Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1616264666769

Comentários

  • Olá pessoal, boa noite!

    Recebi o documento pelo Arquivo Regional de Ponta Delgada com os dados do assento da Certidão de Batismo do meu Bisavô Português, nascido antes de 1911 nesse Distrito.

    Como tenho intenção de fazer a Transcrição de Casamento dele por Ponta Delgada, de qq forma, tenho que solicitar a Certidão e enviar junto no processo? Ou eu poderia enviar a cópia dos dados encaminhadas a mim? haja vista que a certidão se encontra em Ponta Delgada? Faz alguma diferença?

    Agradeço se alguém tiver essa informação!

  • editado December 2020

    @Tatiran

    São lugares diferentes.

    Você tem que solicitar a certidão de batismo original no Arquivo Distrital. Vai precisar de um original dessa certidão para cada processo. Um para a transcrição, e mais um para cada processo de nacionalidade que dependa dele. Sendo de netos podem ser precisos vários. Peça junto porque não tem prazo de validade, e demora a chegar pelo correio.

    Depois enviar de volta para a Conservatória junto com o restante da documentação:

    • certidão de batismo original com marca d'água (obtida no AD)
    • certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    • certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor apostilada
    • requerimento preenchido, assinado presencialmente no cartório, reconhecido por autenticidade
    • cópia do RG ou passaporte (valido, menos de 10 anos, com filiação) de quem vai assinar o requerimento, certificado
    • se quem assina o requerimento for o neto, incluir uma certidão de nascimento em inteiro teor apostilada para comprovação de vínculo. Se quem assina o requerimento for o filho(a), o vínculo já fica comprovado pela filiação no RG (ou passaporte)
    • Comprovante de pagamento. No momento somente transferência bancária ou em dinheiro no balcão de nacionalidade em PT. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232055/#Comment_232055"

    Considere fazer a transcrição de casamento no consulado de sua área, e nesse caso há requisitos adicionais. Veja no site do consulado. RJ e Santos aceitam pelo correio e têm tido boa resposta, e o pagamento é feito por boleto bancário em R$.

  • TatiranTatiran Member
    editado December 2020

    @gandalf muito obrigada pela orientação, porém minha intenção seria fazer o processo completo por Portugal (Transcrições/ Atribuições), não seria mais rápido? Vc saberia me dizer como estão os prazos de Atribuição realizados pelos Consulados aqui no Brasil?

    Pelos posts q acompanhei, em Ponta Delgada esse processo está bem ágil, mas tudo claro, pode mudar com a demanda.

    Nesse caso, para a certidão de batismo, inicialmente, só poderei solicitar uma agora, pois tenho que averbar o casamento dele em Portugal. Posteriormente, pedirei outra com a averbação concluída, para assim seguir na Atribuição. Não vai ter jeito. Por isso, que se fosse viável mandar a informação que recebi do assento , seria muito melhor, pois pediria tudo junto já com a averbação. Mas, imaginava que não seria tão simples, pois vi q o local que enviou era da Biblioteca pública/ Arquivo Distrital e não da própria conservatória. Faz parte da luta. Mas, saber que as certidões em Portugal, não tem prazo de validade, foi ótimo, obrigada pela dica.

    Outra dúvida, se a minha certidão de nascimento, como neta, estiver averbada o casamento, teria que enviar de qq forma a certidão de casamento para comprovação? Pois meu RG está com o nome de casada e essa comprovação se faz necessária. Só não sei se há um obrigação de comunicação entre os cartórios em fazer essa atualização nas certidões. Se sim, solicitarei com essa averbação.

    Desde já agradeço

  • @Tatiran

    Eu sugeri que fizesse somente a transcrição de casamento pelo consulado, porque pode fazer pelo correio, pagando em Reais, e leva tipicamente 1 semana. Se mandar para Ponta Delgada leva 1 mês, e no momento as formas de pagamento estão extremamente inconvenientes para brasileiros. Desde 02/Dezembro Vale Postal (a forma mais usada) não é mais aceito. A menos que você tenha alguém que more em PT e possa fazer o pagamento por você, não conseguirá fazer pela conservatória.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17019/pagamento-para-transcricao-de-casamento-em-pd-somente-atraves-de-referencia-bancaria/p1" (leia todas as paginas)

  • @gandalf Obrigada pela dica da Transcrição!

    Após te responder, verifiquei seu post acima sobre Mudanças na forma de pagamento para transcrição.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17019/pagamento-somente-atraves-de-referencia-bancaria"

    De fato, nesse momento o ideal é fazer pelo Consulado mesmo.

    Sobre a questão abaixo, vc conseguiria me ajudar?

    Outra dúvida, se a minha certidão de nascimento, como neta, estiver averbada o casamento, teria que enviar de qq forma a certidão de casamento para comprovação? Pois meu RG está com o nome de casada e essa comprovação se faz necessária. Só não sei se há um obrigação de comunicação entre os cartórios em fazer essa atualização nas certidões. Se sim, solicitarei com essa averbação. Se não envio junto a Certidão de Casamento tb.

    Muito obrigada pelo apoio.

  • @Tatiran , mesmo estando com o casamento averbado na certidão, mande junto com os documentos a certidão de casamento inteiro teor, para justificar a mudança de nome.

  • editado December 2020

    @Tatiran

    O consulado de Santos exige que a averbação conste da certidão de nascimento da requerente para fazer a transcrição. É obrigação do cartório fazer. Se não fizeram você deve levar uma certidão de casamento em inteiro teor, e pedir que eles façam a averbação antes de emitir a certidão. Se emitiram e não consta averbado, eles têm que emitir outra sem cobrar, porque é uma falha deles.

    Os consulados têm regras ligeiramente diferentes. Veja no website do seu consulado, ou pergunte aqui no fórum no tópico específico do consulado que quer saber. (Provavelmente alguém ja comentou lá antes, e voce pode buscar nos posts).

    E como foi dito acima, mande junto a cópia certificada da certidão de casamento em inteiro teor, mesmo estando averbada.

  • @Leticialele, @gandalf muito obrigada pelo esclarecimento, vou seguir conforme orientaram e enviarei junto a Certidão de Casamento, como forma de comprovar a mudança do nome. No consulado, não consegui achar essa informação, mas de qq forma, prefiro pecar pelo excesso e evitar transtornos. Ainda um caminho longo a seguir, mais com Fé chegamos em nossos objetivos. E claro, sendo fundamental o apoio de vcs aqui no Fórum.

    Eu preciso apostilar a minha Certidão de Casamento ou enviar apenas a cópia certificada em inteiro teor já é suficiente?

    Mais uma vez muitíssimo obrigada pela atenção!!!

    Boa sorte a todos!

  • @Tatiran , mande o original, não precisa apostilar.

  • @Leticialele Perfeito, mais uma vez obrigada!

  • Pessoal , quanto tempo está demorando uma transcrição?

  • @marianamcozza , depende de para onde você vai enviar.

    Tondela, se for junto com processos de menores, leva uns 8 meses (os processos dos menores finalizam e a transcrição continua em andamento);

    Ponta Delgada - de 4 a 6 semanas, mas agora só aceita o pagamento por referência bancária;

    Consulados no Brasil - aceitam pelos Correios (temos certeza de Santos e Rio) - umas 2 semanas

  • @Leticialele no caso para Tondela, sem processo de menores não da pra fazer?

    O de ponta delgada tenho que fazer transferência pelo banco, seria isso ?

    O consulado de São Paulo, não está funcionando para transcrição?

  • @marianamcozza , se você é de São Paulo, faça pelo Consulado de Santos, é mais rápido e o pagamento é através de boleto, que é bem mais fácil.

    Sim , Tondela faz a transcrição independente de processos de menores, mas está lotada e leva uns 8 meses!

  • @Leticialele Pela página do consulado, só aparece transcrição de casamento + cartão cidadão... da pra fazer tudo pelo consulado de santos? Eles estão disponibilizando horário para ir presencialmente fazer o cartão cidadão ? ou existe uma forma de fazer somente a transcrição? No site isso não fica muito claro, poderiam me ajudar?

  • @marianamcozza , já respondi no outro post:

    Use esses documentos listados:

    "https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/"

    Envie para

    Av. Ana Costa, 25 - 5º Andar - CEP: 11.060-001 - Santos - SP

    Tel: (13) 3223-6674 / 3221-2337 - Fax: (13) 3221-3503

  • @Leticialele No meu caso que tenho a transcrição de casamento pra fazer + a atribuição do meu filho de 2 anos, o que você acha que está sendo mais rápido? Vou viajar em outubro do ano que vem e estou pesquisando o melhor a ser feito. Obrigada!

  • Bom dia.

    Pelo consulado eles pedem q o documento tenha menos de 1 ano. Enviando direto para Portugal tbm precisa ter menos de 1 ano?

  • Olá!

    Minha irmã adquiriu a nacionalidade portuguesa em dezembro de 2020. Qdo fiz o pedido para ela aproveitei e apostilei 2 certidões de casamento, pois sabia q iria usar para a transcrição do casamento. Mas o processo de nacionalidade demorou um pouco mais q o esperado. Essa certidão de casamento foi emitida a mais de 1 ano. Será q ainda posso mandar essa certidão, ou devo pedir uma outra?

    Para o pedido de transcrição, qual formulário ela deve preencher? (Minha irmã portuguesa e o marido brasileiro). Ela qm vai requerer a transcrição do casamento.

  • ManuelFSManuelFS Member
    editado January 2021

    AVERBAÇÃO DE CASAMENTO EM TONDELA - VALE POSTAL CADUCOU - PROVIDÊNCIAS E PRAZOS

    Apenas para registrar, enviei para Tondela meu pedido de averbamento de casamento em 24/11/2020 com vale postal. Chegou lá em 27/12/2020. Recebi um e-mail me cobrando novamente o vale postal de 120 Euros, pois o enviado caducou. Fiz novamente um novo vale postal nos correios, digitalizei e enviei por e-mail (anterior cobrando), e assim resolveu a questão do pagamento cobrado.

    O vale postal inicial, caducado, consegui reaver na mesma agência dos correios no dia 07/01/2021.

    Não quis utilizar o consulado de Santos, mesmo que fosse mais rápido (até 2 semanas), porque o valor quase que dobrava por haver convenção antenupcial, e visto aqui no Fórum que isso não seria relevante em Tondela (cobrança por este pacto).

    Só lamento que este averbamento demore tanto (8 meses ou mais), conforme me responderam na CRC Tondela, e não há número de processo a ser fornecido para acompanhamento, isso apenas existe para atribuição de nacionalidade. Quando o processo terminar a CRC Tondela enviará um e-mail.

    Pelo visto me lasquei em enviar a CRC Tondela, era mais rápido na CRC de Ponta Delgada conforme aqui explicam (como já sou Português, ME PERDOO!).

  • @ManuelFS...Obrigado por compartilhar as informações aqui...

    Realmente...Pelas datas informadas PD teria sido a melhor opção á época...

    Contudo...É possível que a restrição ao atendimento presencial nos balcões das Conservatórias por conta da Covid faça com que o tratamento dos processos que já estão tramitando acelere um pouco...Aconteceu em 2020...Pode acontecer novamente...

  • Boa noite. Alguém pode informar se há necessidade de apostilar o requerimento de transcrição de casamento ou basta o reconhecimento de firma das assinaturas dos nubentes?

  • @mgonsa , se for fazer por um Consulado aqui no Brasil, precisa apostilar o requerimento.

  • Além do que quem assina é só o requerente da Transcrição...Que pode ser um dos nubentes...(De preferência o Português)...Ou então Filhos ou Netos deste...

  • Li as mensagens acima e queria saber se tem algum outro Consulado que atenda a cidade de Recife para fins de transcrição de casamento. O vice-consulado aqui é péssimo em atendimento presencial e por telefone. Atualmente só estão trabalhando por agendamento e tem sido uma luta conseguir que atendam ao telefone - o site dá erro e eles não respondem e-mails.

  • @marianaglguimaraes , você tem alguém de confiança no Rio ou em São Paulo, que possam enviar para os consulados daqui?

  • editado March 2021

    @Vlad Pen e @Mariza Guerra

    Em relação ao 1° Modelo de Requerimento, eu sou filho e estou fazendo a transcrição dos meus pais, minha mãe obteve nacionalidade por atribuição.

    Minha dúvida é nessa parte abaixo:

    .…………………………………………………………..………………………………………….....................................,

    titular do documento de identidade nº…………………..........., emitido por ......…..………… aos …………………


    1 - Esse "aos" se refere à data de emissão do RG ? Por exemplo, 29/04/2008.

    2 - Como sou filho, estou enviando a cópia da CNH pois meu RG foi emitido em 2008, li aqui em algum lugar aqui que é possível mandar a CNH.

    3 - O link do requerimento está pausado pelo usuário no google drive.

    4 - Ainda posso mandar digitado o requerimento ?

  • @Marcelo_Avanzi a @Mariza Guerra não participa mais do forum.Respondendo a sua pergunta "AOS" é a data da emissão do documento. Pode mandar digitado sim.

  • @Vlad Pen Obrigado, vc pode me passar o arquivo doc do requerimento no 1° modelo por gentileza ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.