Cidadania por neto

2»

Comentários

  • editado April 2021

    @Liviab ...

    O processo pelo qual um descendente em 2º grau na Linha Direta...(NETO)...Vem requerer a Nacionalidade Portuguesa é ATRIBUIÇÃO DE NETO...:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/...

    PS...: no texto do IRN pode desconsiderar a parte que se refere às "Provas de Ligação Efetiva"...Após as alterações da Lei de Netos de 2020...Apenas o conhecimento da Língua portuguesa é necessário...(Esse conhecimento é PRESUMIDO para quem é natural de países onde a Língua oficial é a Portuguesa)...

  • @xandeacf , não precisa ser apostilada, será apenas uma certidão auxiliar, para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG.

  • @Liviab :

    • o atestado de antecedentes criminais precisa ser apostilado e autenticado? Não precisa apostilar - Imprima o atestado na frente e a validação no verso.
    • Caso o documento do requerente (RG ou passaporte) tenham sido tirados a mais de 10 anos, como devo prosceder? Tirar uma atualizada e ai sim anexar junto aos documentos? Por se tratar de ser o avo do meu primo ele não tem documentos tão atuais. Os documentos têm que ter menos de 10 anos. Se tem mais, deve fazer um novo.
    • Por o avo do meu primo ter nascido no brasil, já é presumido o domínio da língua portuguesa ou preciso de algum documento especifico para isso ? Não precisa mandar diploma ou certificado. Para brasileiros, o conhecimento da língua é presumido

    A cidadania para netos, a partir de 2017, é por atribuição, ou seja, retroage ao nascimento - o neto vai "nascer" em Portugal.

  • @Leticialele quase lá! rsrs

    A CNH pode estar vencida? Embora emitia há menos de 10 anos..

    Precisa dos antecedentes criminais da minha mãe?

  • @xandeacf , Lisboa não aceita a CNH. Tem que ser RG ou passaporte que contenha a filiação. Cópia autenticada e apostilada;

    Sim, precisa dos antecedentes criminais da sua mãe. Imprima a certidão e, no verso, a validação. Os dois links estão no mesmo site da Polícia federal: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais/antecedentes-criminais-1

  • @Leticialele

    Preciso da certidão de casamento de meu avô português aqui no Brasil no caso de filho? E de neto?

    No caso de neto, para onde o processo deve ser enviado?

    Depois de enviado, recebemos um protocolo para acompanhamento?

  • @xandeacf , no caso de filho, o processo é muito mais simples. Não precisa transcrever o casamento do português (a) se ele (a) foi o (a) declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.

    No caso de netos, eu entendo que a transcrição também não é necessária, mas outros moderadores afirmam que sim.

    No caso de neto, só tramita na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

    Depois de uns 2 meses da entrega, mandam um email com o número do processo e a chave de acompanhamento. O processo de neto tem levado de 2 a 3 anos.

    O de filho, enviado para o Arquivo central do Porto, o processo leva 6 meses e é muito mais simples!!

  • @Leticialele Obrigado Letícia.

    Estou apenas no aguardo da resposta deles quanto ao pagamento, para ver o que fazer. Ainda nao retornaram.

  • @Leticialele Boa noite Letícia! Até o momento nao tive resposta do email. Você acha que esta dentro do tempo ainda? Teria outro endereço de email?

  • @xandeacf , resposta a respeito de que pagamento? Pode esclarecer, por favor?

  • @Leticialele Estou tirando a cidadania da minha mãe, para depois tirar a minha.

    No caso, sobre a certidão de nascimento do meu avô português, tenho apenas uma manuscrita antiga.

    Envio esta ou solicito outra? Onde?

    Como devo preencher no formulário 1C?

    Obrigado.

  • @xandeacf

    Clique em Discussões na tarja verde e veja o tópico ancorado ali na 5ª linha. Esse aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais

    E logo abaixo tem outro:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Faça uma procura no site antes de postar. Vai lhe ajudar a achar muita coisa.

  • @gandalf Obrigado Gandalf!

    Tenho encontrado instruções divergentes, por isso preferi perguntar. Agradeço a dica. Boa noite!

  • @xandeacf , se ficar com alguma dúvida, basta perguntar!

  • @Leticialele @gandalf Bom dia pessoal! Já tenho todos documentos. Obrigado pela ajuda. Só falta enviar.

    O endereço para envio dos dodumentos é este? Pretendo enviar pela DHL.

     Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setubal, nº 328, 4200-498 – Porto

    No caso, fiz o pagamento com cartão de crédito. Tenho que preencher algo no campo VALE POSTAL, ou enviar algum comprovante do pagamento?

    Obrigado,

  • editado May 2021

    @xandeacf ,sim, o endereço está correto.

    Deixe em branco o campo Vale Postal. Mande uma cópia do e mail que encaminhou o Formulário 1C como comprovante de pagamento

  • xandeacfxandeacf Member
    editado May 2021

    @Leticialele Teria problema eu enviar os documentos de um outro endereço que nao o endereço preenchido no formulário?

    Após enviado, como procedo para acompanhar o processo?

  • @xandeacf , nenhum problema.

    Depois que o processo chegar lá, vão mandar um email com o número do processo e a chave de acompanhamento, em 1 mês, aproximadamente.

    Preste atenção no email e, também, na caixa de spam!

  • @Leticialele estou com todos os documentos para enviar a minha cidadania por ser neta de português, mas tenho uma dúvida: meu avô não foi casado com a minha avó, mas na certidão de nascimento da minha mãe ele colocou o sobrenome dele na minha avó. Meu avô português foi o declarante da certidão da minha mãe. Se eu mandar os documentos vão solicitar a certidão de casamento dos meus avós? Essa certidão não existe. Como poderia proceder? Outra dúvida é se preciso levar algum documento para autentica no consulado português do RJ?

  • @Leticialele

    Boa noite, Letícia!

    Os documentos já chegaram lá e recebi o e-mail com o protocolo. Ainda consta apenas como recebido, nenhum andamento posterior. Entretanto, notei um deslize grotesco - esqueci de enviar um documento, a cópia apostilada do RG de minha mãe, de quem estou tirando a cidadania neste processo.

    Devo aguardar uma notificação do cartório ou me antecipo enviando?

    Obrigado,

  • @xandeacf , pode se antecipar, mandando junto com um requerimento solicitando para juntar ao processo XXX/XX, em nome de XXXXXXXX.

  • Boa noite @Leticialele!

    Nao sei se lembra do meu caso: sou neto, e dei entrada na cidadania de minha mãe primeiro.

    Bem, o status está no 7 - Terminado, com a mensagem: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Saberia dizer quanto tempo isso deve levar, e quais os próximos passos?

    Assim que finalizado, vou entrar com o meu pedido, como filho.

    Muito obrigado,

  • @xandeacf , se o processo está no Arquivo Central do Porto, levam uns 15 dias para criarem o registo.

    Se foi seu pai brasileiro o declarante do seu nascimento, terá que transcrever o casamento de sua mãe.

    Feita a transcrição, mande seu processo para o ACP.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Bom dia, Letícia!

    Chegou um email de conclusão do processo da minhã mãe, com a certidão de nascimento dela. Como proceder para tirar o passaporte dela? É necessário algum outro procedimento agora que foi concedida a cidadania?

    Tenho algumas dúvidas sobre a transcrição do casamento dela. Minha mãe casou com meu pai, divorciou-se e casou novamente (ou seja, hoje está casada, mas não com meu pai). Faço apenas a transcrição do casamento dela com meu pai, para dar entrada no meu processo como filho dela? A documentação da transcrição deve ser enviada para o consulado de Santos? Nao tem informações no site deles,apenas uma página. Poderia me instruir?

    Muito obrigado,

  • @xandeacf , tem que agendar o cartão cidadão e o passaporte no Consulado de São Paulo.

    Transcreva apenas o primeiro casamento de sua mãe, para poder fazer sua atribuição.

    Mande para o Consulado de Santos.

    Veja os documentos: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/

  • xandeacfxandeacf Member
    editado November 2021

    @Leticialele Boa tarde, Letícia!

    Tirei a cidadania da minha mãe (como filha do meu avô português), e agora já foi feita a transcrição do casamento dela com meu pai (declrante do meu nascimento).

    Agora vou dar entrada na minha cidadania como filho dela. Utilizo o formulário 1C?

    Os documentos e procedimentos são os mesmos utilizados na cidadania que tirei para minha mãe?

    A certidão de nascimento dela, pode ser apenas a portuguesa que recebi via email?

    Apenas meu passaporte é suficiente como meu documento? Ou precisa do RG?

    Obrigado,

  • @xandeacf :

    Utilizo o formulário 1C? Sim

    Os documentos e procedimentos são os mesmos utilizados na cidadania que tirei para minha mãe? Sim, o mesmo padrão, mas serão os seus!

    A certidão de nascimento dela, pode ser apenas a portuguesa que recebi via email? Sim

    Apenas meu passaporte é suficiente como meu documento? Ou precisa do RG? Se o passaporte tiver filiação, serve. Se não tiver, pode mandar RG ou CNH

    Boa sorte!

  • Olá @Leticialele !

    Enviei meu processo de filho. Foi entregue em 26.11.2021 no Porto, porém até agora não recebi email algum de lá.

    Coloquei o mesmo e-mail que utilizei no processo da minha mãe, será que pode ser algum conflito?

    Obrigado.

  • @xandeacf , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento e a Conservatória em que se encontra o processo. Peça o número do processo e a chave de acompanhamento.

  • editado January 2022

    @xandeacf

    Melhor que mandar o e-mail, seria ligar para a Linha de Registos. Pode demorar, mas como é interativo, você aproveita e verifica se o e-mail que está no sistema está correto. Já receberá o NºProcesso, Senha, e pergunte que dia foi numerado o processo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275010/#Comment_275010

    Se ligar por telefone, não mande o e-mail. Se mandar o e-mail, não telefone. Senão estaria ocupando as pessoas 2X para o mesmo fim. Mas a sua resposta do e-mail pode demorar, e pode nem ser respondida.

    E seu assunto é nacionalidade como filho pelo ACP. O título desse tópico é cidadania por neto. Seria melhor você direcionar as perguntas para o tópico certo https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.