Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1433434436438439454

Comentários

  • Bom dia a todos.

    A atribuição da minha esposa foi concluída e agora estou aguardando o recebimento do assento via correios, que consta que foi enviado em 12/04/21 (planilha foi atualizada).

    Assim que receber o assento, irei dar entrada na atribuição dos meus filhos (6 e 14 anos). No link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao, consta que deve ser enviado cópia autenticada do RG dos pais (sem necessidade de apostilamento), cópia reprográfica e apostilamento da certidão de nascimento do menor e formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade pelos pais.

    No entanto, no formulário 1C no quadro 4 (relação de documentos), consta que devo enviar a certidão de nascimento dos pais. É necessário? Se sim, precisa ser autenticada?

    Outra dúvida... preciso transcrever nosso casamento em Portugal antes de enviar o processo?

    Agradeço a atenção de todos!

  • @FabricioN , se não foi a sua esposa portuguesa a declarante do nascimento dos filhos, sim, terá que transcrever o casamento.

    No caso dos documentos, a certidão a ser mandada é a da mãe portuguesa.

    No quadro 3, o primeiro declarante será a mãe portuguesa.

    O segundo declarante, o pai brasileiro.

    O menor de 14 anos terá que apresentar cópia autenticada e apostilada da identidade.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela atenção.

    A apresentação de cópia autenticada e apostilada do RG é somente para o menor de 14 anos?

    Para o que tem 14 anos é cópia simples ou nem precisa?

    Mais uma vez agradeço.

  • editado April 2021

    @FabricioN

    Se o menor tiver 14 anos ou mais, precisa enviar o RG certificado e apostilado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/243598/#Comment_243598

    Só pra reforçar, as assinaturas de cada um dos pais tem que ser presencial, e certificada por autenticidade. Dois carimbos.

  • @FabricioN , talvez eu não tenha sido feliz em explicar - o que tem 14 anos é que tem que apresentar a identidade

    O de 6 anos, não precisa!!

  • Entendi.

    Muito obrigado @gandalf e @Leticialele .

    Fica em paz @Leticialele , são muitos detalhes e confusões podem acontecer.

    Vocês ajudam demais nesse fórum. Só tenho a agradecer!

    Vou pesquisar aqui no fórum o procedimento para fazer a transcrição de casamento, pois o declarante do nascimento dos nossos filhos fui eu.

  • Boa noite.

    O pedido de atribuiçao do meu marido foi encaminhado no final de outubro e entregue no inicio de novembro.

    Enviado por DHL. Pelo lido acima, o deferimento deve aparecer no meados de maio.

    Meus filhos contam com 26 e 20 anos, o pai foi o declarante logo no nascimento.

    Pergunta - poderia agendar a atribuiçao deles aqui no Rio de Janeiro? Somos moradores da capital.

    Ou encaminhar para Portugal? Conservatoria indicada?

    Mais uma vez, obrigada.

    @gandalf @Leticialele

  • @Sheila C Souza , sugiro que mande os processos de seus filhos para o ACP - estão levando 6 meses para conclusão.

  • @Leticialele nossa. Voce como sempre super eficiente e esclarecedora.

    Nao pretendo realizar a transcriçao do meu casamento.

    Meu marido foi casado, divorciou e casou comigo.

    Minha prioridade sempre foram eles.

    Grata.

  • @Leticialele, Perfeito! O restante está tudo ok! O nome que ainda tinha dúvidas. Muito obrigada!❤️

  • Tenho a impressão que as coisas em Tondela estão um pouco emperradas. O que acham?

  • Bom dia a todos!!!

    O meu processo teve despacho (fase 6) no dia 12/04. E desde então está na fase 7 marrom.

    Vejo na planilha que essa etapa tem levado no máximo 11 dias.

    Porém procurando aqui no fórum, vejo que há casos que levam até 6 meses. Isso depende da conservatória? Ou de que fator?

    Qual a expectativa que eu deveria ter para a conclusão???

    Obrigado mais uma vez a todos!

  • Pelo que tenho visto, atualmente ACP está voando em relação a Toneladas. Aproximadamente 30 dias a menos para a finalização de um processo de filho maior. Alguém também tem esta percepção?

  • Pessoal, boa tarde.

    Estou aguardando a finalização do processo de atribuição da minha mãe via Tondela, previsto pela planilha para final de maio/21 e já gostaria de dar início ao meu processo.

    Meu pai (NÃO PORTUGUÊS) foi o único declarante na minha certidão de nascimento.

    Pelo que entendi, terei que fazer o processo de transcrição de casamento dos meus pais, o que me parece ser mais usual ultimamente via consulado Santos ou via ACP, correto?

    • Pensando nisso, existem alguma vantagem financeira sendo via Santos ou via ACP? E em relação ao prazo, como estão?
    • Preciso aguardar a finalização do processo da minha mãe para seguir com o pedido de transcrição?
    • Há ainda alguma outra possibilidade de fazer a transcrição junto a atribuição em um único processo?
    • Por fim, após a transcrição, qual conservatória esta mais rápida? Tendo em vista que em Tondela, já vou para 9 meses aguardando.

    Obrigado novamente pela ajuda.

  • @patrickmattoso

    Suas chances de conclusão até sexta, como está previsto, são boas.

    Volte a verificar Sexta-feira a tarde, ou sábado, porque é comum alguma demora para aparecer no site. clique no FILTRO, e selecione aquele funil preto na linha-1 da coluna H, e clique OK. Verá que há vários que andam junto com o seu. O que passa disso é a ansiedade mesmo.

    A previsão significa que mais de 2/3 dos processos que entraram nessa data foram concluídos nesse tempo. Mas sempre tem 1/3 que cai na repescagem. Mesmo se não sair até sexta (que é o mais provável), sairá muito breve.

  • @Luccas França

    Se mora em São Paulo ou MS, seria Santos ou Ponta Delgada. A documentação é diferente para cada um. O prazo é igual. O custo é muito próximo, quando você coloca lado-a-lado todos os custos. Os documentos a mais, praticamente equivalem ao custo da remessa para PD.

    • Se quiser saber o custo exato, terá que fazer as contas. Os documentos de Santos estão no site do consulado.
    • Sim, precisa aguardar até ter o assento. Quando sair pode pedir pelo civilonline e lhe mandam em 24h úteis.
    • Para maiores não. Para menores poderia fazer por Tondela, mas não vale a pena. Estão demorando quase 1 ano.
    • Rapidez não é a única coisa a se considerar. Segurança e previsibilidade é mais importante. Nesses quesitos o ACP está o melhor. Demora 6 meses. Outros podem até estar demorando menos, mas só têm um Conservador e se ele/ela adoecer, seu processo para.

    É uma aposta no futuro, olhando o que tem acontecido no passado recente. Uma vez que mandar, não tem como mudar, segue até o fim. Mande para o ACP e seja feliz.

  • @gandalf muito obrigado pela sua gentileza de sempre dividir conosco a sua experiência.

    Com certeza, a ansiedade é enorme!!!

    Grande Abraço!

  • EveEve Member

    Bom dia à todos!!

    Enviamos os processos dos nossos dois filhos para Tondela e hoje recebemos por email a chave de acesso ao estado do processo.

    Data de envio via DHL 01/04/2020

    Recebido por Madalena Viegas 06/04/2020

    Envio da chave de acesse 29/04/2020

    Muito feliz com o andamento do processo e grata a todos que nos ajudaram até aqui.

    Por favor, alguém poderia me ajudar em como atualizar a planilha.

    Atenciosamente,

  • @Eve

    Falta o número do processo no formato 234xx/YY. E a forma de pagamento.

    Pelos seus outros posts, imagino que o ano seja 2021, e que seus filhos sejam os dois menores da foto, e portanto o processo é grátis.

  • EveEve Member

    @gandalf

    Isso mesmo!

    Os números dos processos são 4XXXX/21.

    Os dois são menores, processos grátis.

    Obrigada!!

  • Oi, pessoal! Os processos dos meus gêmeos já terminaram! Vou colocar os dados aqui, para que possam ter mais informações sobre a duração! Ah, não coloquei na planilha porque temo fazer algo equivocado, assim, se alguém puder preenchê-la por mim, agradeço!

    Andamento dos dois processos (39XXX/21):

    ·        25/02: enviado, via DHL;

    ·        05/03: recebido em Tondela por Madalena Viegas;

    ·        08/04: recebimento do número do processo e da senha por e-mail;

    ·        16/04: etapa 6 – Despacho – marrom;

    ·        23/04: etapa 7 – Terminado – marrom;

    ·        28/04: etapa 7 – Terminado – verde.

    OBS: Os processos são gratuitos, pois meu casalzinho tem 1 ano!

    Agora é só comemorar! Estou aguardando o recebimento dos Registos pelos Correios. Um abraço carinhoso a todos que compartilham seu conhecimento no grupo, tornando possível tudo o que conquistamos até aqui!

    E muito obrigada por tudo!

  • editado April 2021

    @Rpquel , parabéns!!

  • Bom dia. Nada por aqui? Sem novidades dos processos?

  • amaftamaft Member

    Boa tarde pessoal! Passando aqui só para avisar que o meu processo foi concluído agora, em pleno domingo rs!

    Processo 1C para Maior

    Numeração: 80xxx/20

    Recebido: 19/10/2020

    Senha: 19/11/2020

    Despacho: 26/04/2021

    Concluído: 02/05/2021

    Tempo total: 195 dias

    Muito obrigado aos moderadores, especialmente @gandalf e @Leticialele que responderam inúmeras questões minhas, sem com muita paciência. Agora vou dar inicio ao processo de transcrição de casamento, e cidadania da minha irmã, sobrinha e mãe. :)

  • @amaft

    Parabéns.

    Mas não pode ter concluído no domingo. Pode ter publicado ou visto hoje, mas deve ter tido o registo sexta 30/04/21.

    Veja no site eles põe a data que foi feito o registo. Também no assento vem essa data de conclusão.

  • amaftamaft Member

    @gandalf

    No site consta assim:

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 02/05/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Obrigado! :)

  • @amaft

    Obrigado por confirmar. Os conservadores estão fazendo hora extra... LOL

    Com a pandemia não tem pra onde ir. Deixa eu trabalhar um pouco no domingo. hehe

  • editado May 2021

    @gandalf , acho q estão fazendo hora extra mesmo, mas na verdade creio que a atualização no site tem sido feita aos domingos também...

    O da minha cunhada apareceu dia 23/04 como finalizado mas sem a msg do envio para morada, dia 23/04 solicitamos a certidão no Civil online e na certidão a data do assento foi 22/04/22.

    No domingo dia 25/04 atualizaram a 2a parte da msg no site com a data de envio para a morada como segue abaixo.


  • @LucianaOCS

    Eu sabia que os lançamentos no site aparecem com 2-3 dias de atraso. Mas seu relato foi a primeira vez que alguém relata a data no site que não bate com a data do assento.

    No caso @amaft , estou seguro que o assento foi emitido no dia 30/03. Vai ver isso também quando receber o papel.

    (ainda que no seu caso, o assento está com data do ano que vem... de volta para o futuro... hehe)

  • Gostaria de registrar que meu processo de atribuição, assim como o do meu irmão, foi finalizado ontem!!!

    Aqui vão as informações completas:

    Data do envio para Tondela por DHL: 15/10/2020

    Chegada em Tondela: 20/10/2020

    Data da senha por email: 19/11/2020

    Despacho: 26/04/2021

    Processo finalizado: 02/05/2021 (isso mesmo, domingo!!!)

    As datas formam iguais para mim e meu irmão. (Mandamos os processos num mesmo pacote DHL, com os respectivos documentos em envelopes separados). Coloquei tudo na planilha. Também gostaria de compartilhar no fórum antigo, mas estou com problema de acesso lá.

    É oportuno lembrar que fiz a transcrição do casamento dos meus pais antes de pedir a atribuição. Fiz por Ponta Delgada. Em 30 dias recebi o assento pelos correios. Mas a transcrição mesmo eles fizeram no dia seguinte ao recebimento dos documentos, ou seja, é muito rápido por PD!!

    Eu gostaria de agradecer a todos deste fórum, que prestam um serviço inestimável de informação. Um agradecimento especial ao @Vlad Pen e @gandalf pelos vários esclarecimentos prestados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.