Localizar certidão de casamento ou nascimento bisavós portugueses

Olá pessoal, boa tarde!

Peço uma ajuda, meus bisavós são portugueses pais do meu avô.

Para iniciar esse processo de dupla cidadania, tenho os seguintes dados :

Bisavós portugueses:

Joaquina Vitorino ( Falecido)

José do Pinho ( Falecido)


Filho dos bisavós:

Antonio Pinho ( Meu vô) data de nascimento 03/11/1934 Cidade de nascimento Birigüi no estado de São Paulo. ( Falecido )

Nao tenho contato com irmão do meu avô sei que ele tem um irmão chamado Sérgio.


Filha do meu avô :

Maria de Lourdes Pinho data de nascimento 08/02/1959 nascimento na cidade de Piacatu estado de São Paulo ( Minha mãe )

Marlene de Fátima Pinho

Jose Roberto Pinho

Sendo meus bisavós falecidos que são portugueses vou precisar da certidão de nascimento e casamento deles ?


Por favor podem me instruir ?

«134

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Andréspilborghs

    Possíveis parentes:

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    214175 Manuel Do Pinho Manhouce S. Pedro do Sul José do Pinho Sem Indicação Sem Indicação 19 Rio de Janeiro Sem Indicação

    231849 Benjamim Cristovão Do Pinho S. João da Serra Oliveira de Azemeis António Cristovão de Pinho Sem Indicação Jornaleiro 20 Rio de Janeiro Solteiro

    Busque nessaa duas freguesias na data estimada de nascimento do seu bisavô.

    Deixe as datas para ajudar nas buscas.

    Obs: tome cuidado, pois você postou na "busca por certidões brasileiras". O correto seria certidões portuguesas.

    Boa sorte!

  • @guimoss muito obrigado por sua ajuda.


    Nao tenho nenhuma data dos meus bisavós, apenas do meu avô e da minha mãe mesmo.

    Posso copiar essa minha pergunta e inserir no local correto ou vai duplicar ?

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Andréspilborghs

    Marquei o @Admin para ver se é possível colocar no local certo.

    Você pode pedir esses passaportes no cepese. O custo é de 10 euros, se pedir um passaporte e 8 euros cada, a partir do ssgundo.

    O pagamento é por transferencia bancária.

    Entretanto, sugiro você buscar na torre do tombo, primeiro.

    Espero que vc ache o seu antepassado.

  • @guimoss Perfeito, pra quem nem tinha onde começar agora surgiu uma luz, agradecido mesmo.

  • @Andréspilborghs Sem a filiação dos portugueses é impossível estabelecer qq ligação para alguém te ajudar com a busca. São nomes muitos comuns, vai buscar em vão. Da uma olhada na certidão de nascimento do seu avô e veja o nomes dos avós dele e data aproximada de nascimento dos portugueses e poste aqui que o pessoal te ajuda

  • @JuDuarte obrigado mesmo por sua atenção, estava pensando em ligar no cartório de nascimento do meu avô que é em Birigüi e validar se podem me enviar a 2ª via da certidão de nascimento do meu avô porque mostra a cidade de nascimento dos bisavós.

  • @Andréspilborghs

    Os seus bisavós se casaram no BR ou em PT?

    Caso o casamento tenha ocorrido no Brasil, você pode procurar pela habilitação de casamento por mais dados.

    Também pode haver mais dados nas certidões de casamento e habilitações do seu avô e tio-avô, onde alguns dados dos pais dos nubentes podem aparecer, como a idade dos pais dos nubentes.

    Também, nas certidões brasileiras de nascimento dos filhos dos portugueses (seu avô e tio-avô), é bem provável que haja a idade dos pais deles, o que te daria uma noção da data de nascimento dos bisavós.

    Busque também pelas testemunhas nessas certidões (caso sejam portuguesas), pois podem ser do mesmo local de origem dos seus bisavós.

    Um local bom de buscas é no Familysearch (o cadastro é gratuito), nas seções imagens e catálogo, onde você pode buscar por municipio.

    Por fim, deixe uma lista de tds as certidões que vc possui (nascimento, casamento e obito), relacionadas aos portugueses.

    Abraços

  • @guimoss entendi agradeço novamente, amanhã vou conferir maiores dados com a família.

  • @Andréspilborghs , numa busca rápida, encontrei 4 cartórios em Birigüi. Escolha um, ligue, pergunte onde estão os registros de nascimento de 1934. Imagino que naquela época talvez só houvesse um cartório. Com essa informação, peça uma certidão de teor inteiro do seu avô.


    Na certidão, pode ser que você tenha sorte e tenha a informação do local de origem dos bisavós. No pior cenário estará escrito apenas "natural de Portugal, o que não vai te ajudar em muito". Mas é um caminho.


    Outro caminho: a maioria dos portugueses e seus descendentes no Brasil eram batizados na igreja católica. Se seu avô nasceu em 1934, ligue para a maior igreja/paróquia de Birigüi e pergunte quais eram as igrejas que realizavam batizados naquela época. Uma opção para tentar simplificar: ligue ou mande um e-mail para a Arquidiocese de São Paulo, peça uma lista das igrejas e paróquias de Birigüi que realizavam batizados naquela época.


    A igreja matriz de Birigui (Igreja Matriz Imaculada Conceição) seria um bom ponto de partida.


    No registro de batismo, é possível que encontre informações adicionais sobre seus bisavós. De novo, no pior cenário, estará escrito apenas "natural de Portugal". No melhor, terá a data de nascimento deles e onde eles foram batizados.


    Pelo que eu pude apurar, os registros da igreja católiga de Birugui não estão disponíveis no Family Search... :-(

  • @eduardo_augusto nossa cara obrigado mesmo, vou contatar sim o cartório de birigüi e vou seguir suas orientações em algum lugar encontro rs. Deus abençoe .

  • @eduardo_augusto agradeço de verdade sua ajuda, a esse fórum e o pessoal que passou as instruções também.

    Apenas pra atualizar mesmo viu ! Com base nas orientações de vocês e principalmente do Eduardo eu estou conseguindo os documentos aos poucos.

    Ja consegui localizar o registro de batismo mas infelizmente foi conforme você falou Eduardo está como natural de Portugal, mas já sei a cidade que ela faleceu em piacatu-sp já enviei e-mail pra lá porque meu avô filho do bisavô português casou lá.

    Então solicitei a certidão de casamento de inteiro teor do meu avô e depois disso quando receber o documento com a cidade de Portugal descrita dos meus bisavós.


    Já posso tentar pedir a certidão de óbito dos meus bisavós apenas com nome completo e cidade de nascimento, na cidade que ela faleceu ?


    ( De qualquer forma estou tendo ajuda da pessoa da igreja que localizou o registro de batismo e meus bisavós casaram no Brasil mesmo após nascimento do meu avô que é o primogênito e estou tentando também solicitar a certidão de casamento)

  • @Andréspilborghs ,


    Que legal que você conseguiu avançar um pouco!


    Tenho a impressão de que a certidão de óbito dos seus bisavós não vai te trazer muitas informações. Normalmente é um documento bastante simples e objetivo.


    O melhor caminho é você tentar localizar a certidão de casamento deles, se foi realizada aqui no Brasil, como você disse. A partir da certidão de casamento dos seus bisavós, você terá aproximadamente o ano de nascimento deles, além do nome dos seus tataravós, o que pode ajudar na pesquisa por exemplo, pelos passaportes. Além disso, com a certidão de casamento deles, poderá também tentar nas igrejas localizar um registro de casamento religioso, que também poderia trazer algumas informações interessantes.


    Sobre esses passaportes, antigamente, para o cidadão português sair de Portugal, ele precisava de uma autorização do governo, que era o passaporte. Quando a pessoa solicitava um passaporte para viajar, ela recebia um documento, e também era feito um registro em livro próprio. Normalmente nesse registro do livro, consta o nome do solicitante, a filiação, a idade, o local de nascimento, a profissão e o destino.


    Outra coisa para quando você tiver mais informações: se os seus bisavós estavam vivos na década de 40 e tinham menos de 60 anos, é possível que eles tivessem uma Carteira de Identidade de Estrangeiro (chamada "modelo 19). Os prontuários dessas carteiras estão no Arquivo Nacional - mas para você pedir uma cópia, precisará de mais informações, como a data de nascimento, o nome dos pais...


    Enfim, é trabalho de formiguinha.


    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto verdade trabalho de formiguinha mas se não fosse aqui não teria iniciado o primeiro passo, daqui em diante só alegria rs mas vou atualizando aqui viu, Deus abençoe por me ajudar mais uma vez.


    até mais

  • Atualização :


    Pessoal consegui contato com minha tia avó, a filha dela me enviou a certidão de casamento no qual consta a cidade de nascimento dos meus bisavós portugueses ( Fiquei com dúvida está correto a escrita da cidade? é monsão ou monção ) :


    Fiz minha árvore genealógica no site myheritage e encontrei novos dados :


    bisavó : Joaquina Pinho (nascida Venturine)

    bisavô : José do Pinho ( Nascido José Maria do Pinho)

    trisavó : Angelina De Pinho (nascida Pereira Alves) - Nascida em Salvador de Canedo, concelho de Boticas ( Mãe do José Maria do Pinho)

    trisavô : Manoel Antonio De Pinho - Nascimento aproximado em 1867 - Badim, concelho de Moncao - Irmãos: Frutuoso Joaquino De Pinho nascimento aproximado em 1864  / Irmão Casimiro José Do Pinho nascimento aproximado 1877 ( Pai do José Maria do Pinho).


    Filhos dos meus trisavós :


    João Manoel De Pinho nascimento 10 de mar de 1903

    Florinda De Pinho

    Cassimiro De Pinho

    Rosa De Pinho

    Ana De Pinho

    José Maria De Pinho


    Só não localizei nenhum documento ou não estou sabendo mexer na plataforma, como tudo é muito novo pra eu fuçar, clico em vários campos mas achar algum registro, documento não achei.

    Eu posso pedir a certidão de nascimento dos 2 nas cidades citadas de portugal apenas com esses dados ? Se sim, por favor podem informar o e-mail, ou como faço isso?

  • editado June 2021

    @Andréspilborghs , se seu bisavô é o José Maria de Pinho, filho de Manoel Antonio de Pinho e de Angelina Pereira Alves, o assento de batismo é esse https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1105435 m0031.tif

    O Distrito é de Viana do Castelo, Concelho de Monção, Freguesia de Badim.

    Pode pedir a certidão em https://digitarq.advct.arquivos.pt/

    Douro é uma região de Portugal, que abrange os Distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda.

    Seus bisavós casaram em Portugal? Se sim, para o processo de neto basta o assento de batismo dele.

    Como ele nasceu em 1899, deve ter casado a partir de 1917 e, neste caso, você conseguiria a certidão de casamento pelo civil online

  • @Leticialele muito obrigado mesmo por sua ajuda.


    Meus bisavós casaram no Brasil, mesmo assim basta o assento de batismo dele ?

  • @Andréspilborghs , temos alguns relatos de que, quando os dois são portugueses e casaram no exterior, a transcrição de casamento é obrigatória.

    Você tem a certidão de casamento deles?

    Tem mais alguma informação da bisavó, além do nome, Joaquina Vitorino?

  • @Leticialele Tem mais alguma informação da bisavó, além do nome, Joaquina Vitorino?


    O que sei até o momento :

    Nascida Joaquina Venturine ( No registro de batismo do meu avô consta Joaquina Vitorino)


    Cidade de nascimento Douro, Portugal

    Casamento no Brasil na igreja colorados em São Paulo.


  • O que sei até o momento :

    Nascida Joaquina Venturine ( No registro de batismo do meu avô consta Joaquina Vitorino)


    Cidade de nascimento Douro, Portugal 

    Casamento no Brasil na igreja colorados em São Paulo.


    Nome dos pais da minha bisavó :


    Luiza e Antônio Venturine

  • editado June 2021

    @Andréspilborghs , sabe o nome dos pais da Joaquina? irmãos?

    Como está na certidão de casamento deles?

    Alguma chance de Antonio Victorino ser o avô materno?

  • Alguma chance de Antonio Victorino ser o avô materno?


    tem sim estou tentando localizar mais informações também pra comparar

  • editado June 2021

    @Andréspilborghs , dá uma olhada: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1061568

    A Joaquina teria nascido em 1908, sendo 9 anos mais nova que o José.

    E , apesar de Carneiro(Amarante) pertencer, agora, ao Porto, era do Distrito de Vila Real, em 1912. Vila Real fazia parte do Douro!

    Eles moravam em São Nicolau, Mesão Frio - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1059487 m0493.tif

  • @Leticialele muito obrigado mesmo, a minha tia se recordou do irmão da minha bisavó tá certinho.


    Agora seguir pra tão sonhada dupla cidadania, ajeitar todos documentos e seja o que Deus quiser.


    A esse fórum Deus abençoe e as pessoas que contribuíram muito obrigado mesmo.

    Qualquer coisa peço ajuda a vocês, aqueles que buscam a cidadania dupla não perca fé que vamos conseguir.

  • Boa noite,

    Estou procurando a certidão de nascimento de meu bisavô Alfredo José Gomes, que deixou a região norte de Portugal com 17 anos( provavelmente entre 1888 a 1890), com destino ao Brasil. Aqui ele se casou com Elisa Theis, onde tiveram 5 filhos, um deles minha avó Guilhermina Gomes.

    Estou montando a árvore, porém não sei como encontrar a certidao de nascimento de meu bisavô.

    As informações que consegui até agora são:

    Alfredo José Gomes, filho de Luís José Gomes e Joaquina Rosa. Casou-se no Brasil com Elisa Theis e faleceu em Petrópolis, Rj, Brasil, no dia 01 de novembro de 1931.

    Consegui a certidao de nascimento da minha avó em inteiro teor, porém não está descrito onde meu bisavô nasceu.

    Alguém poderia me dizer em qual certidão brasileira poderei encontrar o local de seu nascimento, se na de casamento ou óbito?

    Obrigado

  • @Robsonvieira , é mais provável obter mais informações na certidão de casamento. A de óbito, normalmente, não é um familiar que declara e, muitas vezes, tem informações incompletas.

  • RalvesRalves Member

    @Leticialele

    Pfv, vc pode me ajudar?

    Desde já Agradeço!

    Preciso achar a a certidão de nascimento do meu bisavô. O Nome dele era: Manoel Alves Falcão. Nasceu no ano de 1884. Faleceu no Brasil 16/04/1958.

    O nome dos pais dele que está na certidão de casamento é: Antônio Gonçalves e a mãe Maria Alves.

    Ele se Casou no dia 23/04/1919, no Brasil.

    O nome da esposa era: Henriqueta da Silva

    No cartório fui informado que a cidade de nascimento dele foi em, Monção Minho Portugal.

  • @Leticialele bom dia!

    Estou confuso sobre a transcrição de casamento, quem precisa e quem não precisa fazer?

    Meu bisavô casou-se no Brasil com uma brasileira, minha avó é fruto dessa união e ele só casou-se uma vez.

    Ele também não se naturalizou brasileiro, continuou Português e foi ele quem registrou minha avó ainda na menoridade.


    Já que a certidão de casamento pode conter o local de seu nascimseto, eu iria por esse caminho ja que a certidão de casamento seria fundamental para fazermos a transcriçao.

    Você pode me ajudar por favor?

    Obrigado!

  • @Robsonvieira , na minha opinião, e pelos relatos que tenho lido aqui no Fórum, o processo pode ser feito sem a transcrição do casamento SE e apenas SE o português foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.

    Quanto à busca por seu avô, ainda não encontrei nada, talvez mais alguém possa ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.