Tempo de processos na pandemia

24

Comentários

  • MauricioDezemMauricioDezem Member
    editado February 2021

    @Leticialele Ainda não recebi o numero do processo! Li em outro tópico que o ideal seria aguardar um mês e então enviar um email solicitando isso para arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt certo?

  • @MauricioDezem , não mande email para a Conservatória!

    Mande para rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Coloque o nome completo, data de nascimento, nome dos pais e a Conservatória para onde foi enviado.

    A numeração sai, em média, de 4 a 6 semanas após o recebimento do processo.

    Lembre que Portugal está em recolhimento domiciliar obrigatório em determinados dias. Por isso, pode ser que a numeração atrase um pouco!!

  • Nem precisei mandar email algum! Hoje, 07/02 (03 dias depois do DHL confirmar a entregue dos documentos) já recebi o numero do processo via email! Agora é aguardar os próximos capítulos (:

  • @MauricioDezem , acho que o confinamento e frio estão fazendo o pessoal trabalhar mais rápido!!

  • editado February 2021

    Olaaa amigos lusitanos!

    Que post explicativo! Achei esse fórum esses dias e to amando...

    O caso do @MauricioDezem é bem parecido com o meu e com o que estou buscando no momento (ja tenho os documentos), exceto que meu avô portugues veio para o brasil e casou com minha vó brasileira aqui (ambos falecidos). Eu também poderia dar entrada nos documentos da minha mãe direto em Porto, como explicado no post?

    Agradeço qualquer informação ;)

  • @aleserain , se sua mãe é filha de português e teve o nascimento declarado por ele até ter completado 1 ano de idade, sim, pode mandar o processo dela pelo Artigo 1C para o Arquivo Central do Porto!

  • Perfeito, @Leticialele !

    Sobre os documentos, copio o que mandou aqui anteriormente:

    -Cópia simples do assento do (a) português(a). Se forem casados em Portugal e o casamento estiver averbado na certidão da mãe, pode mandar só a certidão (ou o número) da avó; Neste caso eu envio a certidão de casamento brasileira ou a de nascimento da mãe brasileira (como nas orientações do site do consulado (ou as duas)?

    -Formulário 1C

    -Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    -Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)

    -Pagamento

    Certo?

  • @aleserain

    Sendo mulher e casada, enviar também uma certidão de casamento em inteiro teor apostilada.

  • @gandalf as duas então! muito muito obrigada ;)

  • Bom dia, tudo bem?


    Encaminhei o processo via DHL em 2 de fevereiro.

    Foi entregue na CRC Lisboa em 9 de fevereiro.

    Ainda não recebi nenhuma comunicação.

    O que devo fazer? É melhor encaminhar uma mensagem para confirmar o recebimento dos documentos na CRC Lisboa ou aguardar mais um pouco? Até quando? Em quanto tempo é normal receber o e-mail para acompanhamento do processo?


    Muito obrigado.

  • editado February 2021

    @Guedes ...

    Você informou que os documentos foram recebidos na Conservatória no dia 9...Não entendi porque quer confirmar se chegaram...

    Três meses....Se nesse prazo não receber a comunicação...Entre em contato...

    Os canais para esse contato estão por quase todas as discussões do Fórum...

    A palavra é...Paciência...

  • editado March 2021

    Sobre o assunto tempo.....

    Alguém tem o link da planilha de acompanhamento para Aquisições via casamento?

    Fiquei a parte da manhã toda buscando e ñ encontrei, eu utilizava uma só que pelo jeito foi excluída do one driver. o link era( https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!348&ithint=file%2cxlsx&authkey=!AFNxP-jpSVGEdlw)

  • Ola pessoal, meu processo foi entregue a CRC Lisboa atraves dos Correios no dia 02 Fevereiro 21. Recebi um email com a chave do meu processo dia 01 Marco 21.

  • editado March 2021

    @falves

    Que tipo de processo? Qual o número do processo (no formato 123xx/21)?

  • Nacionalidade filho de portugues nascido no estrangeiro. Ja consegui consultar e processo aqui.

  • Olá pessoal!

    Encaminhei para a CRC de Tondela os documentos para transcrição do casamento dos meus sogros dia 11/11/20 e foram recebidos dia 04/12/20.

    Alguém sabe me dizer se as CRCs estão em funcionamento normal?

    Vocês sabem me dizer se preciso esperar a transcrição do casamento de meus sogros para pedir a atribuição do meu marido?

    Minha sogra é a cidadã portuguesa e meu sogro foi o declarante no registro de nascimento de meu marido.

    Desde já agradeço.

  • @Rose24

    Sim, nesse caso precisa esperar a transcrição. Ainda mais que o caso pode não ser trivial.

    Você preferiu mandar para Tondela, e pode demorar bastante. Normalmente demoram 8 meses para transcrição. Nesse caso não sei.

  • @Rose24 não foi uma boa ideia mandar a transcrição de casamento para Tondela.Vai demorar de 5 a 7 meses.

  • Obrigada pelo retorno @gandalf

  • Obrigada pelo retorno Vlad Pen!

    Tenho mais algumas dúvidas:

    O funcionamento das Conservatórias está normal?

    Tenho que pedir a atribuição na mesma conservatória que fez a transcrição?

    E qual tem sido a conservatória mais ágil para atribuição?

    Obrigada a todos pela gentileza!

  • editado March 2021

    @Rose24

    Sim, está normal. Tondela está um pouco mais sobrecarregada que o usual, demorando talvez 2 meses a mais que já computei no tempo que lhe dei. Seu caso no entanto certamente desencadeará uma série de eventos, que embora não afetem seu processo, pode atrasá-lo.

  • Bom dia..

    Enviamos processo atribuição (pai vivo para filho e filha adultos), com a chegada na CRC TONDELA em 26/01. Somente ontem enviaram o e-mail de recebimento com a chave. Vi casos aqui que foi entregue dia 18/02 e 3 dias depois já abriram o processo. Sabem dizer porque isso ocorre? alguns sendo abertos com prazo menor após o recebimento do que outros ? Obrigado

  • editado March 2021

    @wmariano

    51 dias é o prazo usual para receber a senha em Tondela. Alguns levam mais de 80 dias.

    Qual o número de seu processo (no formato 234xx/21)? Como enviou? Qual foi a forma de pagamento?

  • @Leticialele Sobre os documentos, tenho uma duvida sobre as certidões da mãe brasileira casada com português, por gentileza:

    -Cópia simples do assento do (a) português(a). 

    -Certidão de casamento e de nascimento da mãe brasileira. Esta precisa ser inteiro teor ou simples apostilada, já que não é do requerente?

    -Formulário 1C 

    -Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    -Certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome

    -Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)

    Obrigada!

  • @aleserain , para o processo por atribuição pelo Art 1C (filho de português), não precisa mandar a certidão de casamento do português nem a certidão de nascimento da mãe brasileira casada com o português! Fui eu que disse isso???

    Os documento são:

    -Cópia simples do assento do (a) português(a). 

    -Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade

    -Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    -Certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome (APENAS se trocou o nome com o casamento, pois o nome tem que combinar com a identidade atual)

    -Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)

    -Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito virtual.

  • @Leticialele Foi algum erro de comunicação, mas sem problemas. Agradeço novamente as respostas claras e rapidas de vocês.

    A certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome precisa ser apostilada?

  • @aleserain , não precisa apostilar. É só para comprovar a mudança de nome com o casamento.

  • Dei entrada na nacionalidade por casamento em 9/12/20, em uma conservatória no interior de Portugal através de minha advogada, entretanto a Conservatória do Registo Central de Lisboa recepcionou somente em 2021, não há como ver a data do recebimento no site de consulta através da senha que me foi encaminhada. Estou naquela fase 1. Será que realmente demora aquele tempo todo que está descrito no site?

  • Bom dia, estou terminando de separar os documentos necessários para a cidadania da minha mãe, porém queria tirar algumas dúvidas para não fazer nada errado.


    1) Minha mãe foi registrada pelo pai português, então não preciso transcrever o casamento do português, correto?

    2) Qual a melhor concervadoria para o envio do processo?

    Obrigado pela atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.