Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1225226228230231256

Comentários

  • editado April 2021

    @marianamcozza

    Para a transcrição do casamento:

    1. Assento informatizado do cônjuge português pelo civilonline; Se nasceu antes de 1911 será a certidão de batismo, original com marca d'agua, emitida pelo Arquivo Distrital correspondente.
    2. Certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    3. Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor apostilada
    4. Requerimento assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade. Podem assinar qualquer dos nubentes, filhos, ou netos. Se quem assina for o neto/neta, juntar também uma certidão de nascimento em inteiro teor apostilada do neto. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
    5. Cópia certificada do RG,ou passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação) da pessoa que assina o requerimento.
    6. Após a conferência dos documentos na conservatória vai receber por e-mail a Referência Bancária para a taxa de €120 por cartão de crédito (recomenda-se usar Nubank app por telefone)

    Nota: PD não devolve os documentos; vai precisar outra certidão de batismo original e de casamento IT (item 1 e 2) para a nacionalidade

  • Processo transcrição

    Recebido na Conservatoria de PD no dia 28/12;

    Referência Bancaria recebido dia 27/01

    Pagamento processo realizado hj 27/01

    Agora é esperar a certidão de casamento

    Muito obrigado Fórum ....

  • @gandalf Tenho uma dúvida quanto a documentação:

    -A certidão de casamento pedi de inteiro teor DIGITADA, tem algum problema?

    -A certidão de nascimento da nubente brasileira, não tenho em inteiro teor, porque havia pedido para mandar pelo consulado, será que teria algum problema mandar a normal? Está averbado o casamento nela e está apostilada.

    Obrigada.

  • editado January 2021

    @marianamcozza

    Para Ponta Delgada todas as certidões brasileiras são de inteiro teor (digitadas), apostiladas. De casamento e da nubente brasileira.

    O assento do cônjuge português é impresso em casa, ou uma cópia xerox simples.

    O RG de quem assina o requerimento precisa ser certificado (não precisa apostilar, pelo que sei). Se quem assina o requerimento é o neto ou neta, precisa enviar junto uma certidão de nascimento certificada, mas não precisa apostilar. É apenas para comprovar o vínculo com os avós, porque não consta no RG.

  • @gandalf poxa que pena.. pior que já estava com a documentação toda pronta para mandar para o consulado de santos, porém estão todos falando que está demorando demais. Teria que gastar com mais uma certidão e outro apostilamento. Obrigada de qualquer forma.

  • @marianamcozza

    por que disse "que pena"?

    O documento que você já tem é suficiente se quem assina o requerimento (certificado por autenticidade) é o próprio ou um dos filhos.

    Na verdade mandar por PD fica ligeiramente mais barato, e provavelmente mais rápido. São super profissionais, e são especializados.

  • marianamcozzamarianamcozza Member
    editado January 2021

    @gandalf eu falei : "que pena" porque a certidão de nascimento não está em inteiro teor, está apostilada porém não é inteiro teor.

    Então teria que mandar fazer uma em inteiro teor e apostilada (uns 250 reais) e "perder" a que tenho aqui. entendeu ?

    O requerimento será preenchido pelo meu pai, próprio requerente.

  • @marianamcozza

    Se você está fazendo transcrição de casamento da mãe, suponho que seja para fazer a nacionalidade dela depois.

    Você pode aproveitar essa certidão para fazer a nacionalidade dela. Assim que sair a transcrição, ja pode dar entrada, e não perderia a certidão.

    Para fazer a sua nacionalidade como filha, se o pai português foi o declarante antes de 1 ano de idade, não precisa da transcrição.

  • Olá, pessoal. Consegui obter a nacionalidade pra minha avó em novembro de 2020 lendo as orientações e dicas aqui do fórum, agora vou dar prosseguimento para a nacionalidade da minha mãe e estou com algumas dúvidas.

    Primeiro vou fazer a transcrição do casamento da minha avó (agora portuguesa) com o meu avô (brasileiro e já falecido). É necessária a certidão de óbito dele também ou basta a de nascimento?

    Eles se divorciaram nos anos 80 e a minha avó voltou a usar o nome de solteira, portanto a nacionalidade dela foi obtida com os documentos que ela usa atualmente, não enviei nenhuma certidão pra mostrar que ela havia casado, mudado de sobrenome e voltado ao nome de solteira. Isso não vai dar nenhum problema, né?

  • @isamorasc

    Quem consta como declarante na certidão de sua mãe e que idade sua mãe tinha?

    Sendo sua avó a portuguesa, 99% dos casos ela terá que fazer a transcrição de casamento antes de fazer da sua mãe.

    Não tem nenhum problema fazer a transcrição, mas sua avó ficara com o nome de casada em PT. Só isso. Não muda nada ela ter se divorciado depois do nascimento. A transcrição vai atualizar a situação de sua avó até o nascimento de sua mãe, para que ela tenha direito.

    O requerimento pode ser assinado por sua mãe ou sua avó. O texto do requerimento é ligeiramente diferente num caso ou outro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

    Mande os documentos, eles conferem e mandam o boleto da Referência Bancária por e-mail em 3 semanas, você paga com cartão (se tiver problemas no pagamento, tente o NuBank app pelo celular).

  • @gandalf

    Obrigada pelos esclarecimentos. O declarante da minha mãe foi o pai dela mesmo, meu avô brasileiro, assim que ela nasceu.

    O pagamento pode ser com qualquer cartão de qualquer banco? Eu não tenho Nubank. Eu vi que estavam recomendando fazer pelo consulado por causa desse problema de pagamento, será que é melhor do que enviar para Ponta Delgada ou exigem mais documentos que não seriam necessários enviando direto? Eu moro em Belém-PA e o consulado é próximo da minha casa, acho que vou lá ver como estão fazendo.

  • editado January 2021

    @isamorasc

    Se foi o pai brasileiro, terá que transcrever o casamento (embora isso não esteja explícito na regra, caso queira tentar fazê-lo). O que temos notícia é que Lisboa sempre pede a transcrição do casamento.

    a lista aqui: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues

    Pode ser com qualquer cartão de crédito internacional. Entretanto, o IRN adotou uma tecnologia nova chamada 3DS2, que a maioria dos bancos brasileiros ainda não suporta. Então a alternativa é se cadastrar no app do NuBank, pagando pelo celular (precisa das autenticações e dados acessórios que só o celular coleta). O NuBank paga com a tecnologia nova em PT, e debita no seu cartão do BR.

    Não sei sobre o consulado de Belém. Li no fórum que o consulado de Manaus é muito eficiente e amigável.

    A vantagem de fazer por PD é que faz tudo por DHL (ou pelo correio), com um mínimo de exposição nesses tempos difíceis para todos. Remete os documentos, eles examinam, e mandam o boleto por e-mail para o pagamento. Leva aproximadamente 2 semanas.

    A vantagem de fazer no consulado é que paga em Reais R$ por boleto, e em geral devolvem os documentos utilizados, mas pedem mais documentos. Terá que buscar a lista no site do consulado, porque cada consulado age ligeiramente diferente. Não será essa lista que mandei.

  • Pessoal, boa noite. No requerimento que é enviado junto com a transcrição estou usando o modelo que tem aqui no fórum. Nos espaços a serem preenchidos isso deve ser feito digitando mesmo ou eu imprimo e preencho com caneta as informações?

  • @Marcoshcf pode preencher a caneta

  • Pessoal, finalizada a transcrição de casamento:


    • 12/11 - os docs chegaram lá
    • 14/11 - já foi numerado e caiu em exigência pq esqueci de enviar a minha identidade autenticada
    • 30/11 - minha identidade foi recebida
    • 26/01 - Finalizado (data na averbação) e documento recebido pelo civilonline.


  • Alguém sabe dizer se a averbação na certidão de nascimento ocorre imediatamente após a criação do assento de casamento? Agora preciso pegar uma nova via da minha certidão, contendo a averbação, para enviar com os docs do meu filho para Tondela.

  • @aliosh sim. mas não precisa pedir outra... eles consultam no sistema quando vão analisar os documentos. se quiser, mande a cópia da certidão de casamento que obteve no civilonline que já é suficiente... assim economiza os 10 euros rs

  • @aliosh...Poderia por gentileza esclarecer duas dúvidas...:

    Você pagou os € 120,00 por Vale Postal...?

    Por qual canal PD informou a necessidade de envio da cópia da sua identidade...

    É que o entendimento aqui no Fórum é...Ou pelo menos era até agora...Que Transcrição de Casamento não gerava notificação de exigência...

    O que sabíamos...Por inúmeros compartilhamentos de informações aqui no Fórum...Era que se houvesse qualquer problema com documentos ou pagamento...PD devolvia tudo para o endereço do requerente...

  • alioshaliosh Member
    editado February 2021

    @Nilton Hessel


    Então eu fui muito sortudo!


    Recebi um email de PD, em meados de novembro, apenas alguns dias após o recebimento do processo, com um arquivo em anexo, um despacho da conservatória, indicando que havia uma pendência com relação ao documento de identificação.


    Paguei 120 euros por vale postal sim... Inclusive fiquei com medo de caducar. Entendo que sacaram logo que chegou, pois não caducou.

    Eu respondi esse email suplicando para eles sacarem o vale hahah. Deve ajudado.


    Segue o printo do email para comprovação =)


  • obrigado, @gsilvestre !


    Vou pegar outra, pois se vamos embora, passando por PT apenas com as certidões, só por precaução, quero apresentar a trancrição de casamento + minha certidão já atualizada, por mais que seja tudo sistêmico.

  • Acredito que não foi apenas sorte @aliosh...Essa mudança no procedimento por parte de PD já pode ter sido um "reflexo" das alterações que provavelmente já estavam em processo de implantação por lá...

    Como sabemos..Hoje só se enviam os documentos para PD...O pagamento só pode ser feito após eles verificar se está tudo em ordem e darem o sinal verde para o pagamento...Essa comunicação vem por email

  • @Nilton Hessel

    Já em 2018 eu recebi por e-mail uma comunicação da exigência de PD. Me deram 3 dias para sanar, com o documento lá. Em 3 dias venceria o VP, e eles não podiam deixar passar dessa data. Eu respondi na hora e em 2 dias mandei com o recibo da DHL que chegaria lá em mais 4 dias. Mandei em PDF no e-mail o documento que seguia por DHL, para que já soubessem do que se tratava, em razão do prazo.

    No dia seguinte, com a resposta da exigência ainda em trânsito, me mandaram um e-mail dizendo que o VP tinha caducado e que não poderiam esperar chegar a resposta, e estavam devolvendo o processo. De fato, 20 dias depois chegou o "pacotão" pelo correio.

    Sim, comunicam por e-mail; Não esperam a coisa chegar lá mesmo! Mas eu não guardei rancor por isso (apesar que paguei 3X). LOL

    Fiz outras transcrições em PD sem nenhum problema e continuo achando lá muito bom de lidar. Foram apenas circunstâncias adversas. Eu troquei na época uns 3-4 e-mails diretamente com a conservadora sobre o caso. Se não fosse o VP vencendo, eu teria sanado a exigência.

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado February 2021

    Particularmente, essa alteração que eles fizeram de aceitar pagar por cartão foi a melhor coisa que poderia acontecer.

    Facilita demais, pagar tendo a certeza que os documentos estão corretos e de que o pagamento vai correr bem.

  • Compreendo @gandalf...Entretanto cabe mencionar que não foram poucas as vezes que li relatos de pessoas aqui no Fórum que receberam o respectivo "Pacotão" por problemas tanto no pagamento...Como com os documentos...Sem nenhum aviso prévio...

    Isso mais uma vez me faz crer que...Como nas demais Conservatórias "Conhecidas" por nós aqui no Fórum...Também em PD...Questões como essas acabam por não serem resolvidas pelo pessoal de PD seguindo um padrão nos procedimentos para a sua resolução...

  • (...)...Ainda bem que isso é coisa do passado @gandalf...Pelo menos em PD...!!!

  • Boa tarde

    o meu processo de pedido de transcricão de casamento já terminou:

    Etapas do processo

    28/12 Chegada do processo em PD

    27/01 recebi por email a referencia bancaria para o pagamento

    27/01 fiz o pagamento do processo

    01/02 Assento gerado

    muito obrigado ao forum que me possibilitou terminar o processo.

  • @Batcha1984...Obrigado por compartilhar as datas de referência conosco...

    Tendo em vista que você teve a Transcrição de Casamento totalmente realizada já dentro do novo procedimento adotado por Ponta Delgada no que se refere ao pagamento...Uma pergunta...:

    Estou com o requerimento sobre a mesa e vejo que...Diferentemente do formulário 1 C...O formulário de requerimento da transcrição não tem um campo específico para colocar o email...Poderia informar de que forma você informou seu email para o posterior contato deles...

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado February 2021

    @Nilton Hessel coloque na qualificação do requerente, antes da morada. acho que até no modelo 1 dos requerimentos tem (não tenho certeza, mas lembro de ter colocado e-mail)

  • Tem razão @gsilvestre...O Modelo nº 1 tem campo para email...Como vou usar o nº 2...(Minha prima Portuguesa será a Requerente)...Vou colocar o email ao lado do campo do declarante...:


    Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….

    A Nubente, …………………………….…………………………………….…………............................ (email)


    Obrigado...

  • Boa noite

    Onde acho o modelo de requerimento para transcrição de casamento em PD? Desde já obrigado!

    Att

    Rafael

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.