Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19769779799819821451

Comentários

  • editado May 2021

    Bom dia a todos

    Eu fui até a embaixada brasileira para assinar o formulário e eles colocaram no selo de autenticidade meu segundo nome errado, deveria ser Felippe e eles escreveram Felipe, somente um "p". Isso pode cair exigência apesar de simples?

    tem algum problema o selo de autenticidade do formulário ser fora do Brasil (embaixada brasileira) e a autenticação/apostilamento do passaporte ser feita no Brasil?

    O selo de autenticidade foi colado em uma folha separada e grampeada, pois o selo da embaixada é bem maior que o espaço ao lado da assinatura. Tem algum problema?

    Obrigado!

  • @Lucasfepadilha

    No forum desde 2017 e esse é seu primeiro post? Porque? Qual o país? Quem é o requerente?

    Nada disso está certo. Documentos feito no consulado (ou embaixada) brasileira, têm valor no BR. Se deseja que tenham valor em PT tem que fazer no consulado português.

  • editado May 2021

    @gandalf

    Muito obrigado pela sua resposta

    Eu moro e tenho visto de trabalho na Irlanda. Eu fiz a conta em 2017 mas somente agora comecei a fazer/montar meu pedido, pois minha mãe filha de portuguesa fez a cidadania dela através do consulado, e demorou 3 anos, meio que tinha desanimado.

    Meu processo é 1C de filho maior. Eu enviei meu passaporte brasileiro para o Brasil para autenticar e apostilar.

    O formulario 1C eu assinei na embaixada Brasileira. Eu teria que fazer um formulário novo e assinar na embaixada portuguesa da Irlanda?

    Obrigado!

  • @Lucasfepadilha

    Você nunca devia se separar de seu passaporte.

    leia daqui até o final: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238976/#Comment_238976

    O form-1C também pode ser assinado presencialmente e certificado por autenticidade no consulado português. Busque online, mas creio que tem um em Dublin, mas tem que verificar quais os tipos de serviço cada consulado presta.

    O RG somente pode ser feito em solo brasileiro. Tem validade por 10 anos desde a emissão. Se seu passaporte não tem a filiação, não poderá ser usado como identidade. Passaportes de maiores emitidos no exterior normalmente não têm. Verifique.

  • @gandalf

    Muito obrigado pelo link.

    Como é documento brasileiro não consegui apostilar aqui, inclusive a embaixada brasileira não apostila aqui.

    Tanto meu RG quanto o meu Passaporte são novos, foram emitidos no Brasil em 2018, ambos com filiação.

    Eu realmente não sabia das copias das paginas do passaporte. Seria melhor usar meu RG então? para evitar problema ou sou obrigado a usar o passaporte por morar fora?

    Obrigado!

  • @Lucasfepadilha

    Se for feita a cópia certificada no consulado português dispensa apostilamento. Está nas instruções do IRN:

    Que documentos devem instruir o pedido?

    Certidão do registo de nascimento do menor, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada

    Clique em legalizada, traz aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

    No primeiro parágrafo:

    [...]consideram-se legalizados desde que a assinatura do funcionário público esteja reconhecida por agente diplomático ou consular português no Estado respetivo e a assinatura deste agente esteja autenticada com o selo branco consular respetivo.

    A apostila é um recurso para dispensar essa certificação. Uma alternativa. O agente do consulado é sempre a primeira opção, porque é um oficial português que tem o seu documento original em mãos. Também vê você assinar o requerimento presencialmente. Sempre que autentica no consulado, dispensa apostila. Só não funciona para certidões de nascimento emitidas no cartório no BR.

  • Oi pessoal!

    Estou um pouco preocupada com o reconhecimento de firma que fizeram na minha certidão de nascimento de inteiro teor. Quando fiz o processo do meu pai o nome ficou igual nas assinaturas, fiz no cartório do Catete, no RJ. Mas onde nasci, Nova Iguaçu, preciso pegar a certidão num cartório, reconhecer a firma em outro cartório e fazer o apostilamento num terceiro cartório.

    Ao questionar sobre a assinatura que deve ser a mesma de quem emitiu a certidão não me deram ouvidos e me entregaram assim (arquivo anexo).

    Esse reconhecimento está certo??

    Alguém poderia me ajudar, por gentileza? Obrigada!


  • @gandalf

    Muito obrigado novamente pelos esclarecimentos e pelo link.

    Eu acabei optando por autenticar e apostilar no brasil e assinar na embaixada brasileira aqui, pois devido ao lockdown esta levando 6 meses o agendamento no consulado.

    A minha certidão de nascimento eu solicitei as duas para garantir, a normal e a reprografia tbm.

  • editado May 2021

    @Lucasfepadilha

    Você não pode optar por algo que não faz parte das regras. Uma ideia tirada da cartola.

    A assinatura do form-1C tem que ser presencial no cartório (no BR), ou presencial no consulado português (se fora do BR).

    A identidade (RG com menos de 10 anos, ou passaporte válido com filiação) tem que ser ou certificada e apostilada (no BR), ou feita no consulado português (se fora do BR).

    Ambos podem também ser feitas num balcão de nacionalidade em PT. Tem o mesmo efeito de fazer no consulado.

    A certidão de nascimento (para nacionalidade) só interessa por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada (no BR).

    Se você fizer diferente, vai ter exigência pra refazer no consulado (95% de chances). Mas é seu processo, e é seu direito arriscar.

    Mandar uma certidão que não foi pedida, pode causar problemas se aparecer uma divergência. Se a reprográfica estiver ilegível, então pode mandar a digitada, e nesse caso nem precisa apostilar, porque é um documento acessório (não entra no processo).

  • @gandalf

    Entendido, Muito obrigado novamente

    O Apostilamentos e autenticação da Certidão de nascimento e o RG e Passaporte estão sendo feitos no Brasil mesmo.

    Meu único problema agora é conseguir um agendamento para assinar o formulário no consulado português.

    Obrigado pelas dicas, vou verificar bem certinho a certidão reprografia quando ficar pronta

  • @Lucasfepadilha

    Eu disse RG OU Passaporte. Escolha um deles, de preferência nessa ordem. Apostilar a cópia do passaporte pode não ser trivial.

    Não posso crer que você tenha mandado seus dois documentos juntos pelo correio (ou DHL). São os únicos que lhe permitem entrar no BR como brasileiro.

    Documentos, embora sejam tax-free, passam pela alfândega, tanto em UK como no BR. São verificados, escrutinados. Podem extraviar. E se estiverem juntos então, o risco é ainda pior. Certifique-se que ao devolver não mandem os dois juntos.

  • @gandalf

    Farei isso, Eu havia enviado separadamente e enviarei separadamente via DHL novamente.

    Obrigado pelas dicas valiosas!

  • Oi pessoal!

    Estou um pouco preocupada com o reconhecimento de firma que fizeram na minha certidão de nascimento de inteiro teor. Quando fiz o processo do meu pai o nome ficou igual nas assinaturas, fiz no cartório do Catete, no RJ. Mas onde nasci, Nova Iguaçu, preciso pegar a certidão num cartório, reconhecer a firma em outro cartório e fazer o apostilamento num terceiro cartório.

    Ao questionar sobre a assinatura que deve ser a mesma de quem emitiu a certidão não me deram ouvidos e me entregaram assim (arquivo anexo).

    Esse reconhecimento está certo??

    Alguém poderia me ajudar, por gentileza? Obrigada!

    (Repostei a pergunta pois a foto não estava sendo exibida no posto anterior)

  • @Monique Forte , está correto! Agora, basta apostilar!!

    Relaxe, cada Cartório procede de uma maneira.

  • Bom dia, Caríssimos(as)

    Poderiam incluir o processo de atribuição de meu filho:

    Processo de Leandro A.C  13XXX / 2021

    Recebido em ACP no dia 02/02/2021

    Chave de acesso de Leandro A.C. - recebida em 04/02

    Na mesma remessa nós enviamos também o processo de atribuição de minha filha, Larissa A.C, mas não nos foi enviada a chave de acesso.

    Agradeço.

    Um abraço


    Marlene

  • editado May 2021

    @ANJOSMARLENE , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e peça o número e a chave de acesso para o processo de sua filha. Coloque nome, data de nascimento e filiação.

    O e mail pode estar na caixa de spam ou trocaram alguma letra e ficou perdido no limbo!

  • @Nilton Hessel obrigada pela observação!

  • Obrigada, @Leticialele


    Vou fazer isso. : )

    Grata!

  • @lcpercy

    Vi que o processo de Jullyana foi marcado como concluído na planilha. Luiz Claudio ainda não foi marcado concluído, mas está como tendo recebido a senha Pessoalmente (entregue no balcão), enquanto Jullyana recebeu a senha por e-mail. Foi assim mesmo?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/224603/#Comment_224603

    Há algumas discrepâncias, que se for possível você corrigir seria bom.

    1) A data de entrega e do recebimento da senha de acesso não será a mesma se foi enviado por DHL/correio. Só Pess.

    • A entrega, você obtêm pelo rastreio (DHL ou correio). Provavelmente, essa recepção se deu 15 dias antes do informado.
    • A data da senha, pode ser vista no e-mail recebido, ou no dia que telefona para a LR. Geralmente de 7-30 dias depois do recebimento dos documentos. Isso seria consistente com a data informada de 30/07.

    2) A data de Despacho é quando a Bola-6 fica verde, e a Bola-7 fica branca ou marrom. (veja no título da coluna)

    3) A data de Conclusão é quando a Bola-7 fica verde, e o texto abaixo diz que foi feito o registo e o assento foi enviado.

    4) Explique sucintamente (3-5 palavras) o que foi a exigência, quando ocorreu, e quando foi satisfeita (para saber quando retomou).

  • Boa tarde, pessoal! Atualizei status processo Menor de 18 anos na ACP, excelente o tempo de processamento.

    Recebimento - 15/04/21

    Senha(e-mail) - 16/04/21

    Despacho - 05/05/21

    Enquanto isso os processos de meus sobrinhos com mais de 18 anos, também na ACP, foram recebidos(15/04) e numerados(20/04) e continuam na aba 1.

  • Boa tarde a tds! Uma dúvida, por favor: qdo o processo é numerado, significa que a senha também já vem junto? Ou a senha só virá depois? Desde já, agradeço a quem puder responder.

  • marcossmarcoss Member

    Boa tarde pessoal

    Enviei 2 processos de minhas filhas menores

    Recebido dia 19/04

    Chave 23/04

    Bolinha 1 26/04

    Bolinha 4 verificando 30/04

    Bolinha 6 05/05

    Agradeço a ajuda e o acompanhamento das msg desse fórum maravilhoso e a @Leticialele

    Vi uns questionamento sobre documentações dias atrás ....

    Eu mandei o RG da mãe e o meu somente autenticado e uma cópia simples do meu CC e uma das filhas maior de 14 também autenticado.

    @Leticialele uma ajuda eu me divorciei e casei novamente, as filhas é do primeiro casamento é a que estou fazendo agora já tenho a transcrição do primeiro casamento. Vou homologar o divorcio em PT. Pergunta eu só poderei passar para meus filhos do segundo casamento após o termino da homologação ou poderei fazer também já agora. Esposa somente depois de 3 anos e casamento transcrito certo?

  • @marcoss , se você é o português e foi o declarante do nascimento dos filhos do segundo casamento, não precisa aguardar a homologação do divórcio (através de advogado português) e a transcrição do segundo casamento.

    Para sua segunda esposa, se é casado há mais de 3 anos e tem filhos atribuídos, pode mandar o processo dela após a transcrição do segundo casamento. Os anos de casamento contam a partir da data do casamento, e não da transcrição.

  • @marcoss

    Quando você diz "Bola-6" quer dizer "Bola-6 verde", ou marrom?

    São apenas 16 dias. Se esperaria a verde só na semana que vem, mas os últimos relatos têm indicado que está indo muito + rápido.

  • Boa Noite!!! @Leticialele

    Fiz a solicitação da chave de acesso do processo de minha filha, ontem, segundo as suas orientações. Hoje pela manhã me enviaram:

    Processo de Larissa A.C 13XXX / 2021

    Recebido em ACP no dia 02/02/2021

    Chave de acesso de Larissa A.C. - recebida em 05/05/2021

    Agradeço imensamente se puder incluir os processos de Larissa e Leandro, na planilha.

    Atenciosamente,

    Um abraço

  • edersonederson Member

    Pessoal, eu ja efetuei o processo de atribuiçao pela ACP e posterior casamento da minha mae e agora vou iniciar meu processo de atribuição pela ACP. Gostaria de confirmar os documentos estao corretos.

    • Cópia simples do assento do (a) português(a). Se forem casados em Portugal e o casamento estiver averbado na certidão da mãe, pode mandar só a certidão (ou o número) da mãe;
    • Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a certidão de nascimento reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório);
    • Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;
    • Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)
    • Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros , preferencialmente por cartão de crédito internacional, desbloqueado:


    Queria tb se possivel o link para efetuar o pgto da TX.

  • @ederson , apenas uma observação: o que tem que ser reconhecido por autenticidade, no Cartório, é a assinatura. (Acho que fui eu que escrevi essa bobagem... achei que tivesse editado, peço desculpas)

    O link para o pagamento é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • edersonederson Member

    Muito obrigado @Leticialele.


    Porem acredito que o site esteja com algum problema conforme imagem abaixo.


  • @ederson , isso é um bloqueio automático do seu cartão de crédito.

    O IRN está usando um sistema mais moderno que o suportado pelos bancos brasileiros!

    Você tem que usar um cartão virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank!

    Ligue para a central de atendimento do seu banco, mas não adianta falar apenas com o atendente! Tem que pedir para passar para um supervisor ou com o setor antifraudes. Talvez eles consigam autorizar o pagamento!

  • marcossmarcoss Member

    @gandalf

    Isso estão as duas com bola 6 verde e a 7 marrom aguardando o registro, excelente tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.