Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1168169171173174648

Comentários

  • @raphafcruz, confirmei aqui e, na verdade, o meu chegou no dia 21 de dezembro também! É... eu tô trabalhando com esses prazos aí também: um ano, na visão otimista, 2 anos, na visão pessimista. Torcer pra que a visão otimista prevaleça!

    Boa sorte pra gente! Que sejamos positivamente surpreendidos!

  • O meu chegou dia 11/12 e até hoje não recebi a chave de acesso. @Lilifernandes você teve sorte. A CRC Lisboa está com grande volume de processos para serem digitalizados. Pelo visto o meu processo ainda vai demorar um pouco.

  • Eita, que o meu beijo no envelope serviu pra alguma coisa!! haha. Brincadeira!

    Ah... mas só pra comentar, pessoal, eu fiz o pagamento do meu formulário lá em novembro, no dia 14. Pode ser que a numeração tenha influenciado de alguma forma...

  • Eu paguei dia 19/11. Se for assim, o meu tem que tá proximo então hehehe.

  • Olá, boa tarde!

    Poderiam me ajudar: Eu fiz meu processo de cidadania com ajuda deste fórum em 2016 como neta de português e não precisei transcrever o casamento do meu avó naquela época. Meus irmãos querem tirar agora com a mudança da lei e temos uma dúvida:

    É necessário fazer a transcrição do casamento do meu avó português para tirar a cidadania deles por neto? Não estamos achando a certidão de nascimento da minha avó brasileira se realmente houver a necessidade da transcrição.

    Obrigada

  • @Leticialele @gandalf


    Obrigado pela força! A promotora está querendo impor essa mudança, caso eu queira somente retificar os outros dados das certidões!

    Só espero que o juiz, ao julgar, julgue de forma sensata!

    obrigado!

  • Olá amigos, minha documentação chegou na CRC Lisboa em 21 de dez, até agora também não recebi a chave para acompanhamento.

    Acredito que deverei receber entre 30 e 60 dias, pelo visto nos comentários da maioria dos colegas.

    Estou reunindo os documentos de minha irmã para dar entrada no processo de nacionalidade.

    Tenho uma certidão de minha avó portuguesa, será que poderei usá-la para o processo ou tem que ser do avô português?

    Tenho também a certidão de casamento dos avós, será viável fazer dessa maneira?

  • @Alberto_carneiro2 , o casamento dos portugueses está transcrito? Se estiver, pode mandar a certidão da avó.

  • @Leticialele

    Os avós casaram em Portugal.

  • merklercarolmerklercarol Member
    editado January 2021

    Boa noite, pessoal! Enviei via DHL e meus documentos chegaram na CRC em 21/12/2020 e recebi a numeração hoje na parte da tarde! Agora só resta esperar :)

  • Marcos_PauloMarcos_Paulo Member
    editado January 2021

    Boa noite a todos, dei uma procurada aqui mas não consegui localizar a informação exata. Vou pagar agora o formulário 1d para minha mãe.


    O único dado DELA é o nome dela de casada, correto? No campo nome de requerente.

    O resto todos os dados são do titular do cartão? Como morada, telefone etc, certo?

  • @Marcos_Paulo , sim, o nome dela vai em "Requerente"

  • @Leticialele muito obrigado pelo apoio de sempre! :)

  • @Cristiane sim, precisa transcrever o casamento dos avós. Pode tentar enviar sem a transcrição, mas não é garantido que a transcrição não será exigida.

  • Boa noite a todos!

    Recebi hoje as chaves de acesso e a numeração do meu processo e de dois irmãos meus. Os processos saíram daqui do Rio de Janeiro em 14/12/2020 e foram recepcionados na CRC em 18/12/2020.

    Pra se ter uma noção da quantidade de processos iniciados neste ano, os três estão na faixa 7XXX/2021.

    Começou!

    Boa sorte a todos nós!

  • O meu também tá na faixa dos 7XXX, @SABarreira!

    Boa sorte pra gente!!!

  • O processo da minha prima, como neta, chegou em Lisboa dia 9 de dezembro e a numeração é 3XXX/21

  • Bom dia!

    Na última terça-feira, 19/01/21, recebi e-mail com a chave para acompanhamento do processo e comentei aqui, só esqueci de citar a numeração... Segue: 5XXX/21, recebido em Lisboa em 09/12/20

  • Esses números de processo não são meio aleatórios não? O de neta da minha mãe, numerado em julho do ano passado, é 5xxxx/20.

    Não faz sentido apenas em janeiro ter passado de 3 para 5 depois 7 e, em 6 meses do ano passado, ter chegado no 5.

  • @Carq , a numeração é sucessiva, vale para todos os processos, mandados pelo mundo inteiro! Não há uma numeração para filhos, netos, esposas... A numeração é única

  • @Leticialele Mas quer dizer então que em menos de 30 dias deste ano tivemos um volume de processos, entrando na CRC Lisboa, superior aos 7 primeiros meses do ano passado?

  • editado January 2021

    @Carq...

    Como é possível verificar pelas informações disponibilizadas...A numeração do processo do @MarcoAFSouza se deu já em 2021...Por isso está na casa dos 5.000/21...Cinco Mil...Enquanto o de sua Mãe...Numerado em meados de 2020 tem numeração na casa dos 50.000/20...Cinquenta Mil...

    Veja...

    Os documentos para a instrução dos processos de três de meus sobrinhos foram despachados em Dezembro/2020 para o ACP...

    Dois deles...Enviados em uma mesma remessa...Tiveram os documentos rececionados na Conservatória no dia 22/12/2020...E o número de processo está na casa dos 92XXX/2020...Noventa e dois Mil...E estão na sequência lógica...Um colado no outro...

    O da Irmã mais velha atrasou um pouco pois ela teve que me enviar alguns documentos da Austrália...Onde vive...Por conta disso...Apesar dos documentos terem sido despachados ainda em Dezembro de 2020...Os documentos somente foram rececionados pelo pessoal do ACP no dia 4/01/2021...Ou seja...A numerção já se deu em 2021...Esse terceiro processo tem a numeração na casa dos 22XX/2021...Dois Mil...

    Além disso...Vários fatores podem influenciar na numeração dos processos...Por exemplo...Os documentos podem chegar a uma determinada Conservatória e serem numerados de imediato...Como podem chegar em um momento em que o pessoal está destacado para trabalhar em análise...Criação de Registo no sistema...Despacho de correspondência...Etc...Fazendo com que o processo só seja numerado três meses após a receção dos documentos...

    Já comentei aqui antes...Os procedimentos quanto ao tratamento dos processos dentro do IRN não seguem um padrão tão linear e rígido como alguns acreditam...Há diferenças de Procedimentos/Regras/Diretrizes entre diferentes Consulados...Entre diferentes Conservatórias e até entre diferentes Conservadores de uma mesma Conservatória...

    Portanto o segredo do sucesso para quem não quer ter problemas tem basicamente duas regrinhas...:

    # 1 - Pesquisar muito na fase de montagem do processo...Quando eu escrevo muito...Eu quero dizer MUUUUUUUUUITO...Muitas horas lendo as discussões aqui do Fórum + Os sites oficiais do IRN/Governo de Portugal...!!!

    # 2 - Depois de se certificar que seus documentos foram efetivamente rececionados na Conservatória escolhida...ESPERE TRÊS MESES pelo email com a chave numérica + número de processo...Se não chegar o email...Ligue na Linha Registos e peça as informações sobre seu processo...Com a Chave Numérica em mãos fica tranquilo para acompanhar...

    Importante frisar que TODAS AS INFORMAÇÕES COM ALTERAÇÃO DE STATUS DOS PROCESSOS SÃO PUBLICADAS NO SITE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DE PORTUGAL...Proporcionando ao requerente acesso a todas as informações RELEVANTES sobre seu processo...!!!

    NÃO LIGUEM NA LINHA DE REGISTOS ANTES DE UM TEMPO RAZOÁVEL...(3 MESES ESTÁ DE BOM TAMANHO...!!!)...SOB O RISCO DE RECEBER UMA RESPOSTA ATRAVESSADA...JÁ VIMOS ACONTECER...ACREDITEM...!!!

  • @Carq , a numeração é de TODAS as Conservatórias, e não apenas de Lisboa! É numeração sequencial nacional.

  • @Nilton Hessel Simples mesmo, a falta de inteligência foi minha. :-)

  • @Carq...

    Você apenas se enganou ao ler os números...Já aconteceu comigo algumas vezes também... : )

    De vez em quando eu posto uns esclarecimentos para ajudar o pessoal a compreender como as coisas funcionam por lá...Nesse caso eu aproveitei seu questionamento para explicar um pouco sobre como o IRN atua...Para mim foi mais difícil...Ninguém me explicou...Eu aprendi "na marra"...!!! Afinal...Já participo dessa "Brincadeira" tem quase seis anos...

  • editado January 2021

    Gostaria de registrar que meu processo de neta foi recepcionado em 02/12/2020 e tem número 8XX/21.

  • Pelas informações passadas pelo @Nilton Hessel, é possível estimarmos que o número médio de processos recebidos pela CRC esteja na casa dos 8mil/mês. E, a princípio, isso parece não ter mudado do ano passado para cá. Ao menos, não ainda.

  • @Ric

    Entre atribuições e aquisições é mais que isso. Entre 12k e 16k pelo portal da transparência.

    aqui: https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Cadernos-Tematicos/Nacionalidade

  • Olá pessoal, uma dúvida... O RG da requerente é de 1997 então imagino que teremos que enviar a cópia do passaporte. A minha dúvida é, só precisamos enviar a primeira página onde tem a foto e as informações da pessoa? Senão vocês sugerem tirar uma segunda via do Rg e enviá-lo? Obrigado

  • @gabrielhss , envie cópia autenticada do passaporte apenas se este tiver a filiação.

    Melhor tirar 2a via do RG

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.