Localizar certidão de casamento ou nascimento bisavós portugueses

24

Comentários

  • @Leticialele obrigado!!

    Estou procurando no site tombopt, o problema é que são muitas cidades no Norte, mas estou procurando todo o tempo que posso nos passaportes também.

    Sei que ele faleceu em 1931 com 59 anos, portanto sua certidão é de 1872, mas isso também pode não ser exato.

    Obrigado de coração pela ajuda!!

  • @Robsonvieira , primeiro, procure nos registos de passaportes.

    Ex: Braga - https://tombo.pt/d/braga

    Eu sempre começo a folhear as páginas, uma a uma, a partir da data em que o português tenha completado 10 anos.

    No registro do passaporte, tem filiação, freguesia e concelho. Aí, você já parte para a freguesia e procura o assento de nascimento.

    Tem que ter paciência...

  • @Leticialele obrigado!!

    Entao vou recomeçar baixando a idade para 10 anos.

    Obrigado pela ajuda!!

  • @Robsonvieira

    O seu bisavô teve outro filhos? Se teve, pode tentar a certidão de nascimento e casamento desses filhos para ver se tem mais alguma informação sobre o bisavô. Cada escrivão colocava uma coisa diferente nos registros. Foi assim que achei dos meus antepassados. Num registro estava a data de nascimento do português; em outro só falava o concelho; num outro apareceu a freguesia. Juntei tudo e achei na hora o assento de batismo no AD em Portugal.

  • @CarlosASP obrigado pela ajuda!!!

  • @CarlosASP @Leticialele

    Boa noite!

    Sigo na busca do passaporte de meu bisavô. Procurei no tomboptbraga desde quando ele tinha 10 anos 1882 até a data de sua saída com 17/18 anos 1890. Em Braga não foi emitido o seu passaporte.

    Agora iniciei a busca pelo mesmo critério em Viana do Castelo, pois de acordo com historiadores a maioria dos passaportes que eram emitidos para os nascidos na região do Minho, era emitido nestas cidades.

    Se ele não saiu de Viana do Castelo, vocês saberiam me dizer onde procurar?

    Obrigado!!

  • Às vezes os passaportes eram emitidos alguns dias antes da viagem no distrito para onde embarcaram para o Brasil: basicamente Lisboa ou Porto. Só que nesses locais, sem uma data mais firme, é literalmente achar uma agulha no palheiro.

    Esse site tem dicas boas sobre passaportes e como procurar. Dê uma lida:

    https://cadevovo.wordpress.com/passaportes/

    Acho que mais fácil que achar um passaporte emitido pelos governos civis de Lisboa ou Porto, buscando página a página sem muita informação, é tentar a via que mencionei antes: outros parentes e descendentes do bisavô.

  • Muito obrigado!

  • editado June 2021

    Pessoal, não sei se sabem dessa informação ou se já passaram aqui eu não vi, mas uma experiência comigo, eu pedi no concelho de nascimento da minha bisavó informações do assento de batismo, prontamente me responderam que enviam sem custo para finalidade de nacionalidade portuguesa, já enviaram hoje mesmo por CTT agora é aguardar 1 mês pra chegar rs mas é uma informação que espero ajude quem precisa.


    ( Fui até fazer orçamento com uma assessoria e cobraram pra isso 90€ para contratação e + 35€ quando eu recebesse, salgado para um documento gratuito, fica a dica hein pessoal)



    Agora uma dúvida galera :


    O Nome do meu bisavô ( que é português ) de nascimento é José Maria de Pinho nos documentos de seu filho Antônio Pinho ( Falecido ) está o nome dele como José do Pinho acham que será necessário retificar os documentos de minha mãe?


    Vou seguir a nacionalidade portuguesa para meu avô - depois sua filha que é minha mãe é isso mesmo, estou certo? Mesmo que ele tenha falecido preciso seguir normalmente o processo de nacionalidade.

  • @Andréspilborghs , Seu bisavô foi batizado como José Maria de Pinho e depois adotou o nome de José do Pinho? Se foi isso, não terá problema.

    Sim, peça, primeiro, a atribuição de seu avô como filho de português (art. 1C), depois, a de sua mãe.

  • @Leticialele muito grato por seu retorno viu.


    Pode me ajudar com outra dúvida, desculpe se já teve essa dúvida em outro artigo, mas pra não fazer errado, há em algum link aqui do fórum ou se você souber quais documentos para enviar certinho ? pra não faltar nada, vou seguir com a atribuição de nacionalidade para meu avô.


    E pra onde posso enviar que tenha uma agilidade maior ?

  • @Andréspilborghs , se seu avô é falecido, não poderá pedir a atribuição dele!

    Tem que pedir a da sua mãe, como neta, pelo Artigo 1D

    Os processos de netos só tramitam, até o presente, na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • Entendi farei isso vou seguir para atribuição da minha mãe e quais os documentos pra envio por favor pra eu já ir deixando tudo certinho e tem formulário pra ela preencher ?

  • @Andréspilborghs

    Assento de batismo do português, certificado pelo Arquivo Distrital;

    Certidão inteiro teor, apostilada, do descendente direto do português;

    Certidão de nascimento da requerente, por cópia reprográfica do livro;

    Atestado de antecedentes criminais obtido no site da Polícia federal - imprima o certificado na frente e a autenticação no verso. Faça por último, porque só tem 90 dias de validade; https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    Cópia autenticada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D Pode usar o cartão de qualquer pessoa, colocando o nome da Requerente no lugar indicado.

    Confirmado o pagamento, receberá, pelo email cadastrado, o Formulário 1D . Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a um Cartório para assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Email , impresso, que encaminhou o Formulário 1D

    Mande, de preferência, pela DHL -https://locator.dhl.com (mais rápida e segura nesses tempos de pandemia), para

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado mais uma vez, Deus abençõe!

  • Bom dia!

    @CarlosASP meu bisavô teve outros filhos sim mas todos falecidos e a família perdeu o contato, pois partiram para várias regiões.

    Na certidao de inteiro teor de minha avó, descobri os nomes dos pais do meu bisavô, e a mãe dele se chamava Joaquina Rosa. Encontrei nos passaportes de Viana do Castelo, uma Joaquina Rosa que veio para o Brasil saindo do Concelho de Valença e natural de Ganfei.

    Pelo numero de passaporte dela sabe se posso conseguir mais informações? Porque se ele foi casada com Luis José Gomes, eles podem ser os pais de meu bisavô.

    Obrigado!

  • @Robsonvieira

    Cada "passaporte" contem informações diferentes dependendo do distrito e época que foram emitidos. Alguns nada mais são que o registro do nome em uma lista, com a idade, lugar que nasceu e que vai para o Brasil. Em outros casos (os melhores) se consegue achar até o PROCESSO de emissão, com os documentos que foram usados para emitir o passaporte.

    Em que distrito e data foi emitido esse que você achou? Pode olhar os que foram emitidos perto dessa data (de qualquer outra pessoa) só para ter a ideia do que em geral constava de dados.

    Joaquina Rosa é um nome comum, mas se tiver como achar esse passaporte fácil, sempre vale a pena investigar o que tem ali.

    Sobre os outros filhos do bisavô: se tiver ao menos os nomes, insira na árvore genealógica no Family Search. Se não tiver feito isso ainda, faça (é grátis). Crie no Family Search a árvore genealógica de sua família. Mas acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do seu bisavô, do avô, do seu pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa dessas, aparece uma informação que não tinha ainda.

  • Muito obrigado pela ajuda que tens me dado!

  • @Andréspilborghs bom dia. Muit

    Tenho o nome dos bisavós de meu marido, dos avós, certidão de casamento (brasil) , certidão de óbito (brasil), data de nascimento e no.talocal somente Portugal.

    No caso de meu avô já temos a certidão de casamento e óbito com a dificuldade que consta ser somente de Portugal. Não sabemos a Conservatoria. Tem duas indicações mas nada certo.

    Vi às informações quanto a ter essa informação nós registros de passaporte. Teria uma dica como prosseguir. Agradeço desde já.

  • @JANINE tive muitas ajudas, vou marcar quem me auxiliou nesse último tempo .

    @Leticialele por favor há alguma instrução para a Janine?

  • @Andréspilborghs , @JANINE , na certidão de casamento consta que ele é de Melgaço, Portugal.

    Melgaço é um Concelho do Distrito de Viana do Castelo. Tem 18 Freguesias.

    Já sugeri que procurassem, pela data, 15 de setembro de 1897, em cada uma. Não encontrando, ver também 1 ano antes e 1 ano depois.

  • Boa tarde!

    Descobri pela certidão de inteiro teor de nascimento de minha avó, que estava errado quanto a data de seu nascimento, então recomecei as buscas pelo passaporte.

    Depois que encontrar a certidão de nascimento , como faço para pedir que a conservatória encaminhe a cópia para o Brasil?

    Obrigado!

  • @Robsonvieira , depende.

    Se ela nasceu antes de 1911: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se nasceu após 1911 : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 Neste caso, coloque um ano que dê menos de 100 anos passados . Ex: 1922. Em Informações adicionais, coloque a data correta.

  • Muito obrigado!

  • @Leticialele Obrigado pela ajuda de coração!!

  • Bom dia!

    @Leticialele @CarlosASP

    Consegui o local de nascimento de meu bisavô!!

    Agora estou com outro problema a frequesia de nascimento foi extinta.

    Ele nasceu onde hoje é Vila Real, no dia 11 de novembro de 1872, em Vilas Boas ,frequesia de Chaves.

    La no tombopt está frequesia extinta.

    Alguém poderia me ajajuda a descobrir para onde foram as certidões de nascimento desta frequesia?

    Obrigado!!

  • @Robsonvieira

    A freguesia de Vilas Boas não foi extinta.

    https://tombo.pt/f/chv47

  • Bom dia @Guilherme Moreira

    Sim mas quando você entra no livro referente ao ano que ele nasceu 1840-1872, já na capa há uma divergencia porque o livro so vai ate 1865. E o próximo é 1873.

  • @Robsonvieira

    Qual o nome e filiação do bisavô?

  • Alfredo José Gomes

    Filho de Luis José Gomes e Joaquina Rosa Gomes

    Nasceu em 15 de novembro de 1872.

    Villas Boas, Chaves

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.