Localizar certidão de casamento ou nascimento bisavós portugueses

13

Comentários

• @Leticialele @CarlosASP

@Guilherme M

Consegui encontrar a certidão de batismo de meu bisavô!!

Muito obrigado de coração!!@Guilherme M

• Na certidão de nascimento de minha avó em inteiro teor, está escrito que o nome do seu avo era Luis José Gomes.

Na certidão de nascimento do meu bisavô que encontrei hoje, mesmo que não muito legivel parece ser Lino José Gomes, porém o nome da esposa, frequesia e concelho batem.

Na certidão de obito de meu bisavô o escrivão lançou Lino José Gomes.

Quando eu for pedir a certidão para Portugal devo pedir Lino ou Luis?

• @Robsonvieira

Vai ter que retificar a certidão brasileira. (porque a portuguesa tem precedência).

Retifique da mais antiga para a mais nova. Certidões portuguesas não serão retificadas, a menos que tenham se baseado em documentos brasileiros errados e que foram retificados posteriormente. Sempre do mais antigo para o mais novo.

• Obrigado!!

• Parece que o erro é do cartório que digitou em inteiro teor a copia da certidão de minha avó. Porque tanto na certidão de obito quanto na de nascimento de meu bisavô está escrito Lino e não Luis.

Paguei pela certidão e não têm um mês.

Se comprovado o erro, o cartório têm a obrigação de corrigir?

Obrigado!

• @Robsonvieira , sim. Se está errada a transcrição, o Cartório tem que trocar, sem custo para você

• Obrigado!!

• @Leticialele Localizei a certidão de nascimento do meu bisavô e estou preenchendo as lacunas para solicitação da certidão para que seja encaminhada para o Brasil, conforme indicação. Tenho algumas dúvidas, Você pode me ajudar por favor?

No campo referente ao nome de meu bisavô que é Alfredo José Gomes, está só Alfredo, devo preencher apenas Alfredo?

No site tombopt, está no índice, página 11, porém, na foto original dentro do livro está página 10, devo marcar página 11?

Obrigado.

• @Robsonvieira , se a certidão está no tombo, tem que pedir uma certidão narrativa ou integral ao Arquivo Distrital, em papel, certificada.

Vão pedir o nome do seu bisavô e dos pais, além da data de nascimento.

Em informações adicionais, coloque o link da certidão que você encontrou, com o número da página original. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

• Numero do assento seria o que?

• Muito obrigado pela ajuda!

• @Robsonvieira , não precisa colocar o número do assento. Coloque apenas as informações obrigatórias.

Em Informações adicionais, cole o link e o número da página

• @Leticialele, colei o link da página em informações adicionais e no campo nº da página coloquei o número 11, que é a página onde está a certidão. É necessário colocar além do link o nº da página que está no livro?

Ex: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1049533, página 10

Desculpe perguntar, mas tenho medo de errar.

Muito obrigado por me ajudar.

• No campo tipo de certidão, o que é mais recomendado pedir, narrativa ou integral, quando a original não está totalmente legível?

Obrigado

• @Robsonvieira , no lado esquerdo, tem um número - m011.tif

Coloque este número.

• Ok

Agora narrativa ou integral?

Investigação ou certificação?

Há diferença?

• @Robsonvieira , pode ser integral, para investigação. Tem que ser certificada.

• Muito obrigado mesmo de coração!!@Leticialele

Um dia quero poder ajudar também!

• @Robsonvieira , vai ajudar, com certeza!!

Boa sorte com seu processo!!

• Obrigado!!

• @Leticialele Qual a diferença entre narrativa e integral? Eu pedi narrativa.

• @Eowyn31 , as  narrativas são aquelas onde consta o texto do assento e os averbamentos existentes à margem. Na integral, o assento é reproduzido na íntegra. Para o processo de nacionalidade, tanto faz, desde que seja certificada.

• @Leticialele você sabe se esse documento tem prazo de validade para entrar com o pedido de cidadania? Por exemplo, 1 ano, como as certidões brasileiras.

• @Eowyn31 , não. Mas não demore muito a mandar. Se for muito antigo, podem suspeitar de fraude.

• Bom dia,

Recebi uma tarefa de pagamento de meu orçamento pelo site tombopt, porém errei ao escolher a forma de fazê-lo.

E agora não consigo visualizar a forma de pagamento.

Devo fazer um novo pedido?

Obrigado

• Bom dia,

Escrevi para o arquivo distrital de Vila Real, eles disseram que basta cancelar o pedido anterior através da opção "duplicar"

Fica a dica para os que errarem também

• Boa tarde,

Existe alguma outra forma de pagamento das certidões que estão nos arquivos distritais além de por "cartão de crédito virtual"?

Obrigado.

• @Robsonvieira você precisa consultar o arquivo distrital. geralmente também oferecem transferência bancária internacional e vale postal

• @gsilvestre Realmente o arquivo distrital de Vila Real aceita também vale postal e depósito internacional.

Das 3 opções qual a mais em conta, porque por transferência bancária internacional aumentou bastante o valor, pois temos que pagar também as despesas do banco em Portugal?

Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.