@Leticialele Ainda não recebi o numero do processo! Li em outro tópico que o ideal seria aguardar um mês e então enviar um email solicitando isso para arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt certo?
Nem precisei mandar email algum! Hoje, 07/02 (03 dias depois do DHL confirmar a entregue dos documentos) já recebi o numero do processo via email! Agora é aguardar os próximos capítulos (:
Que post explicativo! Achei esse fórum esses dias e to amando...
O caso do @MauricioDezem é bem parecido com o meu e com o que estou buscando no momento (ja tenho os documentos), exceto que meu avô portugues veio para o brasil e casou com minha vó brasileira aqui (ambos falecidos). Eu também poderia dar entrada nos documentos da minha mãe direto em Porto, como explicado no post?
@aleserain , se sua mãe é filha de português e teve o nascimento declarado por ele até ter completado 1 ano de idade, sim, pode mandar o processo dela pelo Artigo 1C para o Arquivo Central do Porto!
Sobre os documentos, copio o que mandou aqui anteriormente:
-Cópia simples do assento do (a) português(a). Se forem casados em Portugal e o casamento estiver averbado na certidão da mãe, pode mandar só a certidão (ou o número) da avó; Neste caso eu envio a certidão de casamento brasileira ou a de nascimento da mãe brasileira (como nas orientações do site do consulado (ou as duas)?
-Formulário 1C
-Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;
-Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)
O que devo fazer? É melhor encaminhar uma mensagem para confirmar o recebimento dos documentos na CRC Lisboa ou aguardar mais um pouco? Até quando? Em quanto tempo é normal receber o e-mail para acompanhamento do processo?
Ola pessoal, meu processo foi entregue a CRC Lisboa atraves dos Correios no dia 02 Fevereiro 21. Recebi um email com a chave do meu processo dia 01 Marco 21.
Sim, está normal. Tondela está um pouco mais sobrecarregada que o usual, demorando talvez 2 meses a mais que já computei no tempo que lhe dei. Seu caso no entanto certamente desencadeará uma série de eventos, que embora não afetem seu processo, pode atrasá-lo.
Enviamos processo atribuição (pai vivo para filho e filha adultos), com a chegada na CRC TONDELA em 26/01. Somente ontem enviaram o e-mail de recebimento com a chave. Vi casos aqui que foi entregue dia 18/02 e 3 dias depois já abriram o processo. Sabem dizer porque isso ocorre? alguns sendo abertos com prazo menor após o recebimento do que outros ? Obrigado
@aleserain , para o processo por atribuição pelo Art 1C (filho de português), não precisa mandar a certidão de casamento do português nem a certidão de nascimento da mãe brasileira casada com o português! Fui eu que disse isso???
Os documento são:
-Cópia simples do assento do (a) português(a).
-Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
-Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;
-Certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome (APENAS se trocou o nome com o casamento, pois o nome tem que combinar com a identidade atual)
-Cópia autenticada e apostilada da identidade (RG, CNH ou passaporte que contenha filiação)
-Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito virtual.
Dei entrada na nacionalidade por casamento em 9/12/20, em uma conservatória no interior de Portugal através de minha advogada, entretanto a Conservatória do Registo Central de Lisboa recepcionou somente em 2021, não há como ver a data do recebimento no site de consulta através da senha que me foi encaminhada. Estou naquela fase 1. Será que realmente demora aquele tempo todo que está descrito no site?
Bom dia, estou terminando de separar os documentos necessários para a cidadania da minha mãe, porém queria tirar algumas dúvidas para não fazer nada errado.
1) Minha mãe foi registrada pelo pai português, então não preciso transcrever o casamento do português, correto?
2) Qual a melhor concervadoria para o envio do processo?
Comentários
@Leticialele Ainda não recebi o numero do processo! Li em outro tópico que o ideal seria aguardar um mês e então enviar um email solicitando isso para arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt certo?
@MauricioDezem , não mande email para a Conservatória!
Mande para rcentrais.admin@irn.mj.pt
Coloque o nome completo, data de nascimento, nome dos pais e a Conservatória para onde foi enviado.
A numeração sai, em média, de 4 a 6 semanas após o recebimento do processo.
Lembre que Portugal está em recolhimento domiciliar obrigatório em determinados dias. Por isso, pode ser que a numeração atrase um pouco!!
Nem precisei mandar email algum! Hoje, 07/02 (03 dias depois do DHL confirmar a entregue dos documentos) já recebi o numero do processo via email! Agora é aguardar os próximos capítulos (:
@MauricioDezem , acho que o confinamento e frio estão fazendo o pessoal trabalhar mais rápido!!
Olaaa amigos lusitanos!
Que post explicativo! Achei esse fórum esses dias e to amando...
O caso do @MauricioDezem é bem parecido com o meu e com o que estou buscando no momento (ja tenho os documentos), exceto que meu avô portugues veio para o brasil e casou com minha vó brasileira aqui (ambos falecidos). Eu também poderia dar entrada nos documentos da minha mãe direto em Porto, como explicado no post?
Agradeço qualquer informação ;)
@aleserain , se sua mãe é filha de português e teve o nascimento declarado por ele até ter completado 1 ano de idade, sim, pode mandar o processo dela pelo Artigo 1C para o Arquivo Central do Porto!
Perfeito, @Leticialele !
Sobre os documentos, copio o que mandou aqui anteriormente:
Se forem casados em Portugal e o casamento estiver averbado na certidão da mãe, pode mandar só a certidão (ou o número) da avó;Neste caso eu envio a certidão de casamento brasileira ou a de nascimento da mãe brasileira (como nas orientações do site do consulado (ou as duas)?-Formulário 1C
-Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;
-Pagamento
Certo?
@aleserain
Sendo mulher e casada, enviar também uma certidão de casamento em inteiro teor apostilada.
@gandalf as duas então! muito muito obrigada ;)
Bom dia, tudo bem?
Encaminhei o processo via DHL em 2 de fevereiro.
Foi entregue na CRC Lisboa em 9 de fevereiro.
Ainda não recebi nenhuma comunicação.
O que devo fazer? É melhor encaminhar uma mensagem para confirmar o recebimento dos documentos na CRC Lisboa ou aguardar mais um pouco? Até quando? Em quanto tempo é normal receber o e-mail para acompanhamento do processo?
Muito obrigado.
@Guedes ...
Você informou que os documentos foram recebidos na Conservatória no dia 9...Não entendi porque quer confirmar se chegaram...
Três meses....Se nesse prazo não receber a comunicação...Entre em contato...
Os canais para esse contato estão por quase todas as discussões do Fórum...
A palavra é...Paciência...
Sobre o assunto tempo.....
Alguém tem o link da planilha de acompanhamento para Aquisições via casamento?
Fiquei a parte da manhã toda buscando e ñ encontrei, eu utilizava uma só que pelo jeito foi excluída do one driver. o link era( https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!348&ithint=file%2cxlsx&authkey=!AFNxP-jpSVGEdlw)
@Filipe Rodrigues
aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0
Ola pessoal, meu processo foi entregue a CRC Lisboa atraves dos Correios no dia 02 Fevereiro 21. Recebi um email com a chave do meu processo dia 01 Marco 21.
@falves
Que tipo de processo? Qual o número do processo (no formato 123xx/21)?
Nacionalidade filho de portugues nascido no estrangeiro. Ja consegui consultar e processo aqui.
Olá pessoal!
Encaminhei para a CRC de Tondela os documentos para transcrição do casamento dos meus sogros dia 11/11/20 e foram recebidos dia 04/12/20.
Alguém sabe me dizer se as CRCs estão em funcionamento normal?
Vocês sabem me dizer se preciso esperar a transcrição do casamento de meus sogros para pedir a atribuição do meu marido?
Minha sogra é a cidadã portuguesa e meu sogro foi o declarante no registro de nascimento de meu marido.
Desde já agradeço.
@Rose24
Sim, nesse caso precisa esperar a transcrição. Ainda mais que o caso pode não ser trivial.
Você preferiu mandar para Tondela, e pode demorar bastante. Normalmente demoram 8 meses para transcrição. Nesse caso não sei.
@Rose24 não foi uma boa ideia mandar a transcrição de casamento para Tondela.Vai demorar de 5 a 7 meses.
Obrigada pelo retorno @gandalf
Obrigada pelo retorno Vlad Pen!
Tenho mais algumas dúvidas:
O funcionamento das Conservatórias está normal?
Tenho que pedir a atribuição na mesma conservatória que fez a transcrição?
E qual tem sido a conservatória mais ágil para atribuição?
Obrigada a todos pela gentileza!
@Rose24
Sim, está normal. Tondela está um pouco mais sobrecarregada que o usual, demorando talvez 2 meses a mais que já computei no tempo que lhe dei. Seu caso no entanto certamente desencadeará uma série de eventos, que embora não afetem seu processo, pode atrasá-lo.
Bom dia..
Enviamos processo atribuição (pai vivo para filho e filha adultos), com a chegada na CRC TONDELA em 26/01. Somente ontem enviaram o e-mail de recebimento com a chave. Vi casos aqui que foi entregue dia 18/02 e 3 dias depois já abriram o processo. Sabem dizer porque isso ocorre? alguns sendo abertos com prazo menor após o recebimento do que outros ? Obrigado
@wmariano
51 dias é o prazo usual para receber a senha em Tondela. Alguns levam mais de 80 dias.
Qual o número de seu processo (no formato 234xx/21)? Como enviou? Qual foi a forma de pagamento?
@Leticialele Sobre os documentos, tenho uma duvida sobre as certidões da mãe brasileira casada com português, por gentileza:
-Certidão de casamento e de nascimento da mãe brasileira. Esta precisa ser inteiro teor ou simples apostilada, já que não é do requerente?
-Formulário 1C
-Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;
-Certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome
Obrigada!
@aleserain , para o processo por atribuição pelo Art 1C (filho de português), não precisa mandar a certidão de casamento do português nem a certidão de nascimento da mãe brasileira casada com o português! Fui eu que disse isso???
Os documento são:
-Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
-Certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome (APENAS se trocou o nome com o casamento, pois o nome tem que combinar com a identidade atual)
-Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito virtual.
@Leticialele Foi algum erro de comunicação, mas sem problemas. Agradeço novamente as respostas claras e rapidas de vocês.
A certidão simples de casamento do requerente para comprovar mudança de nome precisa ser apostilada?
@aleserain , não precisa apostilar. É só para comprovar a mudança de nome com o casamento.
Dei entrada na nacionalidade por casamento em 9/12/20, em uma conservatória no interior de Portugal através de minha advogada, entretanto a Conservatória do Registo Central de Lisboa recepcionou somente em 2021, não há como ver a data do recebimento no site de consulta através da senha que me foi encaminhada. Estou naquela fase 1. Será que realmente demora aquele tempo todo que está descrito no site?
Bom dia, estou terminando de separar os documentos necessários para a cidadania da minha mãe, porém queria tirar algumas dúvidas para não fazer nada errado.
1) Minha mãe foi registrada pelo pai português, então não preciso transcrever o casamento do português, correto?
2) Qual a melhor concervadoria para o envio do processo?
Obrigado pela atenção.