Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1434435437439440454

Comentários

  • Já vi alguns comentários sobre o envio do assento também por email (além de enviarem uma cópia pelos Correios). Eu não recebi por email...tem alguma maneira de solicitar isso? é que já agendei no Consulado do RJ para fazer o CC no dia 10/05/21 (isso mesmo, mal esperei a conclusão do processo!! hehe)

  • @MVFerreira , basta levar sua identidade para comprovar que é você. O Consulado tem acesso ao Sistema de identificação civil. Eu nem tirei minha certidão portuguesa da bolsa, quando fui fazer o cartão cidadão.

  • Certo @Leticialele . Muito obrigado!

  • Ola boa tarde , estou com uma dúvida , eu consegui a cidadania por atribuição da minha mãe , e quero fazer a dos meu filhos , o primeiro filho mais velho (8 anos) não fui casado com a mãe dele , o segundo filho tem 6 meses e não sou casado com a mãe dele ainda , e estou com planos de ir para Portugal , como devo fazer para levar minha futura esposa e meu filho mais novo ?


    Obrigado

  • @lucasmattos

    Mude para o tópico do ACP. O dos filhos menores lá estão saindo com 55 dias.

    Inicie a nacionalidade dos filhos menores.

    Considere fazer o casamento civil. Tendo filhos menores em comum, não deve ter problemas em conseguir a habilitação rapidamente.

    Após o casamento, faça a transcrição em PT, que demora 15 dias.

    Dê entrada no processo da esposa (que vai demorar 2 anos), mas tendo a transcrição ela entra com você, e consegue um cartão de residente até sair a dela. As viagens em tempos de pandemia ainda estão restritas, mas devem começar a relaxar em breve. Use esse tempo a seu favor.

  • Prezada @Leticialele , no fim das contas fiz o pedido da minha certidão pelo civil online (pois queria conferir o meu estado civil para preencher adequadamente o formulário para o CC). Já recebi o assento (a chave de acesso) mas não consta o estado civil na certidão...no meu caso, quando mandei o pedido de Atribuição para Tondela, eu havia colocado divorciado. Não era para aparecer isto no assento?

    Obrigado, mais uma vez.

  • @MVFerreira , a certidão que você recebeu é de "nascimento" em Portugal. Ninguém nasce divorciado!!

    Apenas após a transcrição do casamento e homologação do divórcio é que vão aparecer, na certidão, as respectivas averbações.

  • @gandalf

    Me desculpe não entendi MT bem , eu início primeiro o processos dos filhos , e depois que terminar o processo deles eu faço a transcrição do casamento ?

  • @Leticialele então no formulário de pedido do Cartão do Cidadão eu coloco Solteiro ?

  • editado May 2021

    @lucasmattos

    Seus filhos só dependem de você ter sido o declarante na menoridade. Então eles podem ser feitos independentemente. Como não houve casamento, não há o que transcrever.

    Sua companheira só pode ter nacionalidade em duas opções: 1) casamento civil; 2)união estável registrada em cartório;

    Depois de 3 anos ela se habilita, porque tem filhos em comum atribuídos.

    Se voce casar no civil, tendo testemunhas, pode convencer o juiz de paz a retroagir a data do casamento ao tempo de coabitação. Deverá arrolar pelo menos duas testemunhas. Diga que é pelas criancinhas... :-) Não há garantia de que esse tempo será contado em PT para habilitação. Geralmente eles contam a data do registro de casamento civil, e ignoram o tempo retroativo. Mas já vi acontecer, quando têm filhos em comum.

    Para sua esposa estamos falando num período de 5 anos para ter a nacionalidade.

    Você só vai saber ao transcrever o casamento, dependendo da data que puserem no assento. Se retroagirem, você se deu bem. Se não retroagirem (é o mais provável), sua esposa só se habilita a entrar com o processo depois de 3 anos, e depois espera mais 2 pela nacionalidade. Mas de imediato ela faz a transcrição do casamento que dá a ela o direito de ter o cartão de residente enquanto espera, caso vocês se mudem pra lá. Pra todos os efeitos dá no mesmo. Pode trabalhar, estudar, abrir contas bancarias, etc.

    Agora, se optar por União Estável, terá que fazer a homologação judicial, que leva mais um ano, e custa uns €1500 de advogados e custas. Teria que estar registrada em cartório no BR para ter efeito.

  • @MVFerreira , diga a verdade. Coloque divorciado.

    Mas o cartão sairá como solteiro, enquanto a transcrição do casamento e a homologação do divórcio não forem feitas!!

  • @Leticialele é que no formulário aparece assim:

    Estado Civil (em Portugal): ________________ (o nome e estado civil serão o que constam no registo civil em Portugal)

    por isso fiquei na dúvida...

  • @MVFerreira , coloque solteiro!

  • Bom dia a todos,

    estou acompanhando com alegria a finalização dos processos contemporâneos ao meu.

    O meu processo continua aguardando a criação do Registo de Cidadão Português, na planilha como PBM (Maior).

    Guardada a ansiedade, vejo na planilha que o meu processo descolou do prazo médio de registro. Hoje está com 23 dias de quando teve o despacho/aprovação.

    @gandalf e @Leticialele na vossas experiências o que pode ter acontecido? Posso fazer algo?

    Mais uma vez, obrigado!

  • @patrickmattoso

    Tenha calma e paciência. Não há muito que você possa fazer a respeito.

    Ligue por telefone na LR. Pode ser que já tenha saído, e eles não atualizaram no site. Toda essa movimentação no domingo, indica que houve uma sobrecarga, e é quando coisas "caem na greta da gaveta" e ficam esquecidas.

    70% dos processos completam nessa data prevista, mas sempre tem 30% deles que demora um pouco mais. A gente sempre tem essa tendência natural de achar que o nosso estará no primeiro bloco. Só que nem sempre é assim.

    Não quer dizer que tem nada errado. Só quer dizer que o seu não saiu antes, no primeiro bloco. Mas sairá em breve. :-)

    Eles dão uma corrida quando chega no final do mês, pra ficar bem na estatística. Depois eles dão uma "esfriada" natural. Por isso o grande bloco marcado como 02/05 (domingo) e segunda, que provavelmente fechou na sexta dia 30/04. O seu pode ter ficado pra trás.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente ou seu procurador
  • Boa tarde pessoal! Hoje chegou o assento de batismo de meu avô.

    Nacionalidade concedida em 14/04 e recebimento do assento em 05/05.

    Já enviei o processo de minha mãe para a ACP e no momento está a caminho de Portugal.

    Mais uma vez muito obrigado a @Leticialele e ao @gandalf

  • @MrFreitas , parabéns, mais uma vez!!!

    Daqui a uns 6 meses, será sua vez de mandar o processo!

    Boa sorte!

  • Bom dia!

    Alguém tem notícia de quais processos estão analisando??? Qual a numeração???

    Obrigado.

  • Bom dia a todos!!!

    @gandalf muito obrigado novamente.

    Vou aguardar e segurar a ansiedade (prometo rs).

    Grande Abraço!!!

  • Oi pessoal, espero que todos estejam bem. Minha certidao de nascimento saiu dia 2 de Maio e ja atualizei a planilha. Muito obrigado a todos que colaboraram para a criacao deste documento compartilhado -- me ajudou bastante com a ansiedade! :)

    Ja fui ao consulado de Portugal em Washington D.C. fazer meu Cartao de Cidadao, que deve sair em alguns dias. Eu tenho um voo marcado pra Lisboa dia 30 de Maio, e queria saber se eh possivel entrar em Portugal apenas com o CC e o passaporte Brasileiro. Meu voo eh direto Washington-Lisboa com a TAP. Vi que algumas pessoas entraram so com o CC (e alguns so com a certidao), mas isso foi antes da pandemia. Voce sabe se eles ainda deixam voce entrar sem o passaporte Portugues? Se sim, quando chegar la, eu vou para fila de estrangeiros ou de cidadaos europeus na imigracao?

    Muito obrigado, mais uma vez a @gandalf @Leticialele e boa sorte a todos que ainda estao esperando a conclusao de seus processos!

  • @GabrielL , se não houver restrições para quem vai dos EUA para Portugal, pode entrar só com o CC.

    Vai para a fila de cidadãos europeus!

  • Prezados amigos, como já saiu a minha cidadania no dia 02/05/2021, agora vou partir pra atribuição de nacionalidade do meu filho, que tem 27 anos. Bom, como comentei em outros posts, sou divorciado da mãe dele (que é brasileira). Preciso transcrever o casamento antes de enviar o pedido de atribuição dele?

    Grande abraço a todos.

  • editado May 2021

    @MVFerreira

    Veja na certidão de nascimento do filho, se você (o pai) foi declarante na certidão antes dele completar 1 ano de idade.

    Se for assim, seu filho não depende da transcrição do seu casamento para fazer a nacionalidade dele.

    (a lei diz que para você a transcrição é obrigatória. mas não exige que ele dependa disso, nem estabelece um prazo para que seja feita, pode ser nunca)

  • Obrigado @gandalf pela pronta resposta. Sim, fui o declarante, no dia seguinte ao seu nascimento..rs

    Grande abraço

  • Muito obrigado, @Leticialele :)

  • INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR SOBRE CONCLUSÃO DE PROCESSO DE MENOR EM TONDELA...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/241831/#Comment_241831

    Juntamente com os processos de Atribuição de menor de idade cuja informação de conclusão foi compartilhada no link acima... Enviamos...(Na mesma remessa DHL)...Os documentos para a Transcrição do Casamento da Portuguesa...(Mãe das gêmeas)...

    Venho informar que no passado dia 05/05/2021 foi recebida na residência de minha prima...(Avó das meninas)...Em São Paulo...Correspondência de Tondela com as Certidões de Registo de Nascimento das duas mocinhas

    Para nossa surpresa...Também estava no envelope a Certidão de Registo de Casamento...***(Surpresa pois só esperávamos a Transcrição concluída lá pelo final de 2021)...

    N. H. B.

  • @Nilton Hessel bom dia!

    Pelo que havia entendido, quando a mãe é a portuguesa e o pai brasileiro é o declarante, para fazer atribuição aos filhos é necessário fazer transcrição de casamento primeiro.

    No seu caso, foi feito a atribuição às suas sobrinhas antes da transcrição?

    Poderia tirar essa dúvida por favor?

    Minha sobrinha está fazendo o processo dela e logo quer fazer o casamento e depois o processo das crianças. Ela pode enviar o pedido de atribuição das crianças ao mesmo tempo que envia a transcrição de casamento?

    Muito obrigada!

  • Bom dia pessoal. Como tem acesso as datas do andamento do processo. Vi esta semana que o processo da minha sogra esta na fase marrom - DESPACHO, mas não consigo ver a data no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/. Creio que está quase finalizando, ufa

  • @SandraP

    Tondela permite entregar os dois ao mesmo tempo (a transcrição e a nacionalidade), para filhos menores. Gasta uma remessa só.

    O que foi diferente aqui no caso do Hessel é que normalmente a transcrição sai meses depois do assento. Nesse caso, os dois saíram juntos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.