Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19779789809829831452

Comentários

  • marcossmarcoss Member

    @Leticialele

    obrigado mais uma vez

  • edersonederson Member

    @Leticialele Vou ligar, mas achei estranho pq eu fiz o pagto da atribuiçao e transcrição de casamento da minha mae usando ele. Cartao virtual internacional.

  • @ederson , faça uma nova tentativa. Se não conseguir, ligue para o banco!

  • Boa noite a todos,

    Estou montando meu processo de filho de português e possuo algumas dúvidas.

    O processo do meu pai (neto), foi finalizado no início de março. Como seu assento não chegou até hoje, pelos correios, resolvi emiti-lo pelo Civil online.

    Pois bem, a certidão não é válida como documento, devendo-se apresentar o código de acesso para tornar-se oficial, no entanto, ela é válida para o meu processo? Ainda, ela possui validade de 6 meses apenas. O fato de colocar no formulário os dados do assento será suficiente?

    Outra solicitação de ajuda é com relação ao endereço para remessa dos documentos para a ACP Porto, vasculhei em várias páginas mas não encontrei.

    Desde já muito grato.

  • @Marcus Matos . a certidão do civil online pode ser impressa quantas vezes você quiser. É válida como documento, sim!!!

    O código de acesso fica disponível por 6 meses, e apresenta-lo a qualquer autoridade portuguesa equivale a apresentar a certidão.

    As certidões portuguesas são todas informatizadas, de aspecto muito simples. Não espere receber uma certidão impressa em papel moeda, cheia de selos, QR code e carimbos!!

    Se não quiser mandar uma via no seu processo, preencha apenas com o número no formato XXXX/XX, da Conservatória dos Registos Centrais.

    O endereço do Arquivo Central do Porto é:

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Pessoal, o processo da minha avó foi terminado hoje e eu já até atualizei na planilha. Quero agradecer demais todo mundo aqui, porque, sem vocês, eu não teria nem encontrado o assento de nascimento do meu bisavô. Agora e só fazer a transcrição de casamento e pedir a da minha mãe.

  • edersonederson Member

    @Leticialele Liguei no banco e consegui fazer o pato da tx e ja recebi o formulario no email. Porem me surgiu uma duvida, comecei a preencher o formulario e fiquei em duvida quanto ao estado civil. Pergunto isso pq sou divorciado e ja averbado na minha certidao de nacimento, sendo assim, o q devo colocar no estado civil?

  • @ederson , coloque a verdade - divorciado!!

  • Olá, boa tarde. Estou preenchendo o meu formulário 1-C para enviar à ACP do Porto e fiquei com algumas dúvidas:

    1) Mudei meu nome depois que casei, então no Quadro 1 do formulário devo preencher meu nome de solteira?

    2) Se sim, no Quadro 2 é que devo preencher que "Não" pretendo manter a composição originária do meu nome e em seguida informar meu nome de casada?

    Obs: Junto com meu processo de nacionalidade pretendo enviar minha certidão de casamento de inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada para comprovar a alteração do meu nome.

    Obrigada!!!

  • @carolina_pcastro , preencha com o nome que usa atualmente - o nome de casada.

    Mande junto uma certidão de casamento, inteiro teor (não precisa apostilar), APENAS para justificar a diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG.

  • Gostaria de saber se ao fazer a prova de vida para maiores de 70 anos no Consulado do RJ é emitido algum documento e este tem prazo de validade?


  • @Mauro Porto , sim, o Consulado vai emitir um documento informando que a pessoa está viva.

    Quanto à validade, vá o mais próximo possível do envio. Não adianta fazer uma prova de vida e enviar a documentação mais de 6 meses depois!

  • edersonederson Member

    @Leticialele Estou pra enviar o processo meu e do meu irmao juntos, o meu utilizei o RG como doc de identificação, porem o do meu irmao irei utilizar a CNH pois o RG esta com mais de 10 anos, sendo assim tenho duas duvidas.

    1 - Numero do doc de identifiçaão eu utilizo o numero da CNH?

    2 - Emitido por?

    Por mais q talves seja uma pergunta meio boba, nao quero correr o risco de cair em exigencia por pouca coisa.

  • @ederson

    1 - Numero do doc de identificação eu utilizo o numero da CNH? Sim!

    2 - Emitido por? Detran

    Nenhuma pergunta é boba. Relaxe!

  • Bom dia pessoal!

    Temos mais uma portuguesinha na família: o processo da minha filha de 2 anos foi aprovado. Segue resumo, em seguida vou incluir na planilha (ainda não tinha feito):

    24/03/2021 - Enviado por DHL (Rio de Janeiro para Porto)

    26/03/2021 - Recebido na ACP

    31/03/2021 - Recebido e-mail com chave de acesso (bolinha 1 verde)

    07/05/2021 - Mudou para a bolinha 6 verde - Aprovado, aguarda registo (não sei se foi antes, verifiquei toda sexta-feira e sempre estava na bolinha 1 verde. Hj vi que mudou pra 6 verde).

    Ainda falta o registo, mas já vou dar entrada no processo de aquisição do meu marido.

    Muito obgda mais uma vez por toda a ajuda do Fórum, principalmente dos moderadores!

    Abs,

  • FlavrodFlavrod Member

    olá pessoal,

    meu processo andou :)

    5/01/21 mandei os documentos de Lisboa para Porto.

    06/01 receberam

    não recebi email com a chave e 30 dias depois liguei na central e me passaram a informação

    30/04/21 moveu para bolinha dois

    3/05/21 foi pra bolinha 4

    7/05/21 bolinha 7 marrom. Aguardando registro.

    obrigada pela ajuda de todos. Mesmo não participando, foram as infos do forum que me ajudaram.

    Deus abençoe vcs :)

  • ACP está batendo recordes!

    Processo de meu irmão menor (Filho de português):

    46xxx/21

    Recebido na ACP: 23/04/21

    Recebido senha de acesso e número do processo por email: 25/04/21

    Bolinha 2 verde em: 06/05/21

    Bolinha 6 verde em: 07/05/21 com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Futuramente trago mais novidades. Obrigado.

  • anacarolsmacanacarolsmac Member
    editado May 2021
    Oi pessoal, boa noite!
    O processo do meu pai (filho de português) foi concluído no final do ano passado por Porto. Queria pedir a minha atribuição agora. Sabem me dizer se houve alguma mudança no processo entre ano passado e esse ano? Meu pai é declarante na minha certidão de nascimento, então continuo não precisando transcrever o casamento dele com a minha mãe, certo?
    Outra questão: Meu RG tem menos de 10 anos de emissão, posso seguir com ele mesmo na documentação, né?
    Há necessidade de enviar prova de vida dele (Ele tem 65 anos e o processo dele ficou pronto no ano passado) ou só se o processo cair em exigência?
    Por fim, muito obrigada pela ajuda e pela existência desse fórum, que ajuda tanta gente como eu!
  • @Leticialele super obrigada!

    Acabei editando o comentário porque ele entrou com o comentário que eu tinha escrito meses atrás quando entrei aqui no fórum e não postei.

    Consegue me ajudar com as questões que editei, por favor? Super obrigada e desculpa

  • @anacarolsmac :

    O processo do meu pai (filho de português) foi concluído no final do ano passado por Porto. Queria pedir a minha atribuição agora. Sabem me dizer se houve alguma mudança no processo entre ano passado e esse ano? Não houve mudança, os documentos são os mesmos, só que em seu nome.

    Meu pai é declarante na minha certidão de nascimento, então continuo não precisando transcrever o casamento dele com a minha mãe, certo? Não precisa transcrever o casamento do seu pai.

    Outra questão: Meu RG tem menos de 10 anos de emissão, posso seguir com ele mesmo na documentação, né? Sim.

    Há necessidade de enviar prova de vida dele (Ele tem 65 anos e o processo dele ficou pronto no ano passado) ou só se o processo cair em exigência? O processo é seu! Não há motivo para enviar a prova de vida de seu pai! Mesmo que seu pai tivesse falecido, você teria direito de pedir a cidadania como filha! O único documento que você vai precisar dele é a certidão de nascimento portuguesa! Até se tiver apenas o número XXX/XX, da Conservatória dos Registos Centrais, não precisa mandar a cópia da certidão.

  • @Leticialele muito muito muito obrigada!!!

  • Pessoal boa noite.

    na planilha, Coluna de pagamento, o que significa VP ?

    Li em algum lugar aqui que tem na própria planilha um explicação para preencher, mas não achei.

    alguém sabe ?

    obrigada

  • @PaulaTaveira , VP é vale Postal, uma modalidade de pagamento cada vez menos utilizada

  • Boa noite.

    Em um grupo de cidadania portuguesa no Facebook, estão comentando que no consulado do Rio de Janeiro, estão realizando processo de atribuição da cidadania portuguesa para filho de português em um dia. Alguém sabe se isso procede?

    SDS,

  • FlavrodFlavrod Member

    Bom dia, Vamos começar com o processo da minha cunhada. Filha de mãe portuguesa. O pai foi declarante da certidão de nascimento. É preciso transcrever o casamento?

    obrigada

  • @Flavrod Transcreva o casamento dos nubentes. Envie para Ponta Delgada ou para Escritório Consular de Santos (Se reside nos estados de SP ou MS) ou Consulado do Rio (se em RJ).

  • Pessoal, pergunta boba, mas surgiu aqui. Entrei no site do IRN, fiz o pagamento do formulario 1C via cartão de crédito e recebi o formulário com os meus dados. Até aí tudo certo, mas quando vou até o fim do formulário, tem a seguinte frase: "O impresso Mod. 1C, acompanhado dos documentos necessários, pode ser:" e nas opções só tem a CRC Lisboa... Queria mandar meu processo para ACP, posso mandar ou eles só estão aceitando quem paga via Vale Postal? Não queria mandar para a CRC Lisboa... hahaha

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.