Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19929939959979981452

Comentários

  • Olá, boa tarde!

    Eu entrei com o processo de atribuição para o meu pai (meu avô era portugues), em meados de dez/2018 e jan/2019.

    Fui aconselhado aqui no fórum e segui todos os passos corretamente (documentos, entrega pra ACP, vale postal, etc).

    Porém, até hoje não tive nenhuma resposta de portugal sobre o processo do meu pai e estou disposto a correr atrás disso novamente.

    O que vocês me aconselham a fazer? Não tenho nem o numero do tal processo.

    Devo mandar algum e-mail? Devo ligar pra LR?

    Abraços!

  • @Wilsondecamargo , não tenho acesso ao e-mail dos foristas. Você pode pedir, por mensagem privada, ao @Admin

    Talvez o @Sergio Miranda veja essa mensagem

  • @Leticialele muito obrigado. Vou tentar, não tenho experiência neste forum.

  • @pedro_bittencourt , para seu bebê, tem que mandar os seguintes documentos:

    Cópia simples do seu assento português;

    Certidão por cópia reprográfica de seu filho, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada da identidade de pai e mãe;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura de pai e mãe reconhecidas por autenticidade. No formulário 1C de menores, preencha o quadro 3 com os dados do pai português em primeiro lugar, e depois os dados da mãe. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    O processo é grátis. Mande para o ACP, leva uns 60 dias.

  • @lucasmoreira você pode enviar um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, informando nome completo do seu pai, filiação, data de nascimento e a Conservatória onde se encontra o processo e pedindo o número e a chave de acompanhamento (não me recordo se nessa época o site já havia sido lançado).

    outra possibilidade seria já tentar solicitar o assento de nascimento do seu pai no civilonline. se o processo tiver sido concluído, receberá por e-mail o assento. custa 10 euros. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @lucasmoreira

    Estava tão preocupado em agilizar o processo em Julho, só entregou em Dezembro, e nem se preocupou em acompanhar a evolução? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/164593/#Comment_164593

    Todos os processos mais ou menos nessa data que você mencionou já completaram em outubro/2020.

    Ou completou, ou houve exigência que já pode estar vencendo o prazo. Se não recebeu carta de exigência, muito provavelmente completou, mas também não recebeu a carta com o assento. Então é melhor correr atrás. E rápido.

    Não devia esperar a resposta do e-mail. Você provavelmente nem sabe o número do processo, mas informariam mesmo sem ele.

    Ou junto com seu pai, ligue na Linha de Registos bem cedo. Demoram 90 minutos pra atender na espera, e só falam com o requerente.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília.


  • @gsilvestre Grato demais, amigo.

    Mandei o e-mail pra esse endereço aí e amanhã de manhã vou tentar emitir o certificado no civilonline!


    @gandalf Prioridades, né brother? rs

    Naquela época (2018), isso era muito mais importante/prioritário pra mim do que nos meados de 2019, ano em que a minha vida mudou bastante.

    Mas o problema foi exatamente a LR, meu pai nunca conseguiu falar com eles. E ele nunca teve essa disponibildade pra ligar fácil assim pra eles, ainda mais tendo que ficar 90 minutos no telefone. (Nunca responderam nossos e-mails também! :/)

    Mas eu vou ver se eu consigo colar com ele pra fazer essa ligação (caso o esquema do civilonline não funcione).


    Obrigado gente!!

  • editado June 2021

    @lucasmoreira

    Sugiro que ponha R$15 no skype, com refill automático. Vá dormir na casa dele. Acorde cedo, e às 5 da manhã faça a ligação. Se deixar pra ligar às 5:10 já vai ficar muito tempo. Mas se ligar exatamente às 5, consegue ser atendido em poucos minutos.

    Ou então, acorde, faça a ligação, vai tomar banho, tomar café, ler o jornal, e de vez em quando volta pra escutar quanto tempo falta. Quando faltar 5 minutos pra ser atendido, gruda no telefone junto com ele, com todos os dados dele anotados em uma folha de papel.

    Nome completo, RG, endereço, data de nascimento, data aproximada de recepção do processo, e uma lista de perguntas que desejar fazer. Na hora que atendem seu cérebro se embaralha com o sotaque, e esquece até seu o próprio nome. Lapis e papel pra anotar as respostas.

    Se estiver aprovado e conseguir o assento, já peça pelo civilonline (€10), que pode receber o assento no mesmo dia por e-mail. Ou então peça agora e se estiver pronto emitirão o assento amanhá cedo e mandam por e-mail. Talvez nem precise telefonar. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Podia não ser prioridade para ele, mas você também nunca perguntou no fórum como saber o andamento? Teria bastado um e-mail.

  • Olá Pessoal, na última sexta-feira concluíram meu processo e de meus irmãos. Para meu azar, eles colocaram errado o meu ano de nascimento no registo. Alguém saberia me dizer com quem devo entrar em contato para fazer a correção? E-mail? Grata.

  • @tatimns envia um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e solicita a retificação explicando o que aconteceu, enviando junto ao e-mail o documento utilizado para atribuição.

  • @SandraP Obrigada pela resposta. Enviei um e-mail para eles, espero que retornem logo.

  • @avnobre o meu processo foi recebido dia 01/02/21 e estou na ansiedade também. Sem noticias. Dia 31/05 foi despachado vários que foram recebidos entre 22/01 e 26/01 achei que logo seria o meu mas por enquanto nada.

  • Olá queridos! Para enviar pela DHL preciso levar o envelope lacrado, certo? Inclusive, @Leticialele tentei responder a mensagem privada mas fui banida desse mecanismo infelizmente!

  • @mariatlobato nao. eles fornecem o envelope na hora do envio, aí vc lacra.

  • @gsilvestre Perfeito, obrigada!

  • @gandalf @gsilvestre deu certo, amigos!

    Por incrível que pareça, responderam o meu e-mail no dia seguinte (já havia tentado várias vezes no ano passado e nunca me responderam).

    e a estratégia do civilonline deu certo também, ainda bem que não precisei ligar!!

    Muito obrigado pela ajuda de vocês!

    Grande abraço!

  • @avnobre e @GiovannaDias, meu processo também é de Fevereiro. Acredito que neste mês teremos novidades quanto ao avanço das etapas. Estou confiante que os nossos processos estarão concluídos até Agosto.

    No ano de 2019, o processo da minha mãe fora aprovado em Outubro/2019, mas o assento apenas realizado em Janeiro/2021, devido aquela mega fraude..... Outros tempos

    Vamos aguardar e nos falar, caso tenhamos novidades.

    Abraço!

  • @GiovannaDias e @jocosta obrigado por partilharem. Estava curioso para saber se era algo particular ou generalizado. De qualquer maneira, nossos processos aparentemente estão na época (analisando e média histórica) para ultrapassar o primeiro step, vamos ver.

    Qualquer novidade atualizo a planilha e coloco aqui também.

    Tks.

  • @lucasmoreira

    Deu certo, quer dizer que já recebeu o assento? Qual a data do registo que consta no assento?

  • @jocosta @avnobre @GiovannaDias meu processo chegou lá em Fev. também! Acredito que teremos notícias até o final desse mês! Tô muito ansiosa. Vamos no comunicando caso haja notícias? =D

  • @SandraP Oi, viu o comentario que voce enviou para dricafaria. Entao quem faz o pedido de cidadania via Pais nao precisa de antecedentes criminais? So precisa que faz via Avos? Obrigada.

  • @CintiaHS não precisa! Isso é solicitado quando é feito o processo de netos. De pai para filho isso não é necessário.

    Segue a lista de documentos:

    1º) certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

    2º) cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado, indico que seja o RG;

    3º) indicação do registo de nascimento do português ou cópia do assento

    4º) formulário modelo 1C - 175,00 euros


    Mandei para Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, 328 - 4200-498 - Porto

  • @SandraP Obrigada Sandra!!!

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Hoje os processos de meu filho (Leandro)e de minha filha (Larissa) mudaram da bolinha 1 (verde) para a bolinha 4 (marrom). Enviamos no início de fevereiro/2021. Seguimos na torcida!! :)

  • Bom dia, pessoal!

    Poderiam incluir na planilha, o processo do meu filho?

    Eu entro para consultar, mas ainda não me sinto segura para editar.

    O processo foi tão rápido que eu já estou vindo compartilhar o progresso com ele finalizado! Mas acredito que seja importante compartilhar mesmo assim, pra dar uma animada na galera. =)


    Processo de Atribuição de Menor - Grátis

    Bernardo (5***3/2021)

    Enviado via Correios

    Recebido na ACP por Ana Santos em 18/05/21

    Chave de acesso recebida por email em 21/05/21

    Bolinha 4 Marrom "Seu pedido está completo e irá agora ser avaliado..." em 10/06/21

    Bolinha 7 Marrom "Seu pedido foi aprovado e aguarda que seja criado..." em 15/06/21

    Bolinha 7 Verde e assento recebido por email em 17/06/21


    Obrigada!

  • @Leticialele Obrigada! Fiquei surpresa com a agilidade.

    Agora falta o do meu marido, que acabou de chegar em Lisboa. Esse sim vai ser looooongo. Guenta ansiedade! Hehe

  • Pessoal!


    Gostaria de agradecer à este Fórum toda ajuda em meu processo de nacionalidade que foi criado hoje!

    Processo de Atribuição de Mãe para filha maior

    Estado do processo 91XXX / 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    G**BARROS

    Enviado via Correios

    Recebido na ACP em 17/12/20

    Chave de acesso recebida por e-mail em 23/12/20

    Bolinha 4 Marrom "Seu pedido está completo e irá agora ser avaliado..." em 23/04/21

    Bolinha 7 Marrom "Seu pedido foi aprovado e aguarda que seja criado..." em 29/04/21

    Bolinha 7 Verde e assento recebido por e-mail em 17/06/21@gandalf


    Não Recebi o assento por e-mail como ocorreu no processo da minha mãe. Para pedir no certidão on-line, quais dados preencho para os campos abaixo:

    Naturalidade*

    Natural do distrito*

    Concelho*

    Freguesia*


    Poderiam me ajudar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.