Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19659669689709711452

Comentários

  • Boa tarde pessoal,

    Estou há uns 3 dias tentando imprimir o formulário 1c - Maiores de 18 anos e não estou conseguindo abrir o site!!!

    Alguém tem o pdf pra me passar, por favor!!!

  • Alguém poderia me informar se a conservatória do Porto esta funcionando normalmente? estou tentando ligar para a Central de Registros e não consigo falar com ninguém !

  • @Emerson Abreu , sim, o ACP está funcionando normalmente.

    A Linha de Registos funciona de seg a sex, das 9 às 17h, horário de Portugal, 6 às 14h, horário de Brasília.

  • editado March 2021

    @glaucianaranjo ...

    Você recebe o formulário em anexo por email após a comprovação do pagamento aqui...:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    ...

    Se quer imprimir o 1C avulso pode conseguir acessando a página oficial do IRN e clicar no botão IMPRESSOS...No canto superior direito da tela...:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio

    ...

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

  • editado March 2021

    @AlessandraR

    Eu vou lançar na planilha como você pediu.

    O seu passaporte foi rejeitado provavelmente por não ter a filiação. Passaportes de maiores emitidos no exterior não têm o campo de filiação na página 2.

    A certificação do form-1C deve ter tido algum problema, porque no consulado (ou embaixada) seria a maneira correta de fazer. Talvez a pessoa que fez não indicou na certificação que a assinatura foi feita presencialmente. Estranho terem aceitado o do consulado brasileiro. Provavelmente o conjunto das duas declarações no form-1C preencheu o requisito que faltava.

  • @Nilton Hessel muito obrigada!!!! Agora eu consegui.... rsrsrsrsrs

  • beta_sanbeta_san Member
    editado March 2021

    Boa tarde a todos!

    Gostaria primeiramente de dizer como os esclarecimentos de vocês são maravilhosos, e agradecer, em especial, à Letícia, por toda explicação e atenção comigo.

    O processo da minha mãe já está na ACP do porto ( nacionalidade por atribuição - formulário 1-C).

    Por favor, alguém pode atualizar a planilha pra mim?

    número do processo: 22xxx / 21

    envio por DHL: 22/02/2021

    Chegou em Porto dia 25/02/21 e foi recebido por Tereza Carvalho

    Em 28/02/21, recebi e-mail informando número de processo e senha para acompanhamento.

    Está na bolinha 1 (verde).

    Grata.

  • AlessandraRAlessandraR Member
    editado March 2021

    @gandalf

    Muito obrigada por adicionar na planilha pra mim :)

    Sim, exatamente, só me toquei depois que no meu passaporte novo não tinha filiação. Foi uma bobeira minha mesmo...

    Depois de a assinatura feita na embaixada de Portugal não ter sido aceita pelo ACP, na embaixada brasileira eu enfatizei ainda mais que precisava da assinatura reconhecida por autencicidade. Conferi antes de sair que estava escrito "assinatura reconhecida por autencicidade". Aí deu certo.

  • O site de acompanhamento de processos está com algum problema ? Não consigo consultar

  • @charlespessoaaa , sim, está fora do ar. Deve voltar breve.

  • editado March 2021

    Pessoal, tenho uma dúvida, já fiz com ajuda de vocês processo de atribuição da avó do meu marido e minha sogra. Esta segunda ainda em andamento em Tondela desde que foi enviada em outubro de 2020.

    Agora uma tia dele também quer fazer. Ela se divorciou ano passado e já está com RG e documentos novos, e o nome dela hoje está de solteira como na certidão. Dúvidas:

    • Agora o melhor local é ACP?
    • Quais documentos elas precisa reunir? É um processo igual da minha sogra? Fiquei na dúvida pois já li por aqui falando de homologar o divórcio em Portugal mas não sei se devo e em qual etapa devo fazer isso.

    Obrigada

  • Boa noite!

    Gostaria de uma informação, consegui fazer a atribuição do meu pai que é filho de português e foi concluída em setembro de 2019. Agora estou querendo fazer a minha e dos meus filhos. Quero fazer enviando para ACP Porto com fiz com a do meu pai. Sou casada a 15 anos e meu nome mudou após o meu casamento, devo enviar a minha certidão de casamento junto com os outros documentos pra provar a mudança do meu nome?

    Obrigada!

  • Boa noite!

    Para fazer a atribuição, preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais? Ele é o português e foi o declarante do meu nascimento.

    Obrigada!

  • @Flavia Passos , se seu pai português foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento dele.

    Como você trocou de nome ao casar, tem que mandar, junto com seus documentos, uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a mudança do nome.

    Depois que sua atribuição sair, terá que transcrever seu casamento para atribuir seus filhos

  • Boa noite saiu minha convolação hoje e quero fazer a atribuição para minhas filhas menores. Precisa ser enviado a cópia da certidão de registro português referente o impresso do modelo 1C do quadro 4 item 2 ou somente informar o numero do assento.

  • @marcoss , pode colocar apenas o número e Conservatória dos Registos Centrais.

  • O meu processo, recebido no dia 04/12, foi para a bolinha 6 hoje e eu tô muito feliz!!

    Vou tentar colocar essa informação na planilha e, assim que for criado o registro, eu atualizo vcs de novo.

  • @MarcosPimentel ...

    Você mencionou que seu processo está na bolinha 6...Pode por gentileza nos informar qual é a mensagem abaixo das bolinhas...?

  • Olá pessoal, gostaria de agradecer a todas as informações deste fórum.

    Consegui fazer o processo do meu filho menor de idade graças às informações de vocês!

    Se alguém puder colocar na planilha eu agradeço.


    Número do processo: 31xxx/21

    Envio pelo correio: 24/02/2021

    Recebido no ACP de Porto:12/03/2021

    Chave de Acesso: 19/03/2021

    Conclusão do processo (bolinha 7 em marrom): 01/04/2021


    Eu achei muito rápido, fiquei muito feliz, agora vou começar o processo do meu marido por casamento.

    Obrigada a todos!

  • @laiscrisrocha

    Parabéns. Recebeu o Despacho de aprovado.

    Faltam ainda 3-4 semanas para sair o assento, quando ficam todas as bolinhas verdes.

    Pode iniciar o do esposo se quiser, desde que tenham mais de 3 anos de casados. Coloque um printscreen da página de consulta online junto com o processo. Quando forem analisar, o processo de atribuição do filho em comum já estará concluído. Essa página tem todas as informações que precisam.

  • Oi, @Nilton Hessel, a mensagem é a que segue abaixo:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • Olá pessoal

    A documentação de minha filha menor de idade (1C) foi recebida no ACPORTO no dia 15/3.

    No dia 19/3 recebi a senha para acompanhamento.

    Hoje, 1/4, ao consultar, vi que está na fase 4, com documentação incompleta.

    Alguém sabe se eles esclarecem qual a pendência por email? (Mandei email pra lá de qq maneira)

    Obrigado

  • @MarcosPimentel ...

    Perguntei para ter certeza de que estaria aprovado...Estou tentando estabelecer uma estimativa mais atualizada sobre prazos até a aprovação pelo ACP...Tenho processos de três sobrinhos que deram entrada em Dezembro...

    Obrigado...!!!

  • Pessoal, ansiedade ta la em cima...Meu processo completa agora 2 meses aprovado e aguardando assento. Qual o prazo estimado? Seria o caso de ligar p/ a linha de registros?

  • @AlessandraR

    Sobre reconhecimento em consulado. Uma amiga q mora emToronto enviou em novembro os docs dela p ACP. Ela reconheceu a assinatura consulado portugues em Toronto. Não mencionava q era por autenticidade, só dizia "reconheço a assinatura de.." É o RG foi feito a consularizacao do documento visto q consulado português não autenticam documento brasileiro. Custou cerca de 35 dólares a consularizacao. Ela enviou tudo e foi aprovado em fevereiro sem exigência. Já emitiram o assento tb.ate achei q iam criar caso pq nao dizia presencialmente mas li em algum lugar q consulados portugueses so reconhecem assinaturas feitas na presença do funcionário. Enfim depende sempre de quem analisa se está num bom dia

  • @gandalf Obrigada pelas informações, acabei me empolgando e me confundi com as informações.

    Não sabia que podia dar entrada no processo do meu marido só com o print, obrigada mais uma vez!

  • @laiscrisrocha

    Não pode fazer só com o print-screen.

    Mas também não precisa mandar o assento do filho em comum, porque eles buscam diretamente no sistema.

    Quando acessarem, a atribuição estará completa, e o processo do esposo segue. O print-screen funciona apenas como um localizador do processo do filho para o conservador consultar no sistema.

  • paminpamin Member

    @laiscrisrocha


    Estou tão contente por saber que o seu processo funcionou tão rapidamente. 


    Pensa que para uma criança de 18 anos este processo leva o mesmo tempo?

  • paminpamin Member

    @laiscrisrocha


    É muito bom saber que funcionou tão rapidamente!


    Acha que este processo leva um tempo semelhante para uma criança de 18 anos ou é dada prioridade aos menores?

  • @pamin , os processos de menores têm prioridade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.