o do seu filho :)


    PS.: o email estava no SPAM!

  • Pessoal, uma duvida.


    ACP do Porto continua sendo a melhor opção para Atribuição de Maior de idade filho de português?


    Ou tem uma melhor no momento?

  • @botafogui , no momento, ACP é a mais rápida

  • Qual é o link da planilha? finalmente achei meu código, estava na lixeira.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.