Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19789799819839841452

Comentários

  • @Rafael GM Pode mandar para ACP kkk. O formulário imprime colorido frente e verso, as páginas de instrucão não deve enviar.

  • @lucasbitte obrigado pela resposta! Vou aproveitar o gancho e perguntar mais uma coisa do formulario. Eu vi que no quadro 5 tem duas linhas de assinatura, as duas com a mesma frase: "Assinatura do declarante reconhecida presencialmente.". Eu assino 1 ou 2 vezes na frente do funcionario consular?

  • @Rafael GM Assina somente a primeira linha se você é maior e o requerente, as duas linhas são destinadas a processo de menores quais ambos os pais devem assinar ou aqueles processos que levam mais de um procurador.

    Se você está no Brasil, assina no cartório que tenha firma, deve assinar na frente do funcionário e o reconhecimento deve ser por AUTENTICIDADE, certifique se estará assim.

  • @Rafael GM , assina apenas uma vez. Não precisa ser, necessariamente, na frente do funcionário consular, a não ser que resida no exterior. Se mora no Brasil, pode ir a qualquer cartório de notas e assinar na frente do funcionário.

  • Rafael GMRafael GM Member
    editado May 2021

    @lucasbitte e @Leticialele muito obrigado pela informação. Moro no exterior então terei que ir ao Consulado mesmo...

  • Boa noite. Para o processo de atribuição pela ACP é necessário mandar além do restante da documentação do requerente maior:

    • Certidão de Nascimento por cópia reprográfica apostilada + Certidão de Nascimento de Inteiro Teor digitada apostilada OU
    • Certidão de Nascimento por cópia reprográfica apostilada?

    Obrigado.

  • @Carlos Klomann Neto , certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada.

  • Boa tarde pessoal, espero que estejam todos bem. 

    Estou com minha documentação para pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa para filhos já pronta (artigo 1-C). Porém, não tenho a transcrição de casamento feita, uma vez que, meus pais não foram casados oficialmente. 

    Alguém sabe me indicar para qual conservatória posso enviar os documentos? E quanto tempo está levando para concluir os processos?

    Desde já agradeço pela ajuda.

  • @jpsantos035 , quem é o português? Quem foi o declarante do seu nascimento, até que você tenha completado 1 ano?

  • Bom dia Prezados,

    Obrigado a todos mais uma vez pela força , mais dois processo finalizados.

    1- meu processo. 873xx/2020

    chegou dia 10/12/2020,

    aprovado dia 05/04

    Registro criado dia 07/04


    2 processo. 538xx/2020

    caiu em exigência.

    aprovado dia 02/04

    Registro criado dia 04/05


    Uma duvida, vou fazer o do meu filho recém nascido , quais documentos preciso ? e obrigatório ter o RG ,?

    abraços .

  • @Leandro1Rezende , parabéns!!

    Para o processo de menores, pai e mãe têm que assinar o formulário 1C

    Não precisa mandar o RG do bebê, apenas os dos pais.

    O processo é gratuito

  • Pessoal, bom dia.

    Já tem muito tempo que fiz meu último processo de atribuição e enviei para Porto, hoje vou fazer o do meu primo.

    Alguém pode me explicar o que mudou? Vi que agora muitos estão usando forma de pagamento online e verificando o processo digitalmente (sem ligar para a LR). A documentação permanece a mesma, correto?

    Como realizo o pagamento e verifico o processo digitalmente? Precisa colocar algum comprovante de pagamento no processo assim como fazia com o Vale Postal?


    Muito obrigado!

  • @Igor Benjamin , o modo mais prático de fazer o pagamento é com cartão de crédito virtual - do app do banco ou algum tipo Nubank.

    O link é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e reconhecer a firma por autenticidade.

    Depois que chegar no ACP, será numerado. O Requerente receberá, no email informado no Formulário, o número do processo e o código de acesso ao site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ para acompanhamento.

    O restante dos documentos não sofreu alteração.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Muito obrigado! Vou fazer isso

  • @Alexandre S

    Sobre fazer a nacionalidade no consulado, Sim e Não.

    Há esse relato de uma pessoa que já estava agendada, foi no dia marcado e saiu de lá com o assento na mão no mesmo dia. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240349/#Comment_240349

    Entretanto, não há nenhuma garantia que sempre aconteça assim. Também ela já tinha o agendamento feito, que em geral demora 3-4 meses pra conseguir. E quando a notícia corre, já é tarde pra você iniciar.

    Então vamos supor que você seja sortudo fique tentando 1 mês, e consiga o agendamento para 3 meses depois. Quatro meses terão se passado. Em alguns casos você consegue a nacionalidade pela conservatória em menos tempo que isso. A diferença é que pela conservatória você manda, espera, e sai. E pode acompanhar a evolução.

    No consulado alguns casos podem acontecer rápido assim, outros não. Não tem como acompanhar o processo. Você dá entrada, e quando estiver pronto eles te avisam. A própria funcionária disse que normalmente não é assim. Esse caso foi uma excessão. Foi acidental. Não houveram outros relatos para determinar qual foi a situação exata em que aconteceu. A marcação em si já é estressante.

    É deixar o certo pelo duvidoso. Se quiser tentar há o risco e a incerteza. Eu não arriscaria.

  • editado May 2021

    @Flavrod

    Se importaria em fornecer os primeiros dígitos do seu numero de processo? (No formato 034xx/21)

    O pagamento, foi por cartão de crédito?

  • Boa noite!

    Informo o envio do processo de Atribuição de minha mãe Maria Luiza para ACP:

    27/04/2021 - Enviado via DHL(Atibaia/SP para Porto)

    30/04/2021 - Recebido no ACP

    07/05/2021 - Recebido e mail com chave para acesso(bolinha 1 verde)

    Processo: 51xxx/21

    Agradeço a ajuda recebida deste grupo, sem ela, não teria conseguido chegar neste ponto.

    Abraços!!!

  • Boa noite pessoal!

    Grande notícia, saiu a cidadania da minha mãe! o//

    Agora veio uma dúvida, eu consigo já mandar atribuição minha e do meu irmão no mesmo período?

    Lembro ter lido que não podia fazer mais de uma atribuição ao mesmo tempo, mas acho que era exemplo. Fazer a da minha vó e da minha mae.

    Obg!!

  • @Felipe landim

    Sim, os irmãos podem ser enviados juntos, desde que cada processo esteja completo em um envelope (pardo, amarelo, branco) com todos os documentos dele. Os irmãos não podem compartilhar documentos. Cada envelope tem que estar completo, com seu pagamento.

    Junta os dois envelopes e manda no mesmo envelope pela DHL (até 5 processos), só para a remessa. Chegando lá os envelopes dos irmãos são separados e cada um segue seu curso.

    O que não pode é mandar o da mãe e dos filhos juntos, porque são gerações diferentes, e um depende do outro. Não teria como colocar no envelope do filho, os documentos da mãe que ainda não existem.

  • FlavrodFlavrod Member

    oie Vlad, claro que posso.

    processo 22xx/2021- Flavia Carvalho

    pago por cartão de crédito

    5/01/21 mandei os documentos de Lisboa para Porto.

    06/01 receberam

    não recebi email com a chave e 30 dias depois liguei na central e me passaram a informação 

    30/04/21 moveu para bolinha dois

    3/05/21 foi pra bolinha 4

    7/05/21 bolinha 7 marrom. Aguardando registro.

    obrigada pela ajuda de todos. Mesmo não participando, foram as infos do forum que me ajudaram.

    Deus abençoe vcs :)

  • @Flavrod

    Obrigado. Quando fizerem o registo e sair o assento (Bolinha-7 verde), por favor informe a data. Deve demorar mais uns 30 dias.

  • Gente bom dia! Olhei a planilha agora e vi que a coluna F foi modificada por alguém e agora está com erro na fórmula. Não tentei arrumar para evitar desconfigurar tudo.

  • @gandalf


    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    Eu mando por correios geralmente, funciona do mesmo jeito?

    Abs

  • Bom dia, pessoal. Eu já possuo cidadania portuguesa, enviei no sábado os documentos para transcrever meu casamento e assim que estiver concluído pretendo enviar o processo de atribuição do meu filho de 2 anos. Estou levantando os documentos necessários, gostaria de confirmar se está correto e tirar algumas dúvidas que surgiram:

    1) Requerimento integralmente preenchido, assinado por ambos os pais presencialmente (reconhecimento de firmas por autenticidade e apostilhado);

    2) Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do requerente menor com cópia reprográfica emitida a menos de 1 ano e apostilhada;

    3) Certidão de Nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o PAI ou a MÃE do menor que NÃO seja português. Caso ambos os progenitores do menor sejam portugueses, desconsidere este item. Lembre-se que a certidão deve ter sido emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada; Dúvida 1: enviei uma certidão de inteiro teor com cópia reprográfica para a transcrição no Escritório Consular de Santos, entendo que irão me devolvê-la assim que concluído. Nesse caso posso utilizar essa mesma? Depois também irei enviar o processo para a minha esposa e irei precisar da mesma certidão, ela será novamente devolvida após a conclusão do processo do meu filho?

    4) Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário (preferencialmente sedex de plástico);

    5) Comprovante de residência em nome de um dos pais do requerente (conta de telefone, água ou luz). Este endereço deve ser o mesmo que consta no envelope.

    6) Documentos de identidade originais e válidos de ambos os pais do requerente, a serem apresentados no dia do agendamento (Cartão do Cidadão daquele que for cidadão português, e RG do outro progenitor, se for apenas cidadão brasileiro). Dúvida 2: Nesse caso posso enviar cópias autenticadas e apostilhadas de ambos os RGs? Eu ainda não possuo o cartão cidadão, vou tirar em breve também.


    Se eventualmente esqueci algum ponto ou tiver algum entendimento equivocado, favor apontar.


    Muito obrigado.

  • Pessoal,

    Como fica o caso de um processo de filho menor em que a mãe portuguesa e o pai brasileiro nunca foram casados e o pai brasileiro foi o declarante do nascimento?

    Obrigado

  • flashfsflashfs Member

    Primeiramente, obrigado ao grupo de usuários que vejo que ajudam muito aqui. É incrível o que vocês fazem de boa vontade.

    Tentei ir voltando nas páginas aqui até as primeiras mensagens nesse ano, de modo a me munir de informações para iniciar meu processo. Já tenho a lista de documentos que preciso e irei utilizar o passaporte como documento de identificação, pois meu RG é antigo.

    Minha dúvida é sobre quais páginas do passaporte devo autenticar+apostilar. Apenas para não arriscar cair em exigência, gostaria de confirmar que são apenas as páginas 2, que contém foto e informações pessoais (como filiação), e 3, que contém a minha assinatura. Minha dúvida surgiu quando pesquisei sobre isso e acabei me deparando com esse comentário (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233339/#Comment_233339), que utilizou as páginas 2 a 5.

  • @ChrisBrito21 não sou entendida em planilhas mas fui lá verificar. Havia um "v" numa das linhas, bem nessa coluna. Retirei esse "v" e os números voltaram a aparecer. :)

  • @germanomanso , mande uma declaração, assinada pela mãe portuguesa e com reconhecimnto da firma por autenticidade:

    Eu, fulana de tal, portuguesa, assento nº XXXX/XX, declaro, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas que nunca fui casada com Beltrano de tal, pai de meu filho Sicraninho de tal, atual Requerente no processo de cidadania portuguesa pelo artigo 1C"

    data e assina

  • @flashfs também so fiz desta parte, estou esperando voltar do cartório com o apostilamento para enviar. Lembro de ter lido por aqui, que eram estas partes. Ref. ao caso que você citou pode ser outra coisa.

    Vamos ver se alguém se manifesta e nos tira esta dúvida, pois neste interim, acabei tirando o novo RG, e se for o caso envio ele para não ter problema.

  • @Rodrigo Arraiol e @flashfs , as páginas a serem copiadas, autenticadas e apostiladas são as que contêm as informações pessoais, incluindo a filiação e a assinatura. Tente colocar as duas em apenas 1 folha de papel, para apostilar uma vez só.

    Portugal recusa documentos com mais de 10 anos de emissão por serem mais susceptíveis a fraudes que, infelizmente, continuam ocorrendo. Por isso as exigências vêm aumentando ao longo do tempo.

    Tondela, por exemplo, exige que mandem a cópia do email que encaminha o Formulário pago com cartão de crédito. certamente já receberam algum com o cabeçalho falsificado... É triste!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.