Lista de documentos e o que apostilar

13»

Comentários

  • Pessoal, acabei de ver, já nos "finalmentes", que o RG do meu pai foi emitido em 2003... Precisa tirar segunda via pra ser válido? O passaporte dele também está vencido (2017). O que eu faço?

  • @daviozolin , melhor tirar um mais recente. Costumam exigir que o RG tenha menos de 10 anos. Agradeça aos fraudadores!

  • @Leticialele Só estou encontrando data disponível pra 31 de Março... Meu medo é que já paguei a taxa online do 1C, tem prazo de validade isso? Com a pandemia tá super complicado. Ele tem CNH válida, mas já li que são poucas conservatórias que aceitam

  • @daviozolin , o pagamento com cartão não tem prazo.

    Um forista relatou que pagou, com cartão, 2 anos antes de enviar os documentos e não teve problema. Foi orientado, pela Conservatória, a mandar o processo normalmente.

  • @Leticialele Menos mal... Mas que inferno, tanto trabalho pra empacar numa coisa dessas... Será que enviando RG e CNH juntos não resolve? RG pela filiação e CNH pela validade?

  • @daviozolin , confesso que não faço ideia. Sei que ACP aceita a CNH porque foi o que mandei no meu processo. Acredita que eu nunca tive RG?? Minha primeira identidade foi do Ministério do Exército, quando eu tinha 17 anos. Depois, sempre usei o CREA como identidade!!

    Talvez, para ganhar 1 mês de prazo, você possa mandar o RG de 2003 e, depois que renova-lo, enviar para completar o processo. Ou guardar para cumprir uma eventual exigência.

  • @Leticialele Estou planejando enviar para Aveiro, os prazos estão bons lá. Enviei um e-mail agora para eles perguntando. Meu pai também ficou chateado, porque ele sempre usou a CNH como identidade. Inclusive só tem o RG de 2003 porque foi assaltado, senão só teria o RG de quando era criança...

    Vou aguardar uns dias e ver se Aveiro responde. Caso contrário, acho que vou enviar o RG e CNH juntos, agendar a segunda via do RG e ver se cai em exigência. Se cair, já terei agendado e poderei enviar. Se não, fica um novo exemplo de documentos que dão certo!

  • @daviozolin , se a atribuição é pelo Artigo 1C (de pai/mãe para filho(a)), mande para o ACP.

    Eles aceitam a CNH, sem problemas!

  • @Leticialele acabei de receber uma resposta de Aveiro:

    "Manda cópias autenticadas do RG e Passaporte, com apostilha, não interessa a data de emissão ou validade."

    Então me parece que CNH realmente não vale, mas que a validade do RG é menos importante do que imaginamos!

  • @Leticialele , obrigada!

    O assento ainda não está informatizado, porém solicitei a Conservatória que o fizesse há mais de um mês. Então devo encaminhar os documentos para Portugal apenas quando estiver informatizado o assento? No momento enviei os documentos para serem apostilados em Brasília e estou aguardando.

  • @agroli

    Se o assento português é a certidão de batismo, terá que enviar no processo o original, que vem autenticado pela Conservatória ou pelo Arquivo Distrital.

    Se fosse o assento informatizado bastaria uma cópia simples ou a anotação do número do assento no formulário.

  • @Leticialele , muito obrigada.

  • "Para o processo de nacionalidade de sua esposa precisa de:

    c- Assento de nascimento português do meu sogro; xerox simples

    h- Nascimento reprográfico, da minha esposa; apostilado

    i- Nascimento inteiro teor digitada, da minha esposa; apenas se tiverem partes ilegíveis, não precisa apostilar

    Além disso:

    * xerox autenticada e apostilada do documento de identidade dela, pode ser RG emitidos há menos de 10 anos, passaporte desde que contenha filiação e esteja na validade ou, dependendo da conservatória para onde irá enviar, CNH dentro da validade (ACP aceita CNH).

    * Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.

    * Pagamento da taxa de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito (não é aceito por todas as conservatórias)"


    Essa resposta ainda tá valida? No caso estou fazendo pelo meu pai, que é declarante na minha certidão de nascimento.

    Preciso enviar algum documento da minha mãe também, ou não?

  • @jutuca , mande os documentos conforme indicado. Basta a certidão do seu pai. Não precisa mandar documento da sua mãe.

  • @Leticialele obrigado pela ajuda, uma última dúvida no lugar do RG, posso enviar xerox autenticada e apostilada do passaporte?

  • @jutuca , sim, desde que seu passaporte tenha a filiação!

  • @jutuca

    A cópia do passaporte pode não ser trivial para caber na folha, com todas as páginas que tem assinatura (2-3, 4-5) e sobrar espaço para certificação, apostilamento. O consulado sabe fazer. Os cartórios nem sempre conseguem.

    Você devia manter seu RG em atualizado, porque é o documento oficial.

  • @gandalf ...

    Eu fui dar uma olhada em meus arquivos e encontrei a cópia do meu passaporte Certificada pelo Ministério das Relações Exteriores... Na época pré Apostila de Haia...

    Naquela ocasião enviei RG e Passaporte...Não me recordo o motivo...Rsss

    Mas a minha dúvida não tem conexão exatamente com meu processo...Meu passaporte atual também não tem nada de relevante além das 2 páginas mencionadas...A página da assinatura e a da foto + Dados de identificação...(1 cópia cobre tudo)...

    Meu passaporte não tem/tinha nada em qualquer outra página que justificasse copiar também...

    Minha questão...:

    Estou cogitando enviar cópia do Passaporte no processo de uma prima minha que é Neta...

    Por favor...Pode esclarecer quais informações mais precisam constar na cópia do Passaporte além das 2 que mencionei...E por quê...?

  • @Nilton Hessel

    Tem que copiar as páginas de identificação (2-3) e outras que tiverem assinaturas, sempre em pares, com a costura. Se o passaporte é emitido no exterior, a página 4 tem um selo do consulado, com a assinatura eletrônica do cônsul, e se for o caso, informações adicionais. Se for emitido pela PF, deve também ter aí na página 4 as informações sobre o pagamento da taxa e a assinatura eletrônica do oficial.

    Se houver mais alguma página assinada com selo, ela também tem que ser copiada (no seu caso, a certificação do MRE). Carimbos de entrada em países não precisa.

    Quando faz a cópia certificada no consulado português, eles fazem em múltiplas páginas, usam um rebite pra juntar as cópias, e selam por cima com carimbo em relevo e assinatura.

    Se for um passaporte normal, em geral as páginas 2-3, e 4-5 são suficientes (se tiver algo na pag-4, tem que ir a pag-5 junto). Tudo no mesmo lado da folha, junto com o carimbo de certificação e o apostilamento. É apertado, mas cabe. Não sei se pode usar papel tamanho ofício. Eu fiz caber num A4, não gostaram e me exigiram refazer no consulado. Por isso eu evito recomendar.

  • Entendi...Faz sentido realmente...

    Obrigado pelas orientações @gandalf ...

  • @gandalf no meu passaporte as páginas 4 e 5 estão em branco, serve enviar só a 2-3? minha identidade ta com o código de barras rasgado, imagino que as chances de implicarem com ela sejam maiores

  • @jutuca

    Se estiverem em branco pode ser só as pags 2-3 do passaporte.

    Independente dessa nacionalidade, refaça seu RG. Documentos velhos ou danificados não servem. O RG só pode ser feito em solo brasileiro, e vale por 10 anos. Fica mal você buscar os docs portugueses, e ser relapso no documento de seu país de origem. Pode chegar um dia em que você esteja morando no exterior, precisar do RG e não ter como fazer, como agora. Você teve que partir para o plano-B.

  • Olá amigos. Hoje quero deixar meu agradecimento a todos vocês do forum. Minha primeira mensagem nesse tópico foi no dia 13/05/2019 e após obter a cidadania da minha esposa, hoje, fechei essa fase de obtenção de cidadania com a carta que o ACP Porto encaminhou com o assento do meu filho. Foram 2 anos de procura e envio de documentos que sem a ajuda de vocês não seria possível. Como quase todos os que tem direitos a cidadania estrangeira, comecei procurando uma consultoria, mas depois de ver os preços, buscando na internet, cheguei até aqui e o resultado foi o melhor do que imaginei. Muito obrigado Leticialele, gandalf, Nilton Hessel e todos os demais que de alguma forma contribuíram para isso.

  • @Hamilton1975

    Você acabou entrando em um momento turbulento, tanto no ACP (que passou a demorar muito), como Tondela, que em consequência da demora no ACP acabou ficando sobrecarregada, e está até o dia de hoje. Coisas que ocorreram, fora de seu controle.

    Mas mesmo assim você completou a tarefa com louvor.

    Parabéns.

  • Pessoal, boa noite.

    Estou revendo esse tópico depois de quase 3 anos da minha última mensagem, quando aqui deixei minha gratidão a todos aqueles que me auxiliaram na jornada para conseguir 2 cidadanias. Agora vou para a 3ª, do meu garoto mais novo, de 7 meses. Minha pergunta para os amigos (vi que alguns daquela época já saíram do fórum) é se mudou algo, alguma regra, em relação ao que fiz no passado ou se é só rever as mensagens e recomeçar novamente a jornada. Agradeço desde já a todos.

  • Oi pessoal! Este fórum é muito bom, como tem me ajudado!

    Bom, estamos realizando a cidadania primeiro de minha mãe que é a neta dos portugueses.

    Queria saber quais documentos preciso e quais são os passos que preciso dar.

    Encontrei o batismo da avó dela e estou em trâmite com o arquivo da madeira para me enviar a certidão digital. Consegui também o casamento deles no Brasil, nascimento e óbito do pai da minha mãe. O que preciso fazer agora?

    Desde já agradeço a boa vontade desse grupo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.